Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Futebol num sábado à tarde

Rui Gomes, em 15.07.17

 

futebol-bola-rede-getty-images-6001.jpg

 

Optei por assistir à final do Campeonato da Europa de sub-19 entre Portugal e a Inglaterra e apenas comecei a ver o Sporting e Basileia já haviam 37 minutos de jogo, com o marcador 1-1. Poucos minutos depois o campeão da Suíça fez o 2-1, após uma bola mal aliviada por Azbe Jug, resultado que perdurou até ao intervalo.

 

Começando pelo princípio, Portugal foi derrotado por 2-1, uma vitória justa da Inglaterra que foi sempre mais equipa do que o conjunto português. Apresentou-se muito mais organizada e compacta, criando mais lances de perigo ao longo do jogo. Alguns jovens lusos ainda abusam do drible e do individualismo, que acaba por ser contraprodutivo.

 

Portugal ainda beneficiou de um autogolo e, mais tarde, da expulsão de um jogador britânico, mas nem assim a 'equipa das quinas' conseguiu levar a melhor.

 

No que diz respeito ao embate na Suíça, Jorge Jesus desta vez fez alinhar de início  Azbe Jug, Piccini, Coates, Tobias Figueiredo, Mathieu, Jonathan, Petrovic, Bruno Fernandes, Podence, Alan Ruiz e Bas Dost. Seguiram-se as usuais múltiplas substituições ao intervalo e no segundo período.

 

Gostei de ver novamente Ricky van Wolfswinkel, que foi contratado este Verão pelo Basileia. Por mera coincidência, deu recentemente uma entrevista em que referiu, sem entrar em detalhes, que não regressou ao Sporting em 2015 porque quando chegou a Lisboa foi apresentado com termos contratuais diferentes dos que tinham sido previamente acordados. Mas, como já referi, não entrou em pormenores, afirmando que tem muita consideração pelo Sporting e não queria falar mais no assunto.

 

A segunda parte do encontro deu para mais uma vez sublinhar os problemas defensivos do Sporting. Recomenda-se à SAD que vá urgentemente ao mercado contratar um lateral direito. Os que temos, não satisfazem. Além disto, Jorge Jesus deve rever o seu sistema de jogo porque é óbvio que a equipa tem problemas a resolver.

 

Uma última observação para o soberbo cruzamento de Iuri Medeiros para a igualmente excelente finalização de Matheus Pereira, para o segundo golo leonino da partida.

 

O próximo jogo do Sporting, a ser realizado em França, será na terça-feira, dia 18, às 18h00, frente ao Marselha.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:54

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


17 comentários

Sem imagem de perfil

De sloct a 15.07.2017 às 20:16

Eu sei que é quase "pornográfico" dizer isto, mas.... meu rico Schelotto....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.07.2017 às 22:21

A ironia... de facto.
Sem imagem de perfil

De Micael Santos a 15.07.2017 às 20:24

É "em" França.
Fica a correção
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.07.2017 às 22:20

Muito bem... veja bem se há mais algum reparo monumental a fazer.
Sem imagem de perfil

De J. a 15.07.2017 às 20:32

Foi pena os sub-19. Já são demasiadas finais perdidas, mas por outro lado já há muito que Portugal tinha uma presença tão regular em fases finais de campeonatos europeus e mundais, em diversas categorias quase ao mesmo tempo.

Em relação ao Sporting, já esteve bem melhor neste jogo apesar da bizarra opção de jogar com 3 centrais. O Basileia, campeão crónico suiço, começa já a jogar o seu campeonato para a semana e jogou durante muito tempo com o seu onze inicial.
O Sporting perdeu este jogo essesnciamente por erros individuais e de arbitragem.
Como nem Jug, nem A.Geraldes farão parte deste plantel acho que então a preocupação será menor.
Por fim, pode ser que muitos da Formação andam esquecidos, mas vi ali durante algum tempo jogadores como Palhinha, Podence, Iuri e Matheus a jogar com a camisola do SPorting

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.07.2017 às 22:26

O Palhinha não conta muito para Jesus, mas ele ainda não encontrou o substituto de William.

Matheus Pereira é para ser emprestado.

Iuri, veremos se é desta vez que fica.

Podence é dos tais que eu já referi num outro texto que forçou Jesus, do mesmo modo compo Gelson o fez.

Curioso - ou talvez não - que ainda hajam adeptos que têm ilusões no que a Jorge Jesus diz respeito. Qualquer outro treinador já tinha sido despedido há muito !!!
Imagem de perfil

De Greenlight a 15.07.2017 às 20:35

Assiti a todo o jogo do Sporting. Duvido que o sistema de jogo baseado em 3 centrais seja para manter. Para além disso há que sublinhar que o Sporting perdeu o jogo com um penalti anedótico que, em Portugal, nem a favor do slb seria marcado e por duas falhas individuais de jogadores que já deviam ter sido "despachados" o AsbeJug e o Andé Geraldes. Quanto aos novos ou regressados gostei do Bruno Fernandes e do Petrovic. O Piccini sem ser bom é melhor que o Schelotto. O Jonathan embora melhor que o Jefferson e o Marvin do ano passado é pouco inteligente a jogar. Nesse particular o Piccini foi melhor. O Battaglia teve alguns apontamentos interessantes quando jogou a médio mais ofensivo mas como médio defensivo pareceu inferior ao Petrivic e ao Palhinha. O Mathieu esteve bastante mal! O Matheus Oliveira não tem categoria para uma equipa com as ambições do Sporting. O Francisco Geraldes é melhor. O Iuri Medeiros esteve, irritantemente a dormir para além der ter feito o passe magistral para o golo do Matheus Pereira que entrou bem n0 jogo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.07.2017 às 22:30

Fico a tremer quando diz que Piccini é melhor do que Schelotto. Meu Deus... vamos sofrer muito esta época. Acho que é um caso de dois negativos para ver qual deles é o mal menor.
Imagem de perfil

De Greenlight a 15.07.2017 às 23:03

Apenas vi o jogo de hoje e com base no que se passou hoje os tremores serão mais provocados por Mathieu do que por Piccini. Temo que Mathieu venha a ser o novo Douglas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.07.2017 às 23:32

Está à vista que Paulo Oliveira é que era dispensável:)
Sem imagem de perfil

De Pastor a 16.07.2017 às 14:52

Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 15.07.2017 às 23:06

Pois, o problema é exactamente a variação de humores a que está suceptível a equipa, porque poucos são os elementos do plantel com espírito de campeão, daqueles que nem a brincar brincam. Os erros acumulados neste estágio suíço são já mais que os buracos num queijo da mesma origem, e isso é revoltante, por muito que quem se faz de sportinguista sem o ser venha tentar vender aos adeptos a ideia de que uma boa pré-época não implica bons resultados. Até o daria de barato se debaixo das derrotas houvesse vitórias, nomeadamente a constatação de que se contratou bem e de que há uma ideia de jogo promissora. Ora, não acontece nem uma coisa nem outra. Em matéria de expressão individual, os exemplos abundam: Piccini é voluntarioso, defende melhor do que Schelotto mas está longe de ter a classe requerida por um candidato ao título; Mathieu e Coentrão dão toda a sensação de estar já na fase declinante das suas carreiras, o primeiro ao nível da ilusão, das ganas, o segundo em termos físicos, de estofo; Azbe Jug é uma anedota, não se me oferece dizer mais nada; Tobias é confrangedor no um para um, deixa-se comer como um docinho conventual, de pouco lhe valendo, enquanto central sem provas dadas, ter bom jogo aéreo; Petrovic é um trinco banal, tecnicamente limitado, que nem sequer se impõe por uma condição física exuberante; Battaglia também não se deslumbra na recuperação e do ponto de vista ofensivo parece mais um transportador que um circulador; Mattheus Oliveira é diferenciado no toque, passa a bola com qualidade e critério, cobra competentemente as faltas e não remata mal, mas passeia-se pelo campo em pezinhos de lã e isso não dá para vingar de verde e branco; Alan Ruiz parece que fuma charros antes de entrar em campo, revelando doses descomunais de lentidão e sensibilidade ao toque (quer da bola quer do adversário). Enfim, são maus prenúncios a mais, estes e muitos outros que me dispenso de citar, para uma época em que, pelo investimento, se torna quase obrigatório disputar o título até ao fim. Jesus: tu não és nenhum génio, não caminhas sobre as águas, não nasceste com o cu virado para as estrelas, por isso tens de arregaçar as mangas e mudar o estado de coisas, que a gente vai cobrar a sério, acredita.
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 15.07.2017 às 23:09

Perdão: "Battaglia também não deslumbra", não é "não se deslumbra".
Imagem de perfil

De Greenlight a 16.07.2017 às 00:05

Concordo genéricamente com o que foi dito por Marcos Cruz. Pelo que vi hoje percebo os rumores de que JJ quer contratar outro central mas o problema existente parece ser potenciado por ele. O Semedo e o Paulo Oliveira, com os seus defeitos, aparentam ser melhores que os outros que lá ficaram com excepção do Coates. Até o Domingos Duarte poderá ser melhor. O Petrovic está melhor que há um ano atrás ( aprendeu alguma coisa com o Luís Castro?) mas é muito inferior ao William e se este for vendido teremos mais um problema. Já o Bruno Fernandes e o Battaglia dependendo dos opositores poderão remendar a ausência do Adrien.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.07.2017 às 00:50

Perder o Adrien ou o William não vai ser bom, perder os dois em simultâneo vai ser muito mau, na minha opinião.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 16.07.2017 às 07:35

Como é que se pode dizer isto: "...e jogámos com um sistema novo, de três centrais, do qual gostei muito". É fazer de nós todos estupidos ! Irra !
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.07.2017 às 16:15

Mas será que é alguma surpresa ???

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo