Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 

A Imprensa estrangeira, a exemplo do diário italiano Gazzetta Dello Sport dá destaque esta segunda-feira à contratação de Junya Tanaka pelo Sporting, intrigada pelo japonês que merece uma cláusula de 60 milhões de euros.
 
No Japão, a contratação também recebeu muita cobertura por vários diários, inclusive dos importantes "Daily Tohoko" e "The Akita Sakigake Sports".
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:26

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


19 comentários

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.06.2014 às 12:49

Japones é fod.. !! :) Já está a produzir euros...... Vamos lá Tanaka, a encher o mealheiro e as balizas adversárias de golos, espero eu !!!
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 30.06.2014 às 13:58

Prezado Rui Gomes

É evidente que esta clausula de 60 milhões dada a um jogador, que eu pessoalmente não sabia que existia e como eu muita boa gente, nos surpreende, embora esta forma de valorizar os jogadores tem algo escondido na manga. Eu recordo que um jogador muito apreciado nas hostes adversárias tinha ou tem uma cláusula bastante elevada na ordem salvo erro de 90 milhões e passados dois anos ninguém o compra por 10% desse valor.

Isto para dizer, que no meu entender, os jogadores devem ter todos uma clausula que seja ajustada ao seu valor futebolístico e de procura no mercado, porque ao dar-se um valor irreal, penso eu, que os clubes estão errados e tudo isso não passa de uma anedota que não faz rir ninguém.

É evidente que na indústria futebol, existem factos muitos esquisitos, caso por exemplo da " maçã podre " que vendemos ao FCP e que este por sua vez vendeu por uma importância ridícula, pois estamos a falar do seu melhor jogador durante algumas épocas . Também esta semana fomos confrontados com a venda de um jogador que os entendidos afirmaram várias vezes ser um dos melhores do mundo
no seu lugar, pela módica importância de 6 milhões de euros.

Todas estas e outras dúvidas me fazem pensar para que serve as tais cláusulas
com valores inflacionados e que ainda não li nada sobre qual o seu significado.

Um abraço Fernando Albuquerque
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2014 às 14:45

Caro Amigo,

É perfeitamente compreensível que um clube deva tomar as medidas que entenda necessárias para defender o seu investimento e relevantes interesses.

Penso que a reacção com este jogador japonês se deve ao facto de ser um total desconhecido na Europa e também porque fora de Portugal associam o montante das cláusulas ao estimado valor do atleta. Em Portugal a prática é outra, em que, como neste caso, temos um activo adquirido por 750 mil euros e a elevada cláusula já conhecida.

O que me surpreende, e isto nada tem a ver com o Sporting directamente, é que esta disposição não seja regulamentada pelas entidades competentes.

Em análise final, por uma eventual transferência, esta cláusula irrealista tem pouco ou mesmo nenhum impacte.
Sem imagem de perfil

De HY a 30.06.2014 às 16:25

Isto das cláusulas extravagantes, de facto tem que se lhe diga (em termos gerais). Creio que já houve alguma jurisprudência (não sei a que nível, talvez num daqueles casos em que alguém salta para fora da esfera da justiça desportiva) estabelecendo uma qualquer conexão lógica entre os valores contratuais em causa e as indemnizações por ruptura de contrato, não me espantaria que algo semelhante fosse um dia definido em relação às cláusulas. Para mim, parece-me obvio que deve existir uma qualquer relação de proporcionalidade entre o valor do contrato e a cláusula, mas não sei até que ponto será viável. Afinal, se há contratos de casamento a prever milhões (biliões) de indemnização em caso de ruptura que são aceites mesmo que a vida conjugal não tenha durado mais do que dois ou três anos…

Enquanto não houver regras claras na matéria cada um faz o que quer...mas
que me parece absurdo pör uma cláusula maior neste japonês do que noutros jogadores com muito mais futuro potencial, isso parece…provavelmente alguém quis dar particularmente nas vistas…mal também não fará, provavelmente.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 30.06.2014 às 17:24

Já há muito tempo que existe jurisprudência em Espanha sobre o assunto, a qual entende que as cláusulas de rescisão são verdadeiras cláusulas penais e que, por isso, poderão estar sujeitas a redução pelos tribunais, tendo em consideração, entre outros factores, esse que refere - o da proporcionalidade entre os valores do contrato e o da cláusula...
Sem imagem de perfil

De HY a 30.06.2014 às 16:54

eio noutro local que todas as cláusulas têm sido de 45 milhões, excepto as dos avançados, que foram sempre 60 milhões (Cissé, Montero, Slimani). Vale o que vale... (tal como a clásula). Mas explicaria o porqué de tal valor...
Sem imagem de perfil

De Balajic a 30.06.2014 às 14:14

«Ha firmato un contratto di cinque anni, e lo Sporting lo ha addirittura blindato con una clausola rescissoria da 60 milioni (!). Sì, avete capito bene: clausola super milionaria per uno sconosciuto. Ma chi è questo Tanaka?»

Os italianos da Gazzetta não sabem (coitados!) que a direcção do Sporting só tem 2 minutas de contratos - a que tem a cláusula de rescisão com 45 milhões e a que tem a cláusula de rescisão com 60 milhões.

Pensam que isto é mesmo a sério e que o Sporting valoriza o jogador neste valor.

Não percebem nada disto, obviamente. "O Bruno" é que sabe...!
Sem imagem de perfil

De comentador leonino a 30.06.2014 às 15:02

Geralmente as cláusulas correspondem ao valor dos jogadores, o falcão tinha uma cláusula de menos de 50 milhões.
Por isso seguindo uma linha coerente, devemos ter a melhor equipa das champions league, isto segundo esse grande entendido de, de estorias!
Se não fosse no Sporting isto só dava vontade de rir, tamanho o ridículo disto, quando forem dispensados ou vendidos, não sei se chegarão a um milhão
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 30.06.2014 às 14:44

Manda a prudência que vejamos jogar o homem antes de falarmos. Estranho é um jogador como Lambert ser "descoberto" pelo próprio País aos 32 anos. Sobre a ausência de Tanaka no Mundial do Brasil, há a ressalvar que a maioria dos convocados joga em clubes europeus. Eu acredito que contrataram o menino porque lhe reconhecem potencialidades para explodir no futebol português. A ver vamos. E se acaba tudo a jogar para ele, num "tiki-tanaka" de pôr os olhos em bico?
Sem imagem de perfil

De Lion81 a 30.06.2014 às 15:37

Eu estou intrigado com este e com os restantes e nem é pelo valor das clausulas. As clausulas protegem o SCP das eventuais investidas de milionários.

Qual o real valor do William Carvalho à um ano atrás? será que teria uma cláusula de 10M? (que nem metade disso ele valia o ano passado). É que com os 45M, o SCP pode afastar interessados mas também se sujeita a receber o valor da clausula. Uma coisa é certa. Por 10M, já cá não estava de certeza.

A par da intriga nos contratados, intrigam-me as vendas...Só jogadores a entrar. E saídas? Mais um ponta? e os que cá estão? (Cissé, Dramé, Betinho, Slimani, Montero) entre outros. Para nem falar em extremos. O que se vai fazer ao Capel, Carrillo, Wilson, Heldon mais os eventuais reforços da equipa B sobretudo o Skikabala que é expectável ser promovido??

O ano passado "despacharam-se" bastantes embora muitos praticamente a custo zero. Vamos ver este ano.

Não sou critico do atual trabalho mas estou curioso com as soluções que se vão encontrar e estou ainda mais expectante que o ano passado em relação ao início do Campeonato...
Sem imagem de perfil

De Noivo de Verde a 30.06.2014 às 15:54

Eu também estou intrigado pronto!!

Não sei bem porquê mas se toda a gente tá eu sou solidário e também fico, alias hoje nem vou dormir!!
O Sporting até podia meter uma clausula de 800 milhões, ninguém tem nada a ver com isso. O único que poderia sair prejudicado era o jogador. Se vai ser bom ou se vai ser um flop logo se vê e a clausula não vai servir pra nada.

Mas ok vamos la todos ficar intrigados só porque sim!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2014 às 16:11

O aspecto mais intrigante desta contratação, ou seja, o aspecto sobre o qual há mais curiosidade, é o jogador em si, por ser um desconhecido. É perfeitamente natural, independente de qualquer cláusula, que o adepto sinta curiosidade para ver a qualidade do atleta.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 30.06.2014 às 15:59

A mim os valores das clausulas de rescisão não me dizem nada. Só servem para proteger o clube dos tubarões, para não poderem levar o jogador de forma barata.

Quanto ao Tanaka, pelos vídeos que vi parece-me semelhante ao Capel com bola no pé, mas sem estar a olhar para o chão, o que é logo um aumento de qualidade grande. Veremos como ele se dá com os companheiros.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2014 às 19:26

Teremos que esperar para o ver jogar alguns jogos e daí apurar as impressões iniciais.
Sem imagem de perfil

De contador de histórias a 30.06.2014 às 20:32

Se estes indivíduos contratassem alguma vez algum jogador de créditos firmados, teria uma cláusula de 500 milhões.
Claro que as brunetes não vêm nada, enquanto enquanto houver tacho, não passa nada, é só palminhas a coisas que expõe o clube ao ridículo, como se sabia, o interesse desta gang que tomou o clube de assalto é com os seu bolsos
Sem imagem de perfil

De eu vi um sapo a 30.06.2014 às 21:12

Você devia ser o contador de piadas, é que eu farto-me de rir
Sem imagem de perfil

De joao a 01.07.2014 às 01:54

Damn pah voces gostam de criticar ainda nem viram o tanaka a jogar e ja estao a falar asneira
A clausula e para os colossos numa futura venda levar o jogador por uma verba baratinha
Sem imagem de perfil

De carlos a 01.07.2014 às 09:58

Não percebo a polémica das cláusulas de rescisão. Antigamente o clube e jogador tinham um contrato e, se alguém queria vir buscar o jogador, tinham de negociar.

Hoje, com as variáveis legais, que permitem no limite que o jogador saia de um clube sem que este seja ressarcido - sim, é possível, os clubes optaram por uma saída legal que inclui cláusulas de rescisão, que dizem nada mais nada menos que o contrato só pode ser resolvido se alguém pagar essa verba.
O que o Sporting está a fazer é colocar essa verba num patamar que se algum clube quiser o jogador e o Sporting não o queira deixar sair, o clube tem de ser altamente indemnizado, ou na pior das hipóteses a negociação será feita como antigamente: queres o jogador, negociamos entre as partes e ele saí quando atingires o que pretendemos.

Em casos excepcionais, funciona como variável de salvaguarda para atletas que se hipervalorizam - quando tal não era assim tão expectável, como por exemplo, no caso de William Carvalho, que a sair será por uma verba substancialmente mais baixa, mas que ao mesmo tempo funcionou como barreira psicológica para o clube que o pretender.

Esta estratégia tem servido SOBRETUDO para o clube mostrar ao jogador que o quer mesmo, que conta com ele: "assinas por 4 ou 5 anos, pois sabemos o que queremos e queremos que fiques muito tempo pois confiamos em ti, e só sais por uma proposta excepcional, por isso, trabalha mas é para a equipa e esquece lá isso de quereres valorizar-te para ires para outro clube."
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 05.07.2014 às 16:38

E eram tantos os jogadores que não se coibiam de dizer que queriam jogar na primeira equipa do Sporting para logo a seguir dar o salto, não era?

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo