Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

nicolau-santos-opiniao-73be.jpg

Os primeiros jogos oficiais do Sporting saldaram-se por duas vitórias e um empate e mostraram uma equipa sólida defensivamente mas com grandes problemas em criar oportunidades de golo – e em concretizar as poucas que tem criado. Seguramente que Jorge Jesus já identificou o que tem de mudar. Ou seja, Seydou Doumbia e Bruno Fernandes, nesta altura da época, têm de estar no onze inicial. De outra forma, arriscamo-nos a ter dissabores, porque os jogos não se ganham só com boas defesas – exigem também que se marquem alguns golos. Até agora sofremos zero golos e marcámos três, à média de um por jogo. Um campeão só o é com uma defesa de betão e a marcar, por jogo, uma média de 2,5 a 3 golos.

 

Contra o Desportivo das Aves fora fizemos um jogo enfadonho, mas seguro. O Aves não teve nenhuma oportunidade, quase não passou do seu meio-campo e quando o 0-1 se ameaçava arrastar até ao final, deixando sempre a dúvida se num lance fortuito não poderia surgir o empate, um mau alívio da defesa avense colocou a bola em Gelson Martins que não perdoou. Uma vitória justíssima, sem discussão, mas sem brilho.

 

Seguiu-se o jogo com o Setúbal e mais uma vez se constatou a solidez defensiva da equipa. O Setúbal não criou nenhuma oportunidade e passou sempre a ideia que a sua única ambição era sair de Alvalade com um ponto. Bruno Paixão, que já tinha perdoado um empate aos sadinos por uma falta na sua área sobre Coates, teve a coragem de assinalar um penálti indiscutível aos 87 minutos, que Bas Dost converteu. Ganhámos justamente por 1-0 mas ficou claramente a ideia de que estamos a ter enormes dificuldades em criar oportunidades de golo e, mais ainda em concretizá-las.

 

O jogo com o Steaua de Bucareste era um teste de maior exigência, mas mesmo assim desta vez, pensávamos nós, os deuses do futebol estavam connosco, tendo afastado da nossa frente, por uma incrível conjugação astral, as equipas mais fortes no play-off da Champions. Pois o jogo de terça à noite em Alvalade provou que temos um osso muito duro para roer se queremos entrar mesmo na Champions. E sim, como disse Jesus, é bom não ter sofrido golos. Mas é péssimo não os termos marcado. Sim, lá podemos marcar um. Mas se eles marcam dois, a jogar perante o seu público, que lhes dará um apoio fanático?

 

mw-680.jpg

 

O que este último jogo confirmou foi que:

 

1) Piccini não é defesa direito para o Sporting. Esperemos que o Stefan Ristovski seja bem melhor. Mas já agora, não haverá na equipa B ninguém melhorzinho para o lugar do que o Piccini?! É que o Piccini, valha-nos Deus!;

 

2) o centro da defesa parece estar a tornar-se de betão e Mathieu é um grande, um enorme reforço. Corta, desarma, não inventa, vai à frente, puxa pela equipa e tenta mesmo o remate. Dou a mão à palmatória de novo: Mathieu é um excelente reforço;

 

3) do lado esquerdo, não se percebeu a aposta em Coentrão para o jogo com o Steaua. Se não estava em condições nem tinha sido convocado como é que aparece a jogar? E o certo é que mostrou que não estava em condições: não houve piques, centros de jeito, remates e foi pelo seu lado que os romenos podiam ter chegado ao golo numa bola que saiu juntinho ao poste direito de Patrício. Neste momento, Jonathan Silva está melhor que Coentrão e dá mais garantias;

 

4) no meio-campo, enquanto não sabemos se William fica ou não, sabemos seguramente que Adrien não está em forma ou então está com a cabeça noutro lugar. Longe da exuberância e da assertividade que já mostrou em épocas anteriores, Adrien está, neste momento, claramente abaixo da forma de Bruno Fernandes, que tenta mais e melhor o golo e que faz passes bem mais perigosos.

 

5) Finalmente, no ataque, eu gosto muito de Podence, mas até agora a sua eficácia em matéria de golos foi nula. Com Doumbia em campo, a defesa da equipa adversária está sempre mais em causa.

 

Por tudo isto, e por o Sporting estar num ciclo de jogos importantes (e o da Champions é decisivo) espero eu e todos os sportinguistas que Jesus não invente contra o Guimarães nem contra o Steaua em Bucareste. A equipa inicial tem de ser esta: Patrício; Piccini (que remédio…), Coates, Mathieu e Jonathan; Battaglia, Bruno Fernandes, Acuña e Gelson; Doumbia e Bas Dost. É o melhor onze que temos neste momento, o mais perigoso, o que pode causar mais estragos ao adversário, o que marcará golos sem qualquer dúvida. De outra forma, arriscamo-nos a começar a perder pontos em Guimarães e a dizer adeus à Champions mais uma vez. Bom, e se o William não for vendido, claro que entra de caras para o lugar de Battaglia e a música passa logo a ser outra.

 

Vamos repetir todos juntos para Jorge Jesus ouvir: sem Bruno Fernandes nem Doumbia não vamos lá!

 

 

Nicolau Santos, jornal Expresso

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


37 comentários

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 17.08.2017 às 08:13

Desta vez tenho de concordar em quase tudo com o Nicolau apenas acho excessivo as considerações ao Piccini esta mania de mandar os jogadores para a fogueira ao fim de 2/3 jogos tem de acabar não nos traz nada de bom nem aos adeptos nem ao clube nem aos jogadores em causa..
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 17.08.2017 às 08:46

A questão Piccini revolta os adeptos porque todas as épocas JJ falha nesta posição.... não se entende a gestão desta posição pelo JJ.

O Piccini sofre a pressão das muitos outros falhanços do passado.... mas uma coisa é certa... ele é fraco.... nós precisamos de um lateral de propensão ofensiva e que saiba combinar com o Gelson.... coisa que ele não o é! Estranho como esta contratação não foi feita à pressa, e mesmo assim foi um falhanço evidente.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 17.08.2017 às 08:58

Schemeichel não partilho da mesma opinião acerca do jogador.

O Mathieu até a bem pouco tempo era lento velho e acabado ... hoje já "quase todos" dizem que è a melhor contratação.

Isto de ser rápido no juízo tem muito que se lhe diga.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 17.08.2017 às 10:40

Eu nunca critiquei a contratação do Mathieu.... aliás quem vem de um clube como o Barcelona, tem de ter qualidade.

O Piccini é um caso diferente... que resulta essencialmente de uma má gestão de activos por parte do JJ.... Cédric foi vendido.... contratámos o João Pereira.... depois veio o Schellotto.... pelo meio andava também o Esgaio.... renovámos com o Schellotto.... agora o Schellotto já não presta..... perante tudo isto eu pensei que íamos contratar um lateral de valor inquestionável.... não me parece ser o caso!
Sem imagem de perfil

De Gon_Flip a 17.08.2017 às 12:37

Já não consigo dizer se foi com o Sérgio a discussão, mas no princípio da época passada lembro-me de ter entrado aqui numa conversa quase igual a esta. Dizia eu que os nossos laterais eram claramente mais fracos que os dos rivais e a resposta era: "eh pa dêem tempo aos rapazes, vocês vão na conversa da comunicação social que dizem que os outros são sempre melhores". Para mim e para outros era óbvio que semedo/grimaldo e maxi/teles eram não apenas melhores, mas MUITO melhores que zeegelar/schelotto. Os resultados da época são conhecidos por todos (claro que não foi só por aí, mas também foi). Se agora do lado esquerdo estamos melhores - apesar das muitas dúvidas sobre a regularidade de Coentrão - do lado direito estamos, no mínimo, iguais (se não pior). É evidente que Piccini não é jogador de equipa grande, como aliás nunca foi na sua carreira. Fingir que não há problema não resolve nada e, pior que isso, impede que se arranje solução em tempo útil. Jesus faz isto ano após ano após ano, não merece crédito nenhum da nossa parte, os erros em escolha de jogadores para as laterais já são às dezenas. É um absurdo completo e não há motivo nenhum que sustente qualquer tipo de optimismo relativamente a este assunto.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 17.08.2017 às 12:32

Na minha opiniao a razao de falha redonda em alguns jogadores tipo Piccini vem da forma como Jorge Jesus os analisa e do seu convencimento que fará deles grandes jogadores.
Essa sua exageradíssima forma de confiança no que pode fazer tem sido a nossa ruína e tambem a dele na questao de resultados.
Ele acredita que se quiser fará
de Bas Dost um bom central e de Coates um bom 9.
Sem imagem de perfil

De antonio a 17.08.2017 às 09:13

A minha opiniao encarnada vale o que vale, como sabe. Quero dizer-lhe que concordo consigo quanto ao apoio aos jogadores. Como já o disse antes, a época é longa, as rotinas vao sendo criadas, os jogadores vao-se conhecendo. É um processo.

O Sporting nao está a jogar muito bem neste momento e, para mim, nao tem a ver apenas com o jogador A e B, como refere o autor. Nao é qualquer jogador que entra e se sente como peixe na água.
Para mim é uma questao de pressao à volta do grupo, criada por dois egos - o do presidente e o do treinador - para além de alguma fadiga mental de jogadores chave como William e Adrien. Está à vista que querem sair. Provavelmente até lhes foi prometida uma transferencia neste defeso.

Apesar de nao estar a jogar bem, o Sporting parece muito mais sólido na defesa do que no ano passado. Isso é uma boa base para o resto da época.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 17.08.2017 às 12:20

Mesmo sendo rival apreciei o seu comentario correcto .
À de facto pressao excessiva na equipa criada internamente.
Prometeram é seguro a William e Adrian a sua saida. Quanto à pressao so varias vitorias seguidas à poderao aliviar.
Nas saidas de Adrian e William têm que chegar propostas na base do que foi acordado .William tem jogado bem ao contrario de Adrian que parece mais distante mas tambem à sua tarefa nao é so fisica é tambem muito tecnica na capacidade de criar e á sua volta é tudo novo tirando o Gelson.
Os problemas da equipa nao se limitam nessas 2 questoes, os laterais tambem ainda nao estao a funcionar e a responder principalmente na manobra ofensiva.
Mas sao todas elas questoes que podem ser ultrapassadas numa ső semana com 1 vitoria importante e incontestável.


Sem imagem de perfil

De antonio a 17.08.2017 às 13:26

Sim também acho que nao sao apenas esses dois motivos, mas para mim sao claramente os mais influentes neste momento.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.08.2017 às 12:43

Sérgio,

Vamos por partes: A dúvida desde sempre sobre Mathieu centrava-se na sua idade e não no seu talento, lembrando também que chegou numa altura em que dispensaram Paulo Oliveira, ainda jovem.

O caso de Piccini é diferente. Nota-se a olho nu que simplesmente não tem o que é necessário. Muito esforçado mas limitadíssimo tecnicamente. Acho que até os próprios colegas até já hesitam em dar-lhe a bola no último terço do terreno.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 17.08.2017 às 09:13

Contra equipas mais fechadas, penso que podemos jogar só com Battaglia mais defensivo e colocar logo o Bruno Fernandes de início. Mas em relação ao Podence, não concordo. Aliás, até vimos que a partir do momento em que JJ o tirou, o SCP deixou de conseguir levar a bola até à área do Steua. O Podence tem que coabitar com o Bruno Fernandes.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 17.08.2017 às 12:40

Vi no jogo contra o Steaua o Dombia o mais perigoso dos nossos avançados. Doumbia tem capacidades acima da média.
Pode ser a surpresa no 11 em Guimarens .Ou JJ pode surpeender ainda mais com a inclusao do Alan.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 17.08.2017 às 14:17

Doumbia tem boas capacidades sim senhor, mas reparaste que assim que o Podence saiu não criaste mais perigo nenhum?
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 17.08.2017 às 15:06

O perigo mais iminente aconteceu nos primeiros 20 mt em que o Steaua acusou o seu menor estatuto e fomos para cima deles , mas pouco a pouco eles foram "percebendo" e adaptaram-se ao nosso jogo que foi perdendo ideias.

Podence teve o contra que nao o deixaram jogar provocando constantemente o choque. Doumbia quando entrou partiu os rins a alguns deles e arrancou amarelos e tambem a fase do vermelho.
Depois Doumbia tem faro de golo.
Sem imagem de perfil

De Alcibíades a 17.08.2017 às 09:39

Estranho este sujeito de um momento para o outro começar a escrever tanto sobre futebol/Sporting...
Sem imagem de perfil

De Gon_Flip a 17.08.2017 às 12:20

Este "sujeito" é apenas um dos mais reputados jornalistas portugueses e um sportinguista acima de qualquer suspeita. Cometeu o grave crime de, numa crónica como esta, ter levantado dúvidas sobre opções de Jesus. Não foi incorrecto e até balançou as críticas válidas com outros tantos elogios. Mas BdC e o seu cão de fila não admitem qualquer tipo de dúvida sobre o seu trabalho e logo foi redigido um comunicado a destratar Nicolau Santos. As crónicas que se seguiram são resposta a esse tique fascista de ameaçar e tentar calar quem tem o desplante de escrever sobre BdC outra coisa que não sejam loas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.08.2017 às 12:40

Excelente observação !!!
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 17.08.2017 às 15:28

Gon_Flip,

O principal problema não foi as criticas a JJ mas sim a insinuação que fez acerca da transferência do Acuna, dai o SCP ter avançado com um processo contra o Nicolau Santos.
Sem imagem de perfil

De Gon_Flip a 17.08.2017 às 15:35

Tem razão Sérgio, foi isso mesmo. Mas a lógica dos acontecimentos mantem-se e até não concordo com a palavra "insinuação"; o que houve foi um pedido de esclarecimento uma vez que o jogador custou mais alguns milhões do que a respectiva cláusula de rescisão. Parece-me perfeitamente legítimo achar a situação fora do normal e pessoalmente também gostava de perceber como se chegou a esses valores.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 17.08.2017 às 15:38

O que se falou desde o inicio foi que para além do valor da Cl. rescisão o SCP teria de a pagar a parte impostos.

https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/presidente-do-racing-so-liberta-acuna-se-o-dinheiro-da-clausula-chegar
Sem imagem de perfil

De Gon_Flip a 17.08.2017 às 16:09

Percebo pouco ou nada do regime de contratações na Argentina, mas sei que cá as coisas não funcionam assim ao nível das cláusulas e portanto mais uma razão para o clube comunicar como se chegou a esses valores. Faz-se comunicados por tudo e por nada, mas o auto-denominado rei da transparência não é capaz de escrever umas linhas a esclarecer os sócios sobre os assuntos que realmente fazem parte da gestão do clube. E não é uma notícia do Sapo onde nem sequer aparece um dirigente nosso a falar na 1ª pessoa que vai substituir esse esclarecimento oficial.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 17.08.2017 às 15:40

Aqui a questão é só uma.... porque razão o Sporting responde a comentadores?!? apesar de eu achar que os comentários do Nicolau tenham sido desajustados à realidade, não tem sentido um clube como o Sporting ficar picado com toda e qualquer critica que se faça.... primeiro cria a ideia de um conceito ditatorial, segundo dá força ao comentador, já que lhe dá importância.

Em resumo, mais uma vez a direcção do Sporting demonstra incapacidade de perceber o que é comunicação....
Sem imagem de perfil

De Gon_Flip a 17.08.2017 às 16:11

Nem mais, Schmeichel! É tudo de uma infantilidade atroz.
Imagem de perfil

De PSousa a 17.08.2017 às 12:42

Estou de acordo com o que foi escrito no POST.
Penso que para já será um erro retirar Podence mas é uma opção. Piccini é o que é, não deve dar muito mais ao SCP, no entanto critico todos aqueles que lhe fazem passes quando o homem tem dois três jogadores em cima... Gelson contra o Steaua fez isso duas a três vezes...

Questiono por fim o seguinte, e se Bas Dost se lesionar? Qual é o PL que temos com aquelas características? E que tal ir buscar o 7 do Steaua, será assim tão caro?

Que em Guimarães se veja "outro" Sporting e que se "REMATE" à baliza... sem remates não há golos! Vejo muita cerimónia nos nossos na altura do chuta-chuta!
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 17.08.2017 às 12:54

Boa questao
Ô ano passado esse "7" foi oferecido a clubes portugueses a 2 milhoes e ninguem quis, agora nem com 10milhoes .
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 17.08.2017 às 12:57

E nao é so Bas Dost, e Gelson ? e Acuna ?
Esse trio estao proibidos de se lesionarem.
Sem imagem de perfil

De sangueverde a 17.08.2017 às 13:05

Realmente é inquestionável que os nossos centrais têm estado muito bem, muito seguros... a defender. Isto é, o que eu me questiono é como uma equipa de "gigantes", que o "génio da lâmpada" assim o exige, todos têm de ter acima de 1,80mt, julgo inclusive que foi por os não ter que P. Oliveira foi embora. Depois contra uma equipa inquestionavelmente mais baixa, em uma dúzia de cantos pelo menos, a nosso favor,...bem, digamos que tiveram o mesmo resultado pratico que teriam se o arbitro marcasse pontapé de baliza, ou seja perigo "bola" como diria o dito "Génio". Como é possível que jogadores como Dost, Mathieu, Coates, Bataglia, o próprio Piscinni, todos eles autenticas torres, não consigam ter qualquer utilidade pratica nos cantos ou em livres que resultam em cruzamentos? Porquê, o que falha? Alguém me consegue explicar?
Sem imagem de perfil

De Bruxo_Empata_Fada a 17.08.2017 às 13:44

O JJ nos dois ultimos jogos em Alvalade creio que falhou, porquê? O Podence é muito forte na transição, mas em contraste, é menos bom num processo de ataque continuado, isto é, o Doumbia fazia mais sentido ser titular com o V Setubal e com o Steaua, porque garante presença na area, coisa que o Podence nunca garantirá!

Mas ao ler alguns comentários, mas também a Opinião do Nicolau Santos, concluo que o adepto é "bipolar", por exemplo, se o Nicolau Santos tem reclamado mais jovens da Formação, ora no onze, ora no plantel, agora já pede o Doumbia?

Piccini? O Esgaio deve gargalhar muito quando vê jogar o italiano na lateral direita. Curioso, o Sporting e o Benfica tentam resolver a lateral direita, e tinham em casa a solução? Esgaio e Bruno Gaspar.

Coentrão. Vamos contextualizar:
1 Segunda feira durante a tarde não o convoque, e na Conferencia de Imprensa explica porquê!
2 Segunda feira, ao serão, o Guerra da banda gástrica, ministro da propaganda do Sport Comércio e Bieira, na TVI, afirmava que o Coentrão tinha chumbado nos testes médicos, todavia foi sempre uma exigencia do JJ!

3 Terça feira, dia do jogo com os Romenos o Coentrão é convocado, e é titular!
Pergunta final, será que esta minha teoria conspirativa, será assim tão rebuscada?
Imagem de perfil

De Greenlight a 17.08.2017 às 15:23

O Piccini é fraquinho mas o Esgaio e o Schelotto eram muito fracos. O Coentrão é um jogador muito acima da média quer na técnica que posssui quer acima de tudo na inteligência como joga, aí muito acima do Jefferson ou do Zeegelar. Prefiro o coentrão coxo a qaulquer dos dois referidos atrás. O Jonathan não me inspira confiança mas fez um jogo razoável contra o Vitória de Setúbal. Os centrais estão bem. Quanto a mim, no meio campo está o grande problema que afecta também os avançados. Repito, mais uma vez, com o William o Sporting é muito mais equipa. O Adrien não está bem físicamente e poderá estar com a cabeça noutro lado, deveria ir para o banco. O Bruno Fernandes está melhor neste momento, logo tem que jogar. O Battaglia dificilmente substituirá o William ou esta será mais uma (das muitas) presunções do JJ? que fará dele um Matic #2? Là à frente não temos melhor que Acuna e Gelson. Bas Dost parece muito em baixo. Depois de uma grande época aparece assim, espero que não seja o síndroma de Brian Ruiz. Continuo a prferir o Podence ao Doumbia, este último é voluntarioso mas parece-me algo trapalhão.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 17.08.2017 às 16:02

Prezado Rui Gomes

Todos nós temos um pouco de supostos treinadores. Leio muitas vezes apreciações sobre determinados jogadores com as quais não concordo. Já escrevi, que da carrada de jogadores que o SCP comprou esta temporada, apenas 2/3 estou crente serem jogadores de qualidade, os restantes não me convenceram até agora e o SCP "despachou", para clubes do norte do País alguns da formação, que no meu entender fariam a mesma prestação. Não cito nomes dos jogadores que ainda não me convenceram, pois tenho a esperança que me surpreendam pela positiva.

Nestas apreciações temos de ter em conta o custo de cada jogador. Exigir que um Fiat 600 acompanhe um Mercedes, é na minha opinião muito difícil que tal aconteça.

O SCP tem um treinador que ganhou tudo no clube da capela da Luz, porque comprou sempre jogadores, que não eram esperanças, mas sim jogadores prontos a serem vendidos por valores
que na altura eram impensáveis. Faziam 1/2 épocas e depois já tinham o destino, que os agentes sabiam onde os colocar.

No SCP, que temos uma excelente formação, os jogadores aproveitados nestes últimos três anos
foram se não estou errado três, sendo um deles vendido ao preço de saldo de verão. Restam dois que veremos qual vai ser o seu futuro próximo.

Quanto ao adepto do SCP, SR. NICOLAU SANTOS, que aprecio como excelente jornalista que demonstra ser na sua actividade , ficaria mais satisfeito se ele através do seu jornal, investigasse o que se passa nos bastidores do futebol, que apenas a TV/FCP nos informa das missas e outras manobras que se fazem sem o nosso conhecimento. O artigo do ex-presidente da Académica, sobre um tal Frank Vargas, penso que seria uma óptima oportunidade para o seu jornal aumentar as suas vendas, investigando tudo o que está lá escrito e que a CN branqueia sistematicamente, porque vivemos no império do silêncio, onde não se pode escrever sobre um clube que dizem ser do regime, o que estranho quando estamos numa democracia.

Abraço leonino Fernando Albuquerque



Sem imagem de perfil

De Bruxo_Empata_Fada a 17.08.2017 às 16:36

Caro Fernando Albuquerque,

Subscrevo, este silêncio sobre o "Frank Vargas" é de facto ensurdecedor, e infelizmente, só o Porto Canal ou O Jogo tem dado conta desta promiscuidade vergonhosa, e sobretudo atentatória contra a verdade desportiva!

Os restantes media? Seguem uma prática, e todos tem uma omissão a cumprir, sobretudo em nome dos superiores interesses do Nacional benfiquismo!

Este processo dos e-mails, chega a todo o lado, desde o Adão Mendes (este Mendes também empresário, mas de árbitros), ou do Nuno Cabral então delegado da Liga que facultava relatórios de arbitragem, para ser justamente um "menino querido", passando pelo ex Vice do Conselho de arbitragem (18 mil € que o Benfica pagou à Abreu Advogados, de uns pareceres jurídicos para o "benemérito" Vargas), ou ainda figuras proeminentes da Liga de Clubes, assim como distintos membros da Justiça e Disciplina do Futebol (o Ricardo Costa, é um belo exemplar)...

Concluindo, o processo Apito Dourado, se o compararmos com este processo Apito Encarnado, é mesmo uma coisa de meninos...

Curioso, o Paulo Gonçalves estava no Boavista quando eclodiu o Apito Dourado, seria essa uma excelente carta de recomendação, para ter hoje o protagonismo que tem na Corrupta Instituição?

Corruptus unum!
Sem imagem de perfil

De Francisco a 17.08.2017 às 16:16

Boa tarde

Penso que a falta de jogo interior se deve a dupla Battaglia/Adrien e devido as caracteristicas de um nao complementarem a do outro..alias com a provavel saida do William apenas vejo Adrien jogar na posicao 6, ou entao alterar-se a tactica e jogar com bruno fernandes a 10 (e nao 9.5 como jj gosta) libertando mais os medios alas/extremos..
Mas a falta de jogo anterior ja vem da epoca passada, que apenas 'desanuviou' com a subida de rendimento de ARuiz..um jogador que tem quase tudo para ser um craque mas falta-lhe algo muito importante..'ganas'..joga ah sua velocidade (devagar e devagarinho) e nao se ve isso a mudar tao cedo.. Desde a saida de Joao Mario e Teo Gutierrez (aliado a baixa de forma de BRuiz) que o Sporting perdeu capacidade de jogar entre-linhas..algo q ARuiz e Podence a espacos foram conseguindo fazer em jogos de menor intencidade.
Olhando para o actual plantel nao vejo jogadores capazes de interpretar o modelo de jogo de JJ quando agarrados ao esquema tactico preferido dele (442/424/4132 o que preferiem chamar).
Penso que o esquema tactico que mantem o modelo de jogo de JJ com as caracteristicas dos jogadores do actual elenco seria o 3-4-3 ou um 4-2-3-1 mas com a nuance de ser um terceiro medio (10) que apoia o avancado e nao um avancado que vem buscar jogo entre linhas (9.5)..Quando no inicio da pre temporada vi JJ a ir apostando na equipa nesse plano B de 3 centrais, fiquei esperancado (mas algo reticente ao mesmo tempo) que JJ tinha percebido as suas limitacoes e erros de casting do ano anterior, e tentar adaptar as suas ideias aos jogadores que temos e nao comprar autocarros de jogadores que eram bons ha 3 anos..mas rapidamente se percebeu que esse plano B nao foi planeado mas sim um acto de fezada..nao me recordo de ele o ter usado com os 'melhores' interpretes..lembro me do jogo com o vitoria em que utilizou petrovic a central e BCesar a lateral direito...
Sei que nao sou imparcial em relacao ah tactica da moda ( 3-4-3) sendo apreciador da mesma desde que Allegri chegou ah Juventos, mas sempre achei que era algo apenas plausivel no futebol italiano..ate AConte, MPochettino (tottenhame) e recentemente Arsene Wenger o provaram que e possivel com os interpretes correctos nas posicoes correctas.. com centrais que saibam sair com bola, em que um tem que ser 'rapido' para as dobras..laterais com pulmao..um dos medio centro com capacidade em jogar longo..e 2 dos 3 homens da frente com boa mobilidade e velocidade..uma linha de 3 centrais com Coates/POliveira/Matthieu - novoLD/Piscini/Gelson (para certos momentos/jogos) e jonathan/Coentrao/ate acuna nas alas meio campo com BFernandes/Adrien ou William/Battaglia e uma frente de ataque com Acuna/Irui/Gelson/Podence/ARuiz/Doumbia/Dala no apoio a BDost/Doumbia/Dala.
Sou uma ideia que provavelmente nunca ira acontecer..
Sem imagem de perfil

De Puro a 17.08.2017 às 19:24

O sportinguista da treta voltou a escrever. Admito contudo, que desta feita até escreveu bem. Deve andar a ter explicações. Já o Mathieu passou de cepo a um dos melhores centrais do mundo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.08.2017 às 21:00

Quer dizer com isso, portanto, que só aqueles que dizem ámen a tudo é que são sportinguistas ???

Bocas gratuitas e inúteis !
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 17.08.2017 às 21:41

O leitor "Puro" no seu jeito mais agressivo disse uma boa verdade: Nicolau Santos, que tem a responsabilidade de escrever num jornal e mostrar bom senso nas suas opiniões, mudou 180º a sua opinião sobre Mathieu no espaço de 2 jogos. O que é que isto mostra? Mostra que não deveria ter escrito tanta barbaridade no seu 1º texto. Agora já teve que se retratar em relação a um jogador e palpita-me que vai ter que se retratar em relação a outro não tarda muito.

Pessoas com responsabilidade publica deveriam ter mais contenção nas suas opiniões sobre jogadores para depois não lhes acontecer o azar de passarem por totós porque falaram cedo demais.

Isto sem menosprezo por este seu último artigo de opinião que até tem bastante valor na sua grande parte.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.08.2017 às 22:48

Ele não foi o único que inicialmente não concordou com a contratação de Mathieu.

Vamos ser realistas, contratar um central de 33 anos ao mesmo tempo que se dispensa o ainda jovem Paulo Oliveira não faz sentido algum.

Também estou a gostar muito de Mathieu até este ponto. Veremos o resto da época.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo