Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

18500427_vF1CP.png

O meu colega Leão Zargo está a escrever um texto sobre Jorge Jesus e não pretendo ser intruso antecipado com este meu escrito, mas entendo que há determinadas considerações que devo esclarecer, desde já, mesmo ciente que terão o mínimo de impacte entre aqueles que aprovam incondicional e sistematicamente todas e quaisquer medidas e decisões tomadas por Bruno de Carvalho.

 

Sou crítico de Jorge Jesus há muitos anos - muito antes do Bruno conhecer uma bola de futebol - reconheço-lhe méritos no foro técnico - a maioria dos quais enquanto treinador do Benfica - mas a sua postura como homem sempre me repugnou. O seu não saber estar, a sua falta de ética, a sua falta de desportivismo para com adversários e uma atitude, em geral, muito centrada nos fins servirem de justificação para quaisquer meios, semelhante, aliás, à do actual presidente do Sporting.

 

Pela sua confirmação oficial como o novo treinador do Sporting, recebi um bom número de telefonemas de amigos benfiquistas, pelo seu reconhecimento de que ao longo dos anos afirmei repetidamente que nunca o gostaria de ver no meu clube. A ser sincero, nunca acreditei nessa possibilidade, que é agora uma realidade. Vejo-me, portanto, entre a minha paixão e devoção sportinguista e um líder da equipa - por quem eu muito tenho sofrido na minha vida - que eu não desejava ver em Alvalade.

 

Por conseguinte, deixo absolutamente claro, desde já, que não vou ser hipócrita e afirmar, hoje, que gosto de Jorge Jesus, quando ontem não gostava, um estado de espírito, aliás, que se está a verificar muito entre sportinguistas. Não lhe vou fazer qualquer tipo de oposição neste espaço, apenas e tão só porque desejo que tenha todo o sucesso na liderança do verde-e-branco, mas não hesitarei em avançar com críticas caso se venham a verificar o tipo de acções despedidas de qualquer pudor e decoro a que tivemos ocasião de assistir, vezes sem conta, pela sua estada no clube da Luz. 

 

No que à vertente técnica diz respeito, não partilho da euforia desmedida que já se manifesta entre um bom número de sportinguistas, por ser prematura. Não o vejo como um "Messias" dos treinadores e muito do que poderá vir a realizar no Clube não depende exclusivamente da sua pessoa. Acho prudente esperar para ver o que a estrutura do futebol do Sporting tem em mente para a nova época, no sentido de complementar e apoiar o elevado investimento assumido com este treinador. Uma coisa é por de mais evidente: ele não vai ter o tipo de jogadores comprados ao preço do ouro que teve no Benfica, nem vai usufruir da protecção das arbitragens ao mesmo nível, que, quer se queira quer não, é um factor incontornável. 

 

Um último reparo, por alguns dos comentários que têm surgido aqui no Camarote Leonino. Aprovei a contratação de Leonardo Jardim e posteriormente a de Marco Silva. Não sou advogado de defesa deste, mas sempre entendi que ele merecia um segundo ano ao leme da equipa e repugna-me a forma indigna como está a ser tratado. Há meses que sei que a sua não continuidade estava decidida unilateralmente por Bruno de Carvalho, que nunca aceitou ter sido obrigado a recuar no seu já bem conhecido propósito de Dezembro passado. Fiquei, portanto, na expectativa de ver quem o presidente tinha na "manga". Jorge Jesus não surge como surpresa total, embora nunca admitisse essa hipótese como viável, pela responsabilidade financeira. É agora óbvio que a Direcção do Sporting tem uma outra visão das coisas.

 

Diz-se, agora - aliás, até o presidente terá feito essa afirmação - que as linhas de pensamento de Jorge Jesus e Bruno de Carvalho, quanto ao futebol do Sporting, estão em perfeita sintonia. Isto não me diz muito, porque essa sintonia também foi clamada e anunciada pela contratação de Marco Silva, sublinhada claramente pela sua assinatura num vínculo contratual de quatro anos de duração.

 

Vamos esperar para ver o leque de exigências que terão sido apresentadas por Jorge Jesus, nomeadamente ao que concerne reforços para a equipa e à estrutura da própria SAD.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:56

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


14 comentários

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.06.2015 às 19:14

Caro Rui

Li com muito gosto e interesse o seu texto sobre o nosso treinador Jorge Jesus. De certa forma, o que vou publicar amanhã estabelece uma continuidade com este texto.
O Rui faz uma abordagem de aspectos do carácter de Jesus que são incontornáveis na abordagem pessoal e profissional que por estes dias é feita. Para além da sua dimensão profissional, obviamente. Concordo em absoluto.
De seguida integra a presença de Jesus na actual realidade super estrutural leonina. Todos seguiremos com muita atenção o que se seguirá.

Amanhã procurarei confrontar Jorge Jesus com um novo desafio na sua vida profissional, trabalhar num clube que possui a Formação como uma matriz identitária de primeira ordem.
Recordo um pouco o que foi a sua passagem pelo Benfica.

No fim, manifesto-me convicto que o leão Jorge Jesus “por nada deste mundo quererá falhar o seu compromisso com o Sporting Clube de Portugal.” É assim que terminarei. Com confiança.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.06.2015 às 19:20

Caro Leão Zagro,

Hesitei por não querer "pisar território alheio" (o seu texto), mas fico satisfeito ao saber que não é esse o caso.

O meu artigo, com refere, aliás, é mais em termos pessoais, por eu sentir que era importante esclarecer a minha posição em relação Jorge Jesus e ao meu/nossos futuros escritos sobre o seu desempenho no Sporting.

Grande abraço
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 07.06.2015 às 19:56

Esta nova forma de gerir um clube como o faz esta Direção do Sporting liderada por BdC, com várias ideias arrojadas e outras corajosas e destemidas que surpreendentemente têm (até ver) mantido o Sporting numa linha de melhoria competitiva no plano desportivo e financeiro, está á distancia de 1 titulo no campeonato (já á vi maior) se esse título aparece estou convicto que se abrirá uma nova página no futebol portugues e outros virão. BdC é jovem e a pouco e pouco ganha poder. JJ é mais uma dessa ideias corajosas e arrojadas.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 07.06.2015 às 20:20

"Uma coisa é por de mais evidente: ele não vai ter o tipo de jogadores comprados ao preço do ouro que teve no Benfica, nem vai usufruir da protecção das arbitragens ao mesmo nível, que, quer se queira quer não, é um factor incontornável. "

Jesus será protegido pelos árbitros porque conquistou esse respeito , não será ao nível de colo que tinha no Benfica , mas não serem roubados ou algo por aí fora , algo que por exemplo não aconteceu este ano a nível interno , tirando um erro técnico no jogo contra o Paços em Alvalade. Quanto aos jogadores , ninguém investe 6M num treinador , e não vai investir no plantel , o Sporting tem alguma valia que pode ser exponenciada com o seu trabalho , e na minha opinião tecnicamente precisa de uns 5 reforços para ser a melhor equipa.

Em relação às críticas ao seu carácter , todos criticam Jesus , quando talvez não pensam sequer que ele escolheu esta imagem , provavelmente no foro pessoal não é assim e mesmo o relacionamento com jogadores foi mudando ao longo do tempo idem. Espero que não haja fãs do Mourinho que até espeta o dedo nos olhos dos adversários , insulta colegas de profissão , provoca jogadores em campo , espero que não sejam essas pessoas que se incomodam com a "forma de estar" de Jorge Jesus.

Jesus não é Eça de Queiroz tal como um dia disse , o que interessa é que no treino é um dos melhores do mundo.

O compromisso entre Jesus e Bruno terá de ter estabilidade e eles mesmo assinaram isso , visto que a rescisão é para pagar integralmente em caso de rompimento por uma das partes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.06.2015 às 21:16

"Ele escolheu esta imagem" !?? Desculpe, mas está a falar a sério ?

A título de curiosidade, o que é que o m1950 sabe concretamente de Jorge Jesus além do que leu e do facto de ele ter passado por 13 clubes, enquanto jogador, e o Sporting ser o seu 14.º clube, enquanto treinador ?

Por este caminho, rapidamente passará a santo :)
Sem imagem de perfil

De m1950 a 08.06.2015 às 05:43

Não o conheço profundamente mas conheço o suficiente pois já estivemos em algumas ocasiões com amigos em comum para perceber que JJ é uma personagem diferente do senhor Jorge Jesus.

A sua ironia de desprezo mostram também alguma ignorância meu caro , ele não tem menos valor por ter andado por esses clubes todos , simplesmente o futebol hoje são empresários e é preciso muita sorte para singrar , o facto de vir de baixo a pulso só deve ser valorizado.
Sem imagem de perfil

De NunoAmsterdao a 07.06.2015 às 20:59

Uma coisa é certa que vai fazer melhor trabalho que MS vai de certeza ....tambem não era dificil .
Precisamos quem faça nossa equipa jogue melhor, corra mais e tenha muito mais garra e não pontapes e centros constantes como se viu com MS.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.06.2015 às 21:07

Nuno,

Não seja tão inocente e tente pensar por sua própria cabeça. A ideia que deixa é que anda sempre a reboque. Lamentável !
Sem imagem de perfil

De NunoAmsterdam a 08.06.2015 às 08:25

Rui,

bom dia ,

nao entendo suas palavras visto que nao foi a primeira vez que critiquei o nosso jogo e que nao se admitia que estavamos ja na final da epoca e parecia que estavamos na pre-epoca .... escrevi no CL diversas vezes isso mesmo.

Lamentavel e' o Rui nao reconhecer que nosso futebol era fraco .

Nuno
Sem imagem de perfil

De HY a 07.06.2015 às 22:31

Isso da sintonia, Rui, desde que os outros dois até por sinais de fumo se entendiam, já foi chão que deu uvas...:-)

Que o homem possa ter sucesso. Estou convencido que nunca ele terá tido tantas ganas de o ter.

Cá estaremos, para apoiar, sempre, e para chamar a atenção ou criticar quando for caso disso.

PS - albume ponderá dizer ao senhor ministro que se afirma sportinguista para se preocupar mais com os milhares de desempregados sem subsídio de desemprego e menos com as vicissitudes de uma entidade privada cujo estatuto de utilidade pública não é da sua tutela?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.06.2015 às 22:45

Temos tido e vamos continuar ter muito chão a dar uvas :)

O que um qualquer ministro afirma, não me diz respeito e menos ainda me preocupa.

Uma coisa me parece clara: cada vez há mais união entre sportinguistas :)
Sem imagem de perfil

De Petinga a 08.06.2015 às 05:28

Caro Rui

Obrigado, pela parte que me toca, pelo esclarecimento. Retenho a frase "nao lhe vou fazer qualquer tipo de oposicao neste espaco", com a óbvia legitimidade de quaisquer críticas.

Quanto ao resto, acho mesmo apropriado nao entrarmos na conversa da comunicacao social (segundo a qual JJ é um treinador "razoável" que perdeu mais do que ganhou, etc, etc). Quando JJ chegou ao benfica em 2009, já Quique Flores tinha tido no plantel jogadores como David Luiz e Di Maria e com eles tinha feito... quase nada. Foi o treinador da Amadora quem os potenciou à escala de jogadores quase galácticos. E nem vou falar de outros como Fabio Coentrao. Para além disso, conheco muito poucos treinadores que se mantenham ao mais alto nível sendo forcados a sistematicamente reconstruir equipas inteiras de ano para ano. É precisamente esta capacidade de catapultar jogadores "promissores" para a ribalta que mais se exigirá a JJ no Sporting, com a excelente matéria-prima que tem ao seu dispor. Tem ele (e o Sporting) a palavra.
Sem imagem de perfil

De L a 08.06.2015 às 09:26

Então pelos visto o Caro Rui Gomes tenta fazer uma análise ao homem JJ provavelmente inserido na realidade do Sporting e segue-se da parte do caro Zargo uma análise ao técnico JJ. E qq uma delas julgo que só fará sentido se JJ vier mesmo a treinar o Sporting um dia. Portanto partindo desse mesmo principio, diga-se de passagem ainda nada certo hoje, sobre o homem JJ. E não tendo medo das palavras o que eu tenho para dizer hoje sobre o homem JJ é que concordo com o Manuel Sérgio. Inserido numa análise muito cara ao próprio Zargo, o homem como fruto do meio e das circunstâncias. Nunca foi fácil para ninguém nascer quase numa barraca e ainda assim chegar onde JJ já chegou. E o caro Rui Gomes conhece bem a geração de JJ no futebol português. E esta era só mais uma razão para continuarmos com Marco Silva mas julgo que não vou ter necessidade de voltar ao homem JJ tão cedo.

Já sobre o técnico JJ e depois de muitas cambalhotas no último fim-de-semana e de parte a parte, ainda recordo por exemplo o Barroso, outra vez. Mas voltando à terra ainda em 2010 era unânime Domingos Paciência como o melhor técnico português em Portugal. E convido toda a gente a ler as opiniões de então. Domingos que viria a ingressar no Sporting logo na época a seguir. Não obstante JJ campeão e logo na 1ª época no Benfica e com um futebol espectáculo. Com David Luiz, Coentrão, Ramirez, Di Maria, Aimar, Saviola, Cardozo, só para citar alguns. JJ gozou em Portugal nas últimas 6 épocas no Benfica, do que nunca antes nenhum treinador tinha gozado em Portugal. E a 1ª pergunta é onde é que estão hoje muitos desses craques e onde está Jesus? E quem gosta de falar do Mendes, também foi sempre o empresário de JJ.

Ainda voltando a 2010, na altura em que foi eliminado pelo Braga de Domingos nas meias-finais da UEFA. Com tantos recursos e futebol espectáculo não fosse Ricardo Costa no CD, na altura ainda na LPFP, a suspender para desestabilizar, como é óbvio, entre outros Hulk e Vandinho e logo veríamos como JJ escolheria perder mais um título. E também convido todos a ver mais uma vergonha do mais melhor bom nessa mesma época em Liverpool. Seguem-se 3 campeonatos perdidos para o Porto e onde é óbvio que JJ também tem méritos e agora o bi e já é um Deus?! Uma vez com Paulo Fonseca, desastrado no Porto e agora com Lopetegui, a quem JJ voltou a dar várias oportunidades para se sagrar campeão e com um projecto ainda a dar os primeiros passes.

Em suma, longe de mim diabolizar um técnico de futebol como homem e ainda mais longe de pôr no altar alguém que estava obrigada a fazer muito mais nas últimas 6 épocas no Benfica. Na Champions então nem há palavras ou melhor há e até explicam muita coisa! Muito sinceramente o que ainda lamento mais é o desentendimento com Marco Silva. Não percebo como é que foi possível fazer uma época no Sporting e não ter tido uma oportunidade para escolher um jogador. Um jogador e ainda querem entrar em comparações.
Sem imagem de perfil

De L a 08.06.2015 às 10:05

Caro Rui Gomes,

Não sei bem porquê solicitava a correcção do meu 3º parágrafo, de onde desapareceram duas frases e como já disse, nem sei bem porquê mas aqui vai a correcção:

Ainda voltando a 2010, na altura em que foi eliminado pelo Braga de Domingos nas meias-finais da UEFA. Com tantos recursos e futebol espectáculo não fosse Ricardo Costa no CD, na altura ainda na LPFP, a suspender para desestabilizar, como é óbvio, entre outros Hulk e Vandinho e logo veríamos como JJ escolheria perder mais um título. E também convido todos a ver mais uma vergonha do mais melhor bom nessa mesma época em Liverpool. Seguem-se 3 campeonatos perdidos para o Porto e onde é óbvio que JJ também tem méritos. Um para Vilas-Boas, ainda dar os primeiros passes como treinador, mais precisamente o 2º depois da Académica e pela primeira vez num grande. E dois para Vítor Pereira, que valia mais não ter passado nenhum e a única razão para alguns também já pretenderem pô-lo num pedestal prende-se unicamente com as humilhações a JJ. E agora o bi e já é um Deus?! Uma vez com Paulo Fonseca, desastrado no Porto e agora com Lopetegui, a quem JJ voltou a dar várias oportunidades para se sagrar campeão e com um projecto ainda a dar os primeiros passes.

E já agora acrescentar um p.s. que também aqui vai:

P.S. Concordo que JJ e o Bruno equiparam-se muito na bazófia e não concordo nada que Alcochete pode vir a passar um mau bocado com JJ. Eu que até concordo que a formação encarnada tem evoluído muito estruturalmente mas onde ainda faltam muito as pérolas.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo