Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Jorge Sousa suspenso por três jogos

Rui Gomes, em 23.08.17

 

Jorge Sousa vai ser suspenso por três jogos devido às palavras que dirigiu ao guarda-redes Vladimir Stojkovic, do Sporting B, no embate com o Real Massamá. A Comissão de Instrutores da Liga considerou que o internacional português infrigiu o artigo 198.º, que condena árbitros "que se dirijam de forma menos correcta e educada" a outros agentes, entre eles os jogadores.

 

img_770x433$2016_08_03_16_47_03_1138692.jpg

  

No documento redigido pelo Conselho de Disciplina, todo o lance é descrito ao pormenor, referindo que Jorge Sousa se dirigiu "de forma audível e exaltado" nos seguintes termos a Stojkovic:
 
"Mas estás a falar por mim para quê c...? Estás a falar para quem c...? Pá baliza. Mas que brincadeira? Eu não brinco com ninguém c.... Põe-te na p... da baliza pá. Que é isto? Quem é que está a brincar c...? Quem é que está a brincar?". 

Diga-se que a pena a que Jorge Sousa estava sujeita ia de um a cinco jogos, ao passo que uma infracção disciplinar grave incorria num castigo entre três e 15 partidas.

  

Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), não compreende o castigo de três jogos a Jorge Sousa:

«É inadequado, desajustado e completamente absurdo. Fico apreensivo ao imaginar como é que o Conselho de Disciplina vai agir quando um jogador usar esta linguagem daqui para a frente. Sei que há diferenças nas molduras disiciplinares, mas não me recordo de nenhum jogador que tenha apanhado um castigo tão severo por este tipo de linguagem. Não estou nada satisfeito.

Não se está aqui a falar se a linguagem foi correcta e se se utiliza ou não, mas sim de uma decisão de castigar um árbitro. Se for intenção do árbitro, a APAF estará ao lado dele para recorrer.

Confio plenamente no Conselho de Disciplina e quero ver de que forma as coisas vão acontecer daqui para a frente. Quero acreditar que o CD vai ter o mesmo comportamento para qualquer agente do futebol. Não me interessa o passado. Interessa como os casos vão ser julgados daqui para a frente».
 
Confesso que não sei avaliar o "peso" da suspensão no que a um árbitro diz respeito, nas circunstâncias. Parece-me, no entanto, que uma repreensão com um jogo de castigo, teriam sido suficiente.
 
Reacção expectável de Luciano Gonçalves a assumir uma postura "politicamente correcta", muito embora não tenha resistido à disparatada comparação a um jogador.
 

publicado às 04:39

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


15 comentários

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 23.08.2017 às 08:51

A responsabilidade é sempre maior de quem tem o poder e não ao contrário.

É esclarecedor que Luciano Gonçalves não perceba ou faça-se de burro ao comparar o comportamento de um arbitro a um jogador (qts já foram expulsos por palavras ... á conveniência dos srs do apito).
Sem imagem de perfil

De Paulo a 23.08.2017 às 14:48

Nunca o vi a protestar porque os treinadores não são punidos com jogos por utilizar a mesma linguagem. Afinal, são ou não mais responsáveis do que os jogadores?
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 23.08.2017 às 15:12

O treinador no recinto de jogo é como os jogadores um interveniente não um "juiz", se protestar é expulso como já foi várias vezes JJ no SCP e sem usar os termos usados por Jorge Sousa ainda assim você não percebeu "A responsabilidade é sempre maior de quem tem o poder e não ao contrário." assim sendo será uma perda de tempo continuarmos este dialogo.
Sem imagem de perfil

De Paulo a 23.08.2017 às 15:16

Claro, não lhe convém. E é muito simples porquê, os treinadores podem utilizar esta linguagem em todos os jogos e mesmo que sejam expulsos estão sentadinhos no banco no jogo seguinte. O mesmo para presidentes que ofendem a honra dos árbitros e depois não passa nada. A isto chamo de hipócrisia, meu caro. Se apenas com o árbitro é mau, então algo está muito mal.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 23.08.2017 às 08:56

Para mim 1 jogo teria sido o mais correto.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 23.08.2017 às 10:18

Nada disto me surpreende, o comportamento desse senhor contra o SCP é habitual, foi também este senhor que deixou o Pizi jogar andebol no dérby da época passada na Luz
Sem imagem de perfil

De Paulo a 23.08.2017 às 14:34

bla..bla..bla...Benfica.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 23.08.2017 às 15:15

o sua capacidade de interpretação coloca a nu todas as deficiências do sistema educativo nacional, ou será como muitos "sociólogos" defendem é apenas demonstrativo do que é nos dias de hoje o estado lampiónico !? :).
Sem imagem de perfil

De Paulo a 23.08.2017 às 15:18

Hambúrgueres.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 23.08.2017 às 15:59

Prezado Rui Gomes

Esta má vontade do apitador graduado pela FIFA, como internacional está provada que não gosta do verde. O ano passado deu a bronca, que toda a gente viu na TV, onde se passou de um jogo de futebol para andebol, e como não teve a coragem de assumir o erro, e dada a pressão que os Sportinguistas ainda hoje fazem, lembrando aquele lance cómico, para não dizer outra coisa é mais que natural esta azia, que vai acompanhar o dito juiz .

A reacção do presidente da APAF é que me surpreende, pois não concorda com o castigo aplicado. Infelizmente, não tenho bases académicas para discutir este assunto, pois as leis são muito traiçoeiras.

A minha surpresa, é que o nosso"amigo" Luciano não concorda com o castigo, mas ignora todas as acusações que o FCP na sua TV divulga sobre casos pontuais,onde são indicados os nomes dos apitadores e os assuntos que deveriam ser desmentidos ou confirmados, pois estamos em presença de acusações graves segundo a opinião dos comentadores do referido clube.

Sou atento espectador desse programa (3ªs. Feiras por volta das 21.30) e ainda ontem, ouvi que Nuno Cabral, (?) entrou em contacto com um dirigente do clube de Carnide , por causa de uma nota dada a João Pinheiro, que é um associado, acho eu da APAF. Ora, segundo ouvi o relatório dos Observadores é confidencial mas o tal "que deseja ser o menino querido do seu clube". enviou para Paulo Gonçalves qualquer pedido que desejaríamos saber concretamente o que seria, que entendi ser por causa da nota dada. Mas, ,estes assuntos são tratados na Capela da Luz ? Estas práticas devem ser esclarecidas mas a APAF
não tem conhecimento das acusações ou aderiu ao PACTO DO SILÊNCIO, para não melindrar os donos disto tudo ?.

A vida continua a caminho da conquista do próximo campeonato, onde existe um clube que não tem entraves das entidades que dirigem o nosso futebol. Estamos no País do vale tudo e quem não está bem mude-se.

Abraço leonino Fernando Albuquerque





Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.08.2017 às 16:10

Caro Amigo,

Felicito-o porque está mais actualizado sobre estes assuntos do que eu, nomeadamente porque não assisto a programas televisivos do género.

Veremos, agora, com o vídeo-árbitro em vigor no campeonato, se estes casos sombrios são pelo menos reduzidos. Sou um tanto ou quanto cínico sobre o impacte, mas no fim faremos a análise completa.

Abraço
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 23.08.2017 às 16:27

Os lance no VAR são ajuizados pelos mesmos árbitros por eles ordenados padres para as missas que eles prestam ... é como dar uma arma de última geração a um criminoso :)
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 23.08.2017 às 18:50

Prezado Rui Gomes

Também não vejo todos os programas sobre desporto (futebol), pois alguns são de má qualidade. Desde que a TV/FCP divulgou a existência dos e-mails, que foram desmentidos pelo clube de Carnide e posteriormente admitida a existência dos mesmos, pois o "dono de isto tudo", afirmou que os mesmos foram roubados e que isso seria um roubo informático, o que eu estranho haver essa situação de uma coisa que não existia. !!!! Teve azar pois meteu o pé na poça e a partir desse dia sou um telespectador atento a tudo que é denunciado nesse programa. É pena o Amigo Rui Gomes não ter disponibilidade para assistir a este programa, pois aquilo que nós Sportinguistas andamos há décadas a dizer que os campeonatos não se ganham apenas nos relvados, felizmente temos acesso a todos os esquemas que se fazem , onde se incluem apitadores, deputado, dirigentes do clube vermelho, FPF e seus organismos, e ex-presidente de clube, onde são divulgados processos que devem ser investigados até a exaustão, como penso que PJ está a fazer.

O Verão está a ser muito quente, por isso o Império do Silêncio das entidades oficiais, que nada dizem sobre os assuntos divulgados, vai certamente aquecer o Inverno que aí vem.

Espero que dentro de uma hora mais ou menos o SCP saiba ganhar o jogo na Roménia sem haver qualquer esquema ilegal.

Abraço leonino Fernando Albuquerque

Sem imagem de perfil

De Bento Jesus Carvalho a 24.08.2017 às 09:56

Caro Sr. Fernando Albuquerque,
Então não costuma ver programas desse género porque alguns são de má qualidade !!!!
E vê precisamente o pior de todos! LOL
Quem dá valor ou importância ao que dizem os Gabrieis, Marques e Saraivas deste mundo anda de olhos tapados. São verdadeiros peritos em manobras de diversão com a única finalidade de tapar os olhos ao que vai mal nos seus clubes.


PS: Grande jogo do Sporting ontem em Bucareste, isso sim vale a pena ver e apreciar.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 24.08.2017 às 14:21

Bento Jesus Carvalho


Como não sou dos vermelhos, é natural ver este programa, pois divulgam factos pontuais (?), que a serem verdadeiros não dignificam nenhuma instituição

Estou á espera que o Império do Silêncio, que existe na FPF e na APAF, pois como dizia a minha querida Mãe ," quem não se sente não é filho de boa gente" digam o que pensam destas denúncias, que no meu entender são muito graves. Ainda bem que o SCP não está metido nestas caldeiradas, pois prefiro andar sem ganhar nada que ver o meu clube metido nestes esquemas.

Infelizmente, o meu clube através do director de Informação, não pode denunciar nem contestar nada, pois estão proibidos de falar e só falta irem para a prisão. O presidente LFV pode dizer tudo o que lhe apetece, com ou sem razão, na presença do Presidente da FPF, tendo criticado todas as instituições afectas ao futebol, dizendo inclusive que necessitamos de uma entidade credível passando um atestado de incompetência aos actuais dirigentes. Que procedimento disciplinar foi aplicado ? ZERO e isto já lá vão cerca de 20 dias, ou seja o pessoal está toda na praia a curtir este belo sol e pelos vistos é mais uma situação para branquear.

Por tudo isto, vou continuar a assistir ao programa , que tanto comichão deve fazer aos adeptos vermelhos, que nada se preocupam com estas denúncias. Mas do Apito Dourado, ainda hoje continuam a falar (com toda a razão).

Fernando Albuquerque

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo