Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Lei interditada

Rui Gomes, em 02.08.17

 

O processo é este: viola-se a lei durante 13 anos, manda-se o IPDJ pentear macacos, muda-se umas linhas num regulamento e, pronto, caso encerrado.

 

19668301_GZJst.jpg

Uma pergunta ingénua para o Sr. secretário de Estado da Juventude e do Desporto. Imaginemos que, amanhã, um clube profissional permite que se forme, lá dentro de casa, uma claque. Essa claque recusa legalizar-se. Apesar disso, e violando a lei, o clube permite-lhe que entre no estádio com toda a parafernália das claques: bandeiras, bombos, lonas, panos, etc. Vão repetir-se alegações de que até lhe fornece dinheiro e géneros. Isto vai repetir-se todos os jogos, durante os próximos 13 anos, de maneira franca e aberta, comprovável a olho nu por qualquer pessoa com acesso a um televisor. No fim desse tempo, o ruído já vai alto e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) chama o clube ao lado, para lhe sussurrar: "Faz lá umas mudanças no regulamento do estádio, que estes gajos são muito chatos."

 

À terceira ou quarta insistência, o clube lá aceita rasurar o papelito e, pronto, o executor da lei fez o seu trabalho. É mesmo assim que funciona? É assim que se aplicam as leis de segurança no desporto? Mesmo quando está em causa a claque-fantasma que, segundo os registos da polícia (revista "Sábado" de 4 de Maio último), é responsável pelo maior número de incidentes no desporto nacional, a uma larga distância das outras? A partir do momento em que o IPDJ decidiu estabelecer estes recordes olímpicos da paciência e da compreensão no caso Benfica, por que diabo hão de os clubes preocupar-se em respeitar a lei? Qual será a justificação do IPDJ para lhes interditar um estádio?

 

E da próxima vez que um ministro vier anunciar um novo pacote legislativo para garantir a segurança no desporto - talvez por ocasião da morte de mais um adepto -, esperemos que posicionem um caixote de lixo perto. Para haver um ganho de eficiência.

 

 

José Manuel Ribeiro, jornal O Jogo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:01

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


43 comentários

Sem imagem de perfil

De David a 02.08.2017 às 10:21

Toda a gente sabe que este avençado já fez parte da claque SD.
Toda a gente sabe que este avençado é sócio do clube da fruta a afins.
Toda a gente sabe que este avençado é a voz do dono.
Toda a gente conhece este avençado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.08.2017 às 10:27

Toda a gente sabe que há adeptos que não passam de avençados.
Sem imagem de perfil

De David a 02.08.2017 às 10:49

Sou adepto do SLB mas não sou avençado.
Falei da avença deste avençado porque conheço a "peça" sei o que digo e não digo tudo o que sei!
Vocês sabem do que estou a falar!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.08.2017 às 11:13

És tu Octávio ???
Sem imagem de perfil

De Jorge a 02.08.2017 às 14:20

Então é mais grave.
Se recebesse avença compreendia-se. O pessoal precisa de viver.
Sem imagem de perfil

De sincero a 02.08.2017 às 13:23

Avençado ou por avençar, será mentira o que diz?
É mentira que os NO NAME BOYS são responsáveis pela morte de 2 adeptos do Sporting, para além doutras coisas?

Há gentinha triste cheia de azia, que ganharia mais em a fechar, em vez de insultar a inteligência dos outros.
Sem imagem de perfil

De David a 02.08.2017 às 13:30

Azia?
Quis mesmo dizer AZIA?
Disse AZIA sem se rir?
Inteligencia?
Quis mesmo fizer inteli...
Enfim!!!!!
Sem imagem de perfil

De sincero a 02.08.2017 às 13:48


Agora, depois dessa resposta sem nexo, acrescento outra: RIDÍCULO!

E se ele matasse, não seria só a morrer para os lados da Luz.
Sem imagem de perfil

De Bruxo_Empata_Fada a 02.08.2017 às 13:58

Caro David,

Pode-me referir por favor uma só mentira manipulada expressa neste artigo de opinião desse "avençado"?

Caro David, creio que chamar "avençado" ao JM Ribeiro é insultuoso, sobretudo para o JM Delgado, Fernando Guerra ou para o Nuno Farinha, porque estes sim, são um trio de avançados, ou P Lança, da máquina de propaganda do Sport Comércio e Bieira. Benfica? Nada disso, o Benfica já foi extinto, desde que chegou o hoje já beatificado, mas iletrado Pai do prospero FC Alverca, no Ribatejo o iletrado fez um MBA em gestão desportiva, e no Sport Comércio pretende terminar a tal "missão", será que é criar um Alverca II?!

Coitado do extinto Benfica!
Sem imagem de perfil

De MarcoI a 02.08.2017 às 10:35

Mais um texto cheio de inverdades e parvoices para emprenhar o pessoal mais burrinho pelos ouvidos... dá pena este futebol português

/suspiro
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.08.2017 às 10:45

Tratando-se do "glorioso", nem podia ser outra coisa !?!
Sem imagem de perfil

De sangueverde a 02.08.2017 às 10:51

Realmente dá pena este futebol português, você tem toda a razão. E mais, diz você que isto é só conversa para os burrinhos emprenharem pelos ouvidos, eu digo mais, "os burrinhos" até emprenham pelos olhos, uma vez que vimos o estádio cheio de bandeiras com dois Ns, que significa esses dois Ns que todos vimos nas bandeiras nos vossos jogos e escrito em metade das paredes de Lisboa? Deve ser tudo da nossa emprenhação visual, não é verdade, afinal nada disso é real, é tudo alucinação nossa. Até a foto do mafias do vosso presidente com um cachecol ao pescoço com os tais dois Ns, também é alucinação nossa, aquilo era o homem que se queria suicidar e estava com uma corda ao pescoço, nós os "burrinhos" é que olhamos e na nossa alucinação vimos um cachecol. Você tem toda a razão....é uma vergonha o futebol português e é uma vergonha maior quem assim o trata.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.08.2017 às 10:56

MarcoI,

Admira-me a sua posição!!
Não é o Marco un anti-claques??
Sem imagem de perfil

De MarcoI a 02.08.2017 às 11:36

Bom dia grande Carlos! 😁

Anti do mais anti!

A minha posição nada tem de defesa de claques ou de LFV ( por mim desapareciam todas, mais o LFV).

Apenas me aborrece esta permanente hipocrisia do "nós contra eles, que nós somos os bons".

Um clube como o fcp, por exemplo, que tem os SuperDragões ( uma corja de criminosos) tem em alguma dimensão, conhecida ou por descobrir, legitimidade para estas conversas moralizadoras todas?

A mim enoja-me.

P.S O Carlos acha que alguém está mesmo preocupado com as claques ou com a qualidade e segurança do futebol português? Ou é só para fazer barulho anti-Benfica ( neste caso, que o Benfica faz o mesmo noutros assuntos)
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.08.2017 às 11:50

Sim, acho que sim!!
Estão mesmo preocupados...
Pouca, pouco os Presidentes sentem como vão perdendo a influência sobre a outrora mão direita(torta) do poder oculto...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.08.2017 às 11:51

Não, não é só porque coisa e tal é o Benfica..
Os mesmos benfiquistas deveriam ser os primeiros a não tratar de defender, sim acusar. Seria o mais fácil e menos doloroso para todos, especialmente os benfiquistas. Mas não!!!!..... Preferem defender só porque acham que os outros querem "matar" o Benfica.
Por aí, jamais se destruirá o Benfica. Mantendo as claques, especialmente ilegais, pode sim, até acontecer..

É de futebol que falamos..
Sem imagem de perfil

De Jorge a 02.08.2017 às 11:58

Exactamente Carlos, é a tal permanente hipocrisia do "nós contra eles, que nós somos os bons".
Sem imagem de perfil

De MarcoI a 02.08.2017 às 13:43

Dai eu dizer "acabe-se com as claques"

Porque falar de claques legalizadas (com 75 e 81 membros, JL e SD) é tão útil como acusar os NN de estarem ilegais.

Acabem com elas todas ( se isto é defender os NN, então sou um grande defensor 😁)

Não consigo baixar o meu nivel de raciocinio ao ponto que politicos/presidentes de clubes/ etc querem - discutir fait divers em vez de verdadeiramente se modificar alguma coisa.
Sem imagem de perfil

De O Cid a 02.08.2017 às 19:02

Ah, sim, Carlos.
Era tão bom, não era? Os Benfiquistas compactuarem com a corja unida para destruição do Benfica.
Que vão para as urtigas as claques. Legalizadas ou não são todas uns bandos de conflituosos arruaceiros.
Olhem-me logo este jornaleiro a vir com lições de moral a defender o clube mais imoral de Portugal.
Vai-te encher de moscas, pazinho.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.08.2017 às 20:16

LOOOOOOOOOOLL!!..
Só respondo porque me fez rir...

Esse é o problema.. Ver inimigos em cada esquina!!
Prrgunto : então, é possível destruir o Benfica falando mal dos NN proíbindo a ilegalidade, etc, etc....
A sério, não sabia que isso era possível!!

Vocês, muitos de vocês nem leem os comentários na sua totalidade..
Do género ;
Eu tenho um primo benfiquista que há idade de sete anos era maluquinho pelo João V. Pinto, Paneira e V. Baía(no imaginário dele, este atleta não era do FC Porto, era só de Selecção) :)))
Certo dia estava eu na casa dele e via eu, um jogo de voleibol na TV.
Jogavam as miúdas holandesas contra,...
Como nós sabemos a Holanda equipa cor-de-laranja. Umas vezes mais claro, outras mais escuro.
Pois bem, essa puto hoje um homem de quem eu gosto muito, sentou-se ao meu lado e cada vez que as miúdas holandesas faziam pontos ele saltava e vibrava..
Ele: ò pimo, pimo por quantos vai ganhando o Benfica??
Eu: LOOOOOOOOOOLL!!.. Não é o Benfica, é a Holanda.
Ele: Não pimo, é o Benfica.
Eu: LOOOOOOOOOOLL!!.. O meu puto deve estar maluco, pensei eu!!
Então tu não vês a cor das camisolas??.. São cor-de-laranja!!
Ele: LOOOOOOOOOOOOLL!!.. Pimo eu sei que tu és do Sporting e não queres que o Benfica ganhe.
Eu: LOOOOOOOOOOLL!!!
LOOOOOOOOOOOOLL!!
É a Holanda, rapaz.
De nada adiantou, ele ficou na sua..
Ele era uma criança.. Hoje adulto, ri-se da história..
Mas, asssim são os benfiquistas.
Se não és do Benfica, és simplesmente CONTRA!!..
E essa não é verdade!!

P. S... Sou anti-claques de qualquer género mas, o tema aqui não são as claques, sim a ilegalidade..
Ilegalidade..
Sem imagem de perfil

De Inocencio a 02.08.2017 às 11:53

Não consta que os SD's tenham cometido assassinios....
Sem imagem de perfil

De sincero a 02.08.2017 às 13:26

INVERDADES?!

Mais um encartilhado que lê a cartilha, mas que não compreende o que é diz!

Que figura triste fazem estes lampiões...
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 02.08.2017 às 11:27

O mais impressionante é que os sem vergonha continuam a vir aqui propagandear toda a verborreia que se lhes debitam nas respetivas casas de chuto a espera que lhes dê um qualquer tipo de guarida!

Já sabemos que somos todos avençados e obcecados com o SLB ... vá agora idem apanhar moscas!
Sem imagem de perfil

De Paulo a 02.08.2017 às 11:44

O pior disto tudo é que ninguém comenta o facto duma claque legal - os SDs - roubarem, traficarem, espancarem e venderem os seus bilhetes em frente às próprias bilheteiras do clube tudo impunemente. Para que servem serem legalizadas?
Só a claque - ilegal - de Portugal não mete comichão a ninguém??

o problema das claques é um todo. Não se pode ir à bola com os amigos descansado se se está naquele sector, muitas vezes sempre com as bandeiras no ar, alguns até de costas para o jogo! Têm uma impunidade em Portugal mas no estrangeiro baixam a bola - e enrolam as bandeiras - para os demais poderem ver aquilo que foram - ver a bola!
Sem imagem de perfil

De sincero a 02.08.2017 às 13:29

Também faz parte da cartilha, tentar desviar a discussão do assunto, que é a mentira dita pelo presidente sem vergonha dos lados da Luz?
Sem imagem de perfil

De David a 02.08.2017 às 13:35

Mentira?
Quis mesmo dizer MENTIRA?
Disse MENTIRA sem se rir?
Olhe que o Bruno não gosta de concorrencia.
Sem imagem de perfil

De sincero a 02.08.2017 às 14:52


O bruneco e o orelhas, são os 2 farinha do mesmo saco. Para mim, para si o orelhas é um gajo honesto, tal é o empenho com que o defende.
Sem imagem de perfil

De Hugo a 03.08.2017 às 03:57

Sim uma grande mentira foi aquela que o presidente caloteiro disse na terca feira. Eu teria vergonha de defender aquelas afirmacoes
Sem imagem de perfil

De Paulo a 02.08.2017 às 17:41

Não pretendo desviar atenções. Se não percebeste o conteúdo do meu comentário é porque, talvez, ainda não tenhas idade para o perceber. Tenho a minha própria opinião e não ando aqui a fazer copy/pastes.

Quando dizes que os no name são responsáveis pela morte de dois adeptos do sporting, então aí sim podes falar de mentira e de cartilha. Na final da taça do Jamor foi de facto o mais triste episódio do futebol a que assisti. Por isso disse que essa gente das claques, legalizadas ou não, não fazem falta ao futebol e às pessoas que gostam de ir ver o futebol. Eles estão lá bêbados, drogados, e muitas vezes de costas para o jogo. Antes ou depois é só vontade de fazer distúrbios e andar à pancada. Esta deveria ser a verdadeira discussão e erradicar este mal do futebol, que a meu ver, afasta as famílias do estádio.
No segundo caso mais recente, achas mesmo que foi um adepto do Sporting? Foi um encontro de gangues e delinquentes em que um veio de Itália perdendo um grande jogo da Fiorentina para andar à pancada cá. Correu mal. Não mistures as duas coisas, mesmo que a cartilha assim o diga.

Ah e porventura ninguém discute o adepto sportinguista morto à pancada pelos Super Dragões em 86, ou o do Braga em 2012 morto atropelado a fugir também dos SD. Ou agora as violentas agressões aos adeptos do Deportivo. Para este "jornaleiro" devem ser, tal como para ti, "tudo bons rapazes".
Sem imagem de perfil

De Jorge a 02.08.2017 às 19:01

Deixe ver se percebi que os seus raciocinios são complexos.

Dizer que a morte do nosso adepto no Jamor e do Marco Ficini (que não conseguia andar à porrada em Italia e teve que vir até cá.... vicio caro, este de levar na cara) perto do vosso estádio aconteceu por responsabilidade de alguem ligado ao NN é mentira e cartilha a funcionar.

Ja os casos que refere relativos aos SD não há qualquer problema em atribuir responsabilidades. Não se deve a nenhuma cartilha, evidentemente.

É isto, não é?

Para relativizar anda mais a coisa só faltou referir os casos em que que alguém ligado as claques do Sporting tenha morto alguem ligado a outro clube.








Sem imagem de perfil

De O Cid a 02.08.2017 às 19:08

Jorge: as claques do Sporting não mataram porque não calhou, que tentar bem tentaram.
Ou o atear fogo ao Estádio da Luz com milhares de pessoas lá dentro era o quê? Serviço comunitário?
Sem imagem de perfil

De luis a 02.08.2017 às 12:49

existe alguma necessidade e diferença entre claques organizadas e outros sócios e
adeptos ? Não , basta ver o que aconteceu este fim de semana no Porto -Deportivo
da Corunha , adeptos perseguidos no exterior do estádio e agredidos , as ofensas
por essas claques legalizadas no decorrer dos jogos a outros clubes ,que nem estão
no mesmo estádio ,ofender, perseguir , agredir ,deve ser legal ,visto serem claques
legalizadas !
Em relaçao ao estádio do Sport Lisboa e Benfica , o Benfica tem o estádio mais seguro de Portugal ,antecipa-se a todos os outros neste aspecto , quando foi colocada a rede para proteçao dos seus adeptos e dos adversários .só algumas
pessoas do SCP se mostraram contra ,e eram seus dirigentes, agora o I.P.D.J.
através do seu presidente só deu tiros nos pés.
Sem imagem de perfil

De AL a 02.08.2017 às 13:09

Só não foi seguro no dia da lã.
Sem imagem de perfil

De Pedro a 02.08.2017 às 13:12

Para quando a fundação de uma claque ou grupo organizado de qualquer coisa de seu nome "Impunidade Boys".

Como se pode tudo naquela agremiação...

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 02.08.2017 às 13:33

Eu vou ter de insistir num ponto, já que tenho lido este argumento muitas vezes explanado pelo nacional-lampionismo.... a ideia de que por uma claque ser legalizada, passa a ser um conjunto de meninos bonitos, que não cometem crimes. Esta retórica de confundir temas, é o normal no nacional-lampionismo, portanto vou aqui apresentar alguns factos que contradizem essa retórica.

1- Quantas claques estão legalizadas em Portugal?
Segundo o meu conhecimento são 23 as claques.

2- Quem é o responsável pela legalização das claques?
O registo cabe ao promotor do espetáculo, isto é os clubes.

3- Que tipo de sanções incorrem as claques não legalizadas? E os clubes das mesmas?
As claques que não estão registadas fica-lhes vedada a atribuição de qualquer tipo de apoio por parte do clube. Em caso de violação desta proibição, o clube é sujeito a contraordenação e aplicação de coima, que pode variar entre €2500 e €250.000. A condenação pode ainda determinar sanção acessória de espetáculos à porta fechada por um período até 12 jogos.
Repito.... pois isto é muito importante.... o apoio por parte de um clube a uma claque ilegal, pode levar à porta fechada até 12 jogos.

Portanto, quando o benfica viu o tal processo ser levantado pelo IPDJ... a teoria era de que isso acontecia porque o director era um amigo do BdC.... depois como neste pais, nunca se pode condenar o benfica por nada, agora a teoria é de que como as claques legalizadas fazem violência, não existe nenhuma razão para que o benfica legalize as suas claques e assim cumpra a legislação! Cumprir a legislação é para meninos....

Acrescento ainda que a claque NoNameBoys é claque mais violenta em Portugal, como demonstram os dois assassinatos já cometidos.... a argumentação de que o presidente LFV não conhece nenhuma claque benfiquista, demonstra o gozo perante assassinos, e demonstra complacência e apoio a este grupo.
Sem imagem de perfil

De David a 02.08.2017 às 13:43

Sabe por acaso quantos elementos legalizados tem as claques do Sporting e Porto?
Sabe quantos elementos dessas mesmas claques são socios do clube?
Pois...!

Sem imagem de perfil

De Inocencio a 02.08.2017 às 13:50

E isso o que é que adita ou subtrai ao que o Schmeichel afirma ??
MENOS QUE NADA!
Sem imagem de perfil

De Jorge a 02.08.2017 às 14:13

Sempre tive curiosidade em conhecer esses numeros. Quer elucidar-nos?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 02.08.2017 às 14:15

David,

Esse é outro argumento do nacional-lampionismo.... perante o facto indismintível de que o benfica não está a cumprir a legislação, dizem que as claques do Sporting não registaram a totalidade dos seus membros.

Não lhe sei dizer quantos membros estão inscritos da JuveLeo, mas também presumo que você também não sabe, já que não é uma informação pública... uma coisa tenho a certeza, são bem mais do que os do benfica, e os lideres da JuveLeo estão bem identificados, ao contrário dos do NoName que ninguém sabe quem são.... aliás, são tão desconhecidos que até o LFV nem sequer sabe que o benfica tem claques...

Pois....!
Sem imagem de perfil

De Heraldo Carmo a 02.08.2017 às 14:05


É impossível , visitar este blogue,

Como é possível e já por bastas vezes os meus comentários terem sido aqui "censurados" e deixarem publicações de escumalha lampião proliferar, ao mesmo tempo que ofendem o clube e a inteligência de todos os que sentem o Sporting.
Estou a ser sincero, vocês não são do mesmo Sporting que eu, como bem diz o "outro", vocês são sportinguenses. Bardamerda, estou farto.

Heraldo Carmo
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.08.2017 às 14:41

O caro é um grande MENTIROSO, para não dizer ALDRABÃO !!!

Com esse pseudónimo e respectivo IP, NUNCA um comentário seu foi editado aqui.

É por de mais óbvio, que escondido no anonimato, típico dos cobardes, veio aqui para dizer mal do blogue que por qualquer motivo o incomoda.

Escumalha como o caro é dispensável neste espaço e agora posso garantir-lhe que se voltar aqui com esse pseudónimo e/ou IP, será mesmo rasurado. O mesmo para o outro "artista" que surgiu logo, quase por milagre, a subscrever a sua boca disparatada.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo