Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Maiores erros de Bruno de Carvalho, Pt1

Drake Wilson, em 10.02.17

 

20242033_z3tNp.jpg

 

 

#1 - Autodomínio emocional perante adversidade

 

Ao actual Presidente, são-lhe reconhecidos diversos comportamentos contraproducentes no que respeita ao domínio emocional, tanto externo como interno, de acordo com o que a sua posição de líder máximo do Clube/SAD lhe exige. Assistem-lhe actos de virilidade, que tendo como origem momentos menos positivos da performance competitiva da equipa, nunca produzem melhorias posteriores – pelo contrário, os maus resultados prolongam-se. Algo que o iliba como alvo de maior contestação por parte dos adeptos – que se revêm igualmente na sua frustração – embora paradoxal, tendo em conta que só o sucesso dos atletas permite a uma liderança o reconhecimento do seu sucesso, no médio e longo prazo.

 

#2 - Criação de Lobby’s

 

Sabemos que em Portugal, ser presidente de um Clube de Futebol de grande dimensão, permite ao detentor de tal cargo demasiada notoriedade e créditos desfasados dos reais interesses à integridade e consciência que se exige no desempenho do cargo – o que, por muito que nos custe, lhe atribui por intermédio da emocionalidade dos adeptos, tanta ou mais respeitabilidade do que a um alto representante do Governo. Se o Sporting pretende estar na linha da frente no que respeita a combater o “Sistema” ou impor a “Verdade” no Desporto, não pode jamais apelar a sportinguistas que gozem de privilégios estatutários de cargos públicos, que movam influências deliberadas a favor do Clube. Se hoje oferecemos um almoço a Lobby’s, amanhã será o Sporting a refeição.

 

#3 - Comunicação como líder

 

Bruno de Carvalho conhece bem a audiência para quem comunica. Sendo do Sporting, e conotando-se ao sofrimento dos adeptos do Sporting, conhece bem o que qualquer sportinguista quer e deseja perifericamente ouvir. Deste modo, desmobiliza a atenção do Adepto pelas reais questões que lhes deveriam imputar à consciencialização e meditação. Notórios são os frequentes argumentos em defesa desta presidência, essencialmente sustentados por comparações ao passado falhado (imensos), e não focados nas acções tomadas ao logo desta administração com resultados para o futuro (escassos ou nenhuns). Um pouco como no fenómeno político actual pela Europa, onde se assiste a uma tal sobreelevação da extrema-direita em virtude de um suposto fracasso da Democracia, aproveitando o desconhecimento da população pouco informada e consciente do que é uma real ditadura.

 

#4 - Diversificação de responsabilidade

 

Existe no Sporting um elevado número de directores, assessores e colaboradores que se revelam, aqui e além, pouco eficazes no sucesso da tarefa do seu cargo – ora por clara incompetência, ora por uma tal ausência de sentido de responsabilidade. Uma sofrível miscigenação de tarefas – o que é, para que serve e do que beneficia o Sporting com Augusto Inácio a Director de Futebol (não administrou nada), Augusto Inácio a Director Internacional (nenhuma intervenção reconhecida), Octávio Machado a Director de Futebol (zero interferência no planeamento), Nuno Saraiva a Director de Comunicação (sem dignidade deontológica), Carlos Vieira a Director Financeiro (que negócios realizou para o Sporting?) Miguel Albuquerque a Director de Secção (suspenso 16 meses), para citar alguns exemplos. Se nalguns casos a incompetência é o mote, devemos igualmente reconhecer que todos foram mobilizados em função de uma estratégia de “barulho” que Bruno de Carvalho pretendeu desde o principio. O que nos demonstra que a diversificação de funções neste Sporting, para além de um mito de simples peças de Xadrez, serve prioritariamente para defender a público a posição do Presidente – geralmente sempre contra o Benfica – em prejuízo da sua aplicação às necessidades do próprio Clube.

 

#5 - Só os investidores conhecem a situação real

 

Utiliza-se, de modo frívolo e virtuoso, a existencial colação entre numerológicos resultados financeiros presentes nos documentos disponibilizados pela CMVM. Não se pode exigir mais ao comum adepto – este tem a sua vida, e a sua vida (felizmente) não depende de Relatórios & Contas. Convém o adepto saber que todas as auditorias feitas às contas de uma SAD têm como base uma amostragem das mesmas, não podendo no seu todo ser consideradas como fidedignas. De acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade (que no caso das SAD cotadas se sobrepõem ao Plano Oficial de Contabilidade nacional), apenas os auditores devidamente creditados pelos investidores podem atribuir uma certificação legal providenciada por parecer. Quando alguém surgir numa caixa de comentários do Camarote Leonino, afirmando de que dispõe de provas inequívocas em como o Sporting está bem financeiramente, é porque faz uso de mentira gratuita.

 

#6 - Visão de Futuro

 

Tenho procurado alertar de modo responsável para este modelo de gestão extremamente perigoso no qual o Sporting está a navegar. O futuro do Sporting não está circunscrito a esta Direcção, mas esta circunscreveu-se nos últimos 2 anos aos próximos 5 anos, quando se iniciarem as verdadeiras amortizações deste consulado. Bruno de Carvalho, neste momento, deixou o Sporting estrangulado, não se prevendo alguma autonomia às próximas 10 gerações de presidentes. A reestruturação financeira do Sporting deveu-se exclusivamente ao envolvimento, como credor de uma entidade bancária com interesse em pagamento de juros ad eternum – existiam apoios externos alternativos que poderiam ter contribuído muito mais para o Clube, que nunca interessaram que se tornassem públicos.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:43

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


20 comentários

Sem imagem de perfil

De Maria a 09.02.2017 às 11:50

E estes serem os maiores, e não os únicos, é o que nos mostra que insistindo os adeptos no actual estado, de coisas e gentes, o futuro do Sporting não passa, não conseguirá passar, por se manter entre os Grandes.


Hoje podemos estar tranquilos que a máquina do menino já veio dizer que ele já usa aliança e o casamento está para breve. Ontem foi o papá e a tontaria. O que tudo isto diz? Que isto é tudo sobre ele nunca sobre o Sporting que vai acumulando angustias de resultados.


Um dia o Camarote Leonino vai ser um blog que se dedica a glórias passadas (e há matéria para um post por dia, coisa que daqui a uns anos não se conseguirá escrever sobre esta fase horrível do Clube), carros e a repórter da semana.


E cada um de nós - na tal vida privada que menciona - caladinhos e sujeitos ao gozo dos outros sobre este clube tornado anedótico por uma das pessoas mais ridículas e idiotas de que há memória.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.02.2017 às 12:45

#1 Embora paradoxal !! ..Sem duvida.
A psicologia humana é simples mas, nós tendemos em tornar-la complexa.
Igualzinho ao futebol jogado. Simples de jogar mas, os "expert" tornam-o paradoxal.

#2 "Se hoje oferecemos um almoço a Lobby’s, amanhã será o Sporting a refeição."
Desta gostei LOOOOOOOOLL!!.. Esperemos que muitos entendam, de entender !
A comparacao dos cargos também.
Contudo, os Lobby’s sao necessários e fazem parte da sociedade. A diferenca está no escolher. Simples ou complexo?

#3 "" .... sportinguista quer e deseja perifericamente ouvir. Deste modo, desmobiliza a atenção do Adepto pelas reais questões .... ""
Exatamente por só querer e desejar periféricamente ouvir é que o simples vira, complexo.
Os bons feirantes utilizam frases simples para atrair clientes. Os maus feirantes , mostram a fachada do produto!

#4 Delegar responsabilidades é essencial e ótimo para o bem estar de todos.
Diversificar, é complicar! Como DW mostra no texto.

#5 ""Quando alguém surgir numa caixa de comentários do Camarote Leonino, afirmando de que dispõe de provas inequívocas em como o Sporting está bem financeiramente, é porque faz uso de mentira gratuita""
Ufff!!.. Essa doeu. LOOOOOOOOOOOOLL !!
Por a minha parte, já o escrevi aqui muitas vezes. As continhas e os truquezinhos :))

#6 ""Visão de Futuro""
Os que vemos, já nos apercebemos dos seus alertas mas, o sportinguista, especialmente o que vota continuar querendo ouvir, só as periferias, nada mudará.

P.S. A minha opinao, repetindo o que já algumas vezes aqui escrevi...
Ou aparece alguém que tenha carisma e seja um bom "feirante" e derruba o poder instalado ou entao, só vejo uma solucao. As derrotas, especialmente no futebol.
Nao, nao serao as continhas, diretamente !!!!..

NOTA: Eu acho que os sportinguistas que o leem, deveriam comecar a perguntar-se se o (Man)Drake Wilson, nao seria porventura o Presidente ideal !!
Se o DW é tao carismático quanto escreve, faca-nos o favor

Abrazzzo
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.02.2017 às 13:44

Corrigindo...
Parece-me mais correto asiim
Faca-nos um favor e nao o favor
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 09.02.2017 às 12:49

Caro Drake,

Não vou argumentar contra o seu post, vou só fazer este reparo.... em democracia vota-se numa lista, e não contra listas.... por muito que se argumente contra o mandato de BdC, eu ainda não percebi qual a alternativa democrática apresentada.

Eu quando votei em BdC em 2013, nunca tive a ideia de que BdC iria ser perfeito, eu apenas queria uma mudança brusca na comunicação e na gestão do Sporting..... foi isso que aconteceu!
Quando se analisa o mandato de BdC, tem de se falar nos 4 anos, e não apenas no ultimo ano.... a argumentação normal de defesa de BdC utiliza em recorrência o passado recente, situação que é perfeitamente justificável tendo em conta que foi por essa razão que BdC foi eleito, mas acho que esse tipo de argumentação comparativa a Godinho Lopes no próximo mandato de BdC já não tem sentido.... as comparações agora têm de ser feitas com objectivos mais ambiciosos.

O caminho de futuro é muito simples…. aposta na formação, contratação criteriosa, e aposta no eclectismo. Este programa só não foi cumprido neste ultimo Verão, mas foi seguido na maioria do mandato.
Sem imagem de perfil

De PSG a 09.02.2017 às 13:10

Não sei se essa mudança de paradigma ( ) não tem segundas intenções, o fato de treino não pode ser sempre desculpa.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.02.2017 às 13:12

Schmeichel,

eu sei que a conversa é com DW mas, aqui passaste-te LOOOOOOOLL !!
""....Este programa só não foi cumprido neste ultimo Verão, mas foi seguido na maioria do mandato.""
Especialmente nestes dois critérios ""contratação criteriosa, e aposta no eclectismo.""

Criteriosa; Sarr, Dramé, Ciani, Ewerton, etc, etc, etc, etc,etc .... LOOOOOOLL !!
Só falo de futebol pois, nao sei o que passou nas modalidades.
Ecletismo: ecletismo ou foi a profissionalizacao de várias modalidades? O basket das miudas foi á vida!!
Bom, se as modalidades na individualides desportiva forem rentáveis, nada a contrapor.
Mas...... será que é assim?
Ecletismo sim, profissionalizacao massiva só porque sim, nao !!

Foram 4 anos de tricas e intrigas. Dá-me pena que sejam mais... ??? Ele ganhará porventura mas, nao finda o mandato. Parece-me!!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.02.2017 às 13:27

Para ajudar ao criterioso, critério.. LOOOOOOOOOOOOOOLL!!
Compra no verao, para mandar embora no inverno. Compra no inverno, para emprestar no verao !!
Desculpa Schmeichel mas, por vezes poes-te em posicoes incómodas.
Defender, com a táctica do autocarro nao é a melhor!!!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 09.02.2017 às 15:00

Grande Carlos!

Vamos separar os assuntos:

- contratações: não existe equipa no mundo que acerte em todas as contratações.... no caso do Sporting de BdC, existiram várias boas contratações qualidade/preço (repito qualidade/preço), porque em termos comparativos com os nossos rivais que gastaram como exemplo 22M no Jimenez, 16M no Rafa, 20M no Imbula, e 12M no Adrian Lopez para depois estarem no banco.
No caso do Sporting tivemos contratações/vendas com valorizações de 100 vezes, como o caso do Slimani. A maior parte das listas criadas com as 100 contratações de BdC, são jogadores contratados para a equipa b....
Apesar de termos cometido erros nas contratações, não me recordo de termos tido na ultima década melhor politica de contratações e comparando com os rivais, claramente conseguimos com menos dinheiro aproximar-nos deles.... logo algo de positivo teve de existir na politica de contratações.
Este ano, toda a gente concorda que as contratações foram mázinhas, apenas o Bas Dost se safa....

- ecletismo: queres maior aposta que a construção do novo pavilhão?! o regresso de várias modalidades?!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.02.2017 às 17:04

O que é que tem a ver o pavilhão com a conversa..
Ô Schmeichel, és demais!! LOOOOOOLL!!
Vamos lá para o pavilhão, malta. Ahh!!.. Não está ainda acabado. Parece que há uma nova derrapagem nos custos.
Sem problemas, pedimos aos sportinguistas que voltem a contribuir com um cinquentinha.

O pavilhão, seja benvindo. Até lá vamos ver o eclético, atletismo, ciclismo, desportos radicais, ténnis, boccia, etc..
Tem piscina o pavilhão?? Assim metemos lâ também os piscineiros LOOOOOOOOOOLL!!

Não, não acho que deva ser arma de arremesso, muito menos bandeira eleitoral..
Não está terminado.
Não está terminado
Não está terminado
Até lá pode o mundo dar muitas voltas.

P. S. Schmeichel, a táctica do autocarro não serve. Na minha equipa joga o Jardel, o João Pinto e o Sá Pinto.. e dois laterais abre defesas
LOOOOOOOOOOLL!!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 09.02.2017 às 17:23

Carlos,

O facto de não termos um pavilhão próprio, significa que não temos uma casa para as modalidades.... e isso significa um erro histórico.... na minha forma de ver, acho que vai tornar as nossas equipas muito mais fortes ter um pavilhão a que possamos chamar casa.
Tenho de valorizar o regresso de uma das minhas modalidades preferidas.... o hóquei! E de poder voltar a fazer um dia inteiro à Sporting....

Na minha opinião é a maior bandeira eleitoral a construção do pavilhão.... eu dei os 50€ com gosto... eu sou do Sporting, não só do futebol.... mas aceito que a maioria dos sportinguistas queira é saber só do futebol!

O pavilhão está à vista de todos os que o querem ver.... é só ir a Alvalade!

Abraço leonino!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.02.2017 às 19:18

""Na minha opinião é a maior bandeira eleitoral a construção do pavilhão""------Não, não acho que deve ser arma de arremesso, nem muito menos bandeira eleitoral..
Não está terminado.
Não está terminado
Não está terminado
Nao está terminado.
Nao está terminado.
Nao está terminado
Até lá pode o mundo dar muitas voltas !!!

""eu sou do Sporting, não só do futebol""
Eu também, é só ler os meus comentários com mais atencao. Acho até que todo o sportinguista assim pensa.
Futebol é a bandeira, o ecletismo o orgulho !!

P.S... Esta conversa, é uma das periféricas coisas que o DW escreveu !!
Sem imagem de perfil

De Verde Protector a 09.02.2017 às 14:55

Acho sempre ouvir o comentário que só este ano correu mal e temos de analisar os 4 anos.
Os outros 3 anos foram bons? Ganhámos a Taça de Portugal, apesar do presidente.
Marco Silva nunca dispôs de bons reforços (Naby Sarr, Slavchev, etc) e ganhou um título, apesar de ter uma "agenda própria" contra o Sporting. O seu trabalho foi boicotado e foi posto em causa pela administração ao longo da época, mas os sócios não foram "na cantiga" e não apoiaram a saída. Por isso, correu razoavelmente bem, mas não foi por causa do BdC. Este só teve o mérito de escolher o treinador no início da equipa.
Com Jesus, também começou bem, mas tudo se tem deteriorado. Ganhou a Supertaça, num jogo a que acedeu graças à conquista da taça por Marco Silva. Neste caso, BdC tem de aguentar, pois em mais um "brilhante acto de gestão" renovou por vários anos com Jorge Jesus. Não tem alternativa. Tem sempre de o manter.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 09.02.2017 às 15:07

"Marco Silva nunca dispôs de bons reforços (Naby Sarr, Slavchev, etc).."

E o Nani?!? Até parece que a equipa do Marco Silva era muito fraquinha....

O verdadeiro obreiro desta equipa do Sporting chama-se Leonardo Jardim.... transformou uma equipa que fez a pior época na história numa equipa que lutou pelo titulo! Apostou no William (que andava perdido na Bélgica), no Adrien, no Cédric, criou o Slimani, etc.
O Marco Silva cometeu alguns erros, tais como demorou muito tempo a perceber o potencial do João Mário.... ou colocar o Saar à frente do Paulo Oliveira.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 09.02.2017 às 15:30

E tinha o Carillo também. :-D

Não tente reescrever a história.

Ele apostou inicialmente no Paulo Oliveira que foi um desastre na pré-época. Perante a saida do Dier, sobrou o Sarr e foi nesse que apostou durante meia duzia de jogos.

Em relação ao JM, defina " muito tempo".Caso não se lembre, o JM fez 30 jogos no campeonato nesse ano....Ou o meu amigo é muito apressado ou não pode ter sido assim tanto tempo.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 09.02.2017 às 16:34

Jorge,

Qual foi a equipa que iniciou o campeonato no tempo do Marco Silva? Naby Saar e André Martins a titulares.... e o Paulo Oliveira e o João Mário no banco.

É verdade que o João Mário jogou 30 jogos (23 a titular com MS, contra 31 a titular com JJ) mas as pessoas esquecem-se que nos primeiros 5 jogos do Marco Silva foram 4 empates, e só depois disso é que começou a apostar no João Mário....
Sem imagem de perfil

De Verde Protector a 09.02.2017 às 15:37

Concordo com o que disse. Leonardo Jardim teve muito mais mérito na construção e identificação de novos valores.
Mas repare que com Marco Silva, quando chegamos a Janeiro, BdC diz que os reforços vão ser Slavchev, Gauld, Geraldes, tudo jogadores em quem o Marco Silva não apostou. Jorge Jesus também não, mas o tratamento aí foi diferente.
E grave foi Jorge Jesus dizer passado 1 mês de estar no Sporting que se queria ir embora. Não foi muito falado, mas a verdade é que ele quis dizer que o actual funcionamento do futebol era mau, o que é uma crítica ao actual presidente, de que este não soube organizar o departamento de futebol.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 09.02.2017 às 16:27

Verde Protector,

O tratamento dado por BdC ao Marco Silva e ao JJ foram diferentes... nunca me ouvirá dizer que foram iguais! Não se pode dizer é que o Marco Silva não tinha um bom plantel, e que a grande diferença foi que o MS se recusou a definir-se como candidato ao titulo.

Quanto a essa teoria do JJ se ir embora.... acho que é um misto entre realidade e ficção.... acredito sim que o JJ tenha ficado algo desapontado com a falta de estrutura no Sporting.... mas isso não pode ser só uma critica ao BdC, mas sim à falta de liderança estratégica ao longo de décadas, por exemplo o benfica demorou mais de 10 anos a criar essa mesma estrutura.

SL
Sem imagem de perfil

De gatopreto a 09.02.2017 às 17:36

Na verdade eu fiz-me sócio do Sporting quando Jorge Jesus veio para o Sporting e sou o sócio 120xxx de lá para cá somos 150xxx isto deve querer dizer que a época passada por algum motivo houve finalmente muita crença em sermos campeões se o Sporting não fosse um clube tão dividido como é e aprendesse com lampiões e morcões teríamos atingido esse objectivo é isto que eu penso e enquanto alimentarmos quezílias que veem do SLB e FCP para nos desestabilizar vai ser muito difícil. Agora não acho que uma seleições tenham de ser motivo de desunião mas deviam ser mais para engrandecer no debate de ideias construtivas o que de bom o SCP teve no passado tem no presente e o que corrigir no futuro

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo