Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Manifesto contra o futebol

Rui Gomes, em 21.01.18

 

«O que Sérgio Conceição disse de Rui Vitória – comparando-o a um boneco do filho – é comparável ao que Jorge Jesus disse em 2016 do treinador do Benfica. Entre outras preciosidades linguísticas explicou ao país que o homem não tinha unhas para um carro de alta cilindrada porque nem sequer o definia como treinador.

 

111.jpg

Entretanto o pobre treinador do Benfica, um “xoninhas” que não parece aquecer ou arrefecer, ganhou tudo o que havia para ganhar nos últimos dois anos em Portugal. No entanto, mesmo entre os benfiquistas, continua a existir uma desconfiança em relação às suas qualidades. Ao mínimo deslize lá vêm as críticas, os lenços brancos, o medo de que o homem não consiga levar o barco a bom porto. E os treinadores adversários, com um perfil oposto ao de Vitória, aproveitam logo para esticar a corda e sangrar a ferida.

 

O que quero dizer com isto é uma coisa simples e bastante assustadora. Em Portugal prefere-se quem fala alto a quem é manso. Sérgio Conceição ainda não ganhou nada na sua carreira de treinador mas a sua confiança é tal, a sua brutalidade é tão natural que grande parte dos benfiquistas, mesmo que peça no estádio pelo penta, no fundo dos fundos, acha que Conceição é melhor treinador do que Vitória.

 

O futebol é uma selva. É um recreio de crianças onde a crueldade não se esconde. Se repararmos bem, nas comissões de honra de Pinto da Costa, Bruno de Carvalho e Luís Filipe Vieira estão combatentes contra o Estado Novo, democratas genuínos e respeitáveis personagens que criticam a falta de respeito de alguns políticos pelas instituições. Manuel Alegre está ao lado do presidente do Benfica, Eduardo Barroso mantém-se firme no apoio ao presidente do Sporting, Rui Moreira é um conhecido apoiante de Pinto da Costa. São os nomes que me ocorrem, poderia dar mil outros exemplos de gente que fora do futebol seria capaz de matar ou morrer para defender a democracia. Qualquer um deles acharia repugnante apoiar cada um dos três presidentes se estes fossem candidatos políticos a uma qualquer eleição.


Um paradoxo interessante. É que o futebol não é democrático. A única coisa que importa é ganhar, o resto dá-se de barato. Quando um pobre jornalista faz uma pergunta a sério os protagonistas olham de lado, sorriem com desdém ou ameaçam quem a faz. No futebol concorrer a umas eleições com quem está no poder é quase uma impossibilidade – quem se atreve tem como certa uma viagem ao inferno.

 

Para que não existam equívocos: o futebol profissional (como o conhecemos) não é um desporto e não é uma democracia. O futebol não é para totós ou para gente realmente séria. No futebol é admissível socialmente que as pessoas não se portem bem. Podem chamar nomes aos árbitros, fazer esperas aos jogadores, intimidar adversários e alimentar conversas de café em que se aliviam as tensões que, noutras circunstâncias da vida, teriam de ser caladas.

 

No futebol os sócios dos clubes não votam em candidatos que pareçam realmente sérios – são considerados anjinhos. Gente que não saiba reconhecer o bas bond dificilmente ganha eleições. Gente que não pareça familiarizado com as trocas de favores, os meandros da arbitragem ou a linguagem marialva não ganha eleições.


O futebol é uma máfia. Com claques que são os escudos dos presidentes. Com a aprovação cobarde de uma classe politica que assim legitima os usos e costumes do futebol. A única vez do ano em que vemos deputados de todas as cores partidárias em convívio é nos almoços ou jantares anuais oferecidos pelos presidentes dos maiores clubes.


No futebol ninguém leva a mal. É uma brincadeira. Rimo-nos com os programas de televisão, com os comentadores mais perversos. Divertem-nos. Criticamo-los mas vemos. A comunicação social critica mas potencia isto. Precisa disto.

 

Os chamados homens o futebol são tipos vividos, “pintas” que falam um léxico próprio e defendem o “cheiro do balneário” como statement filosófico e o “chico-espertismo” como modo de vida. São personagens da noite, personagens de alguns livros de Cardoso Pires.


As elites adoram-nos porque são tudo o que elas não conseguem ser, o seu modo de estar desperta o lado infantil dos que na sua chata vida têm de se comportar em chás das cinco, festas de beneficência e reuniões formais. O povo adora-os porque são o que mais próximo têm do sabor de uma vingança.


O futebol une as classes sociais num objetivo comum: ganhar e viver em transgressão, do lado dos espertos e não dos totós.


Coitado do Rui Vitória. O que o safa é ganhar».

 

Texto da autoria do escritor Luís Osório

 

***Agradecemos a referência ao nosso estimado leitor JOÃO PAULO GONÇALVES

 

publicado às 03:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


11 comentários

Sem imagem de perfil

De Hugo Gomes a 21.01.2018 às 07:14

Belíssimo texto e infelizmente vem trazer a nu a verdade nua e crua.
Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De Pastor a 21.01.2018 às 10:49

Optimo texto que coloca , e bem, o dedo na ferida.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 21.01.2018 às 14:06

Desta vez Luis Osório deu-lhe em cheio. Só discordo do ponto onde ele deixa subentender que isto é exclusividade do futebol.
Não, não é!!
Como se comportam os politicos de
esquerda e sua guarda??.. Então, as politicas. Ohhh!! Lá!!Lá!!.. :)))
Como agem os (muitos) Presidente de Câmaras?
E esses "lutadores" da igualdade do género?? Uff!!..
Parece-me que é transversal à completa sociedade portuguesa. Ninguém se preocupa em estudar e melhorar esse fenómeno.

O futebol é só o reflexo mais visível.
Pois, chega até ao mais inculto e enquanto esse inculto encher os bolsos à "malta" e se entretiver entre eles...No problema!!!!..

Mas sim, problema!! É que as novas tecnologias trouxeram um poder extra a estes incultos.
E ninguém sabe lidar com isso... Guerras feias, mesmos feias sempre houve.. A diferença está na amplificação de essas guerras via estas novas modernices :)))
É só observar os blogues, Facebook, etc. Todos dizem e fazem insultos e ninguém repreende.

Os próprios "donos" de blogues facebook, na sua grande maioria, quando lhes faltam argumentos, são os primeros a entrar por o insulto.
Os empregados de clubes e os seus cartilheiros(não vejo mal nenhum nisto, sendo utilizado positivamente) nas TVs, e os jornalistas quase sem exceção amplificam ainda muito mais o problema visível.

E aqui repito..
Enquanto o povão encher os bolsos à "malta" e se entretiver entre eles...No problema!!!!..

P. S.. Haja mais Ósorios!!
Sem imagem de perfil

De Manuel Pinto a 21.01.2018 às 15:33

Está provado e comprovado que mais de 80% da população tuga é ignorante e padece de iliteracia. A esta percentagem eu junto, adiciono os mais de 40% de portugas (num universo de 11,6 milhões) que vivem em Portugal e que para além de ignorantes, iletrados, também não têm memória, só possuem moela, e muitos são mesmo hipócritas, tontos, sonsos por natureza, por fanatismo ou pior, por interesse !!

Este texto aqui transcrito é prova DISSO. É que faz crer (aos tais que não têm memória, só moela) QUE foi o SC quem abriu as hostilidades, QUE foi o SC quem começou. Quando o SC apenas questionou a tal incoerência, a tal sonsice do RV quando comeu e calou em Vila das Aves e Dragão... em que foi beneficiado!!

Isto dito, prefiro mil vezes um SC com o coração perto da boca... do que um sonso, um hipócrita como o RV que apenas é a voz do dono e que recebeu 2 milhões de prémio por ter sido 2 vezes Campeão à custa de vouchers, e-mails, padres, porta 18, clubes comprados, jogadores subornados...

Sim, a PJ, o DCIAP de Lisboa estão mesmo a investigar. Não fui eu que sonhei.

Sem imagem de perfil

De José Martins a 21.01.2018 às 16:06

Por outras palavras, outro Apito Dourado, mas em vez de beneficiar o Porto beneficia os Benfas.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 21.01.2018 às 16:24

LOOOOOOOOOOLL!!..
Fantástico. Para explicar tudo isso precisa de recorrer a todo esse palavreado.
Os outros é que são feios, porcos e...

P. S. Para manutenção do blogue, suspende-se temporáriamente (eternamente) :))) a participação de determinados leitores
Sem imagem de perfil

De Tecaneles a 21.01.2018 às 16:30

Esse leitor Manuel Pinho se não existisse teria de ser inventado.

É bom para o humor de domingo já que o tempo não ajuda com chuva e neve.
Sem imagem de perfil

De Tecaneles a 21.01.2018 às 16:30

Pinto
Perfil Facebook

De João Paulo Gonçalves a 21.01.2018 às 18:23

Obrigado pela referência, Rui Gomes.
Comentários positivos de quem se deu ao trabalho de ler, com uma excepção habitual. Infelizmente ainda há quem naquele texto só consiga encontrar motivos para mostrar a doença grave que é a clubite.
A única falha do texto talvez seja a de usar exemplos reais para exemplificar o lodo em que vice o nosso futebol...
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 22.01.2018 às 10:44

Excelente texto. Pena que nem toda a gente tenha sensibilidade para absorver a sua natureza e abrangência!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo