Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Maus fígados

Rui Gomes, em 15.11.17

 

O destino de Itália talvez demonstre que os grandes adversários, mesmo desleais, são imprescindíveis.

 

19668301_GZJst.jpg

O futebol italiano teve tudo. Foi a Premier League antes de haver Premier League. Houve tempos de excursões ao Milanello, o centro de treinos do Milan, para espasmos de admiração colectiva. Os grandes clubes italianos eram a grande vanguarda do futebol em todas as áreas, da prospecção às geringonças médicas, das legiões estrangeiras de fãs ao monopólio dos Maradonas e Van Bastens. Quem encontrava um treinador italiano não podia resistir ao impulso de levar a mão à carteira. Hoje é o treinador italiano que desconfia das segundas intenções do mais simplório dos adversários.

 

O "calcio" perdeu duas décadas, incluindo o salto para o século XX, que só está a dar agora. As razões são à escolha, mas a corrupção, a batota e a bancarrota financeira são incontornáveis, bem como um derivado desses problemas: a falta de competitividade em diferentes fases de paralisação deste século XXI, repartido entre o império do Inter (cinco títulos seguidos), o império da Juventus (seis) e um trono ao deus-dará. Ter adversários de ponta é imprescindível. O stress e a busca continuada de melhores métodos e recursos são a única forma de manter vivos os clubes e as ligas.

 

O irónico do ambiente em Portugal é que qualquer um dos três grandes - Sporting, Benfica e FC Porto - deve alguma coisa aos outros dois, ou porque seguiu descaradamente um caminho aberto por eles, ou porque se deixou aburguesar e precisou do enxovalho dos rivais para voltar aos trilhos. Compreendo as queixas, assinei muitas nos últimos 20 anos, mas também seria simpático reconhecer que a testosterona extra desta guerra dos grandes não produz só caos e vergonha. Se, no próximo Mundial, Fernando Santos tiver de forçar os neurónios porque há 17 bons jogadores a mais na Selecção, também isso se ficará a dever aos maus fígados de Sporting,  Benfica e FC Porto.

 

José Manuel Ribeiro, jornal O Jogo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:45

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


13 comentários

Perfil Facebook

De Indiana Julio a 15.11.2017 às 10:47

Que mania incluir sempre o Sporting em assuntos despropositados como se ao Sporting se lhe tivesse sido permitido lutar com as mesmas armas dos outros 2 rivais.

O Sporting foi espoliado, roubado,enganado durante os ultimos 30 anos pelos outros 2 que açambarcaram quase 99% dos titulos e taças à base da corrupçao e trafico de influencias e nunca ninguem se importou com isso ,em que continua a faltar a coragem a muitos jornalistas de escreverem o real em vez da ficçao.
Sem imagem de perfil

De antonio a 15.11.2017 às 11:13

O tema do post é interessante e no que ao futebol italiano diz respeito tenho que concordar. No entanto nao posso deixar passar o disparate que o clima de guerra é ótimo para a competitividade dentro das 4 linhas.

1. Benfica e Porto lutam obrigatoriamente pelo título. Nada disto mudou desde há 30 anos, com ou sem guerras.

2. Sporting luta pelo título de novo, dado o elevado investimento nao é mais do que sua obrigacao ser um candidato forte.

3. A selecao portuguesa deu um salto de qualidade com Fernando Santos, nao apenas pelas novas escolhas que tem integrado a equipa (Renato no Euro, Cedric, Raphael, Adrien, etc), mas também pelo amadurecimento de alguns dos nossos craques - que os elevou a um nível nunca visto antes (Cristiano, Patrício e especialmente Quaresma).

Portanto nao é correto afirmar que o clima de guerra sustentado pelo Bruno e seu escudeiro Saraiva traga algo de bom ao futebol.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 15.11.2017 às 11:25

Até estava a gostar da crónica mas ... Upps!. Um momento.
17 bons jogadores portugueses a mais!?!?

R. Patrício/......... José Sá/A. Lopes
Cédric/N.Semedo
Pepe/ .......... Fonte/......
Guerreiro/.......
William/ Danilo
J. Mário/Adrien Silva???? /......
G. Guedes/Bernardo Silva??/Gelson
André Silva??/ C.Ronaldo
Nota: (os espaços diferenciam a qualidade ou a falta de um craque para a posição)

Depois, nada!!
Desculpe o cronista... Bola!
(E atenção, sem o C.Ronaldo voltaremos ao antigamente.)

Cancelo, V. Rodrigues, Antunes, Eliseu, R.Neves, Moutinho, André Gomes, Neto, B. Alves, R. Ferreira, M. Fernandes, Ronny Lopes, Bruma, Renato Sanches, Edgar Ié,.....
Sem querer ser antipático com os jogadores... Os clubes onde jigam já muito diz da qualidade deles. (espero que não leiam o Camarote Leonino) :)))))
Alguns até podem servir mas...
Dos Paciência, André André, André Almeida e outros que tal, bons rapazes nada mais que isso.

Bom, ontem viu-se!!
Não o resultado, sim a qualidade dos jogadores.

P. S.. Que bom era mesmo termos sim, esses 17 a mais :)))


P. S. S... Rui,
Fui excessivamente exagerado??.
Não, pois não .
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 15.11.2017 às 12:57

Ao contrário do que muita gente diz, a Itália continua a ter uma boa selecção, na minha opinião este seleccionador italiano cometeu alguns erros, jogar com 3 centrais, não apostar em jogadores que desequilibrem ofensivamente (p.ex tinha o Insigne no banco e nem sequer entrou...). Mesmo que esta selecção seja mais fraca que no passado, tinham a obrigação de se qualificar.
A quebra do futebol italiano resulta muito da crise financeira italiana, já que os grandes patrões italianos eram os donos dos grandes clubes italianos, e o investimento caiu muito....

Em relação a Portugal, tudo gira à volta dos 3 Grandes, e foi a aposta nas equipas B que deu um impulso ao aparecimento de novos jogadores. Outro aspecto que também não foi referido foi a nacionalização de jogadores que não nasceram em Portugal, Pepe, Guerreiro, A.Lopes, R.Ferreira, K.Rodrigues, R.Lopes, entre outros são o exemplo de que devemos estar atentos à diaspora portuguesa.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 15.11.2017 às 13:33

Schmeichel,

A Itália não tem boa equipa, desculpa.
É o nome, nada mais
Verrati, Candreva, Belotti, etc..Jogadores medianos, não craques
Insigne, Immobile, niente buoni!! :)))
Contudo o maior problema é o não terem jogadores decisivo e as guerras internas.. Sim, eles também tem dessas coisas. Se o jogador joga no Napoli ou AC Milan, no Inter ou na Fiorentina, por exemplo.

No jogo, jogado.. Jogam e jogam e parecem o Sporting aos cruzamentos e não teem sequer um pinheiro lá na área.
Jogam e jogam e não rematam à baliza, parecem Portugal de outros tempos.
Repara que até teem que nacionalizar brasileiros de má qualidade.. Eder, Jorginho e .....

O Cannavaro bem disse: contratamos extrangeiros sem qualidade. Cepos!
Esquceu de acrescentar: trabalhamos atualmente mal a formação.

A Itália não tem boa equipa!
Tática prá lá ou prá cá. :)))

Abrazzzo
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 15.11.2017 às 14:44

A Itália tem mais que equipa para eliminar a Suécia.....

Buffon foi considerado melhor GR do mundo.... e tem na calha o puto GR do Milan. Continuam a ter 2 dos melhores centrais do mundo, o Chiellini e o Bonnuci. Têm o Candreva que é um ala muito bom, o Verrati é um belo médio centro, o Insigne é um criativo.... Isto não é uma equipa fraca! Podes dizer sim, que não é do nivel de algumas selecções do passado da Itália!

Mas a Itália ganhou títulos no passado sem ter grandes equipas... eu não sou desse tempo, mas a equipa do Rossi que eliminou a melhor equipa brasileira de sempre....

Neste jogo com a Suécia, a Suécia praticamente não saiu do seu meio campo..... fiquei com duvidas quem é que jogava o catenacio.... mas concordo que o jogo italiano é muito básico e repetitivo, por isso critico a táctica do treinador italiano de 3 centrais, e sem um criativo na frente.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 15.11.2017 às 16:18

Está interessante a conversa!

Eu não estou de acordo com Verratti ou Insigne mas, esses são ponto de vista diferente.
Contudo, 4 ou 5 não são suficientes para dizer que é una boa seleção.
Não marcam golos, não chutam à baliza e quando o fazem é péssimamente Se não ganharam à Suécia, tá claro porque.. Não sabem fazer golos. Chutar à baliza :))) Pois, no restante foram superiores. 180 minutos, zero golos.
Perderam com a España e não foi por poucos... Isso diz muito!

Se a Juventus faz alguma coisa na Europa é muito graças ao Dybala, Mandzukic e Higuaín. Estrangeiros!!

A seleção do Paolo Rossi era uma equipaça..Apesar do catenaccio utilizado quando partiam para o contra-ataque dava prazer ver essas correrias vertiginosas, especialmente feitas por Conte e finalizadas por o P. Rossi, Cabrini ou Tardelli...
Zoff, Bergomi, Scirea, Colovatti, Cabrini, Bettega, Tardelli, Oriali, Dossena, Gentile(o destrutor de Maradona) Rossi, Conte, Causio..Eram quase todos da Juventus .
Sim, na fase de grupos tiveram a sorte dos deuses(por um golito classificaram à frente dos Camarões).....
Mas, a partir daí foram todos as grandes seleções a eito..
Argentina de Maradona, Brasil de Zico, Polónia de Deyna e Lato para depois na Final ganhar 3 a 1 à Alemanha de Rummenigge Breitner, Stielike, Schumacher, Hrubesch, Magath, etc... Ufff!!. Se não eram bons.
Os de 2006 igualmente bons.
Das duas vezes anteriores, também eu não me lembro

Viva as suecas. LOOOOOOOOOLL!
Parece-me que no sábado próximo teremos aqui na rúbrica das leoas alguma sueca sportinguista
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 15.11.2017 às 16:27

Acabo de ler um artigo no jornal..
Como o nosso ídolo Éder é culpado do desatre da seleção italiana..
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLL!!
Que risada.

O que os ingleses rebuscam!
Incrível!!..
Gandaaaaa Éder. Já voltaste a fazer dss tuas.
Eliminaste um concorrente
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 15.11.2017 às 17:26

Numa coisa concordo contigo..... Viva as suecas!!!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 15.11.2017 às 18:04

Sueca sportinguista? A mulher do Figo
A selecção de Rossi que derrotou na final do mundial aquela que para mim foi a melhor equipa do Brasil. Zico, Falcão, Cerezzo, Junior, Luizinho, Socrates, etc. Que luxo!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T, a 15.11.2017 às 21:10

Nao gosto de mulher casada.. Muito problema, por uma horita LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLL!!!

Nao me parece que ela seja sportinguista. O L.Figo só jogou no Sporting!!
Haverá por aí mais alguém. O Rui conhece muita gente.
Deve estar já a "rechecher" . Alguma atleta das modalidades deve haver.. Somos ou nao somos um clube écletico e multi-cultural ?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 15.11.2017 às 23:54

Caro José Sousa

Permita-me uma correção: esse Brasil-Itália não foi na final.

Cumprimentos
Mário Ferreira
Sem imagem de perfil

De Aracaçu a 15.11.2017 às 15:32

Uso uma frase que um conhecido treinador português usou quando disse "É preciso varrer a porcaria da Federação Portuguesa". Neste caso p/ a Itália é necessário "varrer a porcaria" que há na Federação Italiana, as múmias como disse o Paolo Cannavaro, irmão do campeão mundial Fabio Cannavaro. A eliminação deles não aconteceu por acaso. Por que só há neste momento 1 grande equipe italiana a dar cartas na Europa? (Juventus) Porque nos colossos Real Madrid, Barcelona, Bayern, Manchester United, não há 1 jogador italiano de destaque que faça a diferença como houve em tempos idos... Porque a Liga Italiana tem cada vez menos qualidade e audiências, além de estádios muitas vezes despidos de público? Incluindo o da própria Juventus em jogos do campeonato italiano contra Baris, Sassuolos, SPAL´s, Beneventos, etc.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo