Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Apito Dourado teve consequências

Rui Gomes, em 19.06.17

 

Dois raciocínios que (pasme-se) ficaram por fazer sobre o caso dos emails

 

19668301_GZJst.jpg

1 - Apesar da enxurrada de coisas, a maior parte delas hipocrisias, que o director de comunicação do FC Porto lá conseguiu arrancar à Imprensa de Lisboa (como quem arranca um dente), ainda ficaram pelo menos dois raciocínios por fazer sobre o caso dos emails. O primeiro diz respeito à falácia de que o processo Apito Dourado não teve consequências. Teve. O FC Porto perdeu a face e viu travada a sua expansão pelo país, talvez até pelo mundo, na fase desportiva mais rica da sua história. Quem tem acesso às estatísticas certas (de vendas de jornais que teimaram em encurralar na conotação com o FC Porto, por exemplo) sabe bem disso. Mas essa parte é subjectiva; há uma muito mais concreta: a fragilidade do FC Porto permitiu finalmente que a arbitragem fosse trasladada do Porto para Lisboa, com a disciplina a reboque, e conduziu ao desequilíbrio de forças a que chegámos. O Apito Dourado não teve consequências?!?

 

2 - O Conselho de Disciplina da Federação Portugueaa de Futebol pede celeridade no esclarecimento dos emails. Compreendo o pedido porque compreendo o público ao qual ele se dirige, mas a celeridade não vem ao caso neste dossier dos emails. Só será célere se o objectivo for o encobrimento. Como pode ser célere quando põe em causa talvez uma década de selecção de árbitros nas associações distritais? Como pode ser célere quando envolve um presidente da Liga que cumpriu um mandato cheio de imbróglios e se assume "ao TEU LADO, Luís Filipe"? Como pode ser célere quando remete para a descida de divisão de um árbitro internacional, entre vários outros casos ramificados? A única forma de disputar as competições, "desde o dealbar da época desportiva 2017/18, num ambiente de regularidade e estabilidade", é pedir a Adão Mendes, Pedro Guerra, Paulo Gonçalves, Luís Filipe Vieira, Nuno Cabral e ao inimputável Mário Figueiredo que vão ao CD pôr por escrito que é tudo mentira e depois suspender o FC Porto. Ou, mais pacificador ainda, acabar-lhe com o direito à existência.

 

 

José Manuel Ribeiro, jornal O Jogo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


31 comentários

Sem imagem de perfil

De splendid_try a 19.06.2017 às 10:54

Vindo do jornalista em questão vale ZERO!!!!
Só quem não sabe a história dele pode acreditar ou sequer ler o que ele escreve..
Sem imagem de perfil

De nelson a 19.06.2017 às 11:03

Mas daquilo que ele disse, o que é que não é verdade?
Sem imagem de perfil

De Robbie Fowler a 19.06.2017 às 11:37

Eu aprecio bastante este jornalismo, isento, obedecendo ao código deontológico .
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 19.06.2017 às 14:15

Nem todos seguem a cartilha da Bolha!
Sem imagem de perfil

De Apito Abençoado a 19.06.2017 às 14:26

Qual é a história dele?

Tem semelhanças com as do Delgado, do Farinha, do Fernando Guerra, do Zé Nunes, do Rui Pedro Braz, do Aguillar? (podia continuar a enumerar "jornalistas" castilhados, mas esses exemplares não serão suficientes?)

Pobre Benfica que já foi extinto, e os "adeptos enganados" pelo iletrado ainda nem perceberam ...
Sem imagem de perfil

De I. Dias a 19.06.2017 às 11:46

Faça-se uma análise independente e verifique-se quem foi mais castigado, que clube mais beneficiado e prejdicado, em todos os quesitos. Em qualquer presidente da liga.
Quando o fizerem, e se virem de facto o Benfica com numeros ridiculos de benefícios, acreditarei em corrupção.
Mas se mostrar que de facto o Benfica é o mais prejudicado e menos beneficiado dos 3 grandes, então estamos a falar de um não assunto.
Sem imagem de perfil

De nelson a 19.06.2017 às 12:23

Devem estar a fazer de todo o mundo parvo.
Já alguém se questionou o que levou o Mendes, o Cabral, o Paulo Gonçalves, o vieira, Guerra e outros, a trocarem reiteradamente ao longo do tempo vários mails cujo conteúdo está explicitamente relacionado com ações no sentido de interferir na classificação dos árbitros?
Será que andaram a trocar esses mails ao longo do tempo apenas por brincadeira, estavam a "brincar às casinhas como os meninos"? Não foi um mail isolado, são vários ao longo do tempo envolvendo várias pessoas. Portando andaram apenas a brincar aos mails, pois sabiam perfeitamente que aquilo não levava a nada.
Tenham paciência só um cego é que não vê.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.06.2017 às 12:28

Por falta de argumentos em contrário, torna-se mais conveniente atacar o jornalismo, ou seja, o mensageiro.
Sem imagem de perfil

De PSG a 19.06.2017 às 13:41

O jornalismo só deve ser atacado quando nos convem.

Talvez seja melhor convidar o dito para autor deste blog tal é a cobertura que ele tem neste momento.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.06.2017 às 13:50

Podemos discordar dos pontos de vista deste jornalista, mas ele tem sempre algo de construtivo a apresentar aos leitores, contrário a si, que só sabe mandar "boc as" gratuitas encarnadas.
Sem imagem de perfil

De PSG a 19.06.2017 às 14:08

Depois deste seu comentário ficou perfeitamente claro o seu critério e análise.
Sem imagem de perfil

De vasco a 19.06.2017 às 19:04

Vocês é que ensinam os vossos adeptos a serem como o Vasco, ou o jornalismo só é mau quando bardamerdas decide?
Sem imagem de perfil

De julius coelh a 19.06.2017 às 12:58

Portugal vive momentos muito difíceis neste momento com a tragédia de tanta gente que perdeu a vida inexplicávelmente queimada por esses vários incendios inesperados.
Obrigatóriamente é assunto prioritário de todas as notícias e conversas de toda a gente . A vida continua nao á outra forma .

Por esse facto o assunto dos emails e indícios de corrupção por parte do Benfica ficou momentaneamente em banho maria e será seguramente retomado.

Uma curiosidade ficámos a saber que Octávio Machado é agora presidente dos bombeiros de Setubal , as ligações com Jaime Marta Soares levaram-no a esse posto ?
Sem imagem de perfil

De Apito Abençoado a 19.06.2017 às 13:22

"O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol pede celeridade no esclarecimento dos emails. Compreendo o pedido porque compreendo o público ao qual ele se dirige, mas a celeridade não vem ao caso neste dossier dos emails. Só será célere se o objectivo for o encobrimento. Como pode ser célere quando põe em causa talvez uma década de selecção de árbitros nas associações distritais?"

Relevo sobretudo este trecho desta Opinião. Porquê? O CD quer com celeridade "despachar" este processo intrincado, e como escreve e bem o autor, supostamente o objectivo será o encobrimento?

Observem, o Adão Mendes, e o Nuno Cabral, eram dois ex arbitros, e oriundos de Associações Distritais. Isto é, o "polvo" começou a ser meticulosamente preparado nas Associações Distritais, por exemplo, o Adão Mendes apadrinhou as promoções de dois péssimos árbitros da AF Braga: o Mota, e o benfiquista de Fafe, curiosamente, estes dois exemplares, sempre que apitaram o Benfica, o Benfica sempre ganhou "coincidências"...

Também não lembra ao Diabo, o facto do ex arbitro Nuno Cabral "o menino querido" (embora delegado da Liga), elaborar relatórios sobre arbitragem e enviá-los para o "Doutor" e para um "estadista" iletrado que entretanto foi beatificado. Recordo que o "menino querido" foi um péssimo e mediocre arbitro da AF Vila Real, mas começou precocemente naquela Associação a separar o trigo do joio, os arbitros bons eram benfiquistas ou os manipulaveis, os outros, eram péssimos, e regularmente faça o envio respectivo dos seus relatórios, e assim cresceu no organigrama deste gigantesco polvo. Absurdamente, este ex arbitro chegou a delegado da Liga? E como delegado da Liga em 2014, elaborou um relatório com os erros do arbitro Rui Costa, num FC Porto 2 Benfica 1 em Maio de 2014, partida sem qq influencia no rumo desse campeonato. A PJ e o MP irão fechar os olhos a estas "boas práticas" do "menino querido"? Á data era delegado da Liga, ou assalariado do Benfica?

Naturalmente, estes novelos enrodilhados, necessitam de uma investigação profunda e minuciosa, porque há muitos Adões e Cabrais espelhados por este País fora, e a celeridade que alguns pretendem poderá justamente encobrir mais tentáculos deste gigantesco polvo!

E termino, amanhã é terça feira, e o POLVO É QUEM MAIS ORDENA!
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 19.06.2017 às 13:33

É tudo tão grave que o melhor a fazer tem sido divulgar na tv do clube,dois ou três e-mails de semana a semana, sem fazer chegar essas provas a quem de direito, a quem as possa realmente investigar e castigar, se for caso disso.
Ruído. Muito ruído... Provas, zero. O objectivo principal será o de ir mantendo o assunto na ordem do dia para desestabilizar o Benfica.

Entretanto vem este "jornalista" lamentar-se da injustiça que foi o "Apito Dourado"...
É para rir, só pode.

Em relação ao Benfica, investigue-se, prove-se inequivocamente, e, se houver motivos para isso, castigue-se.
Sem imagem de perfil

De Apito Abençoado a 19.06.2017 às 13:48

"O nosso amigo, Manuel Mota, recorreu da nota negativa no jogo Marítimo-V. Guimarães. O Manuel Mota tem razão. Temos de lhe dar nota positiva. Eu e ele apelamos ao doutor."

Caro João Paulo,
Estará aqui alguma prova de tráfico de influencias?
O Mota após esse email apitou um Benfica 1 Rio Ave 0, sabe quais foram os erros grosseiros do "industrial de carnes vermelhas" nesse jogo?
O "doutor" na resposta ao empresário da arbitragem o Mendes (este é Adão), referiu-lhe que essa nem seria a area dele? Sabe qual foi a resposta do "doutor"?

Quer que lhe fale nas provas mais que evidentes do "menino querido" que era simultaneamente delegado da Liga, e assalariado do Benfica?

"É tudo tão grave que o melhor a fazer tem sido divulgar na tv do clube,dois ou três e-mails de semana a semana,..." o que fez mesmo a BieiraTV durante o processo apito dourado?

Páro, ou posso continuar?
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 19.06.2017 às 16:50

Quando na tal conversa "secreta" com os jornalistas, BdC afirmou que tinha sido ele a impedir a ida de Vitor Pereira para a UEFA, ou que mesmo estando no estrangeiro, conseguiu mexer os cordelinhos para colocar Proença na liderança da Liga, isso configura o quê?
Conversa da treta?
Sem imagem de perfil

De nelson a 19.06.2017 às 17:14

Foi fanfarronice do Bruno de Carvalho. Alguém acredita que ele tem algum peso ou influência no futebol português?
Sem imagem de perfil

De Jorge a 19.06.2017 às 17:19

Até à 15 dias, a propósito da reunião com os jornalistas, BdC era meramente um fanfarrão mal criado e um mitómano. Análise com que concordo, por acaso.

Convenientemente, transformou-se, numa qualquer noite de terça-feira, não sei se de lua cheia, num tipo capaz de influenciar nomeações para a UEFA.

Mas vocês acham mesmo que temos memória de peixinho? Perdão, memória de Pedro Guerra?...
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 19.06.2017 às 17:51

Não vou dar mais para este peditório.
Na "escuta" (porque ele não sabia que alguém estava a gravar o que dizia) de BdC ele é apenas um fanfarrão. Os do Benfica são todos uns criminosos...

Boa tarde a todos!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.06.2017 às 18:38

Brilhante !... Um "peditório" ... Só tem isto para contribuir ?
Sem imagem de perfil

De Nelson a 19.06.2017 às 18:53

Quem me dera que o Bruno de Carvalho não fosse um fanfarrão e que efetivamente tivesse influência nos árbitros. Os últimos 4 campeonatos tinham sido nossos.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 19.06.2017 às 19:08

BdC disse pouco de diferente, em frente a jornalistas, relativamente ao que dissera em frente às câmaras, n vezes.

Com ou sem fanfarronice, vangloria-se de ter reunido apoios e convencido as pessoas relativamente a Proença, como se vangloria do VAR e outros regulamentos.

Fazer a analogia com o que vem nos mails, é próprio da cartilha que só alguns engolem.
Sem imagem de perfil

De Apito Abençoado a 19.06.2017 às 14:48

"Entretanto vem este "jornalista" lamentar-se da injustiça que foi o "Apito Dourado"...
É para rir, só pode."

Não encontro na Opinião daquele jornalista qualquer indicio ou lamento de uma qq suposta injustiça no Apito Dourado, vou ajudá-lo a "ler" :

"O primeiro diz respeito à falácia de que o processo Apito Dourado não teve consequências. Teve. O FC Porto perdeu a face e viu travada a sua expansão pelo país, talvez até pelo mundo, na fase desportiva mais rica da sua história..."

O "Apito Dourado" eclodiu em 2004, quando o FC Porto tinha vencido duas Taças Europeias (neste processo do "Apito Abençoado" o Benfica não poderá afirmar o mesmo), e o JM Ribeiro refere e bem, que o Apito Dourado teve consequências nefastas para o FC Porto, ora a nível desportivo e financeiro, o que é um facto.!

E agora pergunto-lhe, em que trecho o jornalista se lamenta da injustiça que foi o "Apito Dourado"?

Já agora, vamos ver as consequencias que terá este "candido" Apito Abençoado, isto se houver Justiça!


Sem imagem de perfil

De Apito Abençoado a 19.06.2017 às 13:40

Curioso, o MP e a PJ já definiu quem será o PGI e o PGII? O "doutor" Paulo Gonçalves creio que merece a sigla PGI, afinal o "doutor" tinha tido protagonismo no Boavista e no processo "apito dourado", isto é, o "doutor" quando foi admitido já trazia com ele essa excelente carta de recomendação!

Quanto ao PG II, o inefável Guerra, estará ausente durante umas semanas, será submetido a uma intervenção cirurgica, com a introdução de uma banda gástrica ajustável!

Quanto ao labrego, e sócio tricolor, terá com certeza um "verão quente", porque paralelo a este processo, será arguido noutros processos também "candidos". O Vale e Azevedo a esta hora deve estar a gargalhar ... Brevemente teremos mais um presidente do Benfica preso? Provavelmente, mas, só quando o labrego cair, até lá, terá o escudo protector dos "14 milhões estupidos benfiquistas"!

O Benfica já foi extinto, e deu o lugar ao Sport Comércio e Bieira, coitado do Benfica!
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 19.06.2017 às 14:21

Isto dos mails só dará alguma coisa se se conseguir estabelecer uma relação direta entre favores e ajudas dentro de campo, tal qual como no caso dos Vouchers. Além de que é muito duvidoso de que pudessem ser aceites em tribunal.

O lobbying existe e existirá sempre, todos os clubes o praticam o mais que podem, e se não praticam mais é porque não podem. Nenhum clube português tem legitimidade moral para criticar o Lobbying, faz parte da condição humana.

Acompanho este caso com muito interesse, mas para já a montanha pariu um rato.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 19.06.2017 às 16:06

Jusko bastará provar a tentativa de influenciar as classificações tráfico de influências não pressupõem a concretização do acto como acontece numa acusação de corrupção.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 19.06.2017 às 21:35

O Sérgio acredita que isto dará alguma coisa? Mails surripiados ilegalmente, sem regras nem mandado judicial, e cuja objetividade é duvidosa?

A única nuance é que daqui decorram mais informações, mas não queira dar como provado aquilo que é, para já, um indício obtido ilegalmente.



Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 19.06.2017 às 22:09

LOL é verdade dificilmente algo acontecerá n tenho esse ilusão ... acho k a úninca satisfação que teremos é vermos estes invertebrados a debitar todo o tipo de asneiras a tentar enganarem-se !
Sem imagem de perfil

De Pedro a 19.06.2017 às 19:02

Realmente é preciso muita lata para ouvir e ler portistas a falarem de corrupção, tráfico de influências e promiscuidade.
Por acaso gostava de saber onde andava este paladino da moral e bons costumes, na altura, das mais de seis mil horas de escutas!
Sem imagem de perfil

De Filipe a 19.06.2017 às 19:45

Houve uma situação passada nos emails de um dos peões de brega Adão Mendes que aqui não se falou a implicação de 8 árbitros nas manobras do Benfica, penso que é por aqui que o Glorioso deve descer de divisão.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo