Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Jamor é já ali !

Leão Zargo, em 29.05.15

 

18470602_EQ6Lh.jpg

Quando os nossos atletas subirem ao relvado do Jamor na final da Taça de Portugal suponho que João Mário estará entre eles.

 

Observarei cada um que enverga a camisola do Sporting naquele Estádio mítico, onde apenas os que vencem têm encontro marcado com a História e grandes jogadores não tiveram o privilégio de subir a escadaria para receber e levantar a taça.

 

Depois, durante algum tempo, fixar-me-ei naquele que se tornou o jogador que sigo com maior atenção: João Mário. Admiro-o pela volúpia como procura a bola e é capaz de apontar o caminho, como pressiona o adversário, recupera o jogo e o conduz, seguro e sereno como se tudo aquilo fosse a coisa mais natural do mundo. E, no entanto, tem uma multidão de adversários a rodeá-lo em cada metro quadrado do campo.

 

Falta-lhe criatividade, há quem exclame. Pois será, mas ali dificilmente haverá jogada que se perca. Revela intensidade quanto baste. E, depois, com um-dois-três toques põe a equipa galgar o relvado e a grande área, de súbito, fica ao alcance de um movimento oportuno e audaz, enquanto o guarda redes adversário grita pelos seus companheiros.

 

João Mário faz todas as posições da linha média com competência, mas para 10 falta-lhe ainda um lampejo de génio e de improviso. A 6 é de elevada eficácia pois interpreta o jogo alguns segundos antes dos demais, sabe posicionar-se no terreno e sair a jogar no transporte ou na distribuição. Hoje por hoje será um 8, pois possui qualidade técnica, é sábio na movimentação, domina os tempos do jogo e passa a bola com mestria.

 

André Carreira Figueiredo refere que nos sub-15 chegou a jogar a defesa central e assinala-lhe o espírito de liderança e de capitão de equipa.

 

Estou confiante que João Mário revelará a “marca” da Academia de Alcochete em cada momento do jogo da final do Jamor frente ao Braga.

 

E absolutamente convicto que demonstrará toda a sua capacidade como jogador de futebol, o “saber ser”, o “saber fazer” e o “saber estar” nos diferentes contextos do jogo, contribuindo para a nossa vitória na Taça de Portugal (2015) !

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:17

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


31 comentários

Sem imagem de perfil

De iorda9 a 29.05.2015 às 12:38

Existe sempre um Heroi ou alguem que mais se destaca nas ultimas taças ganhas

Por mim pode ser claro João Mario - também gosto muito de o ver jogar e na minha opinião só lhe falta um pouco de intensidade e melhor finalização para ser jogador de topo mundial

Mas confio que possa ter um papel principal no Domingo - é um bom destaque
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.05.2015 às 12:49

iorda9

Também tenho essa confiança. Mas, se for outro jogador do Sporting a destacar-se é claro que não nos importamos!

O João Mário ainda tem um caminho por percorrer até chegar ao nível que o seu potencial lhe permite...
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 29.05.2015 às 13:40

Subscrevo Zargo, tb partilho da esperança de ver o JM a "pintar a mata" no Jamor e que junto dos seus companheiros (sim porque JM é um jogador de equipa!) tragam o caneco para Alvalade.

SL,
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 29.05.2015 às 14:44

"pintar a manta" :)
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.05.2015 às 15:40

De acordo, Sérgio!

Embora, se for outro a "pintar a manta" nós não nos importamos. Que venha a taça!
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 29.05.2015 às 14:34

O meu 11 para o Jamor:

------------ Patricio
Cedric P.Oliveira Ewerton Jefferson
------- William A.Martins
Carrillo --- J.Mário ----------- Nani
------------ Slimani
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.05.2015 às 14:39

Estás a sonhar Mike. Alguma vez o Adrien vai ficar no banco neste jogo ?
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 29.05.2015 às 15:37

Eu disse que era o meu 11 e não o do MS ;)
Sem imagem de perfil

De L a 30.05.2015 às 08:42

Para que fique bem claro, independentemente da questão mais de ordem táctica do Mike, o que foge não muitas vezes mas sempre aos novos “catedráticos” online do jogo - que nem fazem a mínima ideia do papel do balneário - é a massa com que se constroem as equipas. E não necessariamente só as grandes equipas. O verdadeiro cimento e a equipa de 81/82, aqui hoje representada, é um bom exemplo disso mesmo.

Ontem falou-se aqui da saída de Carriço e hoje de Adrien, um dos jogadores mais fundamentais das duas últimas épocas. Que a par das saídas dos melhores com 17 ou 18 anos é outro dos grandes problemas da formação e aqui ainda com mais responsabilidades da massa adepta do que propriamente das direcções. Um dia aparece mais uma proposta irrecusável sob o ponto de vista do jogador e aí vai ele. E se até o Tonel teve direito ao mesmo… Nenhuma equipa ganha só com artistas e o papel que este tipo de jogadores desempenha num clube formador ainda assume uma relevância maior. E se repararmos bem até o Porto, que nunca deixava fugir uma pérola como Ronaldo antes dos 24-25 anos e esta é só uma das grandes diferenças imperdoáveis entre os dois clubes hoje. Mas dizia eu que por cá até o Porto se tem esquecido deste tipo de jogadores e por conseguinte da própria identidade do clube. E sofrido e de que maneira com isso, quer ao nível do jogo quer por exemplo ao nível do marketing. Poucas coisas custam tanto aos adeptos e do mais ocasional ao mais fiel, que já não conhecer nenhum jogador nas novas épocas que começam e como é óbvio com claras repercussões, por exemplo ao nível da venda das boxes. Porque as referências desempenham um papel fundamental em qq organização. Adrien devia ser muito mais acarinhado por todos e no limite só sair ainda a tempo de realizar um grande contrato! Mas como o problema com os mais novos tudo isto exige muito planeamento e infelizmente desde João Rocha já é difícil para qq direcção acabar o 1º mandato. E como é óbvio, com implicações a todos os níveis.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 29.05.2015 às 15:23

Zargo,

Belo post, sobre um jogador que também admiro, pelas suas qualidades como jogador (considero-o um jogador fora do normal na recepção de bola e na forma como ataca os defesas, acho apenas que tem de melhorar a finalização...), mas eu queria destacar é o seu profissionalismo e a calma com que fala e encara os jogos.
Eu relembro que teve um problema o ano passado com o então treinador da equipa B, e nunca veio para a CS dizer mal de ninguém, fez o seu trabalho e fez um jogão contra nós pelo Setúbal (eu estava lá no estádio, e constatei que era inequívoca a sua qualidade...). Demonstrou sempre uma atitude profissional, coisa rara nos jogadores de agora, que só pensam no dinheiro fácil, vê-se pelo contrário que tem educação e certamente será recompensado por ser humilde e ter aguardado pela sua oportunidade.

Como expectativa futura, gostaria de vê-lo a jogar um pouco mais recuado no terreno, por forma a potenciar as suas características naturais.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.05.2015 às 15:46

Schmeichel

É excelente a sua apreciação. De facto, o João Mário é uma "personalidade" no futebol.
Tem razão quando se refere às questões do carácter do nosso jogador. Ele é uma pessoa invulgar! Compete a quem dirige o Departamento de Futebol, nomeadamente na área técnica, lapidar este diamante para que se revele em toda a sua plenitude.
Imagem de perfil

De City Lion a 29.05.2015 às 16:31

Leão Zargo, mais um produto da nossa formação quando éramos nessa área os líderes destacados. Julgo que ainda temos mais uns poucos bons a surgir nos proximos tempos mas daqui a uns 2/3 anos vamos começar a ver o prejuizos / erros que começaram no tempo do Godinho e se agravaram com o Carvalho. O João Mario às vezes é enervante na forma como parece demasiado calmo e falhou golos incriveis como na Alemanha mas é um bom jogador que pode vir a ser muito bom.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.05.2015 às 16:47

City Lion, de facto o João Mário é um jogador especial, mais pelo que promete do que aquilo que já é neste momento. É um prazer vê-lo evoluir durante o jogo, a forma como é capaz de sair com o jogo controlado, para no momento seguinte preparar-se para recuperar a bola ou como ajusta o posicionamento a cada contexto do jogo.

Com a qualidade técnica e o espírito de liderança que possui em breve será um jogador de referência!





Sem imagem de perfil

De RafaelSCP a 29.05.2015 às 17:11

Também acho J.Mário um autentico 8.Não sei como vai ser para o ano. Mas vender Adrien seria ouro sobre azul. J.Mario ocuparia a posição que melhor desempenha e abria espaço para um numero 10. Não deixo de pensar que Montero, Nani e Gauld poderiam ter jogado mais vezes nesta posição.
André Martins que é um 6 andou 1/3 do campeonato a jogar a 10.
Há um desnorte total no que respeita à avaliação das qualidades dos jogadores para ocuparem posições onde rendam mais. Culpo M.Silva por isso. Espero que melhore nesse capitulo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.05.2015 às 18:59

RafaelSCP

A posição 10 é uma das mais complexas do futebol. Creio que Montero foi testado durante os jogos e não resultou, o Nani não tem características para esse lugar e nada leva a crer que o Gauld estivesse em condições para fazer o lugar.

Por alguma razão nem o Jardim nem o Marco Silva jogaram com um "dez puro". Neste momento, o Sporting não tem esse jogador.

O Rafael fala em desnorte total e a seguir diz que espera que MS melhore. É uma contradição, pois, na sua opinião, quem caiu em desnorte total penso que dificilmente melhora.
Sem imagem de perfil

De RafaelSCP a 29.05.2015 às 22:12

Discordo quando diz que Montero foi testado varias vezes sem resultado isso não é verdade! E ainda mais quando diz que Nani não tem caracteristicas para jogar a 10!! Imprevissibilidade, criatividade e temporização, além de todos os outros obvios atributos que Nani possui. lembro-me de fazer alguns jogos na seleção a 10 com muito bom resultado.

Tem razão na ultima parte! Não espero que MS melhore. Mas gostaria de estar errado.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.05.2015 às 22:25

Rafael

No decurso de alguns jogos o Montero posicionou-se na zona do 10, ou pelo menos pareceu-me que seria isso.
Ele é muito bom tecnicamente, joga mesmo com pouco espaço, é inteligente e dá continuidade às jogadas de forma adequada.
Cheguei a imaginá-lo a 10, mas por alguma razão isso nunca se verificou. Porque o Montero se considera um avançado? Falta-lhe uma ponta de garra e de agressividade? Não sei responder.

O Nani no Sporting nunca aceitaria jogar na posição 10. Ele é um ala ou um ala interior e é aí que ele faz a sua carreira de futebolista.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 29.05.2015 às 17:49

Leao Zargo a falta de vitorias importantes , a falta de titulos , a falta de finais nos ultimos nao nos dá qualquer direito de excesso de confiança para este jogo no jamor e muitos adeptos sportinguintas pecam quando se deixam levar a beber esse excesso , de todos os quadrantes da esfera leonina só escuto e leio afirmações de que a taça ja cá canta e nem admitem outro cenário, este estado começa a ser o nosso principal e letal inimigo que nos pode matar ....de novo.
Enquanto isso se escuta cada vez mais um silêncio ensurdecedor dos lados lá de Braga e isso é preocupante , merece respeito .....eu pelo menos preocupo-me e fico mais atento , espero que os nossos jogadores tambem sigam o meu exemplo e dupliquem a concentração.
É tudo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.05.2015 às 19:03

julius

De facto, há um silêncio em Braga que me deixa apreensivo. Eles estão concentrados no jogo e nós estamos a exorcizar fantasmas com as nossas manifestações de confiança.
Percebeu-se que o Sérgio Conceição não levou a sério o jogo de Alvalade. A pressão estava, como continua a estar, sobre os jogadores do Sporting.
Há coisas que me deixam preocupado.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 29.05.2015 às 19:42

Por isso Leão Zargo cabe -nos a nós e aos poucos mais conscientes e com mais descernimento alertar os adeptos e figuras da esfera leonina até ao apito do início do jogo que se preparem que vai ser duro , uma montanha de 1ª categoria tipo Alpe D`huez para subir com muito suor e dentes cerrados , O Braga "mentiu" em alvalade prepositadamente , a emboscada está preparada , os de Braga vêm vestidos de raposas e com a alma de raposas .Vêm bem preparados para se agigantarem contra Golias.
Só com muita concentração , sacrifício , fazer correr muito a bola numa boa recepção e bom passe e correndo mais que eles ...... podemos levantar a taça.
Não se iludam.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.05.2015 às 19:51

julius

É essa a estratégia do Sérgio Conceição. A comunicação social está concentrada no Sporting, questionam antigas figuras, entrevistam este e aquele...
Em Braga reina quase o silêncio.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 29.05.2015 às 20:16

Sim mas o Sergio Conceição não me engana , nunca me enganou, sei como pensa , antes de abrir a boca já sei o que vai dizer. espero que Marco tenha o mesmo feeling e vire o feitiço contra o feitiçeiro nesse jogo.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 29.05.2015 às 20:35

ja agora gostaria de avisar aqui todos os adeptos do Sporting , que não se deixem levar pela astucia do Sergio Conceiçao , ele sabe que a unica forma de poder ganhar essa final é deixar alimentar o excesso de confiança de todo o ambiente da esfera sportinguista á volta da equipa, isolar a sua equipa dos diálogos publicos para nunca deixar escapar qualquer hostilidade ao Sporting que possa picar-nos para assim adormecer o máximo possível a mente dos nossos jogadores, e nao ser o foco a fonte de transmissão de qualquer motivação extra, fazer um jogo arrastado(como fez em alvalade) de passarinhos e alertar a arbitragem contra nós.
Depois irá pedir aos seus jogadores que façam os jogo das suas vidas, o verdaddeiro doping da mente, teremos as nossas oportunidades e não será nada bom se as começarmos a desperdiçar , teremos super homens pela frente no Domingo.
Mais uma vez aviso nao se iludam.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.05.2015 às 22:06

julius

O Sérgio Conceição é conhecido no meio e é previsível. Sendo assim, tenho de partir do princípio que equipa técnica e jogadores estão devidamente alertados.

E, igualmente, os sportinguistas estarão atentos a estas últimas horas antes do jogo.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 29.05.2015 às 18:43

Somos dois. Gostei
Só falta a Taça.....de Portugal
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.05.2015 às 19:05

Carlos N. T.

Ainda falta a taça!...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 29.05.2015 às 19:13

Sim, essa chega Domingo..
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.05.2015 às 19:52

Carlos N. T.

Oxalá. Mas ainda não é nossa...
Sem imagem de perfil

De L a 29.05.2015 às 23:01

Gostava de dizer que o João Mário não é só um fetiche de adepto mas o maior craque deste Sporting. Claro que nunca esquecendo a situação de empréstimo de Nani. Onde é que vai chegar, ainda com 22 anos, é impossível dizer. Talvez recuperar a opinião do Aurélio Pereira sobre as 5 ou 6 maiores pérolas da formação hoje ajude.

Quanto ao Jamor e apesar de também acreditar fortemente na nossa vitória, reconheço vantagens e desvantagens relativamente a dois planteis que não estão assim tão longe um do outro no que ao valor diz respeito. E se a época mostrou claramente um Sporting mais regular, inclusive com o barulho todo à volta do treinador, a maior experiência de alguns jogadores do Braga também devia merecer mais atenção, nomeadamente numa final. E depois ainda há aquilo tudo para que o Julius avisa e mais uma vez muito bem.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.05.2015 às 08:37

Caro L

O João Mário já é um grande jogador. E fará justiça a Aurélio Pereira!

Há aspectos que os treinadores não dominam nos jogadores, interferindo apenas em percentagem diminuta: a capacidade de se focarem num determinado momento competitivo. O controlo emocional e a gestão das expectativas é algo que cada um realiza por si próprio, consigo.

A equipa técnica observa, interfere, motiva, mobiliza, mas, em quem “decide” é cada um no seu íntimo e na sua disponibilidade psíquica para se concentrar e integrar os estímulos exteriores.

Veremos o que os nossos jogadores serão de capazes de realizar naquele momento único que é a final da Taça!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo