De Schmeichel a 11.10.2017 às 09:10
O ser o melhor Portugal de sempre é relativo ao titulo de campeões da Europa... porque a equipa que não foi ao Mundial de 98 era uma grande equipa, faltava era um avançado finalizador como temos agora com o Ronaldo.
Luís Figo, Rui Costa, João Vieira Pinto, Fernando Couto, entre outros, eram do melhor que havia no futebol europeu....
Esta equipa tem é uma mentalidade muito competitiva, sofre poucos golos, e tem uma coisa que a distingue das restantes selecções do passado, dos 14 que jogaram a Final do Euro 2016, 10 são formados no Sporting.... e é isto que torna esta selecção na melhor de sempre!
De Carlos N.T. a 11.10.2017 às 12:34
-"porque a equipa que não foi ao Mundial de 98 era uma grande equipa, faltava era um avançado finalizador." -
Pois!!.
Se faltava,
não era um grande...... equipa!!!..
Jogavam muito bonito! Atrativo!! Eloquente!!!
Pois!! Era tudo...
Por o contrário, esta equipa actual suporta jogar até com André Gomes e por vezes, algumas experiencias estranhas do seleccionador!
Carlos,
Mas a realidade não é o que podia ter sido mas sim o que foi. Jogar bonito mas sem os resultados desejados, não é o que se pretende.
De Carlos N.T. a 11.10.2017 às 13:39
Isso foi e é também a minha opinião!!
Escrevi mal ou fiz-me entender mal?
De Carlos N.T. a 11.10.2017 às 12:38
-".. e tem uma coisa que a distingue das restantes selecções do passado, dos 14 que jogaram a Final do Euro 2016, 10 são formados no Sporting.... e é isto que torna esta selecção na melhor de sempre!" -
O Schmeichel não era o Schmeichel se não dessa uma sticadazinha!!
LOOOOOOOOOOOOLL!!
Viva Academia!!.. Viva Portugal!
De Schmeichel a 11.10.2017 às 13:37
Carlos,
Não é por acaso que somos o Sporting Clube de PORTUGAL.... enquanto outros representam cidades ou bairros....
Um abraço leonino!
Não obstante o grande número de formados no Sporting na 'equipa das quinas?, estamos aqui a debater o colectivo da representação nacional e não clubes.
De Schmeichel a 11.10.2017 às 17:00
OK.... estamos a falar da representação nacional.... mas dá sempre um gosto especial quando é um jogador formado na Academia leonina a marcar um golo ou a fazer um bom jogo por Portugal.
Isto não invalida que eu não aprecie por exemplo o Bernardo Silva ou o André Silva, que apesar de serem formados em clubes rivais, são excelentes jogadores!
Compreendo perfeitamente o sentido do argumento.
De Carlos N.T. a 11.10.2017 às 12:23
Sim, a melhor de sempre.
Não, a que melhor e mais eloquente futebol praticou.
Mas o segundo golo de ontem e por vezes quando os miúdos se esquecem do guião.. Sai futebol perfumado!!!!
R. Patrício, Pepe, William, C. Ronaldo entre os melhores de sempre portugueses.
J. Mário, F. Coentrão, Guerreiro, Adrien Silva, Bernardo Silva, André Silva,
também estão num patamar de excelencia.
Mesmo o J. Fonte que ninguém fala dele, faz um trabalho estupendo aos 33 anos. Não é maravilhoso mas, não faz erros. Sempre certinho.
Para mim, só há mesmo dois que não entram nas contas..
J. Moutinho e André Gomes.. Um é insuficiente e o outro é, Ufff!.. Sem comentário.
Ao individualizar, corremos sempre o risco de incluir ou excluir injustamente. Acho que o mais importante é a performance do colectivo e os respectivos resultados.
Por exemplo, ontem, não foi necessariamente o melhor onze de Portugal que iniciou o jogo. Houve jogadores indisponíveis e outros condicionantes, no entanto, foi o que acabou por conseguir o que se pretendia.
De Carlos N.T. a 11.10.2017 às 13:50
Rui,
Concordo com a não.. exagerada.. individualização mas, para ter uma grande equipa são necessários também excelentes jugadores..Executantes!.
E os 4 que enunciei, são já nas suas posicões, do melhor que houve em Portugal..
Além disoo, ser ganhador!. Vencedor.
Carlos,
É verdade que quanto mais alargado for a base de talento de uma equipa, maior as hipóteses de conquistas. No entanto, temos excepções notáveis, como é o caso da Argentina, que até para se apurar encontrou enormes dificuldades, mesmo com uma equipa recheada de craques e, claro, Lionel Messi.
No inverso da moeda, recorde-se da Dinamarca há uns anos, com o grande Schmeichel entre os postes. Foi repiscada à última da hora, e acabou por ser campeã europeia.
De Carlos N.T. a 11.10.2017 às 16:53
Claro!!.. Craques não fazem uma equipa.
Se assim fosse, o Brasil tinha já uns 10 mundiais. :))))
Aquela Dinamarca tinha excelentes jogadores, além disso eram uma equipa..unida e até jogavam um futebol atractivo.
É nesta diferença, a qual eu dou valor ao nosso actual seleccionador, F. Santos.
Ele tem esse condão. Construir uma equipa. União!
Ainda há tive uma longa conversa com um grande amigo - antigo treinador de equipas que eu liderei - e ele também é dessa opinião, que eu subscrevo, aliás, sobre esse condão de Fernando Santos.
Não se pode, ou não devemos, retirar o mérito a quem ele é devido. Não é só a estrelinha da sorte que nos tem permitido os feitos dos últimos anos.
De Schmeichel a 11.10.2017 às 13:38
J.Moutinho é um bom jogador..... quanto ao A.Gomes, sinceramente não lhe consigo ver o valor que lhe dão, muito trapalhão com a bola, prefiro mil vezes o Adrien...
Sim, também concordo que Adrien oferece um pacote de dotes à Selecção, não ao alcance do talento de André Gomes. Considero-o um suplente útil, não obstante a titularidade que lhe foi concedida por Fernando Santos em vários jogos.
De José Sousa a 11.10.2017 às 14:43
O Carlos acertou na mouche, nem podia ser de outra forma, não fosse um "patrício".
Só um reparo...Cristiano Ronaldo está a um nível muito superior dos demais portugueses mencionados e de sempre, incluindo Eusébio.
Acrescento que sempre ouvi que a geração de 60 se devia ao Benfica.
Nós Sportinguistas não devemos ter medo, bem pelo contrário, devemos dizê-lo com orgulho que há mais de duas décadas alimentamos e bem a selecção nacional.
Nós sim, formamos a espinha dorsal da selecção nacional...onde é que já ouvi isto!?
Não é por mera coincidência que os êxitos deste grupo alargado da Selecção coincidem com a extraordinária carreira de Cristiano Ronaldo. Mas ele é só um e por muita diferença que faça, e faz, há ainda um grupo e uma equipa, com a respectiva liderança.
Curiosamente, na minha opinião pessoal, não reconheço a Fernando Santos dotes técnicos muito elevados, mas é por de mais óbvio que ele tem algo de especial que faz com que este grupo produza resultados.
De Carlos N.T. a 11.10.2017 às 21:35
-"O Carlos acertou na mouche, nem podia ser de outra forma, não fosse um "patrício"."-
De PSousa a 11.10.2017 às 14:33
Um selecionador também acrescenta mais alguma coisa, esta seleção em termos coletivos deverá ser a melhor de sempre, em termos individuais pode existir um equilíbrio com a de Figo, Peixe, JVPinto e companhia! Mas onde a diferença possa estar no que o selecionador acrescenta ao grupo, a forma de estar, etc...
A fé que o Fernando Santos transmite é ENORME! E os jogadores acreditam, acreditaram no Euro, acreditaram nesta classificação e vão acreditar no Mundial!
Só receio o seguinte: se analisarmos bem a nossa seleção temos:
Defesas Centrais à beira da reforma e sem substitutos do mesmo nível no horizonte!
CR7 na sua fase de maturidade e de menos influência na equipa e como é óbvio não tem mesmo ninguém à altura.
Ou seja, ou temos em breve um coletivo muito forte ou estaremos com um futuro mais sombrio, aproveitemos agora....
De Carlos N.T. a 11.10.2017 às 15:19
A diferença é C. Ronaldo!!.
Embora, eu esteja de acordo com a análise feita ao seleccionador
De Carlos N.T. a 11.10.2017 às 15:20
-"CR7 na sua fase de maturidade e de menos influência na equipa" -
Uffff!!.. A sério?
Além da influência global, ou seja, técnica e de liderança, ´"só" marcou 15 golos nesta fase de apuramento. Que mais se pode humanamente exigir ?
De Jorge a 11.10.2017 às 15:41
Se pensarmos em consistência de resultados, sem duvida.
Mas ás vezes dou por mim a pensar que a diferença é que a padroeira do Fernando Santos dá 10-0 à Caravaggio do Scolari. A sorte tem-nos acompanhado em alguns momentos chave
Pessoalmente a que me entusiasmou mais foi a do Euro 2000.
Mais até que em 2004 ou 2006,apesar de estas ja terem o Ronaldo a aparecer e quase todos os anteriores ainda em bom nível.
É a tal diferença entre a beleza do futebol jogado e os resultados e, neste último capítulo, este grupo da actualidade não me parece ter rival.