Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O plantel do Sporting 2017/18

Rui Gomes, em 17.07.17

 

Jesusestagio1.jpg

 

Jorge Jesus tem 26 jogadores à sua disposição neste momento, dentro do enquadramento que ele mais considera apto para enfrentar a época que se aproxima. Não incluímos neste grupo aqueles activos que pela evidência à vista não fazem parte dos seus planos, a exemplo de Francisco Geraldes, Ryan Gauld e Leonardo Ruiz - estes de certeza absoluta -, e ainda mais alguns; João Palhinha, Matheus Pereira e Gelson Dala, só para nomear três, cujo futuro está em dúvida. Vejamos, então, o plantel por sector:

 

Guarda-redes

 

Rui Patrício, Beto, Azbe Jug, Pedro Silva e Vladimir Stojkovic.

 

Salvo imprevistos de última hora, os primeiros dois estão garantidos, enquanto que os restantes três ficam à espera de colocação, na equipa B ou por cedência a outro clube.

 

Defesas centrais

 

Sebastián Coates, Jérémy Mathieu, Tobias Figueiredo e André Pinto.

 

Com as vendas de Rúben Semedo e Paulo Oliveira e o empréstimo ao Chaves de Domingos Duarte, fica a ideia que o Sporting está muito limitado neste sector e não será surpresa alguma ver mais uma "visita" ao mercado. Não creio que haja alguém na equipa B apto a ser chamado nesta altura. E digo "limitado", para ser simpático, porque o meu primeiro instinto é dizer "muito mal servido".

 

Defesas laterais (do lado direito)

 

Cristiano Piccini, André Geraldes e Ezequiel Schelotto.

 

O primeiro ainda não convence, tinha fé que André Geraldes mostrasse mais nesta pré-época mas não tem sido esse o caso até agora. Schelotto é uma total incógnita. Ficou a ideia inicial que não fazia parte dos planos de Jorge Jesus, mas o seu empresário surgiu entretanto a afirmar que está autorizado a apresentar-se apenas hoje e que a SAD ainda nada disse quanto ao futuro. Diria, mais uma vez com enorme simpatia, que é uma posição a exigir esclarecimento.

 

Defesas laterais (do lado esquerdo)

 

Fábio Coentrão, Jonathan Silva e Marvin Zeegelaar.

 

O primeiro, enquanto fisicamente apto, está garantido no onze de Jorge Jesus. Jonathan, de regresso da Argentina, irá lutar pela titularidade se entretanto não for transferido novamente para a América do Sul. Nada consta sobre o jogador holandês. Ainda não foi chamado a apresentar-se ao trabalho e tudo indica que está disponível no mercado.

 

Médios

 

Adrien Silva, William Carvalho, Bruno Fernandes, Rodrigo Battaglia, Radosav Petrovic, Matheus Oliveira, Matheus Pereira, João Palhinha e Bruno César.

 

Muitas dúvidas neste sector, nomeadamente porque desconhecemos o futuro dos dois campeões europeus. Creio que Matheus Pereira é para ser emprestado e provavelmente também João Palhinha, especialmente se Petrovic ficar no plantel, e muito indica que ficará. Bruno César pode contar com mais uma época em que será chamado a desempenhar várias posições. Ainda não é claro se Jorge Jesus pretende utilizar Bruno Fernandes como médio centro ou mais avançado, nas costas do ponta de lança. De qualquer modo, tem lugar garantido no plantel.

 

Avançados (extremos)

 

Gelson Martins, Daniel Podence, Iuri Medeiros e Marcos Acuña.

 

Com a vinda do argentino, fica, porventura, o sector mais bem recheado da equipa. A dúvida, neste momento, é se Jorge Jesus pretende manter os quatro.

 

Pontas de lança

 

Bas Dost, Seydou Doumbia, Alan Ruiz e Gelson Dala.

 

Nada a comentar sobre os primeiros dois. Alan Ruiz, na minha opinião, era bem vendido caso haja interesse no mercado. Gelson Dala é um talento muito promissor e precisa de jogar ao mais alto nível. Pela não saída de Ruiz, creio que será emprestado. Mais uma época na equipa B não irá contribuir para o seu desenvolvimento.

 

Se a ideia é de ficar com um plantel de 25 jogadores, e não os 30 da época passada, ainda haverá espaço para mais dois ou três, mediante as tomadas de decisão até ao início da temporada. Ainda há a equipa B como recurso, mas teremos de rever o enquadramento desse plantel daqui a algum tempo. Em princípio, não aparentam existir talentos aptos neste momento para satisfazer as exigências da equipa principal.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:44

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


29 comentários

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 17.07.2017 às 09:04

Os meus 25 seriam:

GR: Patricio, Beto
DC: André Pinto, Tobias, Coates e Mathieu
DE: Coentrão, J.Silva
DD: Piccini, (nova contratação)
MD: William, Petrovic, Palhinha (só se William for vendido senão é para emprestar)
MC: Adrien, Battaglia, B. Fernandes, Matheus Oliveira, F. Geraldes, Bruno César
MA: Gelson, Podence, Iuri, Acuna
A: Dost, Allan Ruiz, Doumbia

Emprestar a equipas da 1ª Liga: Matheus Pereira, Ryan Gauld, Leonardo Ruiz, Gelson Dala

Vender: Azbe Jug, Schelloto, André Geraldes, Zeegelar (não têm categoria para o SCP)
Sem imagem de perfil

De J. a 17.07.2017 às 10:20

1) Laterais: Acho que ir ao mercado para comprar suplentes, mais valia reintegrar Schelloto. O mesmo se aplica se J.Silva sair, em relação a Zeegelar;
2) MC: muita gente para este posição. Acho que B.César é jogador de alas (como lateral ou médio) e um sinal também que Adrien está de saida....

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 17.07.2017 às 10:36

Schelloto não tem a mínima qualidade para jogar no SCP, nem como suplente.
Se Adrien sair temos mais do que jogadores para essa posição, se bem que as movimentações da equipa terão que ser alteradas, pois os outros não têm as mesmas características dele.

Eu acho que William e Adrien vão sair.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.07.2017 às 10:43

Se William e Adrien saírem vai ser muito mau para o Sporting !
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 17.07.2017 às 13:47

Ninguem no campeonato portugues consegue substituir o Adrian (quando em forma) , se sair é uma perda que fará ressentir-se na equipa e muito no balneário.
Só Adrian consegue aquele improviso no meio campo do Sporting , dá-lhe estabilidade e mais segurança/confiança. A sua saída é um défice de 15% na equipa e de difícil recuperação.
Construir um outro Adrian levará o seu tempo e JJ ficou sem crédito , só tem 2 hipóteses nesta época ou ganha ou ...ganha.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.07.2017 às 15:59

Concordo Julius. Ninguém é insubstituível mas, neste momento, não há outro no plantel que se aproxima de Adrien.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.07.2017 às 10:41

Há de facto "muita gente", o que falta são jogadores de qualidade !!!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 17.07.2017 às 10:44

Se saírem os 2 temos aspetos positivos e negativos:

negativos: a equipa deverá ressentir-se no seu sistema de jogo pois os novos terão que ainda se entrusar e ganhar rotnias, correndo o risco de perdermos pontos até isso acontecer;

positivos: dará oportunidade a outros jogadores de poderem mostrar que valem alguma coisa e que poderão fazer parte do futuro do SCP;
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.07.2017 às 10:52

Bem... neste contexto não sou nada optimista.

Quando se fala de dar oportunidade a "outros jogadores", não vejo bem quem neste momento.

Bruno Fernandes terá oportunidade mesmo com os dois na equipa. Battaglia e Matheus Oliveira estão longe de mostrar que são jogadores para o Sporting, e depois temos João Palhinha que ainda tem muito a crescer.

Haveria oportunidade sim, mas para aqueles que Jorge Jesus não quer ver no plantel e que há muito decidiu que não serão integrados.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 17.07.2017 às 10:55

Estou com esperanças que se William e Adrien forem vendidos, F. Geraldes e Iuri sejam apostas de JJ.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.07.2017 às 15:57

Mike,

Convence-te de uma vez por todas que o Francisco não tem hipótese alguma com Jorge Jesus. Relativamente ao Iuri, acho que decisão deverá ser tomada independente do que vier a acontecer com os outros dois, até porque jogam em posições bem distintas.
Sem imagem de perfil

De J. a 17.07.2017 às 10:57

Adrien e William não podem sair no mesmo ano.
Era ter que reformular o nucleo duro do meio campo, o que complicaria e muito a coisa. JJ já conseguiu fazer isso no Benfica quando sairam Javi Garcia e Witsel, mas ai já tinha Matic a ser preparado e conseguiu depois a adaptação de de Enzo Perez.
Adrien tem B.Fernandes como opção válida, William não tem ninguém por enquanto...
A ter que sair mais alguem, eu prefiria ver Gelson a sair, pois para aquele lado temos Podence e Iuri prontos para assumir a titularidade
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.07.2017 às 13:00

Acho que há mais mercado para o Adrien do que para o William.

Mesmo com o Gelson na equipa, precisamos do Podence e do Iuri, este mais como alternativa. O Daniel vai ser titular, salvo o sistema de jogo de Jorge Jesus não acomodar dois extremos.
Sem imagem de perfil

De Ornar3 a 17.07.2017 às 12:07

Neste momento acho que haverá mechidas no plantel.
Em relação ao Ezequiel Schalotto acho que deveria ficar pois é um jogadir parecido a Cristiano Piccini mas pior defensivamente.

Vamos ver .

Força Sporting
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.07.2017 às 13:49

Mesmo sem satisfazer, Schelotto, neste momento, por falta de alternativas, acaba por ser uma opção válida.

Acho que o Piccini nunca devia ter sido contratado. Devíamos ter ido à procura de um lateral de qualidade indiscutível, precisamente o que não fizemos.
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 17.07.2017 às 12:59

Do que vi, aqui vai:

Guarda-redes: Patrício, Beto e Pedro Silva.
Lateral direito: Piccini e outro.
Centrais: Coates, Mathieu, André Pinto e Demiral
Lateral esquerdo: Coentrão e Jonathan.
Médio defensivo: William, Palhinha e Battaglia.
"Oito": Adrien, Bruno Fernandes, Mattheus Oliveira e Francisco Geraldes.
Extremos: Gelson Martins, Podence, Acuña, Iuri Medeiros/Bruno César.
Segundo avançado: Alan Ruiz.
Pontas-de-lança: Dost, Doumbia e Dala. (chama a este sector "3D")

Observações:

1) Não temos terceiro guarda-redes de qualidade; qualquer das opções que tomarmos é, portanto, um remendo.
2) Piccini deixa muito a desejar, falta contratar alguém realmente bom para a lateral direita.
3) Sei que Demiral não vai fazer parte do plantel, porque nem esteve na Suíça, mas é, já, o melhor central da formação que temos disponível.
4) Se William sair, precisamos de investir forte num trinco de qualidade garantida.
5) Para Adrien, cuja eventual saída será uma perda fortíssima, parece-me que, com a devida adaptação, existe subsituto em potência: Bruno Fernandes.
6) Entre Iuri Medeiros e Bruno César, hesito; não morro de amores por nenhum; o primeiro oferece talento sem compromisso, nota artística sem intensidade, o segundo é um pouco o contrário; se se juntasse o melhor dos dois, dava um grande jogador. Acrescento que, com a cabeça no sítio, Mattheus Pereira roubava-lhes o lugar.
7) Eu vendia imediatamente Alan Ruiz, houvesse propostas acima do que ele custou.
8) Nunca dispensaria Dala. Acho mesmo que, com oportunidades, pode ser a revelação do campeonato.



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.07.2017 às 13:47

Subscrevo muitas das suas considerações.

Iuri tem de facto todas as condições para se tornar num jogador de topo, mas concordo que lhe falta a intensidade. É pena...

Creio que um dos problemas do Matheus Pereira é ser-lhe exigido jogar na ala, quando o forte dele é mais pelo interior. Precisa de oportunidade com regularidade, mas duvido que Jesus esteja disponível para isso.

Acho que vamos ter problemas no eixo defensivo e se o William sair, ainda mais. Aliás, até ver não confio na nossa defesa, especialmente se Jesus insistir jogar no 4x2x4.

Gosto do Bruno Fernandes mas, para mim, nunca será o substituto ideal para Adrien. Falta-lhe intensidade defensiva. Ele, por natureza e escola, vira-se mais para a construção de jogo e nesse sentido até será superior a Adrien. No tal 4x2x4, com ele um trinco no meio campo, ele vai ter muitos problemas defensivos.
Sem imagem de perfil

De Francisco a 17.07.2017 às 14:17

Se Adrien sair e WC ficar, teremos sempre esse problema...o problema e arranjar alguem que combine bem com william..e para isso tera sempre que ser um 8 mais de combate que inspiracao..neste caso vejo mais Battaglia para 8 que BFernandes.. gostaria de ter visto outras duplas esta pre temporada..Palhinha/BF, Palhinha/FG Battaglia/FG..mas penso que tanto FGeraldes como Palhinha estao postos de parte..com muita pena minha..sou fa de FGeraldes, acho q e talvez dos mais talentos medios, mas por uma razao ou outra JJ nao gosta dele...Engracado que para alguns jogadores como Palhinha/Geraldes/DDuarte/POliveira, JJ exige isto e aquilo, mas para jogadores como Alan Ruiz, exige-se apenas que nao engorde 10 kilos no verao...

Cumprimentos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.07.2017 às 14:23

Para mim, como já indiquei, aliás, Alan Ruiz devia ser vendido caso haja interessados no mercado.

Jorge Jesus segue a velha linha, os que vêm de fora é que são bons.
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 17.07.2017 às 15:45

De acordo, Rui, também acho que o BF precisa de melhorar bastante a capacidade defensiva para que não nos prejudique a troca com o Adrien.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.07.2017 às 15:52

Pelo que vi em vídeos (e vale o que vale), fico com a ideia que no Sampdoria ele era utilizado quase exclusivamente como médio construtor, muito perto do ponta de lança. Não o vejo recuar muito no terreno para as compensações defensivas. Terá de ajustar o seu jogo.
Sem imagem de perfil

De J. a 17.07.2017 às 15:17

1) A opção natural seria P.Silva (Gr titular da equipa B) e titular absoluto das camadas mais jovens até ter tido Peixe como seleccionador;
2) Piccini foi contratado para ser titular e nao tem impressionado por agora, mas acabou de chegar. Nao percebo é como Schelotto
3) O Demiral há um ano jogava no Vilafranquense! :-)
4) Estou de acordo
5) De acordo também
6) Acho que o pessoal se habituou a ter um nivel de exigência em relação a certos jogadores. Iuri terá os seus defeitos mas tem qualidades que o fazem quase impar neste plantel: assisntências para golo;
7) e 8) De acordo igualmente
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.07.2017 às 15:55

Se Jorge Jesus optar por ficar com 4 extremos, um deles será definitivamente o Iuri. Mas como já foi aqui referido, terá de jogar com maior intensidade.

P.S. A única dúvida que poderá afectar o Iuri é o destino de Matheus Pereira, por enquanto incerto... parece.
Sem imagem de perfil

De J. a 17.07.2017 às 16:07

Jogam em posições diferentes.
O Iuri joga no lado direito e Matheus no lado esquerdo.
Para mim, tem mais a ver com e permanência de Gelson no plantel e continuar a utilizar B.Cesar na esquerda.
Resumindo:
- Acuña e B.Cesar/M.Pereira para a esquerda;
- Gelson/Iuri e Podence para a direita;
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.07.2017 às 16:13

Meu caro,

Os extremos, hoje em dia, jogam nas duas alas. Repare bem nos jogos como eles alternam com regularidade.

O que aliás está na moda já há algum tempo, é ter um extremo na ala contrária ao seu pé natural, isto, para o jogo interior em diagonal, seja cruzamento ou remate. O cruzamento do Iuri para o golo de Matheus, contra o Basileia, foi precisamente assim.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 18.07.2017 às 06:56

Um plantel ainda algo deficitario..continua-se com alguns problemas nas laterais e um novo problema no centro da defesa..penso que vai tudo depender do esquema tatico que JJ tiver em mente para esta temporada..

Laterais- DD procura-se..Piccini demonstra alguns pormenores interessantes mas apenas isso..foi-se gastar dinheiro em alguem que e apenas um pouco melhor que o que la temos..pouco sentido.

Centrais - penso que se arranjou um problema onde antes nao havia..sairam RSemedo e POliveira, entraram Andre Pinto e Matthieu..nao sendo fa de RSemedo e POliveira penso que pioramos em relacao a qualidade..principalmente porque sao ambos altos e lentos..

Meio Campo - penso que estamos melhor que o ano passado, mesmo considerando que EC e Adrien estaram de saida..Continuo sem perceber a contratacao de Matheus bebetinho (apesar de nao estar a jogar mal) penso que petrovic nao serve...

Extremos - Iuri demonstra os mesmos problemas que sempre demonstrou..nao parece que um novo emprestimo para rodar sirva para alguma coisa, ou fica no plantel ou salta e segue o seu rumo..fora isso parece-me que estamos bem servidos..talvez Mattheus tenha que rodar num clube da Liga (ja vai com ano e meio de atraso pelo menos) caso gelson fique penso que nao precisaremos de ir ao mercado.. em relacao a MAcuna nunca o vi jogar, por isso nao me pronunciarei.

Avancados - Bas Dost, para mim mediante uma boa proposta seria para vender..tudo o que fosse igual ou superior a 35m€ deveria ser aceite.
Alan Ruiz tudo o que fosse recuperar o investimento seria um mal menor..continua a jogar de cadeirinha..ainda nao percebeu que na Europa ser bom de bola nao chega!
Gelson Dala um emprestimo para uma equipa do meio da tabela para ver o seu desenvolvimento
Doumbia ainda e muito cedo para ver, parece ser uma boa aposta..veremos.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.07.2017 às 09:29

Deixo o alerta que neste blogue exige-se que o leitor se identifique, caso contrário o comentário será editado.
Sem imagem de perfil

De LEAOSELVAGEM a 19.07.2017 às 07:01

Continuo achando que Schelotto tem lugar na equipa e não acredito que William e Gelson Martins fiquem pois devem ser vendidos... e acreditando fortemente que Adrien continui sendo o nosso capitão julgo que ficaremos com um meio campo de luxo
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 22.07.2017 às 14:41

Muito sinceramente Jorge Jesus devia dar uma oportunidade no Gelson dala.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo