Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O princípio de Peter

Naçao Valente, em 17.01.17

 

peter1.jpg

 

Na Idade Média, Galileu, para não ser condenado, disse perante um tribunal da Igreja Católica o contrário do que vinha defendendo sobre o movimento da Terra no Sistema Solar. Enquanto prestava testemunho, abjurando das suas ideias, disse em surdina para quem o ouviu “e no entanto ela se move”.


O que aconteceu com os dois capitães da equipa do Sporting, depois da discussão no balneário após o jogo com o Chaves, foi uma cena triste. Ver Adrien e William, dois grandes profissionais, aparecer com cara de enterro a debitar um breve discurso preparado, mostra o estado a que chegou o nosso Sporting. Compreendo perfeitamente a situação dos atletas, empregados do clube, e que como tal, a pedido, tentaram deitar água na fervura para apaziguar um caso que prejudica o bom nome do Sporting. É certo que ao fazerem o esclarecimento, acabam também por salvar a pele do presidente que terá , mais uma vez, praticado um acto irreflectido e indigno de um presidente de uma grande instituição.


Não tenho fontes fidedignas nem 'infidedignas' sobre o que em concreto se passou, Mas sou levado a acreditar em pessoas que merecem credibilidade. Se a atitude do presidente Carvalho foi aquela que é relatada, desabrida e insultuosa, o que não me admira, porque já é recorrente, ainda não aprendeu nada com os erros que tem cometido.Mas há uma justificação: quando os resultados são favoráveis assume-os dando voltas olímpicas; quando são desfavoráveis sacode a água do capote e chuta a responsabilidade para os outros.Ora aí está, nunca comete erros. A utilização dos jogadores com o intuito de darem uma versão soft do que aconteceu para a opinião pública, a ser fomentada pela Direcção, revela também uma situação de indignidade.


O nosso presidente nunca saiu da pele de um chefe de claque. Continua a actuar a esse nível. Como comandante de pessoas usa a estratégia de atacar as suas próprias tropas. Em vez de unir desune. Em vez de moralizar desmoraliza. Actua por impulsos emocionais e não com racionalidade. Por este caminho perdeu muitas batalhas e vai perder muitas mais. No fundo, quem as perde é a colectividade que dirige. O que é preciso mais para perceber que não tem perfil , nem competência, para as funções que desempenha.

 

publicado às 12:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


49 comentários

Sem imagem de perfil

De Joana Vasconcelos a 17.01.2017 às 12:11

«Ver Adrien e William, dois grandes profissionais, aparecer com cara de enterro a debitar um breve discurso preparado, mostra o estado a que chegou o nosso Sporting». Sem dúvida, maus actores, até parecia mal.

«O nosso presidente nunca saiu da pele de um chefe de claque». O nosso Presimente nunca se viu foi noutra. Passar de 900 Euros mensais em 2011 para agora 15.000 e com prémio anual de 280.000. Passar de Peugeot 104 para um BMW série 7, com direito a cartão de crédito ilimitado, bodyguards e namoradas à descrição. Sem esquecer os passeios, as viagens, quantos Países já visitou a expensas do SCP?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 17.01.2017 às 12:40

Cara Joana Vasconcelos,

Digamos que o nosso Presidente é um "chefe de claque" muito bem pago. O Presidente segue dentro de momentos.
Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 17.01.2017 às 12:30

E ainda a falta a cena do próximo capítulo: após a vitória em chaves para a taça - que acredito que vai acontecer, porque apesar de tudo somos melhores - seremos brindados em facebooks, blogs, comunicados e artigos de opinião com o "se não fosse o presidente a abanar o balneário já nem na taça estávamos".
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 17.01.2017 às 12:42

Pois, caro Gonçalo, muito bem observado. Digamos que o populismo rende e rende bem.
Sem imagem de perfil

De Manuel Pedro Pinto a 17.01.2017 às 14:08

Sim, hoje vão ganhar, sem dúvida. O problema é sábado, no Funchal !!!



Aí, é que vão ser elas...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 17.01.2017 às 13:19

Bruxo !!!

P.S. Gonçalo ,
Antigamente, na gíria(calao) dizia-se assim para confirmar
Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 17.01.2017 às 13:58

Ahahah sei disso, infelizmente também já faço parte desse "antigamente" :)
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 17.01.2017 às 12:34

A minha opinião sobre este tema separa-se em dois pontos: a atitude de BdC e as declarações dos jogadores.

- em relação à atitude de BdC de ir ao balneário mandar uns gritos à equipa, é uma situação recorrente no futebol português, e que só quem nunca jogou à bola, não percebe que isto acontece muitas vezes, tanto por parte dos treinadores ou dos dirigentes.... Eu acho é que não era o momento apropriado o fazer, já que a fase de dar um murro na mesa deveria ter acontecido naquele jogo miserável do Rio Ave.... agora como estamos numa espiral negativa, precisamos é de tranquilidade!

- em relação às declarações dos jogadores, acho que voltamos a cometer um erro.... não estamos em blackout?!? para que é que eu quero ouvir as declarações do Adrien ou do William sobre os gritos de BdC?! Eu só quero que sejam profissionais, e que dêem tudo em campo....
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 17.01.2017 às 12:51

Caro Schmeichel,
Muitas vezes aqui discordamos, mas hoje tenho de apoiar alguns dos seus raciocínios. Não sei se acontecem muitas vezes gritos nos balneários, mas como diz agora precisamos é de tranquilidade. Muito bem observada a questão do chamado "silêncio". Silêncio significa estar calado e como afirma e bem a função de jogadores é jogar. Vamos ver como reagem no jogo de hoje.
Sem imagem de perfil

De Luis Pereira a 17.01.2017 às 13:54

O que nao falta por essas divisoes fora, desde a I liga até á 3a distrital, sao presidentes a ganhar 10 mil euros por mes, rodeados de equipas completamente profissionalizadas que vao da empresa de catering ao psicólogo, a repetirem esta situacao recorrente

Aliás, os próprios profissionais de gestao só fazem uso destas equipas profissionais para efeitos de IRS porque toda a gente sabe que as empresas de catering poderiam facilmente substituidas por sandes de fiambre e queijo e frango de churrasco nos jogos em casa como qualquer pessoa que tenha jogado á bola sabe.

Alias qualquer pessoa que tenha jogado á bola sabe que um psicólogo é completamente desnecessario quando tem o bar do clube ali tao perto com pelo menos 3 grades de minis.

E até digo mais, é sabido que isso do "mandar uns gritos á equipa" vem no "Manual de Gestao 101" página 3.

Até nem precisamos do manual profissional, se optarmos pelo manual de gestao para tótós (á venda na Porto Editora) "mandar uns gritos á equipa" vem logo no prefácio e é escusa para nao ler o resto do texto.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 17.01.2017 às 16:13

Luis Pereira,

O que não falta por este pais fora é gente que pensa que é muito esperto ou engraçado.... mas não sabe a diferença entre há, à e á...... mas para isso é preciso saber mais do que bitaites sobre manuais de gestão!
Sem imagem de perfil

De Manuel Fernandes Torres a 17.01.2017 às 16:23

Já agora caro Schmeichel, apoio essa luta, mas p.f. aprenda, fique a saber que em português não existe 'á'

:-)

Aprenda que eu não duro sempre.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 17.01.2017 às 16:51

O português é traiçoeiro.... mas essa eu sabia!!

Já agora, veja lá se escrevi bem?!.... Há fruta no futebol português!!!
Sem imagem de perfil

De Luís Pereira a 17.01.2017 às 18:28

Está em português caro Schmeichel (excepção ao acerto que no meu teclado não tenho)

Seria triste ter que lhe ensinar. Poupe-se a esse vexame.
Sem imagem de perfil

De Luís Pereira a 17.01.2017 às 18:29

*acento

Para lhe poupar mais uma pobre tentativa de correcção
Sem imagem de perfil

De hyperthreading a 17.01.2017 às 12:53

Quer fontes fidedignas. Eu dou-lhe uma. O senhor apagou o meu post relativamente ao que aconteceu ao João Pereira. Senti uma clara mordaça sobre o que se escreve neste blog visto que não menti e não fui indelicado. Vou repetir...

Após o jogo com o Braga, Bruno de Carvalho entrou no balneário para dar um raspanete aos jogadores mas entrou com a namorada . O João Pereira estava a baixar os calções e mandou uma graçola "Presidente, subo ou desço os calções?". Bruno de Carvalho no dia seguinte começou a negociá-lo.

O senhor sabia que no autocarro da equipa, no lugar da frente do autocarro, ao lado do Presidente vai a namorada? Não vai um dirigente, vai a namorada. Uma funcionária do clube do departamento de marketing. Alguém que nunca deveria estar no autocarro nem entrar no balneário. Pergunto-me o que será dela quando Bruno de Carvalho se for embora. Provavelmente despendem-na.

Agora vamos falar do que aconteceu no balneário à uns dias. Bruno de Carvalho entrou no balneário e foi mal educado. Chegando a usar a palavra "chulos". Ora foi neste momento que Bas Dost, que não está para este tipo de situações, chegou-se à frente e discutiu com o Presidente a centímetros de distância. Adrien, prevendo que Bas Dost poderia perder a cabeça e partir para uma ação física, separou-os, recuando Bas Dost. E depois Adrien, como todos sabemos, tentou defender os jogadores.

Este nosso Presidente não percebe uma coisa. Ninguém estava mais chateado com o empate do que os jogadores e qualquer treinador sabe que não se chateia os jogadores no momento de uma mau resultado. Isso é feito no dia seguinte, mostrando vídeos. Isto também só aconteceu porque Jorge Jesus não estava no balneário.

Este Presidente não tem qualquer experiência para o cargo. E claro, tal como você disse, lá obrigaram os nossos capitães a dizer aquelas afirmações para salvar o emprego.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 17.01.2017 às 13:17

Se isto que o hyper.. (que nome complicado) :))) diz é verdade !!
Ai meu Deus!.. Nossa Senhora abencoada!!.. Ai Jesus (o verdadeiro) :))) !!..
Valham-nos todos os santos!!..

O J.Pereira sair daquela interessante maneira, a minha experiencia dizia-me que sim, ali havia gato...
O Bas Dost, eu já disse sobre ele ......
Holandes (Castaignos, Marvin) nao sao sul americanos que se "podem" tratar aos gritos, ao bom estilo provinciano portugues.

A namorada !!....
Vai ao balneário ??... A ver o que ???.....Os calcoes do J.Pereira LOOOOOOOOLL!!
A namorada!!...
Vai na fila da frente, para os jogadores nao se distrairem do essencial. LOOOOOOOOOOOOLL !!
Agora eu comeco a entender porque o mocinho de ontem dizia; nao entender como os jogadores na folga e ainda por cima, após os jogos ir espairar, .....tinham forcas para ir dar uma voltinha !
Adorar só uma..........religiao !!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 17.01.2017 às 13:21

hyperthreading,

Permita-me desfazer um equívoco. Não fui eu, autor deste post, que lhe apaguei um comentário. Aqui escrevem várias pessoas e publicam-se muitos posts, e se lhe o apagaram por alguma razão terá sido, mas desconheço. Na minha opinião, este Presidente não tem nenhuma experiência para o cargo, como diz, e nenhuma competência como escrevi.
Sem imagem de perfil

De António Santos a 17.01.2017 às 14:41

Realmente o escárnio não tem limites.
O João Pereira ( e logo o João Pereira ) após perder um jogo daqueles e vendo o presidente a entrar no balneário ( já agora acrescente lá também as filhas à namorada, para compor o ramalhete ) ia por-se com graçolas ordinárias dessas...
E no sábado foi o Bas Dost ( um profundo conhecedor da língua Portuguesa ) que a dada altura não gostou de ser apelidado de "chulo" e se revoltou com tal expressão.
Sabe lá vossemecê o que se passa ou deixa de passar no balneário do Sporting, tenha um pingo vergonha e não invente "estórias" seu aldrabão de meia tigela.
Sem imagem de perfil

De peyroteo a 17.01.2017 às 13:49

Se o que "hyperthreading" diz é verdade, de facto é grave. Seja como for, parece que o Sporting é um clube em constante conflito interno, e isso nunca mudará, estou em crer... Enfim, logo lá estaremos a torcer pela vitória...
Sem imagem de perfil

De António Santos a 17.01.2017 às 14:45

Mas qual verdade qual quê, continuem a dar ouvidos e a alimentar a lampionagem que por aqui prolifera, eu faço ideia os pratos que eles não gozam diariamente depois de lançar o isco.
Mas que grandes patos.
Sem imagem de perfil

De mfd a 17.01.2017 às 14:58

António Santos,

O comentador hyperthreading apresentou uma versão do que supostamente aconteceu, que diz ele ser alicerçada em fontes fidedignas. Ninguém é obrigado a acreditar ou a concordar.

Eu prefiro esperar por mais indicios e eventualmente uma confirmação do que realmente aconteceu, pois neste momento não tenho elementos suficientes para dizer com certeza absoluta o que aconteceu no balneário em Chaves.

Para ficar registado, o caro António que diz saber o que é verdade ou não, quer dizer-nos então o que realmente aconteceu?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.01.2017 às 15:12

Aquilo que o outro leitor relatou, corresponde com 75 por cento do que me foi comunicado por fonte fidedigna e que já aqui referi num outro post.

Digo 75 por cento, porque houve ainda um pouco mais. Mas o assunto já foi debatido e neste momento nada serve estar a "massacrar" o tema.

P.S. A reacção de Bas Dost foi um pouco mais agressiva do que o leitor descreve, assim como o reparo dirigido ao presidente por Adrien Silva e outros jogadores.
Sem imagem de perfil

De António Santos a 17.01.2017 às 15:23

mfd,

Eu não digo saber o que é verdade ou não, quem sabe o que realmente se passou é quem lá estava, não são os jornais e muito menos comentadores de blog's.
Então eu agora chego aqui e escrevo que sei de fontes fidedignas que o Bruno entrou no balneário e que baixou as cuecas, que o Adrien não gostou e que lhe deu um pontapé no rabo e que o Otávio se passou e em resposta deu um par de estalos ao Adrien.
E o caro, como obviamente não sabe se é verdade, fica à espera de mais indícios e confirmações sobre o que eu escrevi, mas parte do principio que é a verdade... tenha dó.
Olhe, tem uma "verdade" muito parecida com essas diarreias mentais que aí estão escritas, a do gajo do Arouca a vir para a sala de imprensa após um jogo a dizer que o Pai tinha sido "barbaramente agredido" pelo presidente do Sporting, "verdade" essa que depois as câmaras vieram confirmar em absoluto.
Continuem a ser patos... garanto-lhe que eles gozam bem o pato.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 17.01.2017 às 15:47

Portanto, o filho do gajo do Arouca a quente ou a (quase) totalidade da imprensa portuguesa está tudo no mesmo saco.

Meu caro, até os próprios jogadores tiveram que vir a publico pôr agua na fervura. Sabe porquê? Porque era impossivel negar tendo tanta gente ouvido a gritaria.

Acha mesmo que não se passou nada e que é tudo a lampionagem?

Parafraseando o Scolari " E O PATO SOU EU?"






Sem imagem de perfil

De António Santos a 17.01.2017 às 16:10

Não meu caro, a ( quase ) totalidade da imprensa portuguesa está num saco muito abaixo do do filho do gajo do Arouca, está assim a modos que o nosso ranting, abaixo de lixo.
Se eu tenho duvidas que o presidente foi ao balneário dar um puxam de orelhas à equipa e que se excedeu e alguns jogadores ( Adrien à cabeça como capitão) não gostaram e saíram em defesa do grupo?
Não, não tenho duvidas nenhumas e é isso que é mais ao menos publico, mas daí a dizer-se que chamou chulos aos jogadores e que o Bas Dost lhe quis ir às trombas vai uma graaaaaaande distancia não acha?
Mais preocupado ficarei no dia em que voltarmos a ter um presidente que após a vergonha que foi o jogo de sábado não vá ao balneário dar uma valente piçada aos jogadores e que ache aquilo tudo normal.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 17.01.2017 às 16:32

Menos mau. Pelo menos já admite que se passou qualquer coisa.
Olhe quinta sai o jornal do Sporting. Lá terá toda a verdade certamente.

Se ele tivesse dado a tal "piçada" a seguir ao Skanderbeu, ao empate do Tondela o ano passado, Legia, Rio Ave, etc, ainda tinha que lhe reconhecer coerência, apesar de achar que não é assim que lá vamos (ainda mais quando são dadas a quente).

Quando as dá porque sente o terreno a fugir-lhe debaixo dos pés....





Sem imagem de perfil

De António Santos a 17.01.2017 às 16:47

100% de acordo.
O ano passado dou de barato, acabámos por seguir em frente na LE, só saímos da taça escandalosamente roubados em Braga e acabámos por fazer o melhor campeonato de sempre ( e que como sempre, só a nós é que acontece, não chegou para o ganhar ).
Agora este ano só peca por tardia, é que tinha mesmo sido logo em vila do Conde que o devia ter feito, se calhar hoje estaríamos a viver muito melhores dias.
Mas mais vale tarde do que nunca, ainda acredito numa boa 2ª volta, vai depender muito do jogo no ladrão.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.01.2017 às 22:40

É só isso António Santos ??? A falar de "diarreias mentais"...
Imagem de perfil

De PSousa a 17.01.2017 às 13:54

O problema que estou a ver para além deste não saber ser "O PRESIDENTE" é que não existe solução. Ou pelo menos ela ainda não apareceu em concreto!
Sem imagem de perfil

De Manuel Pedro Pinto a 17.01.2017 às 14:12

Tens razão

:-)

A solução é vender J. Mário e Slimani e comprar a seguir uma molha de grelos...

PdC por ex., também podia ter feito o mesmo. Vendia os anéis, os diamantes todos só para poder apresentar um R&C positivo para as eleições para inglês ver !!!

Há um ano atrás, o SCP tinha 44 pontos, agora tem 33 !!

Imagem de perfil

De PSousa a 17.01.2017 às 19:50

Para quem não percebeu o que eu quis dizer, nem vale a pena continuar a conversa.
O que tem a haver o que você disse com o que eu escrevi?
Sem imagem de perfil

De Manuel Pedro Pinto a 17.01.2017 às 14:17

Fala-nos disso...

Ou então diz lá porque desde 2011 não há Relatórios?!

"A Sporting SGPS tem pendente na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa um procedimento administrativo de dissolução por não apresentar contas há mais de cinco anos".
Imagem de perfil

De PSousa a 17.01.2017 às 19:51

Novamente....
Sem imagem de perfil

De José Santos a 17.01.2017 às 14:40

Boa tarde Nação Valente,

Excelente texto. Os meus parabéns!

Recordo as palavras de BdC na (ainda recente) entrevista ao jornal "Record":

R- Mas o investimento feito na contratação de Jorge Jesus não obriga à conquista de títulos?
BdC- Mas, neste momento, nós apenas por azar saímos da Europa. De resto, estamos ainda a discutir as três competições em Portugal. Se cumprirmos os restantes objectivos definidos para esta época, será uma temporada maravilhosa.

R- E se não ganharem títulos? O lugar de Jorge Jesus está em risco?
BdC- Não. Não. Nada disso!

R- Ganhar a Taça de Portugal e a Taça CTT é o mínimo exigível?
BdC- Neste momento, continuamos a exigir os três títulos nacionais. E estamos confiantes nos três. Agora, no dia em que deixar de sofrer… Só para terem uma ideia, eu sofri na primeira (época)! Sofri horrores quando não ganhei o primeiro e não tinha um centavo!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 17.01.2017 às 18:20

Caro José Santos,
Para BdC a conquista de títulos em função do alto investimento é fundamental e é a peça que falta para completar o puzzle da Presidência perfeita, pelo menos na aparência. Daí a necessidade do discurso que transcreve. Para mais as eleições estão à porta.
Sem imagem de perfil

De Sofia a 17.01.2017 às 15:21

Caro Nação Valente, um post com que concordo maioritariamente e sobre o qual já escrevi/se escreveu bastante nos últimos dias, mas resolvi comentar por uma só razão. Não concordo de todo que a eleição e mandato de BdC seja um exemplo do princípio de Peter. Tivesse sido BdC um bem-sucedido vice-presidente do Clube, um gestor reputado, etc. e depois tido uma actuação desadequada como Presidente, teríamos uma aplicação correcta. Ou, esticando um pouco mais o conceito, se Rogério Alves se candidatasse, e fosse eleito com base nas provas dadas como excelente e competente advogado, e posteriormente se revelasse não possuir as características indicadas para Presidente do SCP, isso seria uma "Peterlhada". Não sendo gestão a minha área, nem pretendendo vir para aqui armada em correctora, quis comentar porque, a meu ver, antes fosse este um caso de Peter... Mal por mal, preferia um cenário como o que usei de exemplo com Rogério Alves, do que um em que alguém se consegue fazer eleger para um cargo público exigente através de uma estratégia que soube cavalgar as emoções apaixonadas e frustradas dos sócios e adeptos, numa conjuntura rara e ideal para o fazer, usando como combustível um certo concentrar de emoções primárias negativas anti-Porto primeiro, depois anti-Benfica (ou seja, anti quem estava no topo em cada momento). De certo modo, o mesmo que PdC fez, alimentando-se de um sentimento de injustiça que existia (e existe ainda) a Norte face ao centralismo de Lisboa. Não duvido da paixão de BdC pelo Clube, de todo. Mas está longe de ser suficiente. Na verdade, e sei que é controverso, em geral nem acho que seja necessário... (havendo outras competências e ausência de conflitos de interesses)

Não penso que BdC tenha feito tudo mal (até seria difícil conseguir fazer tudo mal), nem perto disso. Mas fundamentalmente faltam-lhe capacidades e experiência para o cargo, de gestão financeira, de recursos humanos, experiência para identificar e gerir correctamente cada situação, a experiência que lhe permitisse *conhecer as pessoas certas* para se poder rodear de uma equipa mais competente e que possibilitasse a implementação um fundamental sistema de "checks and balances", o qual claramente não existe.

Um leitor acima falou de um episódio com João Pereira. Não sei naturalmente se é verdade, mas lembra-me uma conversa que tive há uns anos com 2 amigos jornalistas que acompanhavam o SCP sobre um tema que liga com esse putativo episódio e sobre a falta de experiência em termos de gestão de topo de BdC. Isto passou-se na altura em que Jefferson esteve bastante tempo de "castigo", depois de o clube ter recebido uma proposta por ele. Diziam esses meus conhecidos que achavam que as relações da equipa com o Presidente eram estranhas, e iriam rebentar eventualmente, porque não existia uma clara separação de hierarquias. BdC estava nos treinos, se um jogador marcava um bom golo ou fazia uma finta boa, passava pelo presidente e este dava-lhe um "calduço", às vezes atirava-se para as costas deles a festejar, etc. E isto criava uma sensação de camaradagem entre todos, de amigos, de pares. Mas não eram nem podiam ser pares. E quando os jogadores abordavam o Presidente nesse espírito (erradamente, como seria nesse caso de João Pereira, ou simplesmente num tema mais delicado), este agia com os poderes de Presidente, em clara discrepância com a atitude anterior. Contaram-me que na altura o Jefferson abordou o Presidente aberta e amistosamente (demais, provavelmente) sobre a tal proposta que teria recebido, e foram horas de gritaria com ele. Este tipo de liderança mal definida, seja num clube de futebol como numa empresa, tem tendência a longo prazo a criar animosidade e desconfiança. E lá está, para concluir, mostra falta de preparação para o cargo. Veremos quem mais surge para concorrer às eleições. Talvez PMR tenha esperado demasiado tempo para apresentar o programa (menos 1-2 semanas seria o ideal). E se ficar BdC, que muita coisa mude, não é só JJ que precisa de maior controlo...

Já agora, um para o leitor que escreveu "mandar uns gritos á equipa vem logo no prefácio e é escusa para nao ler o resto do texto" por me fazer rir.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 17.01.2017 às 18:05

Cara Sofia, agradeço o seu comentário que em certo sentido vai na mesma direcção do que escrevi, aprofundando e enriquecendo com exemplos o assunto abordado. Quanto à divergência sobre se é um caso de incompetência, ao qual se aplique o princípio de Peter, é uma questão de pontos de vista. Eu até me atrevo a acrescentar que BdC atingiu essa incompetência antes de assumir a Presidência do Sporting, pois ao que consta de quase uma dezena de empresas que geriu, não resta nenhuma para contar a história. Num tom mais ligeiro, se calhar já vem do berço. A única actividade em que, pelos vistos, mostrou competência foi no seu tempo de membro de claque. Pelo menos serviu para arregimentar apoios para chegar a Presidente.
Sem imagem de perfil

De Sofia a 17.01.2017 às 15:39

Já agora, e que o Rui não me caia em cima por ser off-topic, alguém sabe quem é aquele "jovem" certamente cheio de credenciais profissionais que chegou à presidência da Fundação Sporting e a um programa da nossa TV? Gostava de perceber com que intenção ele diz na TV do Clube que já jogou futebol, acabava os jogos "todos partido", e não percebe como os jogadores conseguem acabar um jogo e ainda ir sair à noite. Desagradou-me profundamente, especialmente porque, ao contrário de outras ocasiões passadas, não associo o mau momento de futebol produzido aos jogadores ou a falta de empenho dos mesmos. Não quero ser paranóica, por isso espero mesmo que sejam apenas ideias vindas exclusivamente da sua cabecinha.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.01.2017 às 16:05

Sofia,

Tinha um post preparado, intitulado "mais um recado encomendado", mas acabei por não o publicar, pelo menos por agora.

Acho que o título diz muito, quase tudo !
Sem imagem de perfil

De José Santos a 17.01.2017 às 16:17

Boa tarde Rui,

Sabe-me dizer se o Lion73 está em reflexão? Não o tenho visto por aqui.
É impressionante. Se o Chefe se cala, ele também se cala. Isto é que é dedicação.
Sem imagem de perfil

De Manuel Fernandes Torres a 17.01.2017 às 16:25

É o único que leva a sério, que cumpre o Blackout :-)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.01.2017 às 22:41

Boa noite,

De facto, está com uma folga muito prolongada:)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.01.2017 às 23:49

E não vou mesmo publicar, não merece a pena dar palco a esse jovem a quem o serviço foi encomendado.
Sem imagem de perfil

De António Santos a 17.01.2017 às 16:25

Surreal Sofia,
Eu por acaso discordo de si e até acho que tem havido falta de empenho ( ou de garra, ou de raça se preferir ) de grande parte da equipa desde o jogo da Luz, mas isso sou eu, um simples sócio, agora numa altura destas vir por em causa o profissionalismo dos jogadores publicamente?
E própria na TV do clube? Aquilo não tem um director de conteúdos que avalie as coisas antes de irem para o ar?
A isto chama-se "apagar o fogo com gasolina".
Surreal, Surreal.

SL
Sem imagem de perfil

De Sofia a 17.01.2017 às 16:40

Permita-me esclarecer António: não associo a falta de empenho ou garra como factor isolado. Como em tudo na vida, motivação e estados de espírito - e rendimento - são condicionados por um contexto mais geral. Neste caso, admito que exista desânimo e falta de ganas de comer a relva, mas não a posso imputar só aos jogadores. A raiz mais profunda do problema, na minha opinião, está na forma sem jogar da equipa, no modelo desadequado aos jogadores actuais, que se traduz em fraca produção ofensiva (mesmo com muita posse), e possivelmente a um mau ambiente interno que não conhecemos. É uma pescadinha de rabo na boca, as coisas não correm bem, não se ganha, a moral cai, impotência instala-se, as coisas não correm bem, não se ganha. Disse algo neste sentido num post anterior em que referia que JJ pode precisar de ajuda (até a nível psicológico) para recuperar os jogadores animicamente, e era importante que lhe fosse dada.
Sem imagem de perfil

De António Santos a 17.01.2017 às 17:01

Concordo Sofia,
Já por várias vezes em conversa debati com outros Sportinguistas se o "busilis da questão" não estaria mesmo na falta do tal motivador psicológico que acompanhava o JJ desde à uns anos e que deixámos de ter da época passada para esta ( segundo sei o homem voltou para o Brasil por razões pessoais ), acho que ele precisa mesmo de quem trate dessa parte e como bem refere o futebol como em tudo na vida tem uma forte componente psicológica.

SL
Sem imagem de perfil

De João Francisco a 18.01.2017 às 00:12

Excelente artigo Sr. Nação Valente, gostei muito de ler, aliás como todos os seus escritos. SL

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo