Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O que dizem eles

Rui Gomes, em 20.02.16

 

CarlosXavierSporting2015 (2).jpg

 

«Depoir de conhecer as opções de Jorge Jesus, já estava a contar com um resultado negativo e agora até admito a hipótese de ele vir a optar por uma equipa secundária para o jogo da segunda mão, mas é um grande risco.

Temos plantel com jogadores com categoria suficiente para poder fazer frente em todas as competições, mas não é essa a opinião de quem está no comando. Não sei quais são os propósitos ou intenções, mas desde o início foi assumido que o Sporting ia só lutar pelo título.


Preferia que o Sporting lutasse em todas as frentes e não optar só por uma, sob pena de a temporada ser um rotundo fracasso, caso a estratégia de Jorge Jesus não surta o efeito desejado. Se o Sporting não conseguir ser campeão é uma época perdida, mas acredito que será campeão. Está focado no campeonato e tem plantel para isso. Não pode é perder pontos com as equipas pequenas como tem perdido.

 

A contestação dos adeptos a Gutiérrez é natural. É um jogador que está mal fisicamente e que não rende quando não joga com outro ponta de lança ao lado dele.»

 

 

O parecer de Carlos Xavier, antigo «capitão» do Sporting. Nem todos pensam da mesma maneira, preza-me verificar.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:46

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


15 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 20.02.2016 às 15:00

Aceito a opinião daqueles que defendem que o Sporting deveria jogar com os titulares contra o Leverkusen... mas terá de ser tido sempre em conta estes factos:

- Faltam 12 jogos para o fim do campeonato português e caso fossemos à final da Liga Europa seriam mais 9 jogos.

- Dizer que temos plantel para todas estas frentes, e depois afirmar que perdemos com o Leverkusen porque jogámos com os suplentes.... é assumir que o nosso plantel não é assim tão vasto como se pinta!

- As probabilidades de ganhar a Liga Europa são cerca de 1/30, sendo que no nosso historial só temos 1 titulo. As probabilidades de ganhar o campeonato são de 1/3, sendo que temos 18 campeonatos, 2 nos ultimos 35 anos. Portanto temos pelo menos 10 vezes mais probabilidades de ganhar o titulo nacional do que o da Liga Europa.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 20.02.2016 às 15:26

O que está em causa nem é o perder ou nao perder.....
porque da forma como jogam as equipas portuguesas, difícilmente ganham aos alemaes especialmente..
É o medo, é a lentidao de processos, é o nao entender a mentalidade competitiva, etc....

É a atitude dos nossos dirigentes que está em causa, especialmente o JJ... Falando portugues,... ele esta-se cagando para nós !!!!

Será que o SC Braga.... também tem problemas de plantel ?? Ou estao apostando só na Liga Europa ?? Ou é só na Taca de Portugal...
e assim esquecerem o objectivo principal... apurar-se para a Europa uma vez mais !!!
Ou é só por causa do orcamento ???
Se calhar é por causa dos adeptos ..

Mas que maluqueira vai naquele cabecinha !!!!
Ele que seja campeao ..... e se ponha a andar !!! A sério, é o meu desejo...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.02.2016 às 16:48

Schmeichel,

Essa é conversa da treta derrotista, ou melhor, conversa da treta que visa prestar vassalagem, porque é sempre isto que o caro faz.

Defender o indefensável. Devíamos entrar em campo com os nossos melhores argumentos e tentar jogar o nosso melhor futebol. Se então perdermos, será uma derrota que se aceita de consciência limpa. O inverso dito é entrar em campo com a equipa deliberadamente condicionada, como o nosso melhor argumentador do meio campo e o nosso ÚNICO goleador no banco.

Seja honesto !!!
Sem imagem de perfil

De j. a 20.02.2016 às 18:10

Schmeichel, lovo a sua capacidade de resistência e até de uma certa resiliência em continuar a comentar positivamente neste espaço, face ao que se institui como sendo a ideologia mais que dominante deste Blog.

O fácil que é chamar alguem de vassalo, ou de atitude derrotista pregando valores que sabemos só existir num mundo abstracto perfeito, que nunca foi (ou já não é há muito, muito tempo) a realidade do Sporting.

Obviamente que por estarmos no primeiro lugar, não significa que tudo esteja a ser bem feito. Mas pelo menos para já, teriamos sempre que reconhecer que há mérito de muita gente que tem contribuindo para que ainda assim seja.
Não, como se pode ver nos comentários mais abaixo, não é isso que acontece aqui.
É sempre tudo mal, no matter what.
Dizer o contrario, é ser seguidista ou desonesto intelectualmente.
Isto repito, com o Sporting em primeiro lugar no campeonato.
É um fenómeno deveras interessante e muito tipico do nosso país.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.02.2016 às 18:19

Acredito que o Schmeichel fica grato pela solidariedade de quem tem semelhante linha de raciocínio, pese o excesso demagógico.

Ele defende as suas teses e tem a capacidade intelectual e emocional para receber as respostas às suas missivas. Por exasperante que sejam alguns dos seus comentários, reconheço-lhe este mérito.

Além do mais, ele continua a comentar neste espaço porque é fundamentalmente respeitado e é aqui que encontra debate constante sobre assuntos do seu interesse.

Muito simples, até !!!
Imagem de perfil

De Profeta a 20.02.2016 às 16:14

É um tema complicado...


Por um lado, fica-se com a sensação que o Jesus pode não ser assim tão bom treinador como a imprensa pintou nos últimos 6 anos... Com a sensação que os túneis e os capelas foram um importante aliado, e que sem eles teria feito muito menos...


Mas por outro lado, será que estão a dar todas as condições de trabalho ao Jorge Jesus?

Reparem: o Carrillo mesmo que ainda não tivesse assinado contrato, poderia estar a jogar, e nunca teria assinado pelo Benfica agora. O presidente no fim da época só tinha que assumir que não tinha conseguido renovar com ele.

O negócio de Montero e a vinda de um Barcos também lhe vai dificultar a vida...

Perder jogadores para os rivais por mera incompetência como Mitroglou, Servi, Danilo, Suk, José Sá, Marega, também não ajudam a construir um plantel com mais e melhores soluções para ao longo da época...

As prolongadas negociações para renovar com jogadores, como por exemplo, William Carvalho (que auferia 5000€) ajudaram?


Agora vejamos o que tem sido esta época nas diferentes competições:

- Na champions fomos eliminados no play-off devido a duas equipas de arbitragem que levaram o CSKA ao colo nos 2 jogos. Poder-se-á discutir eventuais falhas do Jesus, mas o que é factual é que foi devido à arbitragem que o Sporting não marcou presença na fase-de-grupos.

- Na Liga Europa cumprimos os mínimos: passar uma fase-de-grupos com equipas quase amadoras. Mesmo assim, nalguns jogos deixamos uma imagem muito negativa devido a uma exagerada rotatividade. O único aspecto positivo foi o lançar de vários jovens como Matheus, Gelson, Bruno Paulista, etc.

- Na Taça de Portugal eliminamos o Benfica, e logo de seguida fomos à Pedreira e fomos eliminados. Não tivemos sorte com os sorteios - ao contrário do FC Porto. E na Taça por vezes a sorte dos sorteios também conta.

- Na Taça da Liga, apesar de ser uma prova secundária, estava à espera de uma maior aposta do Jesus. Afinal, ele é o papa-Taças da Liga. O Sporting nunca venceu a competição, e não deixa de ser uma Taça oficial do futebol português.

- Na principal competição, a Liga Portuguesa, estamos em 1º lugar. Mas apresentamos uma preocupante dificuldade em jogar contra equipas "pequenas". A maior parte dos pontos que perdemos foram com equipas que lutam por não descer de divisão... Mas os pontos ganhos a Benfica e Porto (e a outros na 2º volta, eventualmente) podem compensar essas perdas.


Parece-me que de uma maneira geral há prós e contras sobre o trabalho de Jorge Jesus, e deve-se para já, dar o beneficio da dúvida.

O que sei é que nesta presidência o Sporting em 2 épocas teve 2 treinadores que saíram a mal do Sporting. Se não ganharmos o campeonato, não devemos pensar em mudar outra vez de treinador, mas talvez de presidente. O futebol do Sporting precisa de estabilidade. E este presidente dá tudo menos estabilidade a quem tem que desempenhar a sua função no clube... (está mais que provado)


Espero que o Jesus cumpra o contrato de 3 anos. Quero acreditar que ele está no Sporting de boa vontade e quer deixar a sua marca no Sporting. Mas será que o vão deixar?



Sem imagem de perfil

De HY a 20.02.2016 às 20:41

Qual foi o outro treinador que saiu a mal do Sporting, Profeta?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 20.02.2016 às 18:13

O parecer de Carlos Xavier é avisado e revela a experiência de quem se bateu em muitos relvados envergando a camisola leonina. Basicamente, alerta para o risco que é apostar as fichas todas apenas numa competição. E se as coisas correrem mal por algum motivo?

Os sportinguistas perceberam há muito que o presidente e o treinador optaram por uma determinada competição, descurando todas as outras. Há quem diga que deve ser assim, a prioridade deve ser o título nacional e na próxima época haverá uma atitude mais ambiciosa noutras competições.
Neste caso, pode-se questionar se é justo que se apele aos sportinguistas que compareçam no Estádio para apoiar a equipa num jogo… que é secundário! E acrescento que as competições europeias dão dinheiro e prestígio, talvez nunca menos do que a Liga portuguesa.

No entanto, na preparação e organização da época e constituição da equipa pouco ou nada permite pensar no planeamento das próximas épocas, pois muitos dos jogadores que integram o plantel estão prestes a entrar na fase de declínio das suas carreiras. Este, ao que parece, é um contributo de Jorge Jesus.
Também não revela grande capacidade planeadora a decisão de vender Montero e ficar com Teo.
Sem imagem de perfil

De HY a 20.02.2016 às 18:20

Caro LZ, o que o leva a considerar que o. P e o JJ descuraram a Taça de Portugal?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 20.02.2016 às 18:38

Caro HY
Todos conhecemos a forma como o Sporting foi eliminado em Braga. A equipa foi brava e não merecia ter ficado pelo caminho.
Dito isto, sempre considerei que depois do fracasso na Liga dos Campeões acentuou-se um discurso, primeiro subliminar depois claro, da prioridade no campeonato.
O envolvimento que conduziu à vitória sobre o Benfica na Taça decorreu mais do nosso competidor do que da competição.
Sem imagem de perfil

De HY a 20.02.2016 às 20:39

Bom, mas não descurámos a nossa participação na taça, ou descurámos? Naturalmente, se jogássemos com um clube da 2a B teríamos alinhado equipas diferentes, mas não foi o caso. Daí que me pareça exagerada a sua afirmação. Não foram todas as competições em troço de uma. Foi a taça LBaptista (para mim, o palco ideal,para fazer jogar os que normalmente não jogam) e a liga Europa (sobretudo na fase de grupos)...a mim, não me choca a opção. Mas aceito que haja quem pense diversamente.
Sem imagem de perfil

De HY a 20.02.2016 às 18:15

O que se nota é que a opinião do Carlos Xavier é muito apreciada por aqui, mas o do Litos já não... Pode ser que um dia destes saia ao contrário...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.02.2016 às 18:32

É este tipo de comentário que eu não aprecio da sua parte.

Eu até gosto do Litos e não é a primeira vez que ele é citado no blogue. O mesmo é aplicável a Carlos Xavier.

Concorda-se ou discorda-se, em contexto. Nada mais.

Parece-me simples e claro. Mas talvez não seja para si.
Sem imagem de perfil

De HY a 20.02.2016 às 20:35

Rui, o meu comentário nada tem a ver com a opiniões do CX ou do. Litos, mas sim com os comentários com que acompanhou as declarações do Litos. Estarmos de acordo é uma coisa. Interrogarmos-nos sobre a "legitimidade" de quem discordamos dizer o que disse, é outra. Leio aqui que o CX exprime opinião fundamentada, fruto da sua muita tarimba, etc. Já sobre o Litos, questiona-se a pertinência de pessoas como ele se pronunciarem sobre certas questões.... foi isso que me levou a reagir.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.02.2016 às 22:48

Então... quando comentar seja claro, o que ocasionalmente não é. Ums coisa é o post, outras são os comentários dos leitores.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo