Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

FORQJ606.jpg

 

Sempre senti enorme dificuldade em aceitar e respeitar a postura e o discurso de Jorge Jesus, enquanto treinador de futebol, e como já tive ocasião de afirmar em vários escritos aqui no Camarote Leonino, não é por ele se encontrar neste momento no Sporting que vou alterar esta minha consideração. Aliás, é cada vez mais acentuada, pela negativa, ao assistir a declarações suas, como as que fez este domingo, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Vitória de Guimarães.

 

Além do sentido vanglorioso que invariável e inevitavelmente marca todos os seus discursos, ainda vai mais longe quando, pelas suas palavras, deixa claro que o que ontem era verdade, hoje é "mentira".

 

Muita embora haja alguma dose de verdade em algumas considerações que adiantou, há uma que me provocou prontamente. Eis o que ele teve para dizer, no contexto deste escrito:

 

«Qual é a única equipa em Portugal que já ganhou um título ? Ou a Supertaça não valeu ? Não sei que contas são essas. Quem é que está melhor em Portugal neste momento, sem ser o Benfica que está a lutar por três competições ? O Sporting ganhou um título e está em primeiro. Se vai ganhar outro ? Não sei, mas estamos a disputá-lo. Quando chegámos a esta casa dissemos que queríamos ser uma equipa que entrasse na discussão do título e é isso que estamos a fazer. Aliás, os outros é que estão a entrar nessa discussão, porque nós estamos em primeiro. Cada pessoa tem a sua opinião. Mas os factos são esses. O Sporting já ganhou um título e pode ganhar outro. Foi para isso que entrámos nesta casa, para que o Sporting voltasse à sua história. Nos últimos seis anos, quando eu estava no outro lado, o Sporting nem contava. O facto é este e quanto a isto podem querer mandar com serradura para os olhos que não vale a pena.»

Dos três rivais só um é que está em vantagem em relação a isso (competições a disputar), todos os outros têm as mesmas possibilidades e nós já vencemos um título, somos a única equipa em Portugal que já venceu um este ano. Só há uma equipa que pode ganhar três competições; a Taça da Liga, o Campeonato e a Champions, todos os outros estão em igualdade. Neste momento estão todos no mesmo patamar», acrescentou o treinador.»

 

Temos à mão muitos exemplos de contradições suas no que diz respeito ao valor que atribuía ao Sporting enquanto treinador do Benfica, este é apenas um desses exemplos, onde Jorge Jesus afirma - palavras para o efeito - no dia 8 de Fevereiro de 2014, que "o Sporting não se assume como candidato ao título mas pelo seu historial em Portugal, tudo o que disser fora dessa realidade não é factual, pelas suas exigências".

 

Além do mais, ninguém refuta o mérito de vencer o Benfica no início da época para assim conquistar a Supertaça Cândido de Oliveira, mas não deve ignorar que há outros méritos a serem reconhecidos a quem colocou o Sporting na posição de poder disputar esse Troféu.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:02

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


27 comentários

Imagem de perfil

De Profeta a 28.02.2016 às 19:42

A entrada do Jesus no Benfica coincidiu com a saída do Paulo Bento. Se até ai o Sporting era sempre candidato ao titulo, a partir de então, o Sporting não contou. É factual.

Não contou, mas não foi por causa do Jorge Jesus. Não contou por erros próprios do Sporting.

Agora, todo esse discurso de que o futebol português girou á sua volta nos últimos 6 anos não é nada elegante. O discurso de hoje faz parte dessa sua lógica.

Por exemplo, repare-se que ele disse há dias que o problema do Lopetegui se chamou Jesus. Para mim o problema do Lopetegui foram os Vouchers e o colinho, senão tinha sido o Porto o campeão na época passada.

Já aqui disse que o Jesus é um dos grandes treinadores do futebol português, mas não é nada de especial comparado com Marco Silva, Leonardo Jardim, Vítor Pereira, Jesualdo, ou Paulo Sousa. É só mais um entre vários bons treinadores.
Sem imagem de perfil

De Leão de Viseu a 28.02.2016 às 19:53

E estás a esquecer-te de Paulo Fonseca... Que grande época está a fazer!
Imagem de perfil

De Profeta a 28.02.2016 às 20:18

Portugal é o melhor a nível de treinadores de futebol.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 28.02.2016 às 19:46

Se há mérito de quem saiu para termos ganho a supertaça , concluo assim que também há demérito de quem saiu , visto que nos deixou no playoff da champions ao contrário da situação quando chegou onde já estava na fase de grupos. Engraçado ao escrever isto , lembrei-me que perdemos o jogo que nos afastou da luta por esse apuramento direto , depois deste génio que acaba de se sagrar campeão na Grécia e por aqui nunca mais foi notícia , mesmo depois de ter sido eliminado pelo Anderlecth , e já ser contestado por alguns adeptos de Clube que nos últimos 14 anos ganhou 13 campeonato , e que gastou 20M e o seu principal rival gastou 2 para este campeonato. Voltando ao assunto , o génio na altura preferiu assim jogar com o mesmo 11 em jogos de alto desgaste com o Wolfswburg com o meio campo a romper , Sporting chegou ao Dragão aos 30min acabou a bateria e levou 3 no lombo do Lopetegui , na única vitória num clássico do génio espanhol , afastando-nos assim da fase de grupos da Liga dos campeões. Sabe que a retórica é uma faca de gumes....

Toda a gente sabe que o Sporting não era candidato ao título e era anedota dos rivais , e foi mesmo neste período que a sua grandeza foi questionada pelo Sporting de Braga , vamos andar aqui a atirar areia aos olhos de quem ??

O discurso de Jesus no Benfica é de respeito pelo Sporting , mas também para responsabilizar a equipa do Sporting nessa altura para não ficar ele com uma obrigação de ganhar , lançava os jogos com 50/50 quando nós sabemos que não era assim e até fomos goleados em casa por ele. Portanto não vale a pena os rodopios à procura de contradições , todos sabem que éramos um figo para os rivais apesar de se conterem e não o dizerem.

Depois de tanta treta , espero sim que ganhem o jogo de amanhã que isso sim é obrigatório.

São 2 finais este e o próximo jogo. E claro está muita gente a ficar nervosa ao ponto de se sentarem à mesa com rivais : Luís Filipe Vieira , Menezes Rodrigues , João Gabriel , Dias da Cunha e Bagão Félix , e Rui Barreiro , isto segundo um famoso blogue benfiquista. Tanto tremem com Bruno de Carvalho.

Para mim não há dúvidas que temos uma facção aqui dentro com medo que o Sporting seja campeão , e que Bruno vá eleições como campeão nacional , este nervosismo todo já fede...
Imagem de perfil

De Profeta a 28.02.2016 às 20:26

Peço desculpa, mas a partir de agora vou passar à frente cada vez que vir um comentário teu. Tudo o que é demais chateia, perde-se tempo, e nada se aprende.

SL
Sem imagem de perfil

De m1950 a 28.02.2016 às 20:29

Estou perdido de dor , depois de saber que um grande "sportinguista" como o Profeta vai deixar de ler os meus comentário. Por favor não faça isso.

Saudações Leoninas.
Sem imagem de perfil

De Luis Vicente a 28.02.2016 às 21:18

Profeta.
Se queres saber que traste é este m1950,é passares pelo NGB e leres os comentários que faz.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2016 às 22:38

Desculpe, mas o que é o NGB ?
Sem imagem de perfil

De Luis Vicente a 28.02.2016 às 22:45

Boa noite.
Podes sempre perguntar ao m1950.
Eu sei que ele não sai de lá.
E assina como m195o.
Curioso ele ainda não ter reagido ao meu comentário.
Quer dizer alguma coisa,não!?!?
Sem imagem de perfil

De m1950 a 29.02.2016 às 01:37

É fácil.

Tendo em conta que o moderador lhe permitiu insultar-me , se eu lhe for responder à medida acabaria eu banido , é só por isso que não lhe respondo.
Sem imagem de perfil

De Luis Vicente a 29.02.2016 às 08:47

Desde quando a verdade é um insulto?
É só consultar o NGB, e ler os teus comentários.
Passe bem.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 29.02.2016 às 13:44

Novo Geração Benfica

O blogue onde todos os que não são benfiquistas são "tolinhos"
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 28.02.2016 às 21:28

"""O discurso de Jesus no Benfica é de respeito pelo Sporting ""

Limpinho, limpinho....
Sem imagem de perfil

De m1950 a 28.02.2016 às 21:30

Estou a falar deste de dizer que o Sporting é candidato ao título , e que não corre por fora , e que tem obrigações e etc.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 29.02.2016 às 13:31

Uma das decisões controversas de JJ foi de facto ter lançado Barcos acabadinho de chegar do aeroporto naquele jogo com o Rio Ave na parte final do jogo, decisão que eu próprio contestei por imaginar o desagrado do balneráio com possibilidades de nascer por aí problemas.

Como afirmei áparte que é o treinador que obviamente decide mas sempre dentro de uma lógica da política acordada no princípio da epoca com o balneário e obviamente Barcos tería primeiro que convencer e ser reconhecido nos treinos por esse balneário para ter legitimidade de o treinador decidir. O que nao foi o caso , creio que JJ nessa decisão precipitou-se (passou-se) , e Barcos lá teve que fazer os "tramites" normais para agora sim poder ir a jogo a qualquer momento com o aval do balneário.......!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.02.2016 às 13:34

O que é que isto tem a ver com o post ?
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 29.02.2016 às 13:57

Tem haver com as decisões controversas do Treinador Jorge Jesus nesta sua primeira época de Sporting e com o que é hoje verdade e amanha poderá ser mentira.
A forma como Jorge Jesus gere o balneário em que tambem comete erros!!
Sem imagem de perfil

De PSousa a 28.02.2016 às 20:37

SL
Para quem à pouco disse que não havia uma linha editorial contra JJ este POST vem mesmo a calhar.
Como clube secular que somos, o Sporting será sempre um candidato ao titulo e a vencer as provas onde entra, no entanto há anos em que estamos na corrida até ao fim, como está a acontecer este ano e nos outros estamos até ao Natal. A mim o Natal já me irritava!
Sim ganhámos um titulo este ano, sim foi MS que nos levou à final e que ganhou a taça... e? O que JJ disse não foi mentira nenhuma.
O Sporting nos últimos 6 anos não contava porque não lutava até ao fim.... ficava-se pelas prendinhas... por muita pena nossa!
Mas nisto tudo o que se pretende mesmo, é que até ao fim ... o SPORTING dê luta! E depois de preferência, esteja no 1º!!!!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2016 às 22:37

Não há dúvida alguma que sabe ler, compreender é que parece ser uma missão muito complicada para si.

Com que então o Sporting não contava ?... Muito bem ! E depois critica outros sportinguistas por não concordar. Triste...
Sem imagem de perfil

De PSousa a 28.02.2016 às 22:42

No campeonato, nesta altura, já poucos tinham esperança... neste momento, muitos tem a esperança de ser campeões!
Esta foi a minha leitura....

Mas sem duvida que não consigo compreender quem anda sempre à procura de tudo para dizer mal. E o titulo vai-se adequando ao BLOG.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2016 às 23:01

E que título podemos então equacionar para o PSousa ?

Não me venha obrigar a responder porque não vai gostar...

Não sei se é apenas ingenuidade da sua parte ou qualquer outra coisa, mas quanto a si existimos para dizer ámen a tudo, pelos vistos.

Vira o disco e toca o mesmo, meu caro PSousa .
Sem imagem de perfil

De PSousa a 28.02.2016 às 23:13

Arranje o titulo que quiser e lhe apetecer, porque já foi desagradável por outras vezes que mais uma não me causará transtorno. Foi você que hoje disse que não têm uma linha editorial contra o JJ mas mais virada para BdC, mas este post não mostra isso.

Não sei se foi um mau dia para si, mas acredite que nem todos tem de dizer ámen ao que escreve. O seu entendimento da frase do JJ é um e o meu é outro.

E é isso mesmo, vira o disco e vai sempre tocar o mesmo... uns defendem outros atacam...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2016 às 23:45

Sinceramente !!!

Pasma a memória curta do que era o Jorge Jesus, enquanto no Benfica, clube que ele nunca pretendia deixar para vir para o Sporting.

O exemplo que citei é apenas um de muitos disponíveis, já para não falar do "limpinho, limpinho".

Pois é... só o que é hoje é que vale.

Quanto à existência de uma linha editorial ou não, não tenho satisfações a dar a ninguém meu caro.~

E nunca fui rude consigo. Reconheço que por vezes sou agressivo, até excessivamente, mas não rude.
Sem imagem de perfil

De Vozes a 29.02.2016 às 05:58

A frase também me chocou pela falta de tacto.

Mas o exercício é simples. Quantas vezes, nos últimos 6 anos, é que o Sporting chegou ao final de Fevereiro/comeco de Marco na frente da Liga?

Zero.

Quantas vezes o fez a 3 ou menos pontos da lideranca?

Zero.

Quantas vezes o fez em 2. lugar?

Uma. Leonardo Jardim, 2013-14. Mas já com 5 pontos de atraso para o primeiro e desvantagem irreversível no confronto directo (i.e., 6 pontos de atraso).

O homem tem razao factual (a menos que consideremos que ir a 5 pontos da lideranca em Marco com desvantagem para o líder no confronto directo é "estar na luta pelo título"). Isto porque duvido muito que, se terminar o derby com 6 pontos de avanco (e duas vitórias sobre o slb), o Sporting nao esteja quase garantidamente na rota para o título.

E já agora, o m1950 coloca bem o dedo na ferida mais acima, ao perguntar "quantos clássicos venceu Lopetegui enquanto treinou o fcp?".

Sem imagem de perfil

De J. a 29.02.2016 às 07:44

Eu também não gosto de ouvir as palavras de Jesus.
Mas não é por ser ele a dizer o óbvio. É mesmo porque a realidade que refere é bastante dolorosa:
Época 2009/2010 : 28 pontos de distância para o campeão.
Época 2010/2011: 36 pontos de distância para o campeão.
Época 2011/2012: 16 pontos de distância para o campeão.
Época 2012/2013: 36 pontos de distância para o campeão.
Época 2013/2014: 7 pontos de distância para o campeão.
Época 2014/2015: 9 pontos de distância para o campeão.

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 29.02.2016 às 10:44

Factos são factos.... hoje temos mais 11 pontos do no mesmo período da época passada...

Os que hoje criticam JJ por dizer que no passado "... o Sporting nem contava..." são os mesmo que nos últimos 2 anos quando se discutia a intenção de BdC de ter um Sporting candidato ao titulo e que se intrometesse na luta a dois, de porto e benfica, se riam e diziam que era impossível.... Hoje essas mesmas pessoas criticam porque não ganhamos tudo.... é isto que aconteceu com o Sporting de BdC.... a exigência voltou a Alvalade!!
7 anos sem títulos, 6 anos sem ir à Champions, 7 anos a levar na pá do benfica.... tudo isso mudou para a exigência de ter de ganhar tudo e a todos....

Grande JJ!!!! Com carvão, serradura ou outra coisa qualquer, a realidade é esta... Sporting em 1º lugar ... faz mal a muita gente!!!!

Hoje jogo muito importante.... Força Sporting!!
Sem imagem de perfil

De MKO a 29.02.2016 às 10:59

O ano passado o Sporting não contou??? Se não fosse aquele golo do Jardel em Alvalade ao ultimo minuto num jogo em que o Benfica foi completamente dominado e que até hoje eles ainda estão para descobrir com empataram o jogo queira ver se o Sporting não contava... O treinador com o Super Ego acha que ele é o melhor do mundo, deve pensar que o Sporting nasceu ontem e que até ele chegar nunca ganhou nada.. vamos lá ver é se não vamos ter menos títulos este ano do que o ano passado.. e não me venham com a treta da Supertaça..

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo