Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Observação do Dia

Rui Gomes, em 26.02.16

 

20140606_cprclassical_stock__handsclapping_istock.

 

Pelos vistos, segundo alguns leitores, estamos errados ao criticar a postura competitiva - diria estratégia, mas não é claro se existe uma - da estrutura de futebol do Sporting e do seu treinador. Por conseguinte, a fim de corrigir este estado das coisas aqui no Camarote Leonino, vamos então aplaudir.

 

Começamos por aplaudir a contratação de Jorge Jesus - o melhor treinador deste Planeta e arredores - aplaudimos o afastamento da Liga dos Campeões, aplaudimos a vitória sobre o Benfica que nos permitiu conquistar a Supertaça, aplaudimos a eliminação da Taça de Portugal, aplaudimos o afastamento da Taça da Liga e, agora, da Liga Europa. Aplaudimos o 1.º lugar no campeonato, neste momento, e logo veremos se irá haver mais aplauso ou não quando este terminar.

 

Haveria muito mais a aplaudir, mas ficamos assim por agora.

 

 

P.S.: Por falta de espaço não aplaudimos a contratação de Teo "Matador" Gutiérrez.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 07:44

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De J. a 26.02.2016 às 06:44

Exactamente....parece já estar a perceber um pouco a coisa.
O Sporting sempre se aplaude, mesmo se estamos em desacordo com muita coisa.
Além disso, nem há grandes razões para não fazer outra coisa.
Se a coisas acabar assim no fim da época, é de facto razão para aplaudir....por muito tempo.
Eu só quero o Sporting campeão!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.02.2016 às 08:01



E se não se for campeão ?
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 26.02.2016 às 09:10

Rui,

Nesse caso é irmos partir a loja verde toda e roubar, como fizeram os adeptos benfiquistas em Guimarães. looool
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.02.2016 às 09:17

Somos diferentes Mike:)
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 26.02.2016 às 09:19

Diz-me que percebeste que era na brincadeira. loool
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.02.2016 às 09:23

Não viste a indicação no fim da frase ?
Sem imagem de perfil

De pv a 26.02.2016 às 08:10

Pelo menos já não andamos a aplaudir o 7' lugar....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.02.2016 às 08:13

O caro andou a aplaudir o 7.º lugar ?... Isso é causa para expulsão de sócio, se o Bruno tiver conhecimento:)... Se for sócio, claro.
Sem imagem de perfil

De Sotto Mayor de Belas a 26.02.2016 às 08:10

Octávio Ribeiro e Octávio Lopes não diriam melhor!!!!
Eu também aplaudo a existência deste espaço...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.02.2016 às 08:13

E o Octávio Machado ?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.02.2016 às 08:17

P.S. Este espaço dá dor de cotovelo a muita gente !
Sem imagem de perfil

De Sotto Mayor de Belas a 26.02.2016 às 09:18

Já vi que você hoje está com o rei na barriga...
Aproveite bem...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.02.2016 às 09:22

Pelo contrário, mas não espero que compreenda.
Sem imagem de perfil

De Abel a 26.02.2016 às 08:47

Este espaço está cada vez melhor....tempos houve em que vinha aqui ler e pensar em discutir Sporting....agora, venho para me rir....

Por falar em aplaudir...é por posts destes que, em Maio, quando formos campeões, vai ter o seu blog a transbordar de comentários mas desconfio que todos eles muito pouco simpaticos para si e seus compinchas....O descaramento com desvaloriza a época que estamos a fazer é inacreditável....uma desonestidade intelectual....

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.02.2016 às 08:52

Se para ser considerado intelectualmente honesto tem de se prestar vassalagem ao Bruno, com o é o seu caso, prefiro ser acusado de desonesto.

Mas... pode rir à vontade, se a dor de cotovelo não o impedir !
Imagem de perfil

De Corvo a 26.02.2016 às 09:57

Para o Abel.
Muito bem. Em Maio quando forem campeões.
Muito me apraz constatar que entrou em grande no espírito da risota, por que se rege, segundo as suas palavras, este espaço.
Acho até que lhe prestou uma contribuição inigualável.
Sem imagem de perfil

De Jorge Miguel a 26.02.2016 às 10:13

O grande objectivo do Sporting é sermos campeões! E não tenho dúvidas que jogarmos sempre na máxima força ao fim de semana e depois à Quinta-feira tem muito peso. Relembro que tinhamos jogado na 2a feira! JJ tinha de fazer uma rotação, infelizmente não temos é condições de manter a mesma competitividade com essas alterações. Mesmo assim ontem estivemos perto, faltou aquela ponta de sorte enquando estava 1-1 na 2a parte.

O contexto do Sporting hoje é diferente de outras épocas em que fomos longe na Europa. Ora vejamos:

2004/05- A caminha na UEFA foi épica, mas resultou num campeonato com pontuação mediocre, onde nos mantivemos na luta mas devido a épocas igualmente sofríveis dos nossos rivais. Noutros anos, acabávamos a 20 pontos do 1º com aquele aproveitamento. Além disso, tinhamos sido campeões recentemente por 2as vezes, era normal tentar o título europeu, que ainda por cima se jogava em Alvalade!

2011/12- Já estávamos arredados do título com Sá Pinto ao leme, era perfeitamente normal apontar as baterias para uma competição onde ainda tinhamos hipóteses.

Vejam as campanhas europeias quando fomos campeões:

1999/2000- Eliminados na 1a ronda da UEFA, com o Viking (3-0 fora!).
2001/2002- Eliminados na 2a eliminatória pelo Milan.

Hoje estamos há 14 anos sem ganhar qualquer título! As "estruturas" do futebol nacional fazem de tudo para afastar o Sporting da luta e enviar de novo o Sporting para o lugar onde se encontrava. Onde não incomodava. Onde tinham como garantido o € da Champions, podendo continuar a gastar "à vontade".

Eu não exijo o título. Continuamos a ter o 3º orçamento, de longe. As pressões, arbitragens, está tudo a puxar-nos para baixo. E o futebol é assim, não conseguimos controlar tudo, e há outras equipas a competir que também dão o seu máximo. Mas temos de continuar a lutar, e se temos hipóteses sérias no campeonato, então temos de nos agarrar a elas, a 100%. Dito isto, concordo plenamente com a estratégia. Não concordo com o discurso do JJ nalgumas situações, mas com a estratégia, sim. Se formos campeões, ou à Champions para o ano que vem, a estratégia será com certeza outra. Um passo de cada vez.

Sem imagem de perfil

De Vozes a 26.02.2016 às 19:22

Excelente comentário. Mereceria destaque na "ponte para os leitores", sobretudo a parte em que compara as últimas grandes campanhas europeias com os últimos títulos de campeao.
Obviamente que numa perspectiva de vitória no campeonato este ano, a coisa na época seguinte é diferente.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 26.02.2016 às 12:20

Rui,

Há aqui uma notícia que merece palmas também:

http://www.abola.pt/clubes/ver.aspx?id=599607
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 26.02.2016 às 15:01

Rui Gomes,

Será que ser racional e tomar decisões que protegem os impactos futuros é assim tão mau?

Já percebemos que para o Camarote Leonino, o JJ é fraquinho... claro que não consegue chegar aos calcanhares de treinadores definidos como superstars como o Marco Silva ou o Paulo Fonseca.... mas a realidade é esta... quem foi o ultimo treinador português a estar numa final europeia? falar é fácil.... difícil é estar nas decisões!!

Por essa razão é que o Sporting normalmente nem ao Natal chega.... é só conversa de teóricos candidatos!! Não sabem o que é preciso para ganhar... porque competir é uma coisa, outra coisa é competir para ganhar!

JJ está a cumprir o que prometeu... competir para tentar ganhar títulos nacionais! Enquanto uns passam o tempo a criticar, JJ tem mais 11 pontos do que o ano passado... a isto aplaudo com toda a força!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.02.2016 às 17:25

Aquilo que para si é racional - nomeadamente tudo o que directa ou indirectamente é proveniente do Bruno - não implica, necessariamente, que seja racional para todos.

O Schmeichel e outros da mesma linha, deviam de uma vez por todas considerar que o ser sportinguista e apoiar o Sporting não é da v/exclusividade e que quem ousa pensar pela sua própria cabeça e não apenas seguir a linha propagada, não é menos sportinguista por isso nem deseja menos ao Sporting.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 26.02.2016 às 17:52

As análises às épocas fazem-se no fim!

Pelo que percebo, o Rui Gomes critica a atitude derrotista de JJ na Liga Europa. Mas por outro lado o Rui Gomes não enaltece a atitude vencedora de JJ nas competições nacionais.
A decisão de JJ de definir como prioridade o campeonato nacional é a mais racional, porque estatisticamente temos pelo menos 33% de ganhar o campeonato, e por outro lado teríamos cerca de 5% de ganhar a Liga Europa.... a isto chamo racionalidade!

O que o Rui fala é de emocionalidade... e num clube como o Sporting é óbvio que temos de jogar sempre para ganhar (neste aspecto concordo consigo!).

Onde discordamos totalmente é a prioridade (especialmente este ano) de um clube como o Sporting... em 35 anos ganhamos 2 vezes o campeonato... dizer que se falta ao respeito à história do Sporting porque se é eliminado na Liga Europa, quando por outro lado andámos dezenas de anos a lutar pelo 3º lugar em Portugal, é desconhecer o que é realmente importante para um clube como o nosso, que precisa de cativar crianças e jovens para serem do Sporting! E para isso é preciso títulos!

Nota: acho que nunca o acusei de não ser sportinguista.... posso-o ter acusado uma vez ou outra de ser croquete.... :)
Sem imagem de perfil

De João a 26.02.2016 às 17:41

Leio com alguma assiduidade este blog, sem na maior parte das vezes concordar com o que aqui se escreve, contudo não posso desta vez deixar passar que para o Sporting neste momento o mais importante é ser campeão, sendo desde logo esta uma luta desigual com o b3nfica... A eliminação da champions não pode ser imputada ao presidente e ao treinador, pois todos nós vimos as vergonhosas arbitragens de que fomos alvo... Na taça de Portugal não fizemos poupanças e caímos como todos nós sabemos, mas para isso autores deste blog tudo isso é culpa do presidente e do seu treinador... Eu não sou, nem nunca fui, nem nunca serei um fã do Jorge Jesus, mas acho que foi um verdadeiro tiro no porta aviões... Se ganhamos o jogo isso como todos nós vemos semana após semana é outra conversa... O que eu sei é que passamos dos coitadinhos a principal alvo dos nossos adversários e isso é por si só um sinal da mudança dos tempos... Não temos que concordar com tudo o que o nosso treinador e o nosso presidente dizem ou fazem, mas também não is podemos ter como os nossos principais inimigos...
Sem imagem de perfil

De Tiago Rodrigues a 26.02.2016 às 20:22

Fui so eu que vi o Sporting disputar o jogo de ontem com oportunidades para marcar (caramba Mane!!) e com reais possibilidades de dar a volta ao resultado?! As equipas que estao na Europa jogam sempre com o mesmo 11? Se o JJ fosse mais "diplomata" e tivesse dito na conferencia de imprensa que ia com tudo para ganhar e tivesse apresentado o mesmo 11 que escolheu, sera que faria diferenca? Como foram as nossas campanhas europeias quando ganhamos o campeonato em 99/00 e 01/02? Ficou tao indignado na altura como agora esta? Eu diria que se nao ganharmos o campeonato sera justo apontar o dedo a JJ por ter seguido este caminho. E um verdadeiro "All in". Mas vejamos o seguinte: desde a epoca 06/07 (da mao de ronny!) que estamos sistematicamente arredados da luta pelo titulo e, inclusivamente, ha 3 epocas atras estavamos a lutar no meio da tabela, se este ano ganharmos o campeonato sera, com certeza, para aplaudir. E de pe!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo