Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os regressos na era Bruno de Carvalho

Rui Gomes, em 18.01.18

 

MSFLUKL9.jpg

 

O regresso ao Sporting de Fredy Montero é a grande novidade da semana no universo leonino, não sendo, no entanto, um precedente na era Bruno de Carvalho. Se começa ou não a existir um padrão, é caso para debate, mas a realidade é que o avançado colombiano é a quinta contratação desde 2013 de um jogador que já alinhou de 'leão ao peito'.

 

O primeiro de todos foi Nani, após sete anos ao serviço do Manchester United. O extremo formado no Sporting esteve na época 2014-15 em Alvalade, cedido pelos "Red Devils", ao abrigo da transferência de Marcos Rojo. Com Marco Silva no banco venceu uma Taça de Portugal, a segunda da sua carreira. Depois rumou ao Fenerbahçe, tendo depois passado pelo Valência antes de se vincular à Lazio, onde se encontra neste momento.

 

Em 2015-16, Jorge Jesus, adepto de jogadores experientes, pediu a contratação do lateral João Pereira, que já tinha orientado em Braga. O defesa, que já tinha representado o Sporting de Janeiro de 2010 a Junho de 2012, realizou 44 jogos, venceu uma Supertaça, cumpriu um ano e meio do contrato e depois saiu, tal como Nani, rumo à Turquia para defender a camisola do Trabzonspor, onde ainda permanece.

 

Na época passada, mais dois regressos. O guarda-redes internacional Beto, que tinha sido formado em Alvalade, materializou o sonho de representar a equipa principal dos leões, um objectivo que o seu pai, entretanto falecido, não presenciou. Foram nove jogos a substituir Rui Patrício, sem comprometer em nenhum deles e com exibições decisivas à mistura. No final da época, perante a possibilidade de poder estar presente no Mundial, sensibilizou Jorge Jesus e Bruno de Carvalho e estes deixaram-no sair. Curiosamente, Beto seguiu as pisadas de Nani e de João Pereira e transferiu-se para a Turquia, onde representa o emergente Göztepe.

 

Elias entrou depois de Beto, mas saiu antes - em Janeiro de 2017. Não durou mais de seis meses, apesar de ter sido um pedido de Jorge Jesus, que já o desejava no Benfica. O seu regresso acabou por ser o mais surpreendente de todos, tendo em consideração que um dos primeiros actos de gestão de Bruno de Carvalho foi vender o activo herdado do consulado de Godinho Lopes.

 

Em 2014, após o final do impasse que o impedia de jogar, o internacional brasileiro adjectivou o líder leonino com palavras pouco meigas: "Queria muito ter voltado para o Flamengo. Acho que foi birra porque o presidente do Sporting é meio maluco. Ele próprio diz isso sobre si...", disse Elias.

 

Mas a verdade é que o médio regressou mesmo em 2016, contudo a sua contratação foi feita para acautelar a saída de Adrien para o Leicester, que não chegou a verificar-se. E, na comparação com o campeão europeu, Elias saiu sempre a perder. Por isso, seis meses depois voltou ao Brasil para representar o Atlético Mineiro, no qual é peça nuclear.

 

Em dias mais recentes, e muito antes do anúncio de Fredy Montero, esperava-se um outro regresso que acabou por não se concretizar, muito provavelmente pelo elevado salário do jogador: Islam Slimani. Claro, é de admitir que caso o ponta de lança argelino tivesse regressado a Alvalade, mesmo apenas por empréstimo do Leicester, Montero não teria sido contratado.

 

Veremos qual é o próximo a regressar ao Clube do Visconde. Sabemos qual é o maior desejo, mas não passa de um sonho de impossível concretização.

 

 

***Texto com parcial referência ao artigo de Bruno Pires, Diário de Notícias

 

publicado às 11:11

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


19 comentários

Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 18.01.2018 às 11:36

A sua saída em janeiro (pelo que circulava na altura teve mesmo de ser para se poder pagar salários) foi um erro desportivo enorme, como se veio a comprovar.

O seu regresso ? Só o tempo o dirá. Não sei onde irá jogar tanta gente...

Estamos a fala de um investimento de quantas dezenas de milhões ? 50 Milhões ? Mais salários elevadíssimos ?? Simplesmente não há qualquer desculpa para o Jesus não ser campeão. Nenhuma.

Vários aqui diziam que era mentira que o Jesus queria mais jogadores em janeiro de 2018 (penso que o Sérgio Palhas era um dos colegas), e só em janeiro já entraram:

Wendel (8 milhões ?)
Misic (2 Milhões ?)
Rúben Ribeiro (0,5 Milhões ?)
Fredy Montero (?? transparência.....)


Acho que foi isto, embora o mercado ainda não tenha fechado. Sem contar com os prémios de assinatura e comissões (cada vez mais avultadas) já se vai em 10,5 Milhões (sem se saber o valor do Montero).

É um investimento brutal. Independentemente da origem do dinheiro, a verdade é que Azevedo de Carvalho deu 'todos' os brinquedos e mais alguns a Jorge Jesus para ganhar vários troféus. Tem a palavra o treinador, auto-intitulado melhor do mundo.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 18.01.2018 às 12:01

Desafio a mostrar que:

Vários aqui diziam que era mentira que o Jesus queria mais jogadores em janeiro de 2018 (penso que o Sérgio Palhas era um dos colegas).

Caso contrário será só mais uma das mentiras com que o Ilusionista nos brinda.

Aguardo serenamente pelo link
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 19.01.2018 às 10:43

Prefere portante ser o Sérgio Falhas em vez de Palhas. Está no seu direito, de seguir o "Líder".

Eu também me reservo o direito de optar por não me sujar.

Continuação.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 19.01.2018 às 11:15

Que confusão deve ir nessa cabecinha!
+1 a juntar a lista;
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 18.01.2018 às 12:56

Sinceramente não percebo como é que se diz que a saida de Montero foi para pagar salarios - há coisas que podem ser ou nao verdade, mas essa teoria não tem ponta por onde se pegue.

Se fez falta ou não é dificil de saber, era um suplente que tinha marcado 3 golos e com a excelente forma de João Mario e Slimani não tinha lugar no "11"

Na altura fala-se do castigo de Slimani e contratou-se e bem um avançado mais parecido com o SLimani -. Barcos pouco mostrou mas felizmente também não teve muitas oportunidades porque Slimani continuou a jogar e a marcar.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 18.01.2018 às 12:57

Sobre o investimento, ai concordo a 100% consigo, mas espero que saiam tambem jogadores para compensar
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.01.2018 às 16:35

Eu sou mais directo que o Sergio Palhas , ,é falso e o seu comentário é a conveniencia da dor de cotovelo , pelo contrário aqui sempre se pressionou que a equipa necessitava de reforços urgentes porque estava desiquilibrada e com um banco fraco.
Nós sabemos dos nossos , o que se passa na nossa casa meu caro e nao vamos nas vossas tretas .
Mas faça um exercicio e mostre-nos quem gastou mais nesta epoca , qual o orçamento total e final dos 3 grandes 2017/2018.
Há clubes a desinvestir e no desespero de vender o que seja, terão as suas razões , algo deve estar a apertar , nao conseguimos é saber tudo o que se passa, as verdadreiras misérias.

Depois no futebol ninguem está obrigado a ganhar isso nao existe ou temos resultados combinados? Obrigados a ganhar é a tal estrutura oleada que tem uma legião que tambem a jogam ilicitamente na sombra.

Investimento brutal é um clube que deu por sómente 2 suplentes mais de 40 milhoes e agora nem sabe o que fazer com esses 2 jogadores, se emprestá-los ou continuar a ter que os gramar.
Sem imagem de perfil

De Davide Ferreira a 18.01.2018 às 11:53

Não se pode pedir ao Sporting para lutar para vencer em todas as provas e não ter uma equipa forte e um banco de qualidade.

É verdade que o investimento é grande mas pela mesma logica Porto e Benfica tem planteis com mais valor de mercado, estão eles obrigados a ganhar o campeonato? É que só pode ganhar um.

Cumprimentos,
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 18.01.2018 às 12:19

Apesar de dois comentários meus terem sido apagados, cá vai mais uma tentativa.
Com tantos Expertos financeiros existentes que no nosso país, podiamos perfeitamente evitar estarmos a pedir ajuda externa de 10 em 10 anos.
Sobretudo os Expertos em causa alheia (coisa bem diferente de experts).
Vejam lá o investimento feito pelos 3 grandes nesta temporada e constatam que o SCP está longe dos rivais.
O clube do norte só com Oliver investiu 20 milhões.

Neste mercado de inverno ainda vamos assistir a outro regresso.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.01.2018 às 16:36

Quem ? João Mario?
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 18.01.2018 às 19:03

É português o nome do jogador que ouvi!
É ano de mundial e todos os jogadores querem jogar, estar parado é estar fora da convocatória
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2018 às 17:32

Meu caro José Sousa,

Não apaguei comentário nenhum seu. Nem sequer tenho memória de algum ter sido arrastado pelo sistema de moderação, embora seja possível.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 18.01.2018 às 17:38

Caro Rui,
De manhã, houve uma mensagem minha que foi efectivamente moderada, mas apareceu posteriormente no campo de comentários.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2018 às 17:50

Garanto-lhe que não foi por intervenção minha. Ou o seu computador ou, porventura, alguma questão técnica ligada ao SAPO. Acontece...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2018 às 17:53

P.S.: Por vezes eu recupero bons comentários de leitores que foram indevidamente arrastados pelo sistema de moderação. É uma ocorrência infrequente, mas acontece. Hoje não !
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 18.01.2018 às 18:44

Caro Rui,
Não coloquei em questão que tenha sido o caríssimo. Apenas salientei essa situação por forma a demonstrar que, provavelmente, o próprio blog faz isso automaticamente
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 18.01.2018 às 17:37

Vejo este reforço do plantel com muitos bons olhos. Não só porque estamos a reforçar um banco, em vez de ser apenas um 11 desfalcado, muito necessário para atacarmos nas frentes todas onde estamos (Quem não gostaria de trazer o caneco da Europa para casa?), como também para não perdermos qualidade na segunda volta do campeonato. Só era preciso retirar do banco quem está a ficar a mais e a conceder demasiado nos erros infantis que tem cometido.
Se dissermos que o Jesus está obrigado a ganhar o campeonato, estamos a entrar numa discussão sem fim, até porque investimento não tem resultado directo com lucro, mas tão somente com um aumento da probabilidade de se obter o lucro. Agora, também convenhamos, que vamos querer resultados, isso vamos. De 4 competições onde estamos inseridos, vamos querer, no mínimo, 2 menores ou 1 de qualquer das maiores. E vitórias morais, "thanks but no thanks". Gosto muito de me gabar que o meu clube tem um jogo bonito e muito profissional, mas quero aliar a isso um óptimo resultado traduzido em canecos. Nesta parte, depende mesmo só do J. Jesus. É ele quem faz as substituições, dá as instruções e monta a táctica. E tem jogos que a coisa corre horrivelmente mal (SLB-SCP). Por isso, não o obrigo a ter resultados, mas que não nos pode dar apenas vitórias morais, com tanta competição pela frente e com tanto potencial ao seu dispor, tanto no 11 como no banco, isso não pode.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2018 às 18:00

Se quando diz "dois menores" se se refere às Taças de Portugal e da Liga, garanto-lhe que não vai satisfazer, salvo serem acompanhadas pelo campeonato.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 18.01.2018 às 18:58

É verdade, será manifestamente pouco. No entanto, esses seriam os meus mínimos, já a roçar o escandalosamente mal investido, tanto dinheiro, não tanto nos jogadores, como seria mais no treinador. Até digo mais, existe uma obrigação moral do J. Jesus demonstrar muito mais trabalho na recepção do SLB, com tanta potencialidade em campo e no banco. Não digo que está obrigado a ganhar, mas está obrigado a atacar o 5-0 para se limpar da bela borrada que fez no derby de início de ano, só isso. E essas duas taças, como digo, pessoalmente, seriam o meu mínimo, visto que o FCP também está muito forte, este ano. No entanto, não creio que tenham um banco como tem o Sporting, pelo que espero também ganharmos na altura de os defrontarmos na segunda volta. Não quero mais ver esta equipa encostar ao banco apenas porque marcámos 1-0 aos 19 minutos. Já para não acontecer o percalço que aconteceu nesse jogo, que existe sempre a possibilidade de um árbitro arrancar um penalty fantasma (não estando a pôr em causa o do jogo, que não contesto de qualquer forma, mas sim em qualquer outro jogo, sob qualquer forma, contra qualquer equipa) é que temos que nos precaver e marcar tantos quantos o Bas, o Gelson, tal como o Podence ou até mesmo o Rui Patrício, consigam aguentar. Se aquele fatídico jogo, a ser jogado a sério pelo J. Jesus, e não de forma desmiolada, estivesse 2 ou 3-0, aquele penalty do Battaglia, apesar de infantil, não interessaria para as contas finais do jogo.

Por isso é que defendo que, caso não consigamos alcançar o lugar cimeiro do campeonato, por o Porto também se exceder e ter uma segunda volta perto de perfeita, só me contento com esses dois canecos menores e, quiçá, o caneco europeu. O BdC já fez a parte dele e deu "prendas" ao mister. Temos equipa para isso, temos banco para isso... Será que temos treinador para tal? Gostaria de pensar que sim. A ver vamos.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo