Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

... e, na realidade, não há muito mais comentário a fazer. Já não sei se é apenas e tão só um caso de casmurrice, característica muito sua, se vai além disso. De qualquer modo, para o registo do blogue ficam aqui as suas 23 escolhas que irão representar Portugal no Mundial 2014:

 

Guarda-redes: Rui Patricio, Beto e Eduardo

 

Defesas: Bruno Alves, Pepe, João Pereira, Fábio Coentrão, Neto, Ricardo Costa e André Almeida

 

Médios: João Moutinho, Miguel Veloso, Raul Meireles, Wiliam Carvalho e Rúben Amorim

 

Avançados: Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida, Hélder Postiga, Nani, Varela, Éder, Rafa e Vieirinha

 

Começo por não compreender a opção por Eduardo, salvo querer fazer um favor ao veterano, quando tem pelo menos dois outros guarda-redes jovens de grande qualidade, que beneficiariam da experiência da competição a este alto nível.

 

O sempre presente Ricardo Costa que raramente joga, mas a exemplo de outros é convocado sob o pretexto da sua polivalência. Creio que Rolando é melhor defesa central e merecia a preferência.

 

Conheço Rúben Amorim pessoalmente e considero-o um bom jogador, muito embora a sua condição física seja sempre uma incógnita, especialmente num lote de apenas cinco médios, que acho muito pouco.

 

Muitas dúvidas no grupo de avançados, a começar com Cristiano Ronaldo, que neste momento nem sequer sabe se estará em condições para disputar a final da Liga dos Campeões.

 

Éder, que teve uma boa parte da época lesionado, fez pouco mais de uma dúzia de jogos e marcou 4 golos. Duvido muito que venha a ser influente no Brasil.

 

Não sei com quem comparar Vieirinha, quando nem o próprio esperava ser chamado. 

 

Nani, jogador de enorme talento, mas que esta época ao serviço do Manchester United apenas jogou o equivalente a 8 jogos, uma mera quinta parte da campanha da sua equipa. Ou vai estar em grande forma no Brasil, ou vai ser um grande flop, não sei bem qual.

 

Hélder Postiga, jogador com pouco talento natural, mas que eu sempre admirei pela sua enorme entrega. Desde que foi transferido para a Lazio em Janeiro, jogou somente 1,5 jogos, devido a lesão, e... continua lesionado neste momento. Até que ponto se vai poder contar com ele, é uma incógnita total.

 

Creio que a ausência de Ricardo Quaresma vai ser muito comentada. Seria, na minha opinião, uma grande mais-valia em termos desportivos, no entanto, sempre houve o receio que a sua presença no grupo, pela sua personalidade, fosse perturbadora. Li a explicação de Paulo Bento, acentuando o tempo inactivo do atleta, argumento que para mim não faz sentido algum, porque Nani não fez melhor. Creio que ele há longo tinha decidido não o levar ao Brasil e a inclusão na pré-convocatória visou somente minimizar a polémica.

 

A também ausência de João Mário não é surpresa alguma, dado que sempre interpretei a sua inclusão na outra lista como uma bofetada sem mão ao Sporting.

 

Surpreendeu-me a não chamada final a André Gomes, outro representante encarnado, mas não a de Ivan Cavaleiro.

 

Antunes é um jogador de qualidade que merecia integração no grupo. A sua exclusão deve-se muito à casmurrice, e diria até má fé, de Paulo Bento, em querer levar André Almeida. Este jovem não passa de um suplente que jogou sensivelmente um quarto dos jogos do seu clube, mas na opinião do Seleccionador Nacional é o suficiente para merecer a convocatória. Mais um daqueles a quem se atribui polivalência. A realidade nua e crua é que se qualquer um dos laterais titular ficar impedido de jogar, André Almeida nem sequer aos calcanhares de qualquer um deles chega, enquanto Antunes, pelo menos defensivamente, contribuiria imenso.

 

Perante tudo isto, resta desejar boa sorte à Selecção Nacional. Não menosprezando a vertente colectiva do futebol, esta equipa irá até onde Cristiano Ronaldo a levar e neste momento existem muitas dúvidas se ele vai poder estar ao seu melhor nível no Brasil. 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 04:00


15 comentários

Sem imagem de perfil

De Petinga a 20.05.2014 às 06:23

Muito sinceramente, desde que Adrien e Cédric foram excluídos da pré-convocatória que nao espero nada de Paulo Bento. Infelizmente nao sou capaz de torcer por desaires da seleccao nacional (ser emigrante dá outro cariz às coisas) mas receio que a coisa nao corra lá muito bem.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.05.2014 às 12:24

É uma equipa com muitos problemas. Chamar somente 5 médios é incrível, mas não mais do que integrar 8 avançados. Deve ser inédito.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 20.05.2014 às 10:11

Tirando Vieirinha, estes 23 não me surpreendem.
Pensei mesmo que ele ía convocar o Quaresma.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.05.2014 às 12:22

Também admiti isso, mas creio que é agora claro que nunca teve essa intenção, assim como eu também acredito que o processamento da inscrição de Fernando não é claro. Isto, à parte se devia ou não ser chamado.
Sem imagem de perfil

De L a 20.05.2014 às 10:33


Com a lista final dos jogadores que embarcam para o Brasil já vale a pena uma nota ou duas. A primeira para dizer que infelizmente e face a muitas vicissitudes o resultado final em vésperas da partida - e que mais nada atormente o grupo - é o que resta do grupo que com este seleccionador nacional encetou a caminhada rumo ao Mundial, vai para 2 anos.

Para além das muitas lesões, são as muitas dúvidas no ataque, sempre com muito menos opções que mais preocupam e que acabam por ser mais determinantes. Não são normais 5 médios e 8 avançados.

De trás para a frente julgo normalíssima a escolha dos GR mas também se admite perfeitamente a dúvida que o caro Rui levanta quanto a uma 3ª escolha mais jovem. Julgo que com tantos problemas privilegiou-se muito a experiência dos homens que podem unir verdadeiramente o grupo em momentos mais complicados, muitas vezes determinante neste tipo de torneios. Nenhuma equipa de futebol tem as hierarquias tão vincadas como na selecção nacional. Para uns é uma derradeira oportunidade, outros ainda têm todo o tempo do mundo, sobretudo os que já integram o grupo e que também vão de certeza viajar, inclusive de onde estiverem a assistir aos jogos.

Na defesa, começar por dizer que também não há dúvidas quanto aos que vão jogar e depois sente-se a falta e de que maneira dos dois laterais ambidextros habituais na selecção nacional, agora no estaleiro, porque nunca fez qualquer sentido gastar duas vagas com mais dois laterais puros no banco para meia-dúzia de jogos quando podemos recorrer à polivalência. E sem dúvida nenhuma que nas laterais, quer Miguel Lopes quer Sílvio, dão muito mais que Ricardo Costa ou o jovem do Benfica. Inclusive qualquer um deles podia abrir a porta ao Rolando, de que o Rui também fala. Mas de qualquer maneira uma nota acrescida para Ricardo Costa por causa do comentário do Rui. O Ricardo Costa é hoje um dos maiores esteios e capitão do Valênca, onde faz inclusive qualquer lugar na defesa e até mais quando é preciso. André Almeida, obviamente porque também faz as duas laterais e mais do que isso, várias posições num meio-campo só com 5 opções claras.

Julgo que no meio-campo nenhum dos eleitos levantará muitas dúvidas, 2 ou 3 pivots, porque o faz tudo e bem do Amorim até rotinas de lateral tem e 3 ou 4 médios de transição, que Miguel Veloso também faz e onde como já disse ainda haverá André Almeida e um jogador mais criativo como Rafa, falamos então também à partida já das 7 opções mais normais, dependendo do sistema de jogo variar mais ou não. E Nani também é inclusive muitas vezes chamado mais para o interior.

Finalmente na frente onde acredito que nesta altura mais do que preocupação só a palavra pânico deve expressar bem o que muitos responsáveis vão sentindo. Apesar da qualidade dos 3 avançados e 5 homens mais habituados aos corredores, que julgo também aqui não levantarão muitas dúvidas a muita gente, praticamente e à excepção do Ronaldo - até há bem pouco tempo atrás - ninguém fez uma época normal, tendo nos últimos dias ascendido como é óbvio ao topo das preocupações de todos. Para além da falta de opções no ataque e ainda com alguns testes físicos por realizar, se foram chamados foi porque preencheram os mínimos. E uma das vantagens de terem participado todos na caminhada é que agora mais do que treinar, quem precisar também vai poder descansar para chegar ao 1º jogo nas melhores condições possíveis. E também não somos de certeza a única selecção com este tipo de problemas depois de épocas cada vez mais desgastantes para a maioria dos jogadores presentes numa fase final do Mundial.

E agora muito mais do que quem não vai, confiança absoluta nas escolhas do seleccionador nacional.

Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 20.05.2014 às 11:04

Esta frase de Luis Sobral no "Mais Futebol" é boa. "Confesse lá: nem com o seu melhor amigo consegue colocar-se de acordo sobre a lista, não acha que seria um pouco de mais exigir ao selecionador a unanimidade?"
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.05.2014 às 12:27

Unanimidade é impossível, hoje e sempre, mas é de admitir que esta selecção apresenta muitas escolhas discutíveis. O número de jogadores fisicamente em dúvida é espantoso.
Sem imagem de perfil

De MaxMartins a 20.05.2014 às 12:53

Unanimidade seria e será sempre impossível...

Um pouco de inteligência, eu até acreditava que houvesse...deduzo agora que na cabeça do PB era verde...veio um burro (PB) e comeu-a...!!

SL
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 20.05.2014 às 15:20

São 6 os médios e não 5 , segundo PB. "Aquilo com que contamos mais é com um jogador [Rafa] para inverter o triângulo do meio-campo e, assim, ter um jogador na posição 10 ou para ter a jogar num dos corredores. Rafa pode jogar como médio ala ou 10", começou por afirmar o selecionador nacional, antes de explicar a chamada dos 6 médios, num lote em que Adrien ficou de fora.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.05.2014 às 15:34

Caro Pedro.

Não deixo de achar alguma piada à polivalência que Paulo Bento atribui a alguns jogadores, que eu entendo ser um autêntico exagero. Numa selecção pretende-se, sobretudo, o melhor talento disponível para a posição onde o jogador excela. Se necessário, a vasta maioria dos atletas modernos têm capacidade para jogar em mais do que um posição.

De qualquer modo, com ou sem a interpretação sobre Rafa , acho o meio campo muito magro. Sempre pensei, por ser lógico, que seriam convocados nunca menos de 7 médios, a exemplo da maioria das selecções.

A razão principal que ele convocou 8 avançados, é porque não tem garantias algumas da performance de mais do que talvez dois: Cristiano (pese a lesão) e o Varela. Tudo o resto é uma incógnita, inclusive o Nani.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 20.05.2014 às 17:13

Ok Rui. Sendo assim, e só por curiosidade, quais seriam "os seus 23"?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.05.2014 às 17:20

Pedro, acho que já escrevi sobre isso. Mas para satisfazer a sua pergunta, tentarei responder um pouco mais logo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.05.2014 às 18:05

Pedro, isto não pode dito apenas citando nomes, tem de ser explicado, e algumas considerações importantes desconhecem-se, publicamente.

Patrício, Beto, Anthony Lopes

João Pereira, B. Alves, Neto, Pepe , Coentrão , Ricardo Costa e Antunes

Moutinho, Veloso, William , Meireles, Amorim e Adrien

CR7, Nani , Varela, Hugo Almeida, Edinho , Rafa e...Hélder Postiga (???)

Para ter Antunes, teria de abdicar de Rolando e incluir Ricardo Costa, por estar apto a fazer o lado direito.

Hélder Postiga só fez um jogo desde Janeiro e qual é a sua condição agora ?
Edinho fez uma excelente meia época na Turquia depois de sair do Braga. Promete mais do que Éder . Gostaria de poder incluir Carlos Mané, pese a sua inexperiência, por ser forte no um a um, característica que esta equipa carece. Ele também poderia fazer o meio campo ofensivo ou ala. Bruma, se estivesse fisicamente apto, seria a minha escolha, algumas semelhanças com Mané.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 20.05.2014 às 19:05

Em relação aos 23 de PB: A. Lopes por Eduardo; Antunes por A.Almeida; Adrien por Vieirinha e Edinho por Eder. Afinal são apenas 4 as diferenças ou 3, se se considerar que o 3º guarda-redes é apenas para ir passear. O caso realmente mais injusto é o do Adrien. Mas aqui o selecionador do Camarote😃 opta por +1 médio em detrimento de +1 avançado; O Antunes só faz LE, enquanto A.Almeida embora sendo pior, tem feito os 2 lados e é mais rápido que Ruben ou R Costa (e não há + ninguém); e Edinho por Éder. Repare que a discórdia, ainda por cima, é apenas em suplentes (em principio). E é o que temos... Obg Rui
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.05.2014 às 19:34

Ok ! Ainda há muito por "discutir" nesta área nos proximos dias/semanas.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo