Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

ng8069229.jpg

 

A chamada Comissão de Honra de apoio à candidatura de Bruno de Carvalho inclui sportinguistas com percursos bastante diferentes no Clube, em muitos casos conflituantes. Alguns até chegaram a ser associados à crise financeira e desportiva que o Sporting viveu recentemente. Revela que, para muitos, as eleições não servem para votar a favor daqueles que devem exercer o poder, mas apenas para evitar que seja arredado quem já lá está.

 

A referida comissão, tal como está constituída, é mais um factor de fraqueza do que de força. Bruno de Carvalho está agora ainda mais numa posição defensiva, personifica o situacionismo e está refém de compromissos e prisioneiro no seu labirinto. Escasseiam-lhe as ideias e o seu projecto de mudança esgotou-se. O seu único objectivo é perpetuar-se no poder e redistribuir prebendas por apoiantes.

 

Ao apresentar a sua candidatura à presidência do Sporting em 27 de Dezembro, Pedro Madeira Rodrigues perturbou o núcleo que rodeia Bruno de Carvalho. Logo no dia a seguir, o PMAG, Jaime da Marta Soares, marcou a data das eleições para 4 de Março, o prazo mais curto estatutariamente. Um prazo curto beneficia quem governa. Dois dias depois foi a vez de Bruno de Carvalho ser obrigado a findar com a encenação do tabu e a reconhecer-se candidato.

 

Ao assumir a iniciativa e pensar estrategicamente, Pedro Madeira Rodrigues acelerou os acontecimentos. Sabe que tem pouco tempo para se mostrar e para se tornar numa alternativa ameaçadora ao actual presidente do Clube. Mas, focando-se nos superiores interesses do Sporting, se falar directamente e sem subterfúgios e se for ao encontro dos anseios mais profundos dos sportinguistas, se provocar crença e emoção, construirá o seu próprio caminho. Nesse caso, reforçará ainda mais o seu perfil como candidato, minimizar as suas fraquezas e potenciar as suas forças. Sinal de confiança!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:17

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


36 comentários

Sem imagem de perfil

De José Santos a 02.01.2017 às 13:09

Boa tarde Leão Zargo,

Parabéns pelo texto.
É importante que PMR apresente o seu projeto o quanto antes, para que o mesmo seja analisado e debatido pelos sócios e simpatizantes. O mesmo deverá acontecer com os nomes que o vão acompanhar nesta candidatura. Bruno de Carvalho está, aparentemente, com uma enorme vantagem, tendo em conta que o seu projeto, bom ou mau, vazio ou não, já existe.
BdC vai continuar a minar toda e qualquer candidatura. Toda e qualquer informação que seja lançada para a comunicação social por parte de PMR será combatida com o anúncio de nomes sonantes como Kátia Aveiro para esta comissão de honra, e/ou com a propaganda dos grandes feitos de BdC desde a fundação do Bruno Clube de Portugal em 2013. Para o efeito, BdC tem o jornal Record disponível 24 horas por dia para o que der e vier.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.01.2017 às 13:19

Viva, José Santos!

Na realidade, a posição de BdC é bastante mais confortável. É presidente há quase quatro anos, construiu uma narrativa sobre o Sporting e ele próprio, vilipendiou uns, promoveu outros e tem o Record como órgão de informação.

Apareceu como o super-herói da voz rouca que iria resgatar o Clube das humilhações passadas. Neste aspecto, está tudo na mesma. Mas, quem governa está sempre em vantagem.

Compete a PMR ser audaz, clarividente, objectivo, firme e corajoso no momento de apresentar o programa e os que o vão acompanhar. Na entrevista de hoje ao Record BdC voltou à conversa rasteira a propósito de PMR. Isso é sinal de que está preocupado.
Sem imagem de perfil

De José Santos a 02.01.2017 às 13:39

E esta é apenas a primeira parte da entrevista de BdC. Porquê dividir uma entrevista em 2 ou 3 partes nesta altura???? Ainda para mais quando em meados de Dezembro o Presidente fez uma grande entrevista na CMtv...e que o Record andou a publicitar durante dias a fio? Só pode ser para garantir protagonismo, porque de conteúdo...nada tem.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 02.01.2017 às 13:41

"Quem governa está sempre em vantagem".


Ora essa, depende de como governou, ou não?


PMR tem 2 meses para mostrar ao que vem. DOIS meses.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.01.2017 às 15:00

Lion73

Jaime Marta Soares marcaria para mais tarde a data das eleições se Bruno de Carvalho precisasse de mais tempo. Isto é, o que interessa a quem exerce o poder é que se apressem as eleições. Precisa que eu faça um desenho?
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 02.01.2017 às 17:20

PMR tem mais que tempo para se apresentar e às suas ideias. Esta é a questão.

Quanto a BdC e às suas conclusões sobre a sua candidatura e com todo o respeito, tretas. É o seu trabalho e em grande medida, bom ou mau, que vai a votos.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 02.01.2017 às 15:26

Azevedo de Carvalho teve doze meses. DOZE meses.

https://www.publico.pt/2016/03/27/desporto/noticia/bruno-de-carvalho-anuncia-recandidatura-a-presidencia-do-sporting-1727303
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.01.2017 às 15:38

É verdade, Balajic!

E há a entrevista ao jornal Record, em 27 de Março de 2015, onde BdC anunciou que estava na corrida para um novo mandato. “Vou recandidatar-me”, garantiu.
Sem imagem de perfil

De Profeta a 02.01.2017 às 16:45

Mas qual projecto? O projecto é ir empurrando os problemas com a barriga.

Não se pense que o Sporting ganhará estabilidade com mais um mandato, porque os títulos ainda não surgiram, e o Sporting continua a gastar fortunas com o JJ e com os jogadores.

Logo, se as coisas não resultarem (e não vão), o BdC terá que continuar naquela táctica de arranjar conflitos para ovelhinha ver, e chegará a um ponto que tudo irá rebentar de vez!

Deus queira que o Madeira Rodrigues nos faça ver isso.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.01.2017 às 17:28

Profeta
oxalá Pedro Madeira Rodrigues o faça de forma directa, clara e sem ambiguidades. Quem chegou até aqui não pode recuar!
Sem imagem de perfil

De jpinto a 02.01.2017 às 13:34

Na minha opinião, esta comissão de honra de BC, personifica o que deve ser daqui para a frente o seu mandato

O Sporting tem milhares de associados com poder e dinheiro e não os pode continuar a ignorar. Não é por acaso que BC falou esta semana de falta de militancia.
Esta falta de militancia nao é de nós meros socios e adeptos mas sim de socios com outro tipo de influencias.

No entanto BC tem de ser um lider mais consensual, não travar guerras para dentro do clube e unir de uma vez por todas o clube.

Os nossos adversarios estão fora do clube e BC e alguns dos seus opositores têm de perceber isso de uma vez por todas
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.01.2017 às 15:02

jpinto

BdC não é e nunca foi uma pessoa consensual. Tem um grande sentido táctico... e é tudo. Procura fazer o que lhe interessa em termos do curto prazo. Não vale a pena perder tempo com isso. É como a natureza do escorpião...
Sem imagem de perfil

De Nuno Coelho a 02.01.2017 às 14:06

O Pedro Madeira Rodrigues tem urgentemente que mostrar ao que vem. Começou a mostrar uma boa imagem, sensatez e tranquilidade que fazem bem ao Sporting....mas se quer ter alguma hipótese tem de ser claramente mais agressivo, apresentar projeto, pessoas, etc...

Quanto ao Bruno parece estar a querer agradar a gregos e troianos....mas têm uma vantagem demasiado grande. Ate se pode dar ao luxo da fraquissíma entrevista que deu hoje ao Record.

A data das eleições é simplesmente uma vergonha....mas marcada por quem foi pouco mais havia a esperar...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.01.2017 às 15:06

Nuno Coelho

Tem razão. Pedro Madeira Rodrigues tem pouco tempo para mostrar ao que vem. E possui fraca margem de manobra. Uma entrevista fraca e miserável como a que Bruno de Carvalho deu ao Record... e é o fim da candidatura!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 02.01.2017 às 16:16

Caro Leão Zargo,
É evidente que quem está no poder parte em vantagem.

Mas sinceramente também ainda não li ou ouvi o que BdC projecta para os próximos 4 anos do SCP.
PMR também aida não o fez, limita o seu discurso a falar do passado quando as pessoas querem saber o que prespectiva para o futuro.
Palpita-me que ainda vamos ter um 3 candidato, este com hipóteses reais de rivalizar com BdC, mas dúvido muito que tenha qualquer hipótese.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.01.2017 às 16:28

Caro José Sousa
Efectivamente falou-se pouco do futuro e demasiado do passado. Não é assim que deve ser. Esperemos que isso se altere nos próximos dias...

Fala-se muito de um terceiro candidato. Diz-se que não há fumo sem fogo. Talvez nos próximos dias haja novidades!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 02.01.2017 às 21:30

Caro Leão Zargo,
Acredito que o meu amigo sabe de onde vem o fumo.
É um palpite, mas posso estar enganado.
Sejam 2 ou mais candidatos, só torna maior o SCP.
Só se fala no nosso clube.
Ganhamos 4 campeonatos em 40 anos, por vezes penso na força que seriamos se fossemos mais vezes como uns e outros.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.01.2017 às 21:53

Caro José Sousa
Sei muito pouco sobre outros candidatos, fala-se muito, mas percebe-se que é uma decisão que não se toma de ânimo leve. Principalmente quem tem vida profissional relevante.
Também por isso admiro PMR. Porque suspendeu a carreira profissional e porque revelou disponibilidade física e emocional para avançar para uma candidatura difícil.
Sem imagem de perfil

De smoker a 02.01.2017 às 16:22

Ó LZ, qualquer rival que reunisse uma CH com as pessoas e as carateristicas que descreve seria chamado de apaziguador, um fabricante de consensos alargados, um inovador, um.... (e outras loas)!

Afinal não. Afinal é medo, afinal é fraqueza.

Quem ainda não disse nem fez nada, para além de uma ou duas declarações, é que tem estratégia e atinge entusiastas.......

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.01.2017 às 16:31

Ao smoker que é pessoa bem informada direi apenas que esta lista chamada de Comissão de Honra faz lembrar uma outra dedicada a José Eduardo Bettencourt. Sabe-se como é as coisas acabaram!

... !
Sem imagem de perfil

De Duarte a 02.01.2017 às 16:31

O BdC caracterizou um grupo de pessoas como este em 2011: saco de gatos. Acho que se aplica muito bem a esta CH.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.01.2017 às 16:44

Duarte
... ou híbridos, também uma expressão utilizada por BdC!
Sem imagem de perfil

De smoker a 02.01.2017 às 17:19

Então não percebo a razão da mimica? Não vai dizer-me que o que BdC disse ou diz faz escola, pois não?

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.01.2017 às 17:32

smoker
no meu caso garanto-lhe que não faz escola. Mas, pela elegância linguística, guardei algumas palavrinhas utilizadas por BdC para memória futura!
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 02.01.2017 às 18:41

Em termos efectivos, essa analogia vale zero. É como a tal Comissão de Honra, apoio ou lá o que é. Vale nada. Bola. Em termos comunicacionais, está mais que visto que produziu o efeito desejado, ao ver as reacções por aqui.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.01.2017 às 18:49

Como queira, Lion73. Dessa chamada Comissão de Honra a única coisa que foi referida aqui no Camarote Leonino é que se trata de uma espécie de albergue espanhol. Nada demais, portanto!
Sem imagem de perfil

De Fernando Soares a 02.01.2017 às 16:27

Sinceramente não consigo compreender o suposto condicionalismo pela data marcada, isto porque não se tratam de eleições antecipadas. Há cerca de 4 anos que se sabe que as eleições, pelos estatutos, aconteceriam no mês de Março. Todo e qualquer putativo candidato deveria saber isto e se não sabe é mau sinal.

Na minha opinião quanto mais cedo melhor, pois o inicio de abril poderá significar uma altura decisiva no calendário desportivo (tanto para o futebol como para as restantes modalidades). A data nunca será para beneficiar candidato X ou Y, mas sim o normal funcionamento do clube.

Se PMR, ou qualquer outro candidato, tiver algum problema em relação à data ser no inicio de Março ou no final é já de si um passo em falso.

Em relação ao candidato Pedro Madeira Rodrigues em si, se em vez de perder tempo a fazer menções ao atual presidente do Sporting apresentasse o seu programa e as pessoas com o acompanham, teria mais em ganhar. Atendendo que decidiu candidatar-se há exatamente 1 mês (foi dia 2 de Dezembro que o benfica perdeu com o marítimo - já agora, surreal mencionar esta data como o ponto da sua decisão final para ser presidente do Sporting), já teve pelo menos 1 mês para preparar o seu programa e contactar as pessoas que acredita serem necessárias para o executar. E digo pelo menos 1 mês porque não quero acreditar que alguém que pense que um dia possa vir a ser presidente de um clube como o Sporting não tenha feito um estudo prévio e exaustivo sobre a realidade do clube em todas as vertentes, desde a financeira à desportiva, afim de perceber se poderá ser ou não uma mais valia para o clube.

Cumprimentos,
Soares
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.01.2017 às 16:38

Não vou responder ao comentário, salvo apontar quão transparente é o recado encomendado.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.01.2017 às 16:42

O Soares faz as contas que muito bem entende. Acrescento apenas que as eleições de 2011 realizaram-se no dia 26 de Março e as de 2013 no dia 23 de Março!
Sem imagem de perfil

De Fernando Soares a 02.01.2017 às 17:20

Caro Rui Gomes, apesar de apenas seguir este blog há um par de dias (assim como outros espaços da blogoesfera), justamente na tentativa de, como sócio, colectar o máximo de informação possível sobre o novo candidato apresentado (e outros que apareçam entretanto), acho que não lhe fica bem esse tipo de acusações. Posso até tentar compreender, dado que tenho conhecimento de como o mundo da informação - e sobretudo no desporto - funcionam hoje em dia, mas está completamente enganado a meu respeito.

Caro Leão Zargo, é verdade, mas convenhamos que as circunstâncias eram bem diferentes. Tratou-se de um cenário de eleições antecipadas após a demissão em bloco da direcção do presidente Godinho Lopes (salvo erro no inicio de fevereiro). O Sporting viveu provavelmente o momento mais negro da sua história, tanto a nível institucional, financeira quer a nível desportivo (salvo erro ocupávamos a 10ª posição na altura das eleições, uma vergonha completa).
Esta acto eleitoral é um acto ordinário, onde se conhecia de antemão (quase 4 anos) a possibilidade de ser em qualquer momento de Março. Sendo que, na minha opinião, o clube - realço esta parte, o clube - só tem a beneficiar quanto mais cedo for (o ideal até seria no final da época desportiva, mas isso não é possível).

Já agora aproveito para comentar outra parte deste post, sobre as comissões de honra. Para mim, não mais são que "faits divers". Não me aquecem nem me arrefecem. Não vai ser por pessoa Y apoiar um candidato que me fará votar nele, nem pouco mais ou menos. Também estranho alguns nomes associados agora ao actual presidente, mas não deixa ser normal que, se algumas pessoas que o apoiaram antes já não o apoiem (e até se apresentem numa lista opositora), outras seguirão o sentido inverso. Como se costuma dizer, só os parvos não mudam de opinião e, neste caso, é legítimo para um lado ou para o outro.
O que eu acho estranho é pessoas manifestarem o seu apoio sem conhecerem o seu programa, por muita confiança que haja na pessoa, acho que faria mais sentido esperar antes de passar cheques em branco. E é exatamente isto que também me começa a deixar realmente apreensivo: a falta da apresentação do programa eleitoral do actual presidente. Espero que não se encoste à sombra da bananeira e apresente aos sócios do Sporting o seu projecto. O que pretende para os próximos 4 anos se for reeleito e que pessoas o acompanham? Se é legítimo que Bruno de Carvalho se escude no trabalho feito (e aí caberá a cada um de nós, sócios, avaliar), também é legítimo - uma obrigação até - a nós como sócios exigir o que será feito a seguir.

Ainda sobre as eleições, para mim é essencial que os candidatos respondam de forma clara a 2 pontos.
- Qual o seu programa? E isto é muito mais que frases feitas e chavões. Quero ter um documento onde possa consultar e exigir do candidato quando for eleito caso não o cumpra.
- Que pessoas o acompanham?

Gostava também que todos os candidatos, de forma a haver uma reflexão real sobre o Sporting de hoje respondessem a:
- O que foi bem feito no último mandato? O que vai fazer para aproveitar e potenciar o que de bom foi feito
- O que foi mal feito no último mandato? O que vai fazer para corrigir?

Cumprimentos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.01.2017 às 17:23

Se me enganei, não é a primeira vez, mas...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.01.2017 às 17:49

Caro Fernando Soares

Temos opiniões diferentes quanto à data das eleições, mas tenho de reconhecer que quem decide marca a data mais conveniente para si. É apenas uma questão relativamente menor à qual não dou grande importância.

No post limitei-me a constatar que com a candidatura de PMR houve uma aceleração dos acontecimentos: marcação das eleições e fim do tabu da recandidatura de BdC.

Também aguardo a apresentação dos programas e confesso que aguardo com muita curiosidade o que PMR tem para dizer. E também aguardo pelo programa de BdC, embora não confie nele. Basta-me recordar o seu programa eleitoral de 2013 e o que ele propunha para o Sporting!

Creio que podemos esperar sentados pela autocrítica de BdC relativamente à sua gestão!

Sem imagem de perfil

De smoker a 02.01.2017 às 17:21

Este tema da data não vos parece minudencia?

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.01.2017 às 17:51

smoker
de certa forma, é uma minudência... reveladora de um determinado receio. É isso mesmo!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo