Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"Perguntem ao Coroado"

Rui Gomes, em 10.01.17

 

ng2628468.jpg

Sporting e FC Porto, cada vez mais afastados do líder Benfica – são já 8 e 6 pontos, respectivamente –, assestaram em definitivo as baterias nos erros de arbitragem, tão velhos quanto o próprio futebol. E é justo reconhecer-lhes o direito à revolta, pelo muito que têm sido prejudicados por árbitros canhestros, destacados para dirigir desafios para os quais não dispõem de capacidade técnica, autoridade ou sequer bom senso. Trata-se de uma situação que resulta de anos de escolha dos piores caminhos para a preparação e selecção dos juízes de campo, embora assistindo, por exemplo, a jogos da liga espanhola, se vejam arbitragens ainda piores do que aquelas que temos em Portugal.

 

O que não vemos é badernas no final das partidas, como sucede por cá. Nisso, a primeira responsabilidade cabe aos árbitros, como se viu no Bonfim, quando Rui Oliveira apontou para a marca de penálti: Jeferson protestou aos berros, encostando a cara e o peito ao árbitro, sem que visse o devido cartão vermelho. Foi, aliás, tão bem sucedido que Coates imitou a graça, ficando também impune.

 

E tudo isto acontece porque os jogadores sentem cobertura para o seu comportamento, como se confirmou a seguir, com o treinador e o presidente a ajudarem ao triste fim de festa. Houvesse coragem e vergonha em quem manda e nada disto se repetiria, por muita razão que assista ao Sporting.

 

Quanto aos dirigentes do apito, à nora no bananal, dou-lhes um conselho: se não sabem resolver o problema, perguntem ao Coroado.

 

 

Artigo publicado no jornal Record da autoria de ALEXANDRE PAIS.

 

publicado às 03:44

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


9 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.01.2017 às 09:41

É verdade que os jogadores do Sporting não deveriam ter reclamado da maneira que o fizeram.... mas comparando com outros momentos históricos de outros clubes portugueses, isto não foi nada!

E que dizer do árbitro?! que não tem sequer o bom senso, de permitir pelo menos mais um minuto de jogo após o penalty?! isto é que ninguém fala.... que havia mais 1 minuto para jogar, e o árbitro ao acabar o jogo logo após o penalty, quase que obrigou os jogadores do Sporting a fazerem o que fizeram....

Outro exemplo, o golo do Braga B ao Sporting B.... como se explica a decisão do árbitro?! depois vêm criticar os jogadores por criticarem as arbitragens?! é quase a mesma coisa que criticarem uma pessoa que se revolta contra uma ditadura.... é um sentimento tão forte de injustiça, que tira o discernimento às pessoas.
Sem imagem de perfil

De joao pereira a 10.01.2017 às 10:13

eu acho que ele não expulsou o Jefferson porque, sinceramente teve medo.
estava rodeado de jogadores e elementos do banco, e ficou com medo, assustou-se e preferiu ir recuando.

Não me parcece que ele tenha obrigado os jogadores do Sporting a fazer o que quer que seja... aliás foi o fiscal de linha que avisou o juiz da partida do lance da grande penalidade.
Acho que se o árbitro entrasse em campo a pensar "eh pá hoje é que é vou prejudicar o Sporting" tinha marcado o penalty claro do Coates a puxar a camisola na área.. não ia esperar pelo minuto 92... e também que não teria receio de no sururu final expulsava 3 ou 4 no minimo.

Mas a postura do árbitro não ajuda a ganhar confiança, duvido que com Pedro Henriques, Artur Soares Dias ou Jorge Coroado os jogadores do Sporting tivessem aquela atitude.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.01.2017 às 11:40

joao pereira,

Não compreendeste o que eu disse....

Se tu acabas o jogo imediatamente a seguir ao golo do penalty, o que é se esperaria do jogadores do Sporting?!? a atitude mais inteligente do árbitro seria deixar o jogo ser reatado, dar 1 minuto de compensação, e assim não seria todo o plantel a "cair" em cima do árbitro.... a isto denominaria de bom senso... não sou só eu que digo, ouvi isto da boca de vários árbitros.

Depois dizer ainda, que o penalty do Coates é tudo menos claro... é penalty, mas é da TV... aliás, em quase todos os cantos ou livres, existem puxões na camisola!

O maior erro (para além do penalty inventado), foram dois foras de jogo mal assinalados (que já começa a ser hábito para o Sporting) que um até deu golo.... parecem que se esquecem deste pequeno pormaior!
Sem imagem de perfil

De joao pereira a 10.01.2017 às 12:04

O que me pareceu é que o sururu todo em volta do árbitro foi pelo penalti e não pelo minuto de compensação que faltava...

O penalty do Coates é tudo menos claro ???
Eu sei que existem puxões da camisola, em cantos e livres, em todos os jogos, mas acho que deviam ser sancionados.
Mais depressa marcava esse do Coates do que o do fim do jogo com o Douglas...
No do edinho, há contacto claro, mas o avançado é matreiro e sente o toque.. é a famosa linha do Pôncio, depende da intensidade.
Já vimos todos nós JVP, Liedson, Yuran, Domingos, Artur, Futre.. tantos e tantos avançados a cavarem estes penaltis.

Para mim o maior erro desse jogo foi a tática de JJ , Castaignos e André não acrescentam nada ao jogo ofensivo do Sporting, nem ajudam nas recuperações defensivas, André falha 2 golos feitos.
Depois sabendo que o 3º critério de desempate era a média de idades, Beto, Douglas e Elias não são propriamente jovens jogadores...
Mas enfim, deu para ver durante grande parte do jogo que as 2ªs linhas da equipa têm dificuldades em "mandar" no jogo e dominar adversários que são equipas da 1ª Liga.

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.01.2017 às 12:12

joao pereira,

"O que me pareceu é que o sururu todo em volta do árbitro foi pelo penalti e não pelo minuto de compensação que faltava..."

Mas será que tenho de fazer um desenho?!?!?! Se tu acabas um jogo logo a seguir a um caso polémico, é normal aquele tipo de atitudes.... por exemplo a meia final com a Portugal-França, como é que acabou?!?
Não seja hipócrita como o seu treinador.... todas as equipas do mundo, reagiriam assim!

Eu não disse que não era penalty do Coates, disse sim que não era claro, mas no sentido de não ser fácil para o árbitro ver... era no meio da molhada de jogadores, e por norma os árbitros não marcam este tipo de penalty.

Sobre os erros tácticos.... não me lembro de os benfiquistas criticarem as escolhas tácticas do JJ aquando do golo fora de jogo do Maicon no estádio da Luz.... só me lembro de lhe terem partido os dentes no Colombo.
Sem imagem de perfil

De Ripadas a 10.01.2017 às 13:49

"... é normal aquele tipo de atitudes...".
Escolta policial para proteger os árbitros do staff de um clube então é normalissimo.

"Eu não disse que não era penalty do Coates, disse sim que não era claro...".
Mas sobre o Edinho não foi de certeza e justifica o circo que foi montado.

...só me lembro de lhe terem partido os dentes no Colombo".
Ao JJ ou ao Maicon?

É melhor mesmo fazeres desenhos!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.01.2017 às 14:28

Os benfiquistas colocam tudo no mesmo saco... um penalty por marcar aos 70 minutos é a mesma coisa que um penalti inventado no ultimo minuto!

Depois os benfiquistas dizem que o benfica é castigado pelas acções que comete... digam-me lá quantas vezes é que o JJ foi expulso nos 6 anos de benfica? foi duas! Agora gostaria que me dissessem quantas vezes foi expulso no Sporting em apenas ano e meio? portanto, o JJ do Sporting é 10 vezes mais agressivo do que no benfica.... Alguém acredita nisto?!?!?

Deixo aqui um exemplo de como os jogadores do benfica são sempre castigados.... vê-se!! (https://www.youtube.com/watch?v=_8hkv7gf4zw)
Sem imagem de perfil

De joao pereira a 10.01.2017 às 15:13

Schmeichel,

Coloquei tudo no saco dos penaltis.
O do Coates para mim é mais penalti do que o do Edinho.
Mas o do edinho não deixa de ser um lance duvidoso, alias foi o bandeirinha que assinalou, mas como disse e repito, foi um penalti onde um avançado mais verdinho não conseguiria sacar.
Na minha óptica o toque existiu, em inglaterra não era marcado, cá é.
O avançado foi inteligente e aproveitou o contacto.
É apenas a minha opinião, vale o que vale.

Das expulsões de JJ isso não estou informado nem sobre o número das mesmas nem das razões.
Com os arbitros com micro e auricular onde fosse possivel ouvir os dialogos, aí sim poderiamos saber o teor das conversas.

Sobre o link que colocou,
David Luiz e Carlos Martins devia levar vermelho, Cesar Peixoto, devia ter sido amolestado com amarelo.
O sururu com JJ.. é o normal você já sabe.
O lance contra o Braga e o do Coentrão parecem-me lances de jogo corrido onde há contacto para falta, não para expulsões.

mas já que estamos em videos deixo-lhe esta pérola do nosso futebol...
https://www.youtube.com/watch?v=An4X1iThiqo


Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.01.2017 às 15:41

joao pereira,

Quem vê futebol, percebe uma coisa sobre os penaltys.... é que ficam muitos mais penaltys por marcar, do que penaltys mal assinalados! Porque razão isto acontece? porque para se marcar um penalty, o árbitro tem de ter a certeza....

Partindo do pressuposto que um árbitro para marcar um penalty tem de ter a certeza.... então porque razão se marcou então aquele penalty no ultimo minuto, se toda a gente admite que no mínimo é um penalty duvidoso? repito, é um lance que define quem passou no grupo.... não é um lance qualquer!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds