Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Plantel a "emagrecer"

Rui Gomes, em 28.07.14
 

 

Estamos sensivelmente a três semanas do início da época oficial e a pouco mais de um mês do fecho do mercado de transferências. Partindo do princípio que o plantel principal vai constar de 25 atletas, segundo o desejo de Marco Silva, a SAD terá algumas decisões importantes entre mãos durante este período.

 

- Rui Patrício e Marcelo Boeck

 

- Cédric Soares, Maurício, Marcos Rojo, Eric Dier, Paulo Oliveira, André Geraldes e Jefferson

 

- William Carvalho, Oriol Rosell, Slavchev, Adrien Silva, André Martins, Ryan Gauld, João Mário e Shikabala

 

- Diego Capel, André Carrillo, Heldon e Carlos Mané

 

- Fredy Montero, Islam Slimani e Junya Tanaka

 

Tudo indica que estes 24 irão permanecer na equipa principal, embora ainda hajam dúvidas quanto à permanência de William Carvalho, Marcos Rojo e Slimani, os mais transferíveis do grupo, já para não evocar Diego Capel, que a SAD há longo deseja vender, pelo seu salário, mas ainda não encontrou comprador.

 

A estes teremos de adicionar o recém-chegado Nany Saar, dado que ainda não se conhece o seu destino; Ramy Rabia, que estará já garantido, Jonathan Silva que está prestes a ser contratado e ainda a mais remota possibilidade de Filip Kostic.

 

De seguida temos o grupo dos excedentários que, em princípio, são candidatos a empréstimo ou, por falta de alternativas, colocação na equipa B:

 

- Vítor Silva, Salim Cissé, Miguel Lopes e Valentin Viola.

 

Não aparenta haver espaço, ou oportunidade, para nenhum dos jovens que integraram o estágio na Holanda: Iuri Medeiros, Chaby, Wallyson, Ricardo Esgaio e Tobias Figueiredo, sendo este último o caso mais "interessante", dado que já esteve emprestado na época passada.

 

Não posso terminar o artigo sem dar uma breve opinião sobre dois ou três casos. Para ser justo, devo admitir que ainda será prematuro emitir pareceres sobre André Geraldes e Paulo Oliveira mas, sobre o primeiro, ainda não vi nada que Ricardo Esgaio - mesmo sem ser a sua posição principal - não possa fazer melhor. Com o número de centrais disponíveis, Paulo Oliveira terá de mostrar muito mais para justificar a aposta. Caso seja possível assegurar mais um extremo, nomeadamente Filip Kostic, Heldon deveria ser emprestado ou até transferido, se houver compradores. Preferia ter ficado com Wilson Eduardo. 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:44

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


18 comentários

Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 28.07.2014 às 14:12

Eu prefiro ficar com Heldon do que com Capel e Wilson Eduardo. É um jogador muito mais util.

Quanto aos mundialistas, veremos se aparecem propostas por Slimani, William e Patricio e Rojo.

Em relação a Viola, Vitor, Cissé e Miguel Lopes devem ser para emprestar. Vi num comentário num outro blog que já havia algo perto de se concretizar com Viola, que seria emprestado para um clube turco.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2014 às 14:21

Mike, se Heldon é mesmo mais útil, ainda não o demonstrou, mas como não acredito que vai sair, terá oportunidade de mostrar essa sua utilidade.

Não creio que apareçam propostas por Rui Patrício.
Sem imagem de perfil

De Noivo de Verde a 28.07.2014 às 15:04

Para mim nem Heldon nem Capel. Wilson sim foi uma pena ter saido.
Gostava de ver uma aposta em Tobias, Esgaio e quiçá Dramé no plantel principal
Sem imagem de perfil

De L a 28.07.2014 às 15:16


Boa tarde a todos.

Este Sporting a contratar centrais ainda faz lembrar o Benfica com os laterais esquerdos. Deve ser a tal aposta na formação, dos outros. Quando só Alcochete já assegurava quase uma década. De contratações cirúrgicas também já são recordistas, mais de 3 dezenas em 2 épocas... todas baratinhas. É preciso é continuar a ganhar. E sobre o mais importante no futebol, o capital da SAD também ainda não podemos falar não é? Qualquer semelhança entre esta realidade e a última campanha eleitoral é obviamente pura coincidência, o que ainda torna a blogosfera leonina muito mais interessante. E para quem consegue defender tudo e o inverso num espaço de 1 ano há sempre fisioterapia.
Sem imagem de perfil

De PedroC a 28.07.2014 às 15:31

Parece que o seu azar é mesmo este....do Sporting ir ganhando....
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 31.07.2014 às 06:38

11+6 em 2013/14 dá 17.

Até ao momento, temos 7+1, 8 novos reforços, equipa B incluída.

De 25 em dois anos, para mais de 30, ainda vai alguma distância.

Quanto ao resto, está visto que desconhece a burocracia do Estado português...
Sem imagem de perfil

De carlos a 28.07.2014 às 15:40

Concordo com quase tudo.
O 25º deve ser o lateral esquerdo, Jonathan Silva.
Duvido que venha o Kostic, até pela ordem de valores que se falam.


- Rui Patrício e Marcelo Boeck
concordo e vejo poucas condições de alterar, excepto se o Marcelo pedir para sair, pois deve querer jogar mais e pode estar cansado se estar na sombra.
- Cédric Soares, Maurício, Eric Dier, Paulo Oliveira, (- André Geraldes) e Jefferson, + [Jonathan Silva, ou outro lat. esquerdo], [+Ricardo Esgaio]
Marcos Rojo pode sair. Se acontecer, parece-me que será colmatado com Saar e ou Figueiredo, ou mesmo com Semedo. Acredito que o Rabia não entre. Fala-se num mexicano (Vidrio) para 2015, que pode fazer central, lateral direito e trinco.
Concordo no que diz respeito ao André Geraldes, que deveria ser emprestado -com possibilidade de retorno em Dezembro - entrando o Ricardo Esgaio nos 25.

- William Carvalho, Oriol Rosell, Slavchev, Adrien Silva, André Martins, Ryan Gauld, João Mário e Shikabala.
Parece-me completo. No caso de uma saída de William, tem de entrar alguém - que pode ser um dos centrais/médios de que se fala, Rabia ou Vidrio. O Fokobo também faz o lugar e seria interessante ver o Palhinha a evoluir na equipa principal.

- Diego Capel, André Carrillo, (- Heldon) e Carlos Mané, [+Iuri Medeiros].
Entre o Wilson e o Heldon, preferia o Iuri Medeiros, seguido do Wilson e depois o Heldon, que quanto a mim, deveria tentar-se ceder a título definitivo.
O Capel tem sido muito importante em determinados jogos e alturas da época. Não vai renovar e deveria sair enquanto ainda pode render alguma coisa, mas com pena minha. Gosto do espírito que empresta à equipa. Tem o bom hábito de aparecer em jogos grandes ou importantes.

- Fredy Montero, Islam Slimani e Junya Tanaka, [+ ponta de lança jovem]
Acho que falta aqui um jogador. Acho sobretudo que se deveria trabalhar para o futuro, sendo que nem o Dramé, nem o Enoi, são soluções e o Betinho tem-se apagado (embora eu ache que nos estilo de jogo que se apresentou frente ao Utrecht ele pudesse ser importante na equipa principal).
Tenho dúvidas no foco do Slimani, na pilha do Tanaka (sobretudo na sua capacidade de lidar com os caceteiros e marcadores "da bafo no pescoço" da Liga Portuguesa). O Montero apresenta os mesmos deficits de confiança do ano passado, embora seja o jogador ideal para o lugar o que pode ser um grande problema.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 28.07.2014 às 16:23

Totalmente de acordo.
Infelizmente o unico dos "+" que ai refere que parece ter hipótese será o Esgaio, isto tendo em conta que o AGeraldes não foi utilizado no ultimo jogo. Além de que, pelo menos até agora, parece ser mesmo o que terá mais "potencial" para se revelar um erro de casting.

Sem imagem de perfil

De carlos a 28.07.2014 às 18:08

Honestamente, nem me lembro de o ver jogar no Belenenses, pelo que não me posso pronunciar. Acho é um desperdício o Esgaio não ser opção na equipa principal.

Tenho a expectativa do Marco Silva apostar no Iuri durante este ano.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 28.07.2014 às 18:16

Também não me lembro dele no Belenenses.
Só vi os jogos de pré-época e daí ter não ter sido mais taxativo.
Deu para perceber que é rápido mas o resto não me convenceu muito.

Desejo ardentemente estar enganado mas os indicios não foram animadores. :-)

Também tinha essa fé no Iuri mas, não havendo saidas de extremos, parece-me complicado.
Sem imagem de perfil

De sergiom a 28.07.2014 às 16:45

Sem imagem de perfil

De Jorge Humberto a 28.07.2014 às 17:20

Se for verdade que andamos atrás do Kostic e se não vier o Kostic, com certeza virá outro extremo. Não faz sentido tentar contratar um extremo acima da média e só porque não se conseguiu, já não ir buscar ninguém com o argumento de que há outros no plantel. Até porque nenhum dos extremos que temos faz a diferença ou é acima da média. Talvez o Shikabala, mas é uma incógnita e o Carrillo tem laivos apenas (o que é muito pouco para um candidato ao título).
Sem imagem de perfil

De carlos a 28.07.2014 às 18:09

O Carrillo, juntamente com o Adrien, são os jogadores mais em foco até agora.
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 28.07.2014 às 16:09

Rui Patrício e Marcelo Boeck; Cédric Soares, Maurício, Rabia, Eric Dier, Paulo Oliveira, André Geraldes, Jefferson e Jonathan Silva; William Carvalho, Oriol Rosell, Slavchev, Adrien Silva, André Martins, Ryan Gauld, João Mário e Shikabala; Diego Capel, André Carrillo, Carlos Mané e Kostic; Fredy Montero, Islam Slimani e Junya Tanaka

Se eu tivesse de adivinhar, a coisa andaria por aqui. Shikabala terá a sua oportunidade, como joker: se correr bem, fica; se não correr bem, em Janeiro é empandeirado.
Tobias, Esgaio, Chaby, Iuri, Wallysson e Mica já não me parece que voltem à B, devendo ser emprestados a clubes que se sabe estarem à espera dos grandes para fechar os seus plantéis. Rojo vai ser vendido, isso é evidente, e nesta fase já estou em crer que mais ninguém. Sarr vai começar pela B.

Se tivesse de antecipar um onze-tipo para o início de época, pelo que tenho visto, e em função das aparentes inclinações do Marcos Silva, era o seguinte:

Patrício; Cedric, Maurício, Paulo Oliveira e Jefferson; Rosell, William e Adrien; Carrillo, Montero e Capel.

Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 28.07.2014 às 16:09

Substituam o Paulo Oliveira pelo Dier (foi um lapso).
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 28.07.2014 às 16:23

As minhas apostas individuais para 2014/15: Maurício, Cedric e Adrien. O primeiro, pelas características físicas e, sobretudo, mentais, vai ser o nosso xerife - dentro de algum tempo não passa mesmo nada por ele; do segundo sempre tive a ideia de que é um jogador para evoluir até bem tarde - lá para os 28 (ria-se agora quem quiser) será um Lahm à portuguesa; o terceiro está finalmente a entrar na fase madura e no final do ano, se não houver contratempos, vai dar muito dinheiro ao SCP.
Apostas em dúvida: Carrillo e William. O primeiro, a confirmarem-se os indícios da pré-época e se aproveitar o trabalho com Marco Silva (que até de Balboa fez um bom extremo), vai fazer-nos abrir a boca algumas vezes; no segundo residem as minhas principais dúvidas, depois de uma época de estalo com um final decepcionante: se aprender com o treinador e muito com Rosell as questões de posicionamento (nomeadamente na transição defensiva, em que não raro é apanhado em contrapé e não tem depois velocidade para recuperar) e se adicionar mais intensidade ao seu futebol principesco (pés de artista, grande visão de jogo, rapidez de execução, elegância máxima, bom uso do corpo) ascenderá ao trono, tornando-se o Rei Leão - e aí só sai mesmo pela cláusula.
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 28.07.2014 às 17:32

Tendo a concordar com o que está escrito.Parece-me que na defesa onde há mais dúvidas é nas laterais.Geraldes também não me convenceu e quanto a Esgaio a questão é saber até que ponto é capaz de ser forte no jogo interior que é onde estes jogadores que são extremos, que é o que Esgaio é,normalmente têm mais dificuldade.

Mas a solução sairá de um destes jogadores.Para LE parece-me a contratação de Jonathan Silva interessante.Pela margem de progressão e porque me parece que Mica ainda não é opção neste momento .Mas atenção que vem de uma realidade muito diferente e de um clube do meio da tabela.

No centro é onde estamos melhor.Para mim seria MR,ED,M e Tobias.Este seria o 4º central,a fazer uma integração progressiva na equipa principal,como Mané já fez.
O jovem Francês iria para a equipa B.Se sair Rojo teríamos que ir ao mercado mas os titulares seriam M e ED.Não estou para já muito convencido com Rabia.
Ruben Semedo devia ser emprestado.

No meio-campo já não precisamos de contratar.Se William sair,Rosell será o substituto natural,mas teríamos que ir ao mercado.
Mas a solução não me parece Rabia ou um jogador como Fokobo.
Note-se que queremos ganhar o campeonato.

Na posição 10 temos um pequeno problema porque AM não é verdadeiramente um 1o,embora esteja a finalizar bem,o que é excelente.Shikabala é muito forte tecnicamente mas se não conta então deve sair.Se fica deve jogar e é uma forte opção.

Gauld ainda é muito jovem,é para integrar progressivamente...e esquecer a história do Messi.Coloquei há dias um link para o jovem CR7.Quem viu ou se lembre-foi na inauguração do Alvalade XXI-vê uma certa diferença.

Vamos deixar o Messi(e o mini-Messi) em sossego.Aqui faço a analogia Messi-Ronaldo, os dois maiores jogadores da sua geração... e dos maiores de sempre.

JM parece-me um 8 .Dificilmente será 6 0u 10.
Slavchev está em integração,mas penso que valerá mais do que tem mostrado.

O ataque está um pouco indefinido. Capel fica ou não fica.Na minha opinião deve ficar.Heldon deveria ser emprestado e claro a aquisição deste Kostic seria interessante.Acredito que se Kostic vier o maior candidato à saída será Capel,pelo salário.Kostic não será barato.

Temos na equipa B jogadores interessantes que podiam ser progressivamente integrados.Chaby e Iuri Medeiros são exemplos,mas a opção não tem sido essa.

Os PL estão fechados,salvo pela saída de Slimani.Nesse caso teremos que ir ao mercado.

No geral diria que podemos formar uma equipa equilibrada,com qualidade, que pode lutar pelo título,mas vamos depender de como os adversários estiverem.
Não somos o principal favorito.

PS:O Benfica está em dificuldades financeiras e estão a fazer pela vida

http://www.ojogo.pt/futebol/1a_liga/benfica/interior.aspx?content_id=4050789&page=-1

" Benfica assinou um acordo de parceria com a Emirates, uma das maiores companhias aéreas do mundo, que patrocinará durante três anos o futebol de formação da equipa lisboeta, por um valor que não foi revelado."

Exactamente o tipo de negócios que devíamos estar a fazer...
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 28.07.2014 às 17:38

Por lapso...freudiano,não referi Paulo Oliveira,que deveria competir com Tobias pela vaga de 4º central.Claro que,até atendendo ao investimento feito,vai ficar PO,mas gostaria de ver Tobias.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo