Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Plantel do Sporting 2016/17

Rui Gomes, em 06.09.16

 

600.jpg

 

De acordo com o registo de inscrições na Liga Portugal, o Sporting tem 29 jogadores inscritos que se associam directamente à equipa principal. Há ainda mais 2 ou 3 que foram contratados este Verão com a equipa principal em mente, mas que neste momento jogam na equipa B. Eis a lista de jogadores por ordem da numeração das camisolas:

 

#1. Rui Patrício - 28 anos, Portugal, formado no SCP

#2. Ezequiel Schelotto - 27 anos, Argentina

#3. Lazar Markovic - 22 anos, Sérvia (emprestado)

#4. Jefferson - 28 anos, Brasil

#7. Joel Campbell - 24 anos, Costa Rica (emprestado)

#8. Petrovic - 27 anos, Sérvia

#10. Bryan Ruiz - 31 anos, Costa Rica

#11. Bruno César - 27 anos, Brasil

#13. Sebástian Coates - 25 anos, Uruguai

#14. William Carvalho - 24 anos, Portugal, formado no SCP

#15. Paulo Oliveira - 24 anos, Portugal

#16. André de Souza - 25 anos, Brasil

#19. Douglas Teixeira - 28 anos Brasil

#20. Luc Castaignos - 23 anos, Lituânia27

#21. João Pereira - 32 anos, Portugal

#22. Elias Trindade - 31 anos, Brasil

#23. Adrien Silva - 27 anos, Portugal, formado no SCP

#25. César Meli - 24 anos, Argentina

#26. Azbe Jug - 24 anos - Eslovénia

#28. Bas Dost - 27 anos, Holanda

#30. Bruno Paulista - 21 anos, Brasil

#31. Marvin Zeegelaar - 26 anos, Holanda

#33. Lukas Spalvis - 22 anos, Lituânia

#34. Beto - 34 anos, Portugal, formado no SCP

#35. Rúben Semedo - 22 anos, Portugal, formado no SCP

#47. Ricardo Esgaio - 23 anos, Portugal, formado no SCP

#73. Matheus Pereira - 20 anos, Brasil, formado no SCP

#77. Gelson Martins - 21 anos, Portugal, formado no SCP

#99. Alan Ruiz - 23 anos, Argentina

 

Por conseguinte, temos no plantel 8 jogadores formados no Sporting, 7 portugueses e um brasileiro; 2 jogadores de nacionalidade portuguesa não formados no Sporting; 7 de nacionalidade brasileira; 3 argentinos; 3 holandeses; 2 costa-riquenhos; 2 sérvios e um cada da Eslovénia e Lituânia.

 

Não deixa de ser interessante que além dos jogadores formados no Sporting, só temos dois outros de nacionalidade portuguesa, para o total de nove jogadores lusos, ou seja, apenas 29% do plantel.

 

Entre os 29 jogadores, 2 (Campbell e Markovic) estão por empréstimo, sem opção de compra. Outros 2 (Coates e Meli) por empréstimo, com opção de compra.

 

A média de idade do plantel é 25.5 anos. 4 jogadores com mais de 30 anos; 11 entre 25 e 30 anos; 14 entre 20 e 24 anos.

 

publicado às 04:45

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


114 comentários

Imagem de perfil

De PF a 06.09.2016 às 06:01

Num plantel de 29 jogadores apenas 8 jogadores formados no Sporting e desses 8, três não vão contar é curto muito curto, mas é o preço que se paga para quem quer resultados imediatos por isso poupem-nos, não falem em política de formação isso é tentar "tapar o sol com a peneira" e estamos fartos de demagogia.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.09.2016 às 08:39

Eu não devia responder a idiotices, mas aqui vai.

Benfas (28 jogadores no plantel principal não emprestados):

- 7 Portugueses
- 3 da formação (Nelson Semedo, André Almeida e Guedes) dos quais só 1 irá jogar a maioria dos jogos, provavelmente o Semedo

é curto muito curto, mas é o preço que se paga para quem quer resultados imediatos por isso poupem-nos, não falem em política de formação isso é tentar "tapar o sol com a peneira" e estamos fartos de demagogia.
Sem imagem de perfil

De André a 06.09.2016 às 08:46

Semedo não é da formação..
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.09.2016 às 08:51

O Nelson Semedo pode não ter andado pelos juniores do SLB, mas já está lá há mais de 3 anos e esse é o critério para se considerar um jogador jovem como fazendo parte da formação, penso eu.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 09:04

Mike,

Para já, este post é sobre o plantel do Sporting e não do outro clube.

Segundo, o Nelson Semedo chegou ao SLB com 18 anos (fez 19 nesse mesmo ano 2012) foi formado no Sintrense.

Não sei a origem dessa tua interpretação que "formação" é se está no clube há 3 anos.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.09.2016 às 09:07

Então não é um dos critérios para se considerar que um jogador faz parte da formação se tiver 3 anos de clube até aos 23 anos?
Sem imagem de perfil

De André a 06.09.2016 às 09:11

Realmente não interessa estar a discutir a formação de outro clube, mas aqui fica a informação relativamente ao Nelson Semedo:

http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/numero-de-jogadores-formados-localmente-trama-zivkovic-e-danilo.html
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.09.2016 às 09:14

Ok, obrigado pela informação. Era até aos 21 e não aos 23 como disse.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 09:14

O próximo comentário sobre jogadores do SLB será apagado !!!
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 06.09.2016 às 11:55

Acho bem
Sem imagem de perfil

De FCS a 06.09.2016 às 10:03

Para acabar de vez com esta discussão da formação, acho que o melhor seria adoptar o critério da UEFA.

O Semedo foi inscrito na Champions na lista A e não na B porquê? Pois...
Sem imagem de perfil

De CR_7 a 06.09.2016 às 09:12

Mas porque é que tem de se ir chamar ao assunto o benfica, se estamos a falar do Plantel do Sporting? Não percebo este novo tipo de mentalidade reinante no Sporting.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.09.2016 às 09:15

CR_7,

Foi apenas para responder ao PF que fez um comentário idiota no inicio.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 14:47

Mike,

A minha última palavra sobre este assunto: a UEFA, para o efeito das provas europeias, tem condições inerentes aos jogadores da formação do clube, que, satisfazendo-as, podem ser integrados na Lista B, deixando lugar na A para aqueles que vieram de fora.

Uma dessas condições é que o jogador tenha nascido depois do dia 1 de Janeiro de 1995, ora Nelson Semedo nasceu em 1993.
Imagem de perfil

De PF a 06.09.2016 às 22:58

Concordo Sporting Benfica e Porto tudo igual no entanto parece-me que o SLB está a tentar fazer um caminho contrário pelo menos comparando com anos anteriores.
Sem imagem de perfil

De Manuel Francos a 07.09.2016 às 10:16

Não conseguimos ter uma conversa neste clube sem que se fale nas galinholas? É por isso que andamos há 14 anos à espera de um campeonato.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.09.2016 às 08:33

Rui,

Penso que o SCP exerceu a opção de compra de Coates, pelo que já não é empréstimo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 08:39

Constou isso, mas não vi confirmação alguma.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 09:57

Mike,

Fui rever a situação de Coates e no dia 10 de Maio o Sporting anunciou ter prorrogado o empréstimo por mais uma época.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/2016-05-10/sporting-renova-emprestimo-de-sebastian-coates
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.09.2016 às 10:05

Ok. Até porque Coates era caro (€5M). Veremos se no final da época o compramos ou não (agora que temos Douglas).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 11:47

Creio que a questão com Coates, mais do que o custo do se passe, é o elevado salário. Daí, porventura, o atraso da decisão a título definitivo.
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 06.09.2016 às 09:14

Bom dia,

Considero um plantel equilibrado e com bastante potencial de valorização

Sobre a formação, também gostava de ter mais, mas, entendo que em termos futuros, ganhamos mais com os empréstimos que fizemos.

Sobre o Nelson Semedo, aconselho a lerem a convocatória da UEFA. Nelson Semedo não é considerado jogador da formação...tanto que que ficaram impedidos de inscrever os 25 da ordem, isto para quem andava a apregoar aos 7 ventos que com o Rui é que era...3...3 foi o número que Rui fez...1...1 é o resultado da aposta na fornacao do Rui ...Guedes janla estava é Paulo Lopes há anos que lá esta

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 09:47

Bom dia,

Da formação, não vale a pena falar dos mais velhos. Dos jovens, o único que em princípio vai jogar com alguma regularidade é Gelson Martins. Ricardo Esgaio, salvo enorme surpresa, vai jogar muitíssimo pouco, talvez na Taça da Liga, e semelhante situação com Matheus Pereira que, na minha opinião, devia ter sido emprestado.

P.S. Claro, temos ainda Rúben Semedo que, até ver, é indiscutível.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.09.2016 às 10:07

Temos um plantel bom. É óbvio que nem todos irão jogar com regularidade. Imagino que os menos rodados serão para usar nas Taças internas. Mas este ano temos uma coisa que não tínhamos a época passada, ou seja, podemos quase fazer dois 11's com qualidade.
Sem imagem de perfil

De CR_7 a 06.09.2016 às 10:11

Este ano, não poderemos ter uma prestação na Champions como a da Liga Europa da época passada. Este novo molde gera muito mais receitas que são importantissimas para o Clube.
A época é longa e espero que os dois 11's sejam suficientes para alcançar os objectivos.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 11:38

Não temos "dois 11's", mas sim 16/17 jogadores com qualidade para integrar um qualquer onze competitivo.
Sem imagem de perfil

De FCS a 06.09.2016 às 10:12

O meu conceito de formação não é despejar miúdos na equipa A e fazê-los assumir responsabilidades para as quais podem não estar preparados.

O Gelson e o Rúben Semedo, na minha opinião são exemplos de como integrar jovens. Fizeram parte do plantel sem a tal expectativa e responsabilidade de ter que desde principio assumir a titularidade.

Que seja possível dar continuidade à afirmação deles e que se inicie a do Matheus Pereira, que para mim a aposta na formação continua a ser uma realidade.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 11:31

Não foi isso que aconteceu com o Rúben Semedo. Foi recuperado do V. Setúbal, até precipitadamente, diga-se, mas integrou a equipa de imediato e nunca mais saiu.
Sem imagem de perfil

De FCS a 06.09.2016 às 11:35

E de forma surpreendente ganhou a titularidade quando ninguém esperava. E por mérito próprio a manteve.

Outra coisa é defender-se que o Wallyson ou o Geraldes (de quem sou fã) poderiam já assegurar a substituição do Adrien, caso ele tivesse saído.

É esse o meu ponto. Desde o início iriam ter um fardo enorme às costas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 11:42

Compreende-se a tese, mas o fenómeno com jovens de talento é que nunca se sabe o seu nível de performance até lhes ser dada a oportunidade de jogar com regularidade.

Com Jorge Jesus é diferente, porque ele, pela sua maneira de ser e treinar e pelos objectivos imediatos do Sporting, não está disposto a sustentar o desenvolvimento dos jogadores na equipa. Quer rendimento imediato.
Sem imagem de perfil

De DKaras a 06.09.2016 às 10:57

O Sporting foi campeão em 2000 e 2002. No onze dessas equipas quantos jogadores da formação eram titulares?
Lembro aqui que Ruben Semedo e Gelson Martins são jogadores lançados pelo Jorge Jesus. Para não falar nos outros, campeões europeus.
Colocar as restantes promessas a rodar noutros clubes, comprar percentagens de passes que tinham sido desbaratadas. Isto é gerir bem activos, quer queiram quer não
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 11:35

Não atire areia para os olhos com o usual disco brunista. Tanto o Rúben como o Gelson já eram talentos reconhecidos muito antes de Jorge Jesus até sonhar vir para o Sporting. A sua ascensão à equipa principal era inevitável e, em abono da verdade, a integração do Rúben e a forma como agarrou o lugar de imediato, até surpreendeu o próprio Jesus. O Gelson foi um processo mais gradual.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 06.09.2016 às 11:49

O Ruben era um jogador com claras dificuldades de afirmação nos seniores, por vários motivos. Teve uma época muito sofrível nos Bs, foi emprestado ao terceiro escalão do futebol espanhol e juntamente com uma infinidade de jogadores, fez a pré época com JJ e agradou. Foi emprestado mas foi mantido debaixo de olho, retornou e o nível a que s3 encontra agora é verdadeiramente surpreendente para quem se lembra da barata tonta que era há 2 anos.

Potencial tinha, como o mostrou há um par de anos num amigável com a Fiorentina, mas o que está a fazer actualmente, tão pouco tempo depois, era tudo menos expectável.

Mérito para o jogador. E treinador.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 11:55

Está a simplificar o trajecto do Rúben quando foi mais complexo do que isso. Ele teve problemas vários de ordem disciplinar, pessoal e como futebolista. O empréstimo ao Reus foi precisamente para lhe abrir os olhos e fazer ver que tinha de seguir outro rumo.

A sua real ascensão foi sustentada pela sua renovada maturidade e pelo período no V. Setúbal em que jogou com regularidade. Jorge Jesus nunca o devia ter recuperado quando o fez em Janeiro, por várias razões. Foi uma decisão precipitada mas que acabou bem por mérito do jogador, em que agarrou o lugar e nunca mais o largou.
Sem imagem de perfil

De DKaras a 06.09.2016 às 12:05

"Jorge Jesus nunca o devia ter recuperado quando o fez em Janeiro"

Afinal em que ficamos? deve-se apostar na formação? não se deve apostar na formação? aqui no Camarote dá para tudo, desde que se critique JJ e BdC.

E Ruben jogou mal desde que voltou?? esta para mim é das melhores
Sem imagem de perfil

De Petinga a 06.09.2016 às 13:04

""Jorge Jesus nunca o devia ter recuperado quando o fez em Janeiro"

Afinal em que ficamos? deve-se apostar na formação? não se deve apostar na formação? "

Aqui é evidente que o Rui Gomes ficou sem resposta.

Nao se pode criticar tudo. Tudo bem que gostávamos todos que o Iuri Medeiros fosse titular e que o Podence jogasse 35 jogos ao lado do Bas Dost. Mas por outro lado andamos todos a escrever que este ano "só se aceita vencer o campeonato" (quem escreve coisas dessas, ignorando que o benfica e o fcporto investiram muito mais do que nós e pagam mais salários do que nós, é pouco ajuizado). Em que ficamos? E depois de escrever isso, critica-se JJ e BdC porque querem chegar ao título.
Dá a sensacao de que com JJ e BdC, é-se preso por ter cao e preso por nao ter.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 13:59

Eu sei que estou a falar para a parede e há muito que deixei de fazer isso.

Jorge Jesus precipitou-se em recuperar o Rúben, naquela altura, porque o Coates estava a chegar e ficámos com 5 centrais. Acontece que pouco depois, por mero acaso, Paulo Oliveira lesionou-se e fica uma oportunidade em aberto. o Rúben agarrou esse oportunidade.

Isto nada tem a ver com apostar ou não com a formação, mas com a qualidade e o timing de decisões.

Faça uma esforço para não personalizar os seus comentários, para evitar o que já aconteceu.
Sem imagem de perfil

De nuno a 06.09.2016 às 15:40

"Jorge Jesus precipitou-se em recuperar o Rúben, naquela altura, porque o Coates estava a chegar e ficámos com 5 centrais. Acontece que pouco depois, por mero acaso, Paulo Oliveira lesionou-se e fica uma oportunidade em aberto. o Rúben agarrou esse oportunidade."

Tem assim tanta certeza que o Ruben Semedo entrou na equipa porque o Paulo Oliveira se lesionou? O que o leva a dizer isso? Incrível como é difícil dar mérito a JJ por estes lados..
Sem imagem de perfil

De Petinga a 06.09.2016 às 15:52

20.01.2016

"Jorge Jesus já revelara antes do jogo com o Portimonense que pretendia contar com o regresso do defesa, que fez a pré-época no Sporting e, inclusive, foi testado a trinco, numa altura em que William Carvalho recuperava de lesão.

"Com a lesão do Tobias Figueiredo ficamos só com três centrais. Estamos a tentar recuperar o Rúben Semedo, que está emprestado ao V. Setúbal e está a fazer uma excelente época", elogiou o técnico na circunstância. Semedo pode começar a trabalhar às ordens de Jorge Jesus já esta quinta-feira."

Em http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/ruben-semedo-volta-ao-sporting.html

Nos comentários le-se, entre outras coisas, que Paulo Oliveira continuava a comprometer.

25.01.2016

Sebastian Coates a caminho de Alvalade
http://m.zerozero.pt/noticia.php?id=168852

O planeamento foi evidente. Ewerton nao dava garantias em termos físicos de aguentar toda a temporada. Paulo Oliveira estava a comprometer. Tobias lesionou-se (e possivelmente perdeu aí definitivamente o comboio da titularidade) e apenas Naldo, com as suas limitacoes, era opcao de forma continuada. O facto de eventualmente se evoluir para uma dupla defensiva entre Semedo e Coates sugere que tanto um como o outro eram considerados no mínimo iguais aos centrais que já estavam no plantel.

Repito: criticar só por criticar raramente dá resultado.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 06.09.2016 às 13:19

Referi várias razões para as suas dificuldades.

Quanto à "precipitação", penso que o desempenho do Rúben e a aposta imediata do treinador, desmentem a ideia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 13:53

Em inglês temos um termo adequado para a sua constante recusa em dar a mão à palmatória, mesmo sobre assuntos onde os seus conhecimentos deixam muito a desejar, assentes unicamente em teoria.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 06.09.2016 às 14:03

Eu dou a mão à palmatória quando me apercebo que não tenho razão. Raramente... :)

Mas fiquei a saber que a aposta de JJ em Semedo, logo que regressou e o rendimento tremendo do jogador, é uma teoria.
Sem imagem de perfil

De DKaras a 06.09.2016 às 12:00

"Tanto o Rúben como o Gelson já eram talentos reconhecidos muito antes de Jorge Jesus "

Ahahahah

Reescrever a história só se for para os que andam distraídos. Comigo e para 99% dos sportinguistas não pega.

O Ruben não era nem de perto nem de longe opção para o Sporting no ano passado, quanto mais para o onze. Foi emprestado ao Setúbal e só em Janeiro deste ano estava em condições. Dizer que a "ascensão à equipa principal era inevitável" das duas uma, ou tem memória de peixe ou é desonesto.

O Gelsón era e é uma promessa. Hoje em dia cada vez mais uma certeza. esteve sempre acompanhado por JJ, que acredita nas suas potencialidades, tal como com Matheus Pereira.

O empréstimo de todos os outros é excelente. Comprar metade dos passes do Tobias e do Chaby é de quem irá apostar neles no futuro.

O resto é areia, ou carvão, para os olhos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 12:05

Preza-me ver que fala por 99% de sportinguistas. O seu estado de espírito/mentalidade já é bem conhecido.

E a próxima vez que vier com o discurso de "memória de peixe" ou "desonesto" não só será editado como deixará de comentar aqui.

Deve reservar essa linguagem para sua casa, onde, pelos vistos, é aceitável.

Estamos falados !!!
Sem imagem de perfil

De DKaras a 06.09.2016 às 12:06

Refute lá o que eu disse
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 14:00

Não me obrigue a reiterar o que já referi. Estamos falados !!!
Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 06.09.2016 às 11:37

Plantel 1999/2000

GUARDA REDES
1 - Peter Schmeichel - 36 anos, Dinamarca
12 - Nélson Pereira - 24 anos, Portugal
24 - Nuno Santos - 21 anos, Portugal - Formado no Sporting

DEFESA
2 - Quim Berto - 28 anos, Portugal
3- Vinícius - 23 anos, Brasil
4 - Marcos - 24 anos, Brasil
6- Facundo Quiroga - 22 anos, Argentina
16 - Marco Almeida - 23 anos, Portugal - Formado no Sporting
20 - Abdelilah Saber - 26 anos - Marrocos
22 - Beto - 24 anos, Portugal - Formado no Sporting
23 - Rui Jorge - 27 anos, Portugal
29 - César Prates - 25 anos, Brasil
50 - André Cruz -31 anos, Brasil

MÉDIOS
5 - Aldo Duscher - 21 anos, Argentina
7 - Delfim - 23 anos, Portugal
8 - Pedro Barbosa - 29 anos, Portugal
10 - Edmílson - 28 anos, Brasil
14 - Toñito - 23 anos, Espanha
15 - Afonso Martins - 27 anos, Portugal
17 - Luís Vidigal - 27 anos, Portugal
18 - Bino - 27 anos, Portugal
21 - Julián Kmet - 22 anos, Argentina
25 - Ivone De Franceschi - 26 anos, Itália
31 - Juan Viveros - 19 anos, Chile - Formado no Sporting - Chegou com 17 anos.

AVANÇADO
9 - Ivaylo Yordanov - 32 anos, Bulgária
11 - Beto Acosta - 33 anos, Argentina
13 - Petar Krpan - 26 anos, Croácia
19 - Kwame Ayew - 26 anos, Gana
26 - Antonio Robaina - 25 anos, Espanha
27 - Mauricio Hanuch - 23 anos, Argentina
28 Fumo - 20 anos, Moçambique
48 - Mbo Mpenza - 23 anos, Bélgica
99 - Robert Špehar - 30 anos, Croácia


Sporting 2016 - 29 jogadores, 9 portugueses, 8 formados no Sporting, média de idades 25.5
Sporting 2000 - 33 jogadores, 11 portugueses, 4 formados no Sporting, média de idades 25.6
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 11:45

São comparações que nunca se deve fazer. Tempos diferentes, com equipas diferentes e jogadores com características distintas.~

É impossível saber o rendimento dessa equipa hoje, assim como o da actual nesse tempo.
Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 06.09.2016 às 12:02

Não posso comparar este plantel com o de quando fomos campeões, porque eram outros tempos.
Não posso comparar este plantel com o dos outros grandes, porque eles têm outra política.

Então, pergunto-me, devo comparar este plantel com que realidade? Qual a bitola pela qual eu devo-me guiar?


Sem imagem de perfil

De DKaras a 06.09.2016 às 12:07

Desde que seja para criticar BdC e JJ pode guiar-se pela bitola que quiser
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.09.2016 às 03:36

Para fazer figura ridícula, mais valia ter ficado calado. Mas... acho que se sente bem assim.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.09.2016 às 03:37

Isto é dirigido ao "cavalheiro" Karas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.09.2016 às 03:39

Diogo Martins,

A resposta à sua pergunta é que não deve comparar, porque não há fundamento realista para o fazer.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2016 às 12:17

Olá Diogo,

Esta equipa campea, vem mesmo a calhar !!......
Fomos campeoes, maravilhoso, euforia e tudo o demais...
Na realidade as diferencas, nao sao muitas. A diferenca está no tempo e forma de ver o futebol.
O ser humano evolui e aprende com os erros do passado. Nao me parece que seja o actual caso

Agora eu pergunto aquilo que ando aqui já à algum tempo dizendo.
O que nos trouxe essa equipa para além de ser campeoes, para além da alegria ??
Nada !!!!!!.....

Nem continuidade, nem milhoes, nadaaaa !!
Equipa sem futuro....e um clube da grandeza do Sporting, nao pode pensar de esta forma.
Ser campeao e já está,...assim nao saimos da cepa torta. Assim, haverá sempre um interregno, igual ao que tem havido nos ultimos trinta anos.
Campeao aqui e acolá !!!
Tacita aqui e acolá!!
Etc......

P.S. Esperemos que o Bruno vá a tempo de mudar esta política


Sem imagem de perfil

De Sim Abelha a 06.09.2016 às 12:22

E desses todos, só o Beto jogou com regularidade durante esse ano. E a grande verdade é que quando olhamos para trás lembramo-nos de um ano fantastico, cheio de garra - nunca ninguem pensa "que vergonha só ter um jogador da formação a jogar"!!! Já disse noutro post, formação é tudo muito bonito, mas no fundo o que interessa são titulos. Se há titulos com muitos jogadores da formação, tanto melhor, mas os ultimos 15 anos mostra que é pouco provável acontecer...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2016 às 12:38

Sim Abelha,

Nao é verdade mas, também nao é mentira !!

No equilibrio está a vitória e a sustentabilidade.

P.S. Por alguma coisa, estamos orgulhosos da vitória portuguesa no europeu, para exemplo!!
Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 06.09.2016 às 12:38

Concordo "Sim Abelha"!

Há uma narrativa lampiónica (que JJ nunca apostou na formação) que os sportinguistas habituaram-se a "comer". E, desde que JJ entrou, há um enormíssimo escrutínio sobre o Sporting - é o único clube português obrigado a apostar na formação.

Faz parte do nosso ADN, é verdade! Agora há uma linha que separa a aposta na formação e a aposta na competitividade.

Vamos a números:

- O Sporting apresenta um número de jogadores da formação em linha com os últimos anos;
- O Sporting continua a ser, a nível nacional e europeu uma das equipas com mais jogadores da formação no seu plantel !

Eu adorava ter um plantel 100% português, 100% da formação.

Épá, mas quem é que consegue, com honestidade inteletual, dizer que jogadores da formação que não estão integrados no plantel são, em teoria, mais competentes que alguns dos nossos reforços? Por exemplo, será que Podence é, em teoria, superior a Markovic? Ou Iuri é superior a Joel Campbell? Será Ponde melhor que Bas Dost? Ou Wallyson superior a Elias? E eu adoro o Iuri, Podence e Wallyson ! Via jogos do Moreirense e do Nice só para os ver a jogar!

Aliás, a comparação até devia ser com os juvenis, já que sempre que se fala de alguém formado no Sporting, aparece logo um comentário a dizer que "ele já lá tava antes de BdC!!!".

Mas claro que já lá estava! Mas as direcções são donas dos jogadores ou é o Sporting?

É óbvio que há alguns jogadores que parecem erros de casting, como Petrovic ou o André Balada.

Mas tão mal se falou do Bruno Paulista e do Bruno César e, no último clássico, foram dois jogadores que mostraram níveis competitivos muito elevados. Dêem tempo aos outros! E obviamente, nem tudo pode correr bem!

Claro que eu nem morto contratava o André Balada. Mas agora está lá e que sejamos os primeiros a não cair em cima do rapaz! Já basta os do outro lado da 2.ª circular!

Parece-me evidente que o Sporting canalizou o dinheiro das belíssimas vendas que fez para se reforçar e colocar-se a um patamar competitivo idêntico ao do Porto e Benfica. E mesmo assim foi o que gastou menos! Mas era preferível não gastar nada? Não percebo!

É altamente cansativo que esteja tudo mal no Sporting.

Se JJ compra tudo o que quer, está mal; se não fazem as vontades ao treinador, está mal; se o presidente agora compra melhores jogadores do que a Marco Silva, está mal; se o treinador não aposta na formação, está mal; se não usa empresários, está mal; se usa empresários, está mal; se faz as pazes com o Elias, está mal; se arranja problemas, está mal; se usa muito o facebook, está mal; se usa pouco, está mal...

Está tudo mal, sempre!

Para quando um está bem?
Sem imagem de perfil

De Petinga a 06.09.2016 às 13:15

Um grande obrigado ao DiogoMartins pela recolha dos dados dos planteis que foram pela ultima vez campeoes. Nao dá para deixar de notar as semelhancas.

Penso que a maior "espinha atravessada" entre os emprestados é Palhinha, que poderia perfeitamente fazer as vezes do Petrovic que temos visto até agora.

Quanto ao Carlos, que escreve "o que nos ficou desses plantéis". Recordo que no plantel actual permanecem William e Rui Patrício (eternos alvos de clubes de topo na Europa; William valerá sempre um valor acima de 30M), já sem falar de Adrien cujo valor de mercado nunca esteve tao inflacionado como a 30-31 de Agosto. Gelson é o típico extremo que vale dezenas de milhoes bem como Semedo. Estes sao os da formacao. Dos outros, conhecemos mal Alan Ruiz, Castaignos ou Meli. Mas se um deles se revelar uma estrela, pagará por todos os outros reforcos...

"É altamente cansativo que esteja tudo mal no Sporting.

Se JJ compra tudo o que quer, está mal; se não fazem as vontades ao treinador, está mal; se o presidente agora compra melhores jogadores do que a Marco Silva, está mal; se o treinador não aposta na formação, está mal; se não usa empresários, está mal; se usa empresários, está mal; se faz as pazes com o Elias, está mal; se arranja problemas, está mal; se usa muito o facebook, está mal; se usa pouco, está mal...

Está tudo mal, sempre!

Para quando um está bem? "

Isto resume tudo.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2016 às 13:36

Petinga,
Leia outra vez por favor !!
E nao se esqueca de ler também o meu P.S.

É que dos anteriores nao ficou os campeonatos e......muitos problemas para resolver!!....É bom nao esquecer quando desjamos comparar.

P.S. Que eu de momento nao gosto do que estou a ver, nao é segredo.
Além disso, se ler os meus comentários...nao critico tudo !!
Eu nao respondo, nem posso responder por outras cabecas !!!


Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2016 às 13:47

É que dos anteriores nao só ficaram os campeonatos mas também......muitos problemas para resolver!!....Foram os custos da política de entao.
É bom nao esquecer quando desejamos comparar.
Parece-se em alguma coisa, nao é!!

P.S. Assim está mais claro o meu pensamento!!
Sem imagem de perfil

De Petinga a 06.09.2016 às 15:56

Caro Carlos

Ficaram problemas porque se apostou para além daquilo que se podia pagar. Tem alguma evidencia/prova de que seja esse o caso hoje?

Penso er também pacífico que quem liderava o clube nao tinha a mínima capacidade negocial.

Nao se esqueca que do plantel de 2002, campeao nacional, foram vendidos Ricardo Quaresma e Hugo Viana. Juntou-se-lhes rapidamente Cristiano Ronaldo. Como o Sporting de entao nao foi capaz de realizar encaixes milionários com qualquer um desses 3 jogadores reflecte bem a diferenca para os dias que correm.

Parece-me que o legado da equipa 2016-17 só será mau se quem estiver à frente dos destinos do clube voltar a ser tao inepto na gestao financeira como as direccoes do comeco do século.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2016 às 16:17

Petinga,

a minha resposta a sua pergunta, está no meu P.S.
""..P.S. Esperemos que o Bruno vá a tempo de mudar esta política ""
Sem imagem de perfil

De DKaras a 06.09.2016 às 12:30

Consegue arranjar o plantel de 2002?
Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 06.09.2016 às 12:55


Plantel 1999/2000

GUARDA REDES
1 - Nélson Pereira - 26 anos, Portugal
12 - Tiago - 27 anos, Portugal - Formado no Sporting

DEFESA
3- Dimas - 33 anos, Portugal
5 - Phil Babb - 31 anos, Irlanda
6 - André Cruz - 33 anos, Brasil
11 - Rodrigo Tello - 22 anos, Chile
15 - Hugo, 25 anos, Portugal
18 - Luis Filipe, 23 anos, Portugal
22 - Beto - 26 anos, Portugal - Formado no Sporting
23 - Rui Jorge - 29 anos, Portugal
26- Facundo Quiroga - 24 anos, Argentina
29 - César Prates - 27 anos, Brasil
32 - Jorge Vidigal - 24 anos, Angola

MÉDIOS
2 - Diogo Matos - 26 anos, Portugal - Formado no Sporting
4 - Rui Bento - 30 anos, Portugal
8 - Pedro Barbosa - 31 anos, Portugal
13 - Pavel Horvath - 27 anos, Republica Checa
17 - Paulo Bento - 33 anos, Portugal
25 - João Vieira Pinto - 30 anos, Portugal
41 - Custódio - 19 anos, Portugal - Formado no Sporting
45 - Hugo Viana - 19 anos, Portugal - Formado no Sporting

AVANÇADO
7 - Marius Niculae - 21 anos, Roménia
10 - Ricardo Sá Pinto - 29 anos, Portugal
16 - Mário Jardel - 28 anos, Brasil
20 - Ricardo Quaresma - 18 anos, Portugal - Formado no Sporting
21 - Dimitris Nalitzis - 26 anos, Grécia
99 - Robert Špehar - 32 anos, Croácia

Sporting 2016 - 29 jogadores, 9 portugueses, 8 formados no Sporting, média de idades 25.5
Sporting 2002 - 27 jogadores, 16 portugueses, 8 formados no Sporting, média de idades 25.5 (também!)
Sporting 2000 - 33 jogadores, 11 portugueses, 4 formados no Sporting, média de idades 25.6
Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 06.09.2016 às 12:55

*2002
Sem imagem de perfil

De DKaras a 06.09.2016 às 17:25

Obrigado ;-P

Isto "arrebenta" com muito carvão
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 06.09.2016 às 12:09

Parece-me à partida poucos elementos da formação e por isso acho que foi importantissimo manter Adrien

Não é facil fazer contudo o exercicio de tirar jogadores do plantel para colocar jovens da formação, mas claramente Geraldes ficaria no lugar de Petrovic

Em principio há possibilidade de no proximo ano, alguns dos emprestados regressarem ao plantel principal como aconteceu com JM, Adrien e Semedo mas isso teremos ainda que ver
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2016 às 12:28

Gostem ao nao gostem !!!..

Para consumo interno, nao é necessário comprar, Schelotto, Bryan, Petrovic, Coates, Elias e um saco cheio de avancados sem futuro.
Futuro imediato??..Talvez. É isso que esperamos, nada mais

Se J.Mário, Patricio, William, etc....se chegaram à frente foi gracas ao nao haver euros em caixa. Hoje andamos a falar de vendas e milhoes, eis a difrenca !!
Com isto quero dizer, que por muito que falem de Semedo e Gelson.... a porta por agora fechou-se..
E todos sabemos isso mas, a euforia de talvez ganhar um (1) campeonato, tolda-nos a mente !!
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 06.09.2016 às 15:48

?

Bryan e Coates foram um claro acrescento de qualidade.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.09.2016 às 13:08

Schelotto - Esgaio
Coates - Tobias
Douglas - Domingos Duarte
Zeeglaar - Mica Pinto
Campbell - Mané
Meli - Wallyson
Elias - André Martins
Alan Ruiz - Podence
(...)
Eu tambem gosto da formaçao e é motivo de orgulho do Sporting... mas será que era melhor fazer as trocas que eu referi acima?! Queremos lutar por titulos ou nao?
Obviamente que os jogadores jovens têm que ter oportunidades para se mostrar, mas temos que compreender que nao da para lutar por titulos so com os jogadores da formaçao. Os que vao sendo emprestados podem regressar mais fortes (R. Semedo so um exemplo). Nem todos os que saem da formaçao têm que ser craques e entrar directamente no plantel da equipa principal.
A unica opçao tomada que eu nao concordo nada foi a contrataçao do Petrovic em vez de ter ficado o Palhinha. Foi (muito) precipitada a contrataçao do Petrovic, é o que me parece sinceramente.
O emprestimo do Markovic e a saída (emprestimo) do Iuri temos que esperar para ver o que o Markovic vem fazer. Sou sincero que tambem preferia que nao tivesse sido tomada esta opçao. Em primeiro lugar pelo passado do proprio Markovic (slb...) e em segundo lugar porque gosto muito do Iuri. É verdade que têm quase a mesma idade, mas nao têm a mesma experiencia, isso pode pesar durante a epoca... é o unico ponto que me faz dizer que é melhor esperar para ver. Mas la esta, para a proxima epoca o Markovic pode muito bem regressar ao seu clube e o Iuri vir pegar no lugar dele.
Sem imagem de perfil

De Rodrigo a 06.09.2016 às 13:09

* Fiz logo o comentario e nao coloquei o meu nome. Só para me identificar, nao ficar ali como anonimo estou a comentar por baixo.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2016 às 13:19

Cada um ve a coisa como lhe apetece..

Faltou aí o B.Paulista, A.Jug e os 12 jogadores que chegaram para a equipa B !!!
Para que serve a equipa B ???.....Para gastar eurinhos? Só..isso??

P.S. Nao insistam com a história de querer ter no plantel principal 20 jogadores jogadores formados no Sporting..
Nao é isso de certeza o que se deseja.
Sem imagem de perfil

De Rodrigo a 06.09.2016 às 13:42

Cada um ve como lhe apetece? Aqui no camarote ja sabemos como se quer ver e eu argumentei a minha visao que vai fora deste proprio post por exemplo. Voce ve, tambem como lhe apetece, na visao do camarote pelo que parece.
Bruno Paulista merece (tal como eu referi sobre os jovens) mais oportunidades para se mostrar. É jovem merece minutos para mostrar o seu valor e na epoca passada mal jogou. Contra o Porto na ultima jornada foi importante e quando jogou na epoca passada mostrou nao ser nenhum tosco. Nao teve continuidade na equipa durante a epoca passada e entretanto parece que esta epoca ja passou à frente nas escolhas do proprio Petrovic.
Sobre os jogadores que vieram para a equipa B no ano anterior, na minha opiniao muitos deles nao foram boas contrataçoes de facto. Mas para esta temporada penso que foram feitas melhores contrataçoes. Fidel, Ricardo Almeida, Bilel (!) e Leonardo Ruiz. Vamos ver o que dao. O que eu acho que realmente nao esta bem na equipa B e que se fala muito pouco é o treinador.

Sobre o seu P.S. - so digo que se nao é isso que querem aqueles que tanto criticam, entao o que querem afinal?! (Para alem de criticar JJ e BdC claro)

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.09.2016 às 13:58

Equilibrio, sustentabilidade !!...
Apostar na formacao e contratar com medida, conta e peso.

Mais fácil, nao me parece que seja possível explicar !!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2016 às 13:59

Oppss !!
Sou eu mesminho LOOOOOLL !!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 14:03

Rodrigo,

Não é um caso de cada um ver o que lhe "apetece". Por difícil que seja de compreender, há quem pense por sua própria cabeça e opina assente na sua visão e conhecimentos.

O Bruno Paulista esteve lesionado uma boa parte da época passada. É muito jovem, ainda tem muito a aprender e a trabalhar.
Sem imagem de perfil

De Rodrigo a 06.09.2016 às 14:25

Carlos N.T. ,
Ora bolas, entao mas o que é que se tem estado a tentar fazer afinal? Aquela ''lista''que eu coloquei logo no meu primeiro comentario passa por isso mesmo...
Agora, tem de me dizer que clube é que faz isso que diz na perfeiçao - sem contrataçoes erradas, sem acabar por tirar um jogador da formaçao do plantel que depois se acaba por ver que foi uma ma decisao, etc. e continuar a ganhar titulos. É que eu nao conheço nenhum! O unico que se pode aproximar disso é o Barcelona, mas nao quer comparar o Barcelona com o Sporting em €€ ou quer?
Isso que diz todo o adepto de qualquer clube quer, nao esta a dar novidade nenhuma a ninguem como é obvio.

Rui Gomes,
Eu apenas referi a expressao ''cada um ve como lhe apetece" porque foi usada pelo Carlos N.T. Isso que voce diz é exatamente o que eu faço, seja neste espaço, noutro espaço da internet, seja na vida real.
Sobre o que diz sobre o Bruno Paulista, é verdade sim. Mas quem começou por ''mandar abaixo'' a contrataçao do Bruno Paulista foi tambem o Carlos N.T.
Mas nao é menos verdade que entretanto o Bruno Paulista tinha recuperado mas nao voltou a ser opçao. Mas como disse respondendo anteriormente, ele esta epoca parece estar a ter oportunidades.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 14:39

O caro Rodrigo deve aceitar uma realidade: Jorge Jesus só dá oportunidades aos jovens em último recurso ou em circunstâncias excepcionais, seja o Bruno Paulista ou outro. Gelson e Matheus integram essas circunstâncias excepcionais. O Rúben Semedo, pelo seu nível de performance, não deu hipóteses algumas a Jesus.
Sem imagem de perfil

De Rodrigo a 06.09.2016 às 14:47

Nao me vai ver a dizer que o Jorge Jesus so quer é jovens da academia no plantel. Nao vai porque efectivamente nao é verdade. Que ele tem apostado em mais jovens ate agora, comparando com o que ia fazendo no benfica, parece que tem acontecido. O proprio BdC e a massa associativa querem que ele va apostando nesses mesmos jovens e ele sabe bem disso...
Agora, tambem nao me diga que Gelson é circunstância excepcional. A epoca passada, so na liga, fez 29 Jogos - 1210 Minutos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 15:07

Meu caro,

O Sporting tem ou não tem uma das formações mais reconhecidas do mundo ?

É inevitável, mesmo contrário à sua forma de estar no futebol e treinar, que sinta a pressão, do interior e do exterior, para dar a oportunidade a alguns dos muito talentos à sua disposição através da Academia.

Vários desses talentos foram emprestados, alguns logicamente, outros nem por isso. Claro, agora, com a decisão tomada, o adepto diz que foi o melhor curso a seguir, mas não deixa de ficar alguma dúvida se foi o melhor para todos e se nenhum desses não poderia contribuir na equipa principal de imediato.

O ponto de tudo isto, contrário à demagogia avulsa de alguns adeptos, é que Jorge Jesus sente-bem só com jogadores mais adultos e experientes, já para não dizer veteranos (em termos de anos de experiência). É evidente que uma equipa com ambições, domésticas e europeias, não pode só contar com jovens da formação.
Sem imagem de perfil

De Rodrigo a 06.09.2016 às 15:22

Rui Gomes,
É exatamente isso, estamos de acordo agora sim. E la esta, como lhe disse, nao faço parte desses adeptos que quase referem que de um momento para o outro o Jorge Jesus gosta dos jovens e coisas do genero. Mas eles existem como voce diz, sao alguns de facto.

Ja agora, e agora explicar isso que diz na sua ultima frase ao Carlos N.T. ?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 15:25

Bem... o nosso amigo Carlos tem uma visão muito própria das coisas e, no seu entusiasmo, nem sempre se expressa de forma clara. Contudo, é a sua opinião e deve ser respeitada, mesmo em situações em que há discordância.
Sem imagem de perfil

De Rodrigo a 06.09.2016 às 15:36

Acabei de constatar isso. Digo ja que nao conheço os comentadores mais assiduos aqui do camarote porque passo mais pela pagina principal do blog e ler apenas os posts dos autores. Tenho estado agora a vir com mais atençao e tempo ler e estou mais perto dos comentarios. Ja escrevi de mais aqui neste post, nomeadamente ao proprio Carlos N.T mas pronto, sigamos em frente.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2016 às 17:28

Sim, sigamos em frente..

Rodrigo escreve,
""..Desde que chegou BdC que isso tem estado mais perto do que nos ultimos............ .........10 antes de ele chegar,........... nao pode negar."""

Eu respondo,
nao quero negar nada
Paulo Bento, que assumiu o comando da equipa principal a 20 de Outubro de 2005 até 2009
Estamos em 2016

Coerencia !!!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2016 às 16:05

Rui,

""..nem sempre se expressa de forma clara""

Issso é bem verdade
Às vezes só me apercebo depois de ter editado
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2016 às 16:00

Rodrigo,
""Ja agora, e agora explicar isso que diz na sua ultima frase ao Carlos N.T. ?""

Só mostra o quanto voce le com atencao
Sem imagem de perfil

De nuno a 06.09.2016 às 15:44

Se não dá oportunidades é porque não aposta na formação, se dá oportunidades é porque são em circunstâncias excepcionais. Enfim, haja paciência..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 15:47

Dizer o que disse é o mesmo que dizer nada. Tem de arranjar melhores argumentos.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2016 às 14:43

Mandar abaixo ??
Leia lá outra vez Rodrigo !!!

Voce escreveu como lhe conveio...e esqueceu-se "deliberadamente" do Paulista..E ainda nao referiu o A.Jug !!....
E meteu um D.Duarte que ainda nem se estreou nos AA !!!
Etc, etc, etc, etc,....

E cada quem com a sua sentenca..É a mais pura das verdades.
Por exemplo..Porque o Mané, Tobias nao ficaram ?? Em vez do Douglas ou Coates??
Schelotto, para que??
Etc..
Para consumo interno, nao vale a pena... acho eu!!

Vá lá Rodrgo, nao vire a conversa



Sem imagem de perfil

De Rodrigo a 06.09.2016 às 15:03

Eu nao falei do Bruno Paulista no meu primeiro comentario porque a situaçao dele nao se enquadra no que eu queria referir! Nao sei se percebeu (se nao, nao sei o que percebeu) de um lado eram contrataçoes e do outro jogadores da formaçao. A comparaçao que estabeleci refere jogadores de posiçoes semelhantes e que as contrataçoes vêm dar uma (muito) maior qualidade ao plantel. Tambem nao falei la do Castaignos, do Bas Dost ou de outros! Tambem me esqueci deles foi...? A serio que eu tive que escrever isto... bem adiante.
Para referir o Bruno Paulista com tanta insistência, e na mesma frase que o Jug, nao o esta a mandar abaixo? Ok...
O Jug referi inderatamente ja sim, quando disse ''Sobre os jogadores que vieram para a equipa B no ano anterior, na minha opiniao muitos deles nao foram boas contrataçoes de facto.'' Acabo tambem por me referir aos tais 12 jogadores de equipa B que voce referiu.
Sobre o D.Duarte é um jogador da formaçao, se nao tivessem vindo Coates e Douglas/Naldo (falando da epoca passada) entao tinham que ter ficado Tobias e... D.Duarte no plantel.

Voltando entao ao assunto incial, a minha ''lista'', voce agora disse tudo. Ao referir que Mané podia ter ficado em vez de alguem que veio (Campbell/ Markovic deduzo) e Tobias em vez de Douglas/Coates e acaba tambem por referir que era preferível outro jogador que ja ca estava (Esgaio deduzo) a Schelotto.
Como disse tambem logo inicialmente, ''Eu tambem gosto da formaçao e é motivo de orgulho do Sporting... mas será que era melhor fazer as trocas que eu referi acima?! Queremos lutar por titulos ou nao? '' ...Para si parece que serviam os jogadores do lado direito da minha ''lista''.
Ja agora, consumo interno? Entao mas nao queremos chegar longe nas competiçoes europeias?! E sinceramente, mesmo para consumo interno nao chega ''qualquer um'' da formaçao. 15 anos sem ganhar um campeonato...

PS: esqueça la isso do ''escreveu/viu como lhe conveio'' ... Ate o Rui Gomes ja falou acerca dessa expressao e eu concordo com o que ele disse.


Sem imagem de perfil

De Davide Ferreira a 06.09.2016 às 14:23

Bons dias,

Apenas para dizer, que acho que temos um bom plantel, que mantem a estrutura do ano anterior, mas que tem mais opções.

Tenho esperança enquanto Sportinguista que este ano o Sporting faça uma optima temporada.

Se me disseram que ganhamos a Taça de Portugal, temos entrada directa na champions e chegamos aos oitavos da Champions, assino por baixo :)

Mas admito que esta equipa faça crescer as expectativas ainda mais. Estamos na altura certa do ano para sonhar com tudo e um par de botas.

Sonhar é de borla :) Jogo a jogo vamos ver como correm as coisas.

Com os melhores cumprimentos,

Davide Ferreira


Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2016 às 14:34

Petinga, Diogo Martins, Sim Abelha, Rodrigo, Karas, etc..
Assinam por baixo também ??

Davide Ferreira,
Contenta-se com pouco .
1 titulo

Para que entao, ter o melhor e mais bem pago treinador??
Para que contratar estes craques todos ??
Etc, etc...

P.S. Davide Ferreira, nunca seria o meu Presidente LOOOOOOOOLL !!
Sem imagem de perfil

De Rodrigo a 06.09.2016 às 14:40

Caramba, Carlos N.T. , nao assino nada por baixo. Quero ser campeao, ja ha 15 anos que quero!
Desde que chegou BdC que isso tem estado mais perto do que nos ultimos 10 antes de ele chegar, nao pode negar. Se fosse com Godinho Lopes ja assinava isso por baixo, se quer que lhe diga.
Quero ser campeao, ganhar a Taça de Portugal e chegar as oitavos da liga dos campeoes (muito dificil) / chegar o mais longe possivel na liga europa dependendo de quem nos vai aparecendo pelo caminho obviamente.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2016 às 14:48

Rodrigo,

nao vire a conversa LOOOOOOOLL!!

Quero lá eu saber do Coitadinho!!
Eu também quero ser campeao mas, para isso nao há que perder a cabeca e entrar em euforias !!

Se por acaso le os meus comentários, entenderá certamente o meu pensamento!!
Sem imagem de perfil

De Rodrigo a 06.09.2016 às 15:12

Ui, agora vem com a do ''nao vire a conversa''. Quem parece estar a querer virar a conversa parece ser mesmo o Carlos N.T. ... Apenas respondi ao comentario e ate discordei do Davide Ferreira! E referi que aquilo que ele disse nao chega, que quer mais que diga?
O Carlos N.T. quer ser campeao, ja referi no comentario que acabei de escrever, mas com jogadores de fraca qualidade e que pouco acrescentam... Por isso é que estamos ha 15 a espera disso, nao me diga que ainda nao teve a sua dose de Ventura, Joaozinho, Boulahrouz, Pranjic, Arias, Schaars, Gelson Fernandes, Jeffren, Viola... So para referir a ultima epoca desastrosa, podia ir um pouco mais atras no tempo e continuar nisto. E olhe que estes nao eram da formaçao!! E nenhuma contrataçao acrescentou nadinha, nenhuma!!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2016 às 15:23

Isto é virar a conversa para onde melhor lhe convém, ou nao??
Ou era esse o tema original.

""O Carlos N.T. quer ser campeao, ja referi no comentario que acabei de escrever, mas com jogadores de fraca qualidade e que pouco acrescentam... Por isso é que estamos ha 15 a espera disso,..............
nao me diga que ainda nao teve a sua dose.........de Ventura, Joaozinho, Boulahrouz, Pranjic, Arias, Schaars, Gelson Fernandes, Jeffren, Viola..""

Para além de ataque pessoal !!
Pois fique sabendo que nao fui eu que os comprei, nem autorizacao dei !! LOOOOOLL!!

Já, cansei !!...



Sem imagem de perfil

De Rodrigo a 06.09.2016 às 15:31

''Virar a conversa, ataque pessoal, ja cansei. ''
Ok, terminamos por aqui a nossa conversa entao. O Carlos N. T. refere que ha imensas contrataçoes ma feitas recentemente e explicou as suas razoes... que eu nao concordo minimamente (e que o proprio autor do post tambem parece ter opiniao diferente), seja os 12 da B, seja Paulista, seja, Coates, Douglas, Schelotto etc. Eu fui buscar essa contrataçoes de outra presidencia, refiro que nao têm qualidade e que tao pouco sao da formaçao para comparar (que o Carlos diz que o plantel deve ter jogadores da formaçao e nao fazer muitas contrataçoes). O Carlos N.T. ''cansou'' e diz que o estou a atacar.
Boa tarde.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.09.2016 às 15:55

Rodrigo,
Por exemplo,
""".....nao me diga que ainda nao teve a sua dose""

Se isto nao é entrar no ataque pessoal

Cansei, simplesmente porque o Rodrigo mistura num só comentário várias coisas.
Para responder num blogue detalhadamente, seria necessário o blogue todo
Simples, ou nao !!

Por exemplo,
"" (que o Carlos diz que o plantel deve ter jogadores da formaçao e nao fazer muitas contrataçoes)""

Eu nao disse isso,
Fazer-las sim mas, cirurgicas !!... Como diz (dizia) o Bruno.
Nao como se estao fazendo..

E se está contente com as 12 ou mais contratacoes feitas para a equipa B ..Ok, assim seja..


P.S. Falamos dentro de um par de meses
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2016 às 15:56

Outra vez anónimo..

Desculpem,
estou ocupado e escrevendo no Blogue
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2016 às 15:06

Rodrigo,
""..Desde que chegou BdC que isso tem estado mais perto do que nos ultimos............ .........10 antes de ele chegar,........... nao pode negar."""

Eu nao quero negar nada
Paulo Bento, que assumiu o comando da equipa principal a 20 de Outubro de 2005 até 2009
Estamos em 2016
Sem imagem de perfil

De Davide Ferreira a 06.09.2016 às 15:04

Eu sou apenas um adepto que gosta de ver o melhor para o seu clube.

Não sou candidato a Presidente.

Gostava que o Sporting fosse campeão, mas depois de tantos anos, gosto de manter as minhas expectativas em cheque, não vá ter depois mais um desgosto.

Continuo a assinar por baixo.

Se, e é um grande Se, o Sporting continuar a apresentar o bom futebol do ano passado, temos hipóteses, mas a história diz-nos que embora sejamos todos os anos "candidatos" ao titulo, normalmente estamos arrumados da corrida muitas jornadas antes do fim do campeonato.

Vamos esperar para ver, com calma e serenidade. sem euforias de "pré-época".

Com os melhores cumprimentos,

Davide Ferreira
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.09.2016 às 15:33

Por razões de clarificação do que eu quero dizer, vamos fazer um apanhado das épocas desportivas deste século (quem quiser examinar mais para trás...):

2000-2001, Sporting 3º - 15 Pontos do 1º
2001-2002, Sporting 1º - Campeão Nacional
2002-2003, Sporting 3º - 25 Pontos do 1º
2003-2004, Sporting 3º - 9 Pontos do 1º
2004-2005, Sporting 3º - 4 Pontos do 1º
2005-2006, Sporting 2º - 7 Pontos do 1º
2006-2007, Sporting 2º - 1 Ponto do 1º
2007-2008, Sporting 2º - 14 Pontos do 1º
2008-2009, Sporting 2º - 4 Pontos do 1º
2009-2010, Sporting 4º - 28 Pontos do 1º
2010-2011, Sporting 3º - 36 Pontos do 1º
2011-2012, Sporting 4º - 16 Pontos do 1º
2012-2013, Sporting 7º - 36 Pontos do 1º
2013-2014, Sporting 2º - 7 Pontos do 1º
2014-2015, Sporting 3º - 9 Pontos do 1º
2015-2016, Sporting 2º - 2 Pontos do 1º

Vendo os dados, rapidamente podemos tirar a seguinte conclusão. O Sporting foi mais vezes 3º ou pior classificado do que 2º ou 1º, logo garantir o 2º lugar e a entrada directa na Champions é uma melhoria.

Estatisticamente, com base nestes dados, o Sporting terá 12.5% de hipoteses de ser campeão Nacional. Porque é que eu sabendo isso deverei estar a criar expectativas? Será que o Sporting melhorou assim tanto para eu enquanto adepto poder exigir o campeonato?

Se sim, melhorou em que? Temos mais condições financeiras que os nossos rivais directos? Temos melhor plantel?

Resumindo, não vale a pena embandeirar em arco à 3ªa jornada. Vamos esperar para ver como correm as coisas.

Com os melhores cumprimentos,

Davide Ferreira
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 15:37

Davide,

Não se identificou em cima. O seu comentário quase que foi editado pelo sistema, se eu não tivesse alerto e disponível neste momento.
Sem imagem de perfil

De Rodrigo a 06.09.2016 às 15:42

O Davide acaba por ser mais realista e nao criar expectativas altas. Faz parte da mentalidade das pessoas obviamente e às vezes ate é melhor assim. Isso que refere sao factos, e contra isso nao ha argumentos.
Eu, para ter dito aquilo, tenho boas expetativas para esta epoca. Temos um muito bom plantel (penso que a epoca passada tambem ja era bom), comparando com anteriores planteis do Sporting (mesmo de BdC) as expectativas sao geradas devido a isso mesmo :)
Vamos ver no que vai dar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2016 às 15:42

Caro Davide,

Do que 1.º é verdade, mas de 2.º não, uma vez que nos classificámos 2.º e 3.º seis vezes cada, neste período.

Como bem sabemos, existem muitos variáveis neste enquadramento e nem tudo depende de se ter uma boa equipa e de jogar um futebol produtivo.

A bem dizer, neste mesmo período, devíamos ter sido campeões 4 ou 5 vezes, salvo esses variáveis.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo