Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Porque estamos tão enervados ?

City Lion, em 23.02.16

 

19292750_YsK8I.jpg

Cheguei ontem a casa vindo de Alvalade contente e aliviado com a vitória mas preocupado com qualquer coisa que não percebi logo o que era e, não sabia porquê, menos confiante em relação ao desejado título nacional. Hoje mais a frio percebi que se tratou do conjunto destas quatro coisas:

 

  • Estamos a assistir a um débacle físico / estoiranço / acusar da responsabilidade de alguns jogadores-chave, particularmente evidente na segunda parte e em todas as jogadas que exigiam uma reacção mais rápida. Jogadores fundamentais como Adrien, Bryan Ruiz, João Mário e Slimani mostram cada vez menor frescura e rapidez de reacção e decisão e isto pode-nos ser fatal nesta fase decisiva da época. Não percebo a razão até porque são jogadores ainda relativamente novos (com excepção do Ruiz). Dizem-me que no Benfica isso acontecia sempre com Jesus que apostava tudo em grandes arranques de época e isso explicará a "desistência" em relação à Liga Europa.

 

  • O público está muito ansioso e isso naturalmente passa lá para dentro. Em reacção a algumas decisões do árbitro parecíamos os histéricos e facciosos adeptos da equipa que vamos defrontar na próxima 2a feira, cujas cadeiras parecem ter molas. Nota-se um medo / pessimismo nos adeptos que não sentia por exemplo quando fomos campeões em 2000 e 2002. As reacções anormais aconteceram desde o primeiro minuto e o próprio Rui Patrício, tal como em particular o Ruben Semedo (obrigado Jesus!) sentiu-as na pele, enquanto não passámos para a frente do marcador. Depois esquizofrenicamente até o Teo foi muito aplaudido depois de mais uma sua triste exibição, coroada com um falhanço inaceitável em alta competição.

 

  • O Adrien e o Slimani dificilmente jogarão contra o Benfica. A surpreendente e irresponsável gestão dos cartões amarelos deixou-nos à mercê dum árbitro menos amigo ou até simplesmente isento, dada a garra com que ambos disputam as bolas divididas, em particular num jogo que à partida será muito renhido. Qualquer um deles fará / faria muita falta no jogo do título e não Jesus Aquilani não é Adrien e Teo não é Slimani (obviamente Barcos nunca será titular nesse jogo).

 

  • O Jesus insiste nas provocações gratuitas aos adversários dando-lhes cada vez mais moral. Agora disse que "os nossos adversários estão a bufar por todo o lado". Alguém lhe consegue explicar que esse tipo de provocação não tem cabimento no nosso clube e só dá força aos adversários?

 

Apesar de tudo estou cada vez mais convencido que ganharemos mesmo o campeonato se ganharmos ao Benfica (e para este jogo partiremos com ascendente psicológico dadas as três ultimas vitórias em derbys) mas, por outro lado, também convencido que se não ganharmos (um empate por exemplo será um resultado muito normal - não acredito que percamos) muito dificilmente chegaremos lá dado tudo o que disse atrás.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:22

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


21 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 23.02.2016 às 15:13

CityLion,

Vou fazer o contraditório:

1- É normal a equipa ao aproximar-se do fim do campeonato estar um pouco debilitada fisicamente, o contrário é que não seria normal!
Quando refere que são jogadores novos, eu encaro ao contrário, já que um jogador mais experiente sabe controlar melhor o esforço físico! dou-lhe o exemplo do Ruiz (que normalmente é o jogador com mais Km) e é um dos mais velhos... A desistência em relação à Liga Europa foi decidida quando fomos eliminados da Champions, não tem nada a haver com o cansaço agora verificado!

2- O público está ansioso, por diversas razões.... arbitragens tendenciosas, pressões externas, anos e anos sem títulos (ainda ontem estive a falar que muito provavelmente 90% das pessoas presentes ontem em Alvalade só viram 2 campeonatos em toda a vida... se não ficamos ansiosos é porque não levamos o Sporting a sério!!).
Quanto aos aplausos ao Téo... é uma vergonha típica em Alvalade, aplaudir a incompetência... (exemplo expulsão do Semedo)... eu sou totalmente contra.... não digo assobiar, mas pelo menos não aplaudir!

3- Não concordo.... o jogo de Guimarães é tão importante como o do benfica! Mas concordo com a certeza de que muito provavelmente irão levar amarelos...

4- o CityLion fica sempre muito incomodado com as expressões de JJ... pois eu adoro!!! é futebol... estou farto do politicamente correcto!! Se gosta assim tanto do politicamente correcto... contrate o Rui Vitória!! Para além de que JJ apenas constatou a realidade....

A sua conclusão remete-nos para o objectivo da época... lutar pelo titulo!! coisa que tendo em conta as análises destruidoras normalmente tidas por este blogue... é um grande feito!!

SL
Imagem de perfil

De City Lion a 23.02.2016 às 17:26

Schmeichel, mas ainda estamos em Fevereiro - não se percebe tanto cansaço. A experiência conta mas lembro-me por ex como o Andre Cruz acabou a época 2000 - a idade pesa. Excitação é diferente de ansiedade. Concordo aplausos pateticos ao Teo mas tb sou contra os assobios durante o jogo. Jogo em Guimaraes nao é tao importante so vale 3 pontos e nao 6 - amarelos deviam ter sido tirados ha mais tempo. Eu tb sou politicamente incorreto mas dai ate provocar os adeversarios sem classe nenhuma... infelizmente so nos falta lutar pelo titulo a não ser que haja um quase milagre na 5a e o Jesus ponha a melhor equipa
Sem imagem de perfil

De Luis Vicente a 23.02.2016 às 18:27

Também vou fazer o contraditório,com 2 equações.

Março de 2013!!!
31/12>>>>24/7>>>>23/5

1640xxxx0=======0???????

É disto que se queixam?????
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 23.02.2016 às 19:09

Fazer contraditorio é rebater os pontos de vista do outro... o que você fez foi apenas mudar de tema... não falei de pênaltis!

Mas o Luís Vicente como a normal lampionagem, gosta de mandar uns bitaites, mudar de tema, e com isso ocultar a realidade... Muito colinho!!! Só assim vão lá... Atacando o Slimani e com mergulhos para a piscina!
Sem imagem de perfil

De Luis Vicente a 24.02.2016 às 16:36

Grande guarda-redes!!!!
Já que sou lampião,toma Cerelac.
É mesmo muita farinha.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=616626035179712&set=p.616626035179712&type=3
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 24.02.2016 às 17:34

Luis Vicente,

Gostei aí do reconhecimento que o único clube com um titulo europeu foi o Sporting... Taça Cers Hóquei Patins!!!

Grande BdC!!! A retomar o hóquei e logo com um titulo europeu!!
Sem imagem de perfil

De Luis Vicente a 25.02.2016 às 12:24

Grande guarda-redes!!!!

5 milhões x 5% = 250 mil de comissão.

7 Milhões x5% = 350 mil de comissão.

Quem será,mas quem será o pai...ups!!..abichou 2 milhões!!!
Imagem de perfil

De Profeta a 23.02.2016 às 16:07

Acrescentaria que o "sistema" também não vai facilitar, digo eu... e não me parece que esta estrutura do Sporting esteja a actuar da melhor forma perante esse poder extra-futebol.
Imagem de perfil

De City Lion a 23.02.2016 às 17:27

Qual estrutura?
Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 23.02.2016 às 17:59

Vou comentar apenas o ponto 3. O 2 e o 4 parecem-me bastante subjectivos e de menor importância relativamente aos outros, e o ponto 1 julgo que dava matéria para uma conversa muito mais aprofundada sobre causas do mesmo, até caso a caso (se bem que já vi aqui respostas a dizer que "é normal", o que está completamente errado).
O ponto 3 é que de facto me deixou também estupefacto. Não consigo perceber como não se limparam os cartões para este jogo, ou para outros anteriores já que tanto slimani e adrien já estão "à bica" há várias semanas, e se deixa que ambos entrem no campo do guimarães, para um jogo de intensidade altíssima, em véspera de receber o benfica. É de facto algo para o qual não consigo encontrar explicação lógica. Que o Sporting ganhe ambos os jogos e este amadorismo não volte a ser mencionado...
Imagem de perfil

De City Lion a 23.02.2016 às 18:29

Gonçalo pode ser que a sorte que nos tem acompanhado ao longo de grande parte da época se mantenha!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.02.2016 às 18:43

Caro Gonçalo,

Fui criticado aqui no blogue por fazer precisamente esse ponto, daí o post "quando o que é lógico parece não fazer sentido".

Pode tudo correr bem e com a "estrelinha" que tem acompanhado Jorge Jesus até nem será surpreendente, mas, fundamentalmente, acho um risco irresponsável.
Sem imagem de perfil

De Angelo Pereira a 23.02.2016 às 18:03

City Lion
Após a contratação de JJ pelo Sporting o Benfica tem feito tudo e mais alguma
coisa fora das quatro linhas para tirar vantagem desportiva. Este é o campeonato
que o presidente do Benfica não pode perder senão é crucificado pela sua massa
associativa pois deixou o treinador ir direto para o principal rival e este foi
campeão, tem eleições este ano. neste momento o Benfica pela liga da verdade
já devia estar a 6 ou 7 pontos do primeiro lugar e as arbitragens não o deixam
cair quando joga menos bem. Pela minha experiencia penso que há duas fases
do campeonato que nos vão tentar fazer a folha diretamente porque indiretamente
estão a fazer há muito tempo, é esta com jogos com o Guimarães e Benfica e senão
conseguirem têm a fase com o Braga e Porto. Faz-me lembrar em 94 quando
nas Antas contra o Porto uma equipa com Figo,Balakov, Paulo Sousa, Valckx,
Juskoviak, etc foi dizimada com 3 expulsões que depois não puderam jogar contra
o Benfica no celebérrimo 3-6. Tenho a certeza que é uma situação destas que nos
vão tentar arranjar.
Imagem de perfil

De City Lion a 23.02.2016 às 18:34

Angelo Pereira, tenho ideia que o Benfica foi muito mais ajudado pelas arbitragens o ano passado mas não costumo ver os jogos deles. Que eles têm motivação extra não haja duvidas e o Jesus tem tratado de a garantir com declarações provocatorias. Eu lembro-me bem nesse jogo vergonhoso nas Antas porque estava lá e so com a minha mulher numa bancada só com portistas chamei-lhes de tudo e mais alguma coisa e tambem ao "arbitro" Carlos Valente - nao me devem ter feito nada com pena da minha mulher. Desta vez pusemo-nos a jeito para nos fazerem a folha em Guimaraes e nem vão precisar de expulsar ninguem.
Sem imagem de perfil

De Sim Abelha a 23.02.2016 às 19:20

A equipa foi Lemajic, Nelson, Valckx, Vujacic, Paulo Torres, Paulo Sousa, Capucho, Figo, Balakov, Cadete e Iordanov. A exclusão "duvidosa" no jogo do Porto foi o Peixe e o Juskowiak.
Imagem de perfil

De City Lion a 24.02.2016 às 09:40

Sim Abelha, boa equipa! Curioso ter sido 13 anos depois ultimo titulo e tudo ficar resolvido num derby em Alvalade. Que a história desta vez seja diferente. 2 expulsões mt forçadas lembro-me bem
Sem imagem de perfil

De PSousa a 23.02.2016 às 19:17

Vou apenas comentar os "amarelos" de Slimani e Adiren.
Segundo outro POST do Rui, SLI e ADRIEN estão desde 15 e 20 de Janeiro com esta "questão"...
Já que se critica tanto, digam-me vocês... se fossem treinadores o que fariam nas jornadas seguintes aos "amarelados":
22 Janeiro - Paços de Ferreira (Fora) - Resultado 1-3
29 Janeiro - Académica (Casa) Resultado 3-2
05 Fevereiro - Rio Ave (Casa) Resultado 0-0
12 Fevereiro - Nacional (Fora) Resultado 0-4
21 Fevereiro - Boavista (Casa) Resultado 2-0

Acham que deviam falhar qual dos jogos?
Relembro que a saída destes jogadores do 11 inicial versus os alemães deu o que deu!... Será que houve o "espaço", o "jogo" em que podíamos "dispensar" um deles que fosse?

Resta-me esperar que não haja árbitro habilidoso nem falta de "cabeça" dos nossos jogadores, para que possam estar no Derby.

SL
Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 24.02.2016 às 09:41

Obviamente que a gestão mais inteligente seria limpar um de cada vez em jogos teoricamente - repito, teoricamente - mais fáceis, ou seja, em casa contra equipas da parte de baixo da tabela. Melhor ainda, coordenar esse descanso forçado com uma jornada europeia, para assim não ter de prescindir de ambos na UEFA (confesso que não sei de cabeça essas datas nem fui pesquisar, talvez não fosse possível). É que a gestão, seja desportiva, seja empresarial, seja lá de casa, não é fácil precisamente por ter de avaliar cenários e decidir em antecipação. Agora com a tabela de resultados na mão é fácil dizer "estão a ver, ganhámos em casa à rasca e se eles não tivessem jogado não tinhamos ganho". E mesmo assim não pega, porque salta à vista que a última jornada tinha sido ideal. Temos de olhar para a situação sempre num contexto de menor dos males; o ideal seria que ambos estivessem disponíveis até final do campeonato, mas isso é fantasia, e portanto em vez de nos deixarmos à mercê de habilidades como diz, mais valia ter controlado a situação e hoje não viver com essa aflição, que pesa não só na nossa cabeça como também na dos jogadores que não vão querer arriscar ficar fora do jogo do título. Como diz o melhor treinador do mundo (Mourinho, não JJ) "treinar é diminuir ao máximo o factor de imprevisibilidade".
Sem imagem de perfil

De PSousa a 24.02.2016 às 13:03

Gonçalo,
Estou de acordo com o seu comentário, eu acho mesmo que até devíamos ter feito, pelo menos a um deles, na minha opinião ADRIEN.... com que ele levasse amarelo para o jogo do Boavista!
E sei que é mais fácil após os resultados... no entanto são reais... quem me diz a mim que mesmo sem Adrien e Slimani no derby, nós não limpamos o jogo? Será mais difícil, sim será... mas não impossível.
Até porque foi na luz que apareceu o "goleador" Teo Gutierrez, certo Rui Gomes? LOL
Brincadeirinha!!!!
SL
Imagem de perfil

De City Lion a 24.02.2016 às 09:42

PSousa, eu tinha resolvido o assunto em casa contra a Academica? Nao houve Taça da Liga entretanto? Teria dado muito jeito
Sem imagem de perfil

De PSousa a 24.02.2016 às 10:16

City,
1) O jogo com a Académica deu no que deu, é evidente que nós não sabíamos!
2) Não me recordo de ter havido taça da liga pelo meio e se por sua vez os cartões "limpam" com essa prova. Se houve e se limpam, foi mesmo erro de "casting"!

Mas para mim, pelo menos um...se calhar Adrien (posição mais propensa a levar amarelos) deveria ter limpo, nem que fosse contra o Boavista.
Continuo a reforçar o meu pedido que é: não ter um árbitro habilidoso e os nossos jogadores terem a "cabeça" no sitio! A ver vamos!
SL

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo