Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

brand.gifx240-rWf.jpgbrand.gif

 

Vamos ser honestos... depois de uma primeira parte e até os primeiros 15 minutos da segunda, em que o Sporting não demonstrou o mínimo de inspiração e menos ainda capacidade para resolver seja o que for, ninguém esperava ver três golos em dez minutos e o que acabou por ser uma belíssima vitória que nos permite avançar para os 16 avos de final da Liga Europa.

 

NH22TXHW.jpg

O Sporting foi encontrar um Besiktas com muita personalidade e confiança, consciente de que, em princípio, não precisava de correr riscos para assegurar um resultado favorável. Montou uma autêntica muralha defensiva em linhas baixas, exerceu um "pressing" forte em todo o terreno e limitou-se a apostar nos lances de transição. A equipa leonina tentava mas simplesmente não conseguia penetrar pelo corredor central, especialmente com o seu melhor «playmaker» mais uma vez encostado às linhas laterais, pela incrível e imperdoável teimosia de Jorge Jesus, o grande responsável pelo estado das coisas até ao lance que definiu o jogo, entre os inevitáveis Bryan Ruiz e Islam Slimani.

 

A somar ao que já descrevi, verificou-se uma estranha falta de intensidade por parte do Sporting,  disposição muito invulgar nesta equipa até este ponto da época. Entre tudo isto, valeu uma excelente defesa de Rui Patrício aos 40 minutos de jogo para preservar o então nulo no marcador. Já no lance do golo dos turcos, nada pôde fazer; João Pereira perdeu a bola no meio do terreno a permitir uma jogada de contra-ataque e Ricardo Quaresma exibiu novamente a sua obra de trivela para a finalização de Mario Gomez praticamente à boca da baliza.

 

LVO8KUA4.jpg

Com  a saída de Fredy Montero e a entrada de Gelson Martins, Bryan Ruiz começou a aparecer mais no interior e foi o seu soberbo passe que isolou Slimani para o primeiro golo leonino. Aqui, alguma responsabilidade para o guarda-redes turco que foi muito lento a sair da baliza. Este lance inspirou o Sporting e prontamente começou-se a sentir um outro querer e uma outra dinâmica da equipa. Bryan Ruiz, novamente ele, a rubricar o segundo golo com um potente remate aos 72'. Cinco minutos mais tarde, Teo Gutiérrez finalmente marcou um golo que eu apreciei imenso, com presença na área e um remate muito bem colocado para bater o guarda-redes. Em suma, um golo à ponta de lança. Veremos se isto o inspira para seguir este rumo o resto da época. Já quanto à sua criancice em "roubar" o spray ao árbitro para celebrar o golo, não merece mais comentário.

 

Com este resultado, o Sporting regista 10 pontos e garantiu o 2.º lugar no Grupo F, um ponto atrás do Lokomotiv de Moscovo que bateu o Skenderbeu, por 3-0. Veremos em breve quem vai estar pela frente nos 16 avos.

 

Apenas uma nota final para reiterar que não posso criticar o suficiente a teimosia de Jorge Jesus ao insistir em colocar o melhor «playmaker» do Sporting na ala, só para surgir na fase posterior de jogos a emendar o seu erro. Já no último jogo fez o mesmo, colocando Mário João nas costas do ponta de lança.

 

Nota: 28211 espectadores em Alvalade.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:32

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


44 comentários

Sem imagem de perfil

De Carlos a 10.12.2015 às 22:47

A vitória de hoje até teve direito a dedicatória curioso e especial de Jorge Jesus: aos "profetas da desgraça".

O homónimo deles, que até costuma andar por aqui e ser muito rápido a comentar em certos posts, deve ter sentido as orelhas a arder...
Sem imagem de perfil

De João Carlos a 10.12.2015 às 22:55

Lembrei-me exactamente do mesmo :~)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.12.2015 às 22:58

Jorge Jesus que se veja ao espelho, tanto quanto às bocas disparatadas que diz e às suas duvidosas opções de jogo, que viram a "estrelinha" mais uma vez a o salvar.

Porque quem for honesto e perceber alguma coisa de futebol, reconhecerá que hoje vencemos apesar de Jorge Jesus.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.12.2015 às 23:27

Vencemos por causa de JJ, Rui. As substituições certeiras e na altura certa, permitiram que a equipa reentrasse no jogo.
Sem imagem de perfil

De João Carlos a 11.12.2015 às 00:12

Não digas isso Mike, foi a estrelinha e a sorte de o Ruiz ter aterrado no Sporting que fez ganhar este jogo.

Mais uma vez o Rui Gomes teve de guardar a viola no saco, pois já não pode atacar o Jesus por ter dito que era um problema.

Só me faz lembrar uma triste personagem chamada ribeiro cristóvão, que raramente prevê uma vitória do seu (alegado) clube.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.12.2015 às 00:23

João Carlos,

Perdeu uma boa oportunidade para estar calado. Se a sua inteligência só chega a esse ponto, o melhor é evidenciar-se pelo silêncio na escuridão, não vá alguém agir de forma inconformável.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.12.2015 às 00:20

Mike,

Com o devido respeito, ninguém sabe tudo, mas não me venhas dizer que não percebo nada de futebol.

Jorge Jesus, tanto neste jogo, como no fim de semana passado, com em outros jogos, fez substituições para corrigir os seus próprios erros e não em reacção às circunstâncias de jogo.

Gostas do Montero, eu sei, mas a dupla com Slimani não resulta por várias razões, uma delas sendo que empurra Ruiz para a ala. Tanto hoje como no fim de semana JJ agiu de forma a reposicionar Ruiz, que, na realidade, nunca devia estar a jogar onde estava. Já se viu isto vezes sem conta.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 10.12.2015 às 22:53

Nao há muito para dizer. O Sporting fez na maioria do jogo uma exibicao fraca, sem intensidade, permitindo tudo e um par de botas ao Besiktas. E mesmo assim os turcos só chegaram à vantagem na 2a parte.
Quase que parecia que só quando o Besiktas marcasse é que os jogadores do Sporting se iriam lembrar de tentar mudar algo. Na verdade, só quando Slimani marcou aquele golo caído do céu é que isso aconteceu (ainda foi um bocadinho mais tarde).

A partir daí, Ruiz e Teo selaram o resultado com dois golos plenos de classe.

Da mesma maneira que o Rui critica o Jesus, eu tenho que o elogiar pela dedicatória aos profetas da desgraca que me fez rir e muito. Ontem perdeu o Olympiakos, hoje vence o Sporting... o rapaz deve estar inconsolável :-)
(é só uma picadita)

Viva o Sporting! E parece evidente que a equipa principal nao está super entusiasmada com esta competicao (nao vale a pena dissecar as razoes) - talvez tivesse havido mais intensidade se jogassem mais dos nao-titulares. Mas a partir da fase a eliminar e com a possibilidade de apanhar um adversário de renome logo nas primeiras rondas imagino que o interesse aumente e muito. Eu aposto num adversário grego :-)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.12.2015 às 23:02

Quer dizer, Jorge Jesus comete erros que salvo a "estrelinha" e o génio de Bryan Ruiz e Slimani podiam nos ter custado o jogo e o apuramento, mas o mais importante para si é elogiá-lo pela boca que deu no final do jogo. Muito bem !??
Sem imagem de perfil

De Petinga a 10.12.2015 às 23:05

Nao. O mais importante para mim é o que escrevo no comeco e no final.

A escolha do 11 titular para esta partida foi uma excelente decisao de JJ. Quanto a "erros" cometidos por ele podemos falar da linha defensiva que apanhou o ataque do Besiktas "n" vezes em fora de jogo ou na forma de jogar que permite aos jogadores do Sporting surgirem em posicoes de 1x1 ou 1x0 para finalizar (coisa que ao Besiktas raramente foi concedido).

Mas já todos percebemos que para si, o homem só tem defeitos como treinador. Por isso lhe digo, devíamos apanhar agora uma equipa grega na próxima ronda para tirar teimas :-)
Sem imagem de perfil

De Petinga a 10.12.2015 às 23:07

Já agora - os reforcos de 2015-16 continuam a dar cartas. E Bryan Ruiz (por quem comeco a desenvolver uma relacao amor-ódio: o tipo é lento que se farta, mas tem pormenores de requinte e aquele golo... será uma repeticao de Pedro Barbosa??) até foi escolhido pela direccao (mas afinal BdC nao recrutava só pernas de pau à revelia dos treinadores, que os mesmos treinadores nunca podiam utilizar porque nao valem nada?). Hahahahaha
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.12.2015 às 00:08

É mesmo de uma mentalidade extrema ! Deixe-se de comentar sempre em má fé. Estamos aqui a comentar um jogo de futebol e não a debater os quês e porquês do presidente, especialmente neste caso sobre um jogador que eu aprecio imenso, mesmo antes de chegar a Alvalade.

A outra sua palermice sobre a minha opinião de Jorge Jesus, é mesmo isso, uma palermice. Já expliquei vezes sem conta que, contrário a muitos, como é o seu caso, não digo que hoje é mentira o que ontem era verdade. Critico Jorge Jesus quando acho que há causa para isso e avanço louvores pela mesma razão.

Eu vou ter de deixar de lhe prestar atenção porque debater seja o que for consigo é tempo perdido. E não venha com a sua outra usual palermice que não tenho argumentos para si. Quando esse dia chegar, termino o blogue.
Sem imagem de perfil

De jpinto a 10.12.2015 às 22:59

Digam o que disserem o que é certo é que a aposta de JJ na Liga Europa resultou em pleno

Rodamos jovens, fizemos descansar jogadores mais influentes, (Ruiz é provavelmente o jogador que mais beneficiou com esta rotação) ganhamos os jogos caseiros seguintes e passamos na Liga Europa

Sem imagem de perfil

De Petinga a 10.12.2015 às 23:02

100% de acordo. Matheus e Gelson cresceram muito à custa destes baptismos de fogo em jogos que nem sempre foram tao simples como se apregoava

Muito importante agora o jogo com o Moreirense, tendo em conta que jogou a equipa titular
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.12.2015 às 23:03

Está a falar deste jogo ou será que viu um outro ? Jorge Jesus, hoje, mais uma vez errou. Sejam honestos na análise e não se limitem a comentar em função do resultado.
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 10.12.2015 às 23:47

Estou a falar da fase de grupos por inteiro

JJ arriscou e ganhou em todas as frentes

Só por curiosidade vejam o registo dos jogos pós-semana europeia - 100% vitoriosos

Por muito que possam criticar a realidade dos numeros é essa e é bastante favoravel ao treinador
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.12.2015 às 00:13

JPinto,

Eu comentei as opções de jogo de Jorge Jesus, não a rotatividade do plantel. É tudo muito bonito quando ganhamos, mas gostava de saber o seu estado de espírito até aos 65 minutos. O erro que eu critico ele já cometeu várias vezes e mais cedo ou mais tarde não vai ter a estrelinha para o salvar.

Rotatividade é uma necessidade indiscutível, mas tem de ser efectuada de forma inteligente e não disparatada.
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 11.12.2015 às 00:32

Rui

No fim o que conta sao os resultados e não é justo estar a classificar tudo como sorte de JJ ou BC

Fizemos um mau jogo na Albania, mas também tivemos todo o azar nesse jogo e é mesmo assim o futebol, uma vez temos sorte outras azar, mas eu acredito que o sucesso ou insucesso de alguem ou de uma equipa, tem muito mais a ver com trabalho e qualidade do que com sorte

Ainda há pouco publicou um estudo das contas dos 3 grandes onde é bem visivel que temos ainda o 3º plantel (em termos de custos) da liga - JJ tem de gerir isso como sabe e saiu-se bem
Imagem de perfil

De Profeta a 10.12.2015 às 23:10

Não resultou de todo. Só não fomos 1º no grupo porque ele não quis.
Imagem de perfil

De Profeta a 10.12.2015 às 23:06

Pena não terem resolvido isto em Skenderbeu, e ficávamos em 1º do grupo. Não devemos ter medo de ninguém, mas tão cedo, sempre se evitavam equipas fortes.

Creio que nos falta um extremo com provas dadas, como Carrillo, ou Quaresma (já que tanto se fala nele) para termos uma equipa impecável. Assim, o Ruiz já podia jogar nas costas do Slimani. Mas a ver vamos se este golo do Teo não o fará ter mais confiança e melhores performances no futuro, e complicar essas "contas".

PS: A hora da vitória é sempre uma boa oportunidade para tentar agregar. Pelo que já tenho lido, ainda tentam cavar mais o fosso do divisionismo. É pena.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.12.2015 às 23:24

Há uma outra consideração: é claro que um extremo como Carrillo faz muita falta, mas atenção, nem com todos os adversários o Sporting vai poder jogar com um ponta de lança, um "falso" ponta de lança nas suas costas e dois extremos. Para jogar com dois homens na frente, em alguns jogos terá de prescindir de um extremo e alinhar com mais um médio tipo "8" ou "6", mediante o adversário.
Imagem de perfil

De Profeta a 10.12.2015 às 23:30

Esta equipa, felizmente, tem tido recursos para quase tudo. Mas em jogos do campeonato, contra equipa que encostam o autocarro, não lhe parece fundamental ter esses extremos puros???
E se formos ver, alguns dos jogos foram ganhos à rasca. Parece-me difícil a estrelinha durar para sempre...
Imagem de perfil

De Profeta a 10.12.2015 às 23:31

A não ser que se meta o Gelson e o Matheus. E o Mané, está desaparecido??? Hum...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.12.2015 às 23:42

É evidente que se tem que reagir mediante o adversário e as circunstâncias de jogo mas, na norma, no campeonato português, poderá jogar com dois extremos e dois avançados mas terá de abdicar de alguém no meio-campo. Não vejo William, João Mário ou Adrien no banco, por conseguinte, a alternativa é jogar com apenas um extremo.

A questão principal, na minha opinião, é que jogamos contra um bom número de equipas que se colocam em linhas baixas e para as derrotar é imprescindível criatividade e capacidade de penetração pelo meio do terreno.

No caso específico de Bryan Ruiz, estando bem, ele é apenas o nosso melhor construtor de jogo e não se pode limitá-lo à ala e esperar constantemente pelos lances em diagonal.

Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 10.12.2015 às 23:27

Não se pode agregar quem está há muito e de longe do outro lado da barricada

Imagem de perfil

De Profeta a 10.12.2015 às 23:35

Por exemplo, sempre defenderei um consócio meu, que está a ser vitima de autênticos pidescos, com prints e processos.

É o que distingue os "profetas da desgraça", de gente que se acha adepta de alguma coisa.
Sem imagem de perfil

De H y a 10.12.2015 às 23:10

Rui, eu também entendo e defendo que o BR rende muito mais dentro do que na linha. Mas o JJ não deve ser cego e sempre percebe um pouco mais de futebol do que eu (de certeza) e o Rui (presumivelmente). Algum dado que nos não temos ou alguma intenção deve haver por detrás da teimosia dele,não acha?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.12.2015 às 23:20

HY,

Em resposta à sua pergunta, não acho que haja algo mais. Lidei muitos anos com treinadores e todos, sem excepção, têm uma característica em comum: são teimosos e não gostam de recuar nas suas ideias iniciais.

Puxe um pouco pela memória - e basta recuar ao último fim de semana - para verificar quantas vezes isto tem acontecido. No último jogo o Bryan Ruiz só começou verdadeiramente a fazer a diferença quando JJ finalmente mudou o esquema e permitiu-lhe circular em zonas interiores.

Eles são os treinadores mas nós adeptos também sabemos algumas coisas, e isto, na minha opinião, está à vista de um cego.

Além do mais, a combinação Slimani Montero não resulta, com o contra adicional de empurrar o Ruiz para a linha lateral.

Veja-se hoje: o Besiktas estava a fazer pressing , estava a jogar em linhas baixas, os nossos cruzamentos foram poucos e inconsequentes, por conseguinte, qual é a alternativa ?... Criatividade e capacidade de penetração pelo corredor central. O futebol não é assim tão complicado como isso, são precisamente os treinadores que o complicam.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 10.12.2015 às 23:12

Lamento não ter visto o jogo , mas pronto soma e segue.

Agora é só pensar no Moreirense , onde temos de ganhar imperativamente visto que Benfica joga em Setúbal e o Porto vai à Choupana... um deles vai vacilar.
Sem imagem de perfil

De HY a 10.12.2015 às 23:13

Não percebo o que se passa com o meu nome "artístico". Ora desaparece, ora aparece com variantes...melhor ir ao psy, não seja um problema de desdobramento da personalidade... :-)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.12.2015 às 23:28

Creio que é o sistema ortográfico automático a corrigir. Acontece-me muito.
Sem imagem de perfil

De HY a 10.12.2015 às 23:16

Profeta, pena não termos eliminado o Spartak quando tínhamos tudo para o fazer, pena o Teo não ter aproveitado três golos feitos na Turquia, pena termos empatado um jogo do campeonato em casa e no Bessa, pena tanta coisa. Fazer isso chama-se desconversar.
Imagem de perfil

De Profeta a 10.12.2015 às 23:22

Digamos que na Albânia, meteram-se a jeito...

Esperemos que as lolopeguices continuem, que lhes ganhemos dia 2 de Janeiro, e que lá para Fevereiro tenhamos uma boa vantagem para gerir na Liga Portuguesa e Liga Europa ao mesmo tempo. Desde o inicio que tenho fezada nesta Liga Europa.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 10.12.2015 às 23:36

E não é que agora já avisámos os milhafres (pretos ou vermelhos) por quatro vezes!!! LOOOOOOL
O Sporting estava à espera de um golo, pouco fez para isso na primeira parte e após o golo dos Turcos... lá tiveram de arregaçar as mangas.... e siga...chapa 3!
Grande golo do TEO... teve outro belo remate que o GR turco defendeu.... quanto à criancice do spray... algo se tinha de criticar depois de um excelente trabalho...
Estou feliz, fui a Alvalade ficar rouco .... e comer a bela da bifana e da imperial....
Meu desejo... que nos calhe como adversário o Marco Silva... para ver se o vejo novamente em Alvalade!
Spoooooooooooorting....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.12.2015 às 23:48

Meu caro,

Acha mesmo que eu sou tão pouco equilibrado e injusto que critico apenas por criticar ?

Aquilo do Gutiérrez com o spray é uma criancice por parte de um profissional que pode sair bem caro a uma equipa. Em equipa minha era repreendido e multado. E se tivesse dado na cabeça do árbitro mostrar-lhe o cartão vermelho ?... Já vi isso por muito menos.

Tive ocasião de tomar essas medidas muitas vezes e por questões menos graves.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 10.12.2015 às 23:59

Caro Rui,
Não ponha palavras nem ideias na minha boca, não o acho desequilibrado nem algo que se pareça... quanto ao castigo, estou de acordo! Mas agora questiono eu, quantos festejaram e levaram amarelos? Nunca acharia que um arbitro lhe fosse dar vermelho por esta situação, é igual ao "tirar de camisola" ... foi só uma maneira de festejar que muitos em Alvalade (incluindo eu) nem nos apercebemos!

Mas o que me deixa muito contente é ver uma equipa, que mesmo a perder, vai à luta....
Sabe a sensação de estar a ver o jogo e achar que mesmo a perder aos 60 minutos que íamos dar a volta? Quando foi o golo turco, virei-me para o meu amigo e disse, isto fica 3-1....o sócio que estava na frente, riu-se e disse "Deus o oiça" ... eu disse, não é Deus é Jesus... LOL...
Esta vontade da equipa está muito parecida com a altura do Jardel, em que acreditávamos sempre que o golo ia aparecer nem que fosse no ultimo minuto....
Eu acredito muito na equipa... se bem ou mal conduzida... como o caso de BR, que você acha que ele deve jogar no meio.... eu acho que esta equipa vai longe se nãofor "puxada" para baixo....
Vamos jogo a jogo e vamos "limpar" isto!
Imagem de perfil

De Profeta a 11.12.2015 às 00:01

Só por curiosidade, o Rui foi dirigente de que clubes???
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 10.12.2015 às 23:49

Èpa !!! Finalmente o JJ, jogou para ganhar na Liga Oropa. A tal Liga desinteressante........O JJ mudou o discurso... Ò la la !! LOOOLL !!!
Èpa !!! Isto cheira-me a puxao de orelhas...
Èpa !! Bruno, finalmente puseste o JJ no sitio..... Parabéns !!!

Dos ultimos jogos: J.Mário, Slimani e depois R.Patricio, William. P.Oliveira tem sido heróis..

P.S. Este JJ é o maior, é um bocassas !!!
O problema, já nao é problema.. é gestao do plantel.. LOOOOOLL !! Elogiada e copiada pelo Arséne Wenger LOOOOLLL !!

Jorge Estrelinha Jesus for ever. :))))
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 11.12.2015 às 08:11

LOL é isso Carlos!

JJ is the Best! ... mas agora é mesmo :).

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D




Cristiano Ronaldo