Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

19786709_7nyzj.jpg

 

Tenho procurado na última semana proceder a uma observação menos emocional e mais racional sobre este momento do nosso Clube nesta pré-época. Alguns resultados menos conseguidos têm provocado discussão aqui e além, no que respeita à fundamentabilidade destes configurarem a previsão de uma época de sucesso, na qual as nossas expectativas se encontram elevadas uma vez mais.

 

Em Portugal, tanto Vilas-Boas como Vitória foram treinadores que não desfrutaram de bons presságios em pré-época. No final dos respectivos campeonatos (2011 e 2016) e feitas as contas, os resultados foram de facto felizes, remetendo a esquecimento tristes episódios do passado que ninguém mais se lembrou. Necessário será reflectir se teremos de nos sujeitar a comparações entre situações de continuidade (no caso do Sporting este ano) ou de transição (nos casos anteriormente referidos). Assim, assola-nos a dúvida em relação ao potencial e real valor deste nosso plantel, ainda que desfalcado de peças importantes. Viverá o Sporting dependente dos que ainda gozam de férias? 

 

Talvez estes resultados não sejam assim tão importantes. Porém, gostava de ter verificado uma disputa de um Torneio digno, praticado com todas as condições que em geral torneios profissionais exigem, e não apenas jogos em vulgares recintos de treino, num clima de confraternização e de pouca exigência. Algumas invasões de campo por parte dos nossos adeptos (cegos no apoio ao Clube, mas cegos na avaliação ao desempenho?), revelaram amadorismo na organização – confesso que temi pela segurança do infeliz árbitro do jogo com a equipa holandesa; tudo exposto, demasiado exposto, pouco de acordo com matrizes de razoabilidade e concentração. “Bruno, anda aqui para tirar uma foto” para gáudio de quem observa e ouve. Se era isto que se desejava, nesta tão importante “pré-época de aproximação aos adeptos do Clube”, foi isto que se teve. Que na comitiva todos tenham ficado felizes com o(s) resultado(s).

 

Paralelamente, aguardo com alguma ansiedade as primeiras movimentações de mercado no nosso Clube. Com cronómetro cada vez mais acelerado para uma obrigatória injecção de capital (vulgo balão de oxigénio, vulgo pretensões dos credores em liquidar os naturais juros e interesses de Factoring), aguardamos por um ou dois bons negócios. Eu aposto as minhas fichas em 2 transacções até Setembro + 1 em Janeiro, na melhor das hipóteses, ou 2+2 no pior cenário: eliminação da Liga dos Campeões na fase de grupos.

 

A minha sugestão contemplaria um cenário diferente. Com humor, em Fevereiro deste ano teria sido organizada uma excursão a Roma, levando a Banca e a Holdimo a ver o Papa e outras paisagens, aproveitando o momento para efectuar os seguintes pedidos:

 

#1 - Em Maio deste ano ter procedido a um Aumento de Capital de 50 Milhões, com um depósito de 30% que garantisse em Julho – este mês – a libertação de dois passes de jogadores como garantias bancárias, de acordo com as normas europeias em vigor.

 

#2 - Utilizar a verba remanescente do Aumento de Capital para adquirir 3 jogadores fundamentais antes das diversas competições internacionais iniciarem. Atribuir os passes destes novos activos como Fundos de Garantia, afim de se resgatar a verba de 30% para manutenção de escala de vencimentos.

 

#3 - Negociar com a Banca a manutenção dos activos até Dezembro, (não vender três dos campeões europeus), garantindo-lhes – à Banca e aos Jogadores – 2 operações (vendas) de mercado em Janeiro.

 

#4 - Pegar na libertação de garantias bancárias (passes) descritos na alínea #1 e realizar 60 milhões até ao final deste mês de Julho – João Mário e Slimani, ex. – tendo procurado adquirir jogadores consagrados para as mesmas posições com a devida antecedência.

 

#5 - Uma guia de marcha para Teo, João Pereira, Schelotto, Azbe, Zeegelaar, e demais “bons rapazes” de qualidade duvidosa. Que me desculpem aqueles que apreciam algum destes jogadores que referi.

 

#6 - Em Janeiro realizar uma venda: William.

 

#7 - Pedir ao bom Jesus para fazer de Palhinha, Podence e Matheus um negócio de 80 milhões no Verão do próximo ano. Ou também levar Jorge Mendes a Roma…

 

Por outro lado…

 

Gostaria que o Sr. Nuno Saraiva, no seu palmo e meio de aptidão financeira, nos explicasse a todos o que acontece em Economia quando se procede a um congelamento de preços e negociação de activos. O cenário em todo semelhante à nacionalização de uma empresa (o que está a ser feito no Sporting, porque é disso que se trata a colocação de informação no âmbito de “não-venda”), levará o Sporting a fechar as portas ou fronteiras ao mercado – ou vice-versa. Num País, o que costuma acontecer é o seguinte: numa primeira fase, impressão de divisas para acompanhar a taxa de inflação. Numa segunda fase, perante a miséria das acções tomadas, pede-se ajuda ao FMI. Ao Sr. Saraiva, deixo o seguinte parágrafo:

 

“O Economista deverá conduzir a sua actividade profissional de forma que fomente a confiança que os destinatários da sua actividade nele depositam. Não deverá assumir posições que sejam falsas, que não correspondam inteiramente à verdade ou que possam induzir em erro.”

 

 In “Integridade”, Cap.5.1, do Código Deontológico dos Economistas, publicado pela OPE (Ordem Portuguesa dos Economistas).

 

 

P.S.: Esqueci-me que o Sr. Saraiva não é Economista. Onde anda Vieira ?

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


12 comentários

Sem imagem de perfil

De MM a 22.07.2016 às 12:33

Muito bom. Muito muito bom caro Drake.

Perdão pela ressonância que poderá lembrar indivíduos esquisitos cujo sucesso empresarial é confundido por competência na área económica. Confusão que poderá contribuir para que um deles apareça amanhã na Casa Branca.

Como costuma Trump fazer? Muito bom. Mesmo bom. Muito muito bom.

Mas neste caso é mesmo muito bom.
Sem imagem de perfil

De João Ventura a 22.07.2016 às 13:07

hahahahahaahahahahahahha

Drake Wilson, e não há ninguém na equipa directiva da SAD que dê conselhos ao Bruno?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 22.07.2016 às 14:20

«Onde anda Vieira», daí a pergunta.

Drake Wilson,

Ao contrário de si, tal como a esmagadora maioria dos adeptos, não tenho quaisquer noções de Economia além de coisas de bom-senso como: a maioria dos empresários (mesmo os de sucesso) percebem pouco de Economia e a esmagadora maioria dos economistas não são pessoas que acumulem riqueza.

Temos contudo capacidade para observar padrões e temos também aquela voz interior que nos diz, ainda que não saiba explicar (explicar é justamente o que faz o seu texto), a boa probabilidade para que alguma coisa resulte em asneira.

O comunicado de N. Saraiva repete chavões que (acredito no que o Drake diz) são contraproducentes. Ainda assim, fico com uma dúvida: comunicados ou textos bacocos escritos à 01:00 da manhã no facebook não serão (presumo) lidos pelos responsáveis dos (ou mandatados pelos) principais clubes europeus que estarão interessados em 2 ou 3 jogadores do Sporting. Esses comunicados parolos são lidos por parolos como nós. Ora nós não compramos nada.

Servirão para quê então? Além de revelarem sem qualquer esforço a pouca inteligência de quem os escreve. Sobre esse particular (perdoe o desvio da principal mensagem do seu texto), não percebo honestamente porquê tantos elogios a Nuno Saraiva no dia do seu anúncio. Ele nem sabe escrever, quanto mais transmitir mensagens.
Sem imagem de perfil

De MM a 22.07.2016 às 14:21

(Drake, o comentário acima é meu)
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 22.07.2016 às 15:35

Caro MM.

Confesso que pela ausência de página pessoal de Facebook, a maioria das vezes mantenho-me informado através do próprio Camarote no respeita a este tipo de comunicados difundidos por redes sociais.

Não entendo esta constante necessidade de emergir, surgir, aparecer, dizer... como se o Clube devesse explicações a alguém que não os próprios sócios. E mesmo os sócios devem questionar-se se estas declarações fazem algum sentido num clube moderno e europeu como o nosso.

Leva-me a acreditar que um surto de Borderline Personality Disorder acompanha estas pessoas desde a juventude. Com algum azar para nós, alguém lhes abriu as portas do Clube. E depois, graças a Mark Zuckerberg, lá surgem eles como cogumelos...
Sem imagem de perfil

De Mário Dias Ferreira a 22.07.2016 às 14:09

Nem foi preciso complicar muito para ser acertivo. Também tenho as minhas reservas e em relação a este modo de estar no mercado, mas alguém saberá o que anda a fazer. Espero eu muito sinceramente.
É por isso que os textos que escreve são muito interessantes. Gostei Drake.
Sem imagem de perfil

De Bruno a 22.07.2016 às 14:25

O nuno saraiva? porra mas é tudo cego nao vê que a forma como escreveu o texto é texto à lá Bruno d Carvalho ? ele apenas deu a cara porque agora ele quer ser mais cobarde e sonso , o Nuno Saraiva quanto muito aceitou dizer que sim a tudo que o querido lider lhe disser para fazer e claro ele aceitou. Assim como pediam ao Diogo Bernardo para escrever coisas no Twitter que ele rejeitou e foi corrido. O Diogo Bernardo é so o mentor da ideia e da musica todo o mundo sabe que. . .
Para terminar nao vendam não , não é a toa que o William campeao europeu meteu um post a dizer sem motivos para sorrir muito estranho .. e o Slimani ui que ele está com uma vontade de continuar depois das promessas falsas e o João Mário bom o pai nao falou so porque falou , falou porque o filho fez pressão sem dar a cara um pouco como agora Bruno de Carvalho faz com Nuno Saraiva. so digo lembrem-se do Bale.. o jogador nao quis jogar e saiu .. e se os jogadores desvalorizarem por estarem desmotivados tipo Rochembacks , Velosos , Monteros ?ou até mesmo se lesionarem? isto não é FM , eu lembro me bem o primeiro ano e segundo ano do David Luiz ou do Javi e as diferenças a jogar , isto pode ser completamente minado cortar as pernas aos jogadores. mas pronto o futuro dirá
Sem imagem de perfil

De joao pereira a 22.07.2016 às 16:06

Bruno,

Eu imagino que jogadores com agentes e familiares a tratar das negociações e contratos quando vão renovar devem se proteger com algumas cláusulas tal como o Clube se protege.
Porque as promessas feitas "de boca" no meio futebolistico valem ... Zero.

As pessoas mudam a opinião, trocam as voltas às coisas que combinam por meia duzia de tostões quanto mais por milhões de Euros / dolares

Ter 4 ou 5 jogadores nucleares com vontade de sair ... vai ser muito complicado de gerir, sobretudo tendo em conta a maneira do presidente resolver estas situaçoes.
Pode ser tudo cortinas de fumo (descontentamento/promessas/propostas) logo se vê quando voltarem de férias.
Sem imagem de perfil

De António Santos a 22.07.2016 às 17:16

Este é desde já o comentário principal candidato a medalha de ouro da idiotice do camarote leonino:
Começa com a ignorante afirmação:
"O Diogo Bernardo é só o mentor da ideia e da musica todo o mundo sabe que. . ."
- Pois bem, fique sabendo que a musica "o mundo sabe que" é da autoria de um Sr. chamado Miguel D'Almada e remonta a 2001/2002, ou seja, andou 15 anos distraído / surdo.
Termina com o "não vendam não":
Isso, venda-se já tudo, vendam-se já os campeões europeus todos, porque eles podem amuar e é um problema.
Por quanto? Isso não interessa nada, tem é que se vender já, nem que seja por meia dúzia de patacos, ter 4 campeões europeus na equipa do Sporting é impensável, tem de ser já vendidos...
E o clube? Também não interessa nada, o importante é a vontade dos jogadores, senão aí Jesus, é assim como o Bale... já não fala é na parte em que para levarem esse tiveram mesmo de largar os 100M.
Há grande "gestor de topo"!!!
Parabéns Bruno
Sem imagem de perfil

De Bruno slb a 23.07.2016 às 05:33

Olhe eu nao tenho por habito ofender ninguem .. E sim o diogo bernardo teve a ideia d trazer a musica para o estadio como se fosse um hino . Nao sabe informe se . Quanto ao gestor de vender tudo , o negocio é o momento e se ha jogadores que nao querem ficar porque sentem que ja ultrapassaram
Sem imagem de perfil

De Bruno slb a 23.07.2016 às 05:36

Ultrapassaram para outro escalão na é positivo ficar com jogadores descontentes e desvalorizarem . Entendeu ou quer um desenho!??!
Sem imagem de perfil

De profeta a 23.07.2016 às 11:46

Eu quase que aposto que nenhum desses 4 campeões europeus irá sair, assim como slimani. Na gestão desportiva/financeira há um momento para tudo. Já jogadores que sentem que podem dar um passo em frente, e o Sporting ir buscar o retorno financeiro.

Mas, quando se afirma que se recusou 80 milhões a pronto por um jogador, nao é por acaso... em ano de eleições virão aí mais loucuras na ânsia de manter o tacho.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo