Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

zvroaw-3-420x240-academica_v_sporting.png

 

Uma exibição leonina com alguns bons momentos - especialmente na primeira parte -, outros nem por isso, mas em resumo geral uma resposta adequada ao desaire de Moscovo, mesmo perante uma equipa de "estudantes" muito inofensiva.

 

Mais uma vez alguma polémica em torno da arbitragem, com uma incrível falta para grande penalidade assinalada pelo árbitro-auxiliar contra Adrien Silva, aos 32', quando o jogador do Sporting chega primeiro à bola e foi o avançado da Académica que comete falta ao cair sobre o médio leonino. No outro extremo do relvado, outro lance igualmente controverso quando Slimani é derrubado na área. O defesa da Académica chega primeiro à bola, mas depois derruba deliberadamente Slimani. É discutível se o avançado do Sporting ainda poderia participar na jogada. Na sequência dos protestos e mesmo em cima do intervalo, Jorge Jesus acabou por ser expulso.

 

ng9A56A77A-C35D-4F12-9BC9-6194D298B9DD.jpg

Jorge Jesus fez, neste jogo, o que alguns de nós temos vindo a sugerir já há algum tempo: integrar Carlos Mané no onze inicial. O jovem acabou por corresponder com uma boa exibição e com o primeiro golo da partida, aos 6 minutos. Até vou mais longe e ainda sugerir que gostaria de o ver jogar nas costas de Slimani, quase como falso ponta-de-lança. Possui todas as características para render nessa posição.

 

Alguns breves reparos: a oportunidade que João Mário desperdiçou, frente à baliza, aos 15', a passe de André Carrillo, é inadmissível a este nível. Não se pode falhar assim, especialmente perante adversários com argumentos fortes. Adrien Silva atirou ao poste na execução da grande penalidade, aos 68', e na segunda, aos 83', Jorge Jesus indicou Aquilani para a marcação. Adrien ficou visivelmente insatisfeito com a situação, mas respeita-se a decisão do treinador, que teria visado aliviar pressões indevidas.

 

Não posso terminar sem comentar a exibição do "melhor goleador do Sporting": teve duas grandes oportunidades para golo no jogo, a primeira das quais num ressalto de bola para o segundo poste e com o guarda-redes fora de posição, rematou dois metros ao lado da baliza. A segunda, foi isolado na área por um excelente passe de Carlos Mané, e não conseguiu nem controlar o esférico nem bater o guarda-redes. 

 

O resumo do jogo está disponível aqui (5:55).

 

publicado às 04:44

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


38 comentários

Sem imagem de perfil

De Luis Magalhães a 30.08.2015 às 22:28

Concordo plenamente em tudo o que disse. Começando pelo pior do jogo: Teo. Este "goleador nato" não soube ou não tem a competência técnica para marcar golos. Desperdiçar as oportunidades que teve hoje de bandeja é provas claras que só tem de ficar de fora do lote convocados, penso que até o Tanaka tinha marcado no lugar deste "desperdiçador de golos".
O melhor do jogo: Mané, finalmente no 11 inicial e Adrien fez um grande jogo. Mané ainda nos brindou com um golo bem cedo, finalmente JJ começa a fazer as coisas como deve ser (à excepção de Teo).
Também concordo que Mané possa actuar como um falso ponta de lança e eu dava já uma oportunidade a Tanaka no próximo jogo oficial, colocava-o mesmo no 11 inicial ao lado de slimani.
Gostei de ver Esgaio, acho que é merecido e é outra mudança positiva na estratégia de JJ. Se isto for por este caminho, vejo uma luz ao fundo do tunel, até porque acho que o SCP está a jogar melhor que os seus outros dois rivais.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.08.2015 às 22:56

Caro Luís,

A única palavra de cautela é em relação a Esgaio. Esteve bem, de facto, mas também não teve ninguém pela frente a ameaçar o flanco. Veremos...
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 30.08.2015 às 22:30

Mais um jogo em que o Adrien falhou 4 passes faceis por displicência (já é habitual nele), dos quais, 3 eram no nosso meio-campo e deram ataques perigosos da Académica. William, volta depressa, por favor.

Teo, não fez um boi neste jogo e Montero continua no banco. Muito injusto.

Carrillo jogou?

Jefferson é tão bom a atacar como é burro a defender. Foi o causador de, pelo menos 3 vezes, colocar jogadores da Académica em jogo por não respeitar a linha dos colegas da defesa.

Agora o bom: João Mário tirando a oportunidade falhada, fez um jogo de classe.

Esgaio a mostrar que é melhor que João Pereira em quase tudo menos nos cruzamentos, que é o que menos interessa, portanto, por mim ficava já na equipa titular.

Mané a mostrar que merece a titularidade. Muito bom jogo.

Slimani fez um jogo esforçado mas não serve para o tipo de jogo que a equipa quer fazer, com as trocas de bola rapidas. Mesmo assim nota muito positiva.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.08.2015 às 23:02

Mike,

Acho a tua apreciação muito injusta em alguns aspectos.

O Adrien, mais do que qualquer outro, sente a falta de William, mas mesmo cometendo alguns erros é um enorme lutador naquele meio-campo.

A análise a Esgaio, especialmente em comparação com João Pereira, peca por ser prematura. Em abono da verdade, a Académica não teve ninguém para o ameaçar.

O Carrillo, provavelmente mais do que qualquer outro, acusou o desgaste de quarta-feira, mas mesmo assim faz a diferença. Excelente passe para o golo de Slimani.

O João Mário tem que aprender a ser mais eficaz nos lances frontais. Aquelas oportunidades não podem ser desperdiçadas.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 30.08.2015 às 22:33

Estão instruídos para roubar o Sporting até ficarmos fora da luta pelo título!

Um jogo que seguia tranquilo e a cheirar a goleada , mais uma arte do bandido , que recoloca a Académica em jogo , a intranquilizar por completo a equipa do Sporting.

Como não sabe nada de futebol , não consegue sequer identificar que Adrien pese embora a assistência foi o pior em campo do Sporting , passou por ele para ir ao Teo ... mas é preciso que se entenda que este é o jogador mais caro do SCP este ano , no ano passado foi Gauld. A questão é que estamos a falar num internacional Colombiano , titular numa das frotas com maior qualidade na linha avançada do mundo. Téo foi dos melhores do Sporting , é pena que aqui não seja possível desenhar.

Imagem de perfil

De Profeta a 30.08.2015 às 22:52

O Adrien joga mal, porque aquela não é a sua posição...

Quanto ao Teo, não dei por oportunidades desperdiçadas... Até me parece interessante em lances de 1x1, ao contrário do Slimani, que tem pouca habilidade com a bola...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.08.2015 às 23:03

Com o devido respeito, não prestou atenção à exibição do colombiano.
Sem imagem de perfil

De Josué a 31.08.2015 às 06:27

Aqui está um verdadeiro mestre da táctica...

Percebe um pouco de tudo e de todos. Elogia Slimani que é um tronco com pernas....tecnicamente zero, culpado por muitos contra-ataques adversários ( raramente faz um passe com qualidade para companheiro, sobretudo em apoios frontais ) e critica Teo que cai nas alas, abre espaço e várias vezes tenta o ultimo passe).

Recomenda cautela sobre Esgaio, quando após Pereirinha é o melhor lateral direito português....e elogia Adrien que é só o elemento mau do meio campo. Fraca tomada decisão, muitas invenções que levam a perdas de bola.....enfim!

Jorge se precisares de um adjunto de qualidade tens aqui o Gomes que é o novo Mourinho!

Haja paciência
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.08.2015 às 11:39

Conclusão de quem percebe de futebol: Slimani não presta e Teo Gutiérrez é um grande jogador porque "cai nas alas, abre espaço e várias vezes tenta o último passe" !!!

E eu a pensar que um ponta de lança existe principalmente para rematar e marcar golos.

Brilhante !!!
Sem imagem de perfil

De m1950 a 30.08.2015 às 23:46

Não é apenas por não ser a sua posição , porque ele em termos de posicionamento cumpre , a sua falta de concentração , como se viu no passes falhados , e nas jogadas em que quer fazer sempre mais uma fintinha em vez de entregar logo, depois é desarmado e mete a equipa em problemas. Há dias maus , e ele desde que joga no SCP penso que é apenas o 2.º penalty falhado.

Quanto ao Teo de facto falhou um golo , mas deu sempre qualidade ao jogo , e ali em cima há quem escreva que é um desperdiçador de golos , gostava que lhe deixassem ser a referência porque também acho que há quem possa dar mais nas costas do avançado , e acho que é o jogador com mais golo do SCP.

Temos os fãs de Montero.

Temos os que odiaram a novela da sua vinda.

Temos os que o vão perseguir pelo que custou ,

É assim...

Só uma nota , você apesar da posição diferente da minha parece-me um user interessante e inteligente , sempre que se dirigir a mim nos termos corretos terá sempre resposta.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 31.08.2015 às 09:11

Profeta,

O Adrien não joga mal.
O Adrien comete aqueles erros displicentes desde há 3 épocas, ou seja, desde que eu o vejo com atenção (com "olhos de ver", se me percebes .....he he he). O Adrien é um jogador médio/bom, que pensa que é muito bom e por isso facilita e perde a bola demasiadas vezes em lances faceis, em zonas do terreno perigosas, é só analisar os jogos. É um erro recorrente nele. Por isso eu suspiro pelo regresso do William ou pela venda do Adrien.

Em relação ao Teo, ele é igual ao Montero quando toca a pressionar os adversários e lutar pela bola, ou seja, pouca intenso. Tem menos "pezinhos" que o Montero, mas tem mais instinto matador. O Teo é mais 9, o Montero é mais para jogar nas costas. Mas enquanto o Slimani estiver em boa forma eu não recomendo a sua retirada da equipa.
Sem imagem de perfil

De Alves a 30.08.2015 às 22:36

Os melhores: Esgaio, Mané e Slimani
Os piores: Carrillo, Adrien e Teo

A arbitragem mais uma vez esteve em grande plano, já começa a ser ridiculo isto!
Imagem de perfil

De Profeta a 30.08.2015 às 22:47

Na 1º parte o árbitro bem tentou equilibrar o jogo, mas na 2º parte lá teve que meter a viola no saco, porque se não assinalasse aqueles dois penaltis a nosso favor, já era gozar demais.
Mas o aviso está dado: ao longo da temporada teremos mais do mesmo.
Assim, as nossas esperanças acabam logo cedo, e não é pela equipa em si...
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 31.08.2015 às 08:14

1. +1 uma vez tivemos um BOI de Preto a estragar uma partida de futebol que até estava a ser muito bem jogada pela equipa do SCP, vi a 2ª parte sem qq entusiasmo ... o jogo acabou na 1º parte.
2. Esgaio exibição segura consistente e com critério ... nada de andar a correr feito maluquinho!
3. JJ caiu à terceira jornada ... o castigo provavelmente sairá de forma a não poder estar no banco à 8ª jornada.
4. Teo a segurar e a temporizar quando necessário, muito inteligente nas desmarcações falta agora que ele desbloqueie de vez é notório que está algo preso mesmo assim exibição positiva.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 31.08.2015 às 08:57

5. A atitude de BdC a acompanhar o seu treinador na ida para a bancada :).

P.S: Certamente que o Zargo era escrever sobre esta temática :).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.08.2015 às 12:19

Sérgio,

Tomei nota destas suas palavras, especialmente a adjectivação "clássica" a descrever o Gutiérrez. Fico curioso por saber a origem dessa análise, mas não vale a pena debater a questão agora. Faltam muitos jogos para jogar e muitos golos para marcar e não duvido que teremos ampla oportunidade para revisitar este assunto.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 31.08.2015 às 12:25

Rui,

A mim o jogador parce-me preso sem explosão o rapaz não teve férias, não digo que seja o nosso melhor finalizador porque ainda nem vimos o seu jogo de cabeça, agora já vi movimentações muito interessantes por parte do Teo isso é inegável.

Assim como também é inegável para mim que o Slimani está nesta fase a tabelar e a segurar a bola muito melhor ... dedo de JJ certamente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.08.2015 às 13:00

Sérgio,

Podem-me acusar de estar a implicar com o jogador, mas tendo em consideração a muito propagada política das "contratações cirúrgicas", ainda não vi nada nele, numa equipa que tem vindo a ter muitas dificuldades a marcar golos.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 31.08.2015 às 13:44

Rui,

O Teo não pode carregar o onus das "contratações cirurgicas", este ano até melhoramos nesse aspeto mas é daquelas coisas que é sempre mais fácil dizer do que fazer.

SL,
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 31.08.2015 às 08:55

Com arbitragens destas, se isto continua assim, vai ser muito difícil o nosso campeonato. Ou matamos logo os jogos, ou então não nos safamos. Felizmente que foi com a Académica, porque se fosse com um adversário mais difícil, estávamos tramados, o jogo virava.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 31.08.2015 às 09:52

SL
No geral gostei da equipa do SPORTING.
João Mário não pode fazer "passes" aos GR adversários... aquela bola é meio golo!
Quanto a TEO, só o critica nos dois lances que se fala, quem NUNCA foi ponta de lança ou consegue perceber que no primeiro lance foi "obrigado" a rematar de primeira com o pé esquerdo... e na segunda que tem um GR pela frente que também existe e está lá para fazer o seu trabalho!.
Gostava de ver quem o critica nestes lances... em lances semelhantes... só para depois poder comentar...
Não vale a pena virem dizer que ele ganha Y ou X e que é o mais caro etc etc... a qualidade do TEO, viu-se por exemplo no lance do golo em Moscovo.
O dupla SLI/TEO só ainda não mostrou saberem jogar em tabelas... viu-se contra os estudantes...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.08.2015 às 11:42

O Psousa jogou a ponta de lança ?... Ou melhor, alguma vez jogou futebol a sério ?
Sem imagem de perfil

De PSousa a 31.08.2015 às 11:53

SL
Falei por ter experiência própria na posição... e sei o quanto é difícil quando se vê uma "mancha" na nossa direcção (situação do segundo lance).
No primeiro tem de ser assim... um remate de primeira com o "pé que se tem mais à mão"....LOL ou isso, ou se paramos a bola... podemos ter logo o defesa em cima!
No meu tempo, não se jogava com dois pontas de lança... mas sim com um fixo e dois extremos... que quase nunca defendiam ... nem nos cantos... ficávamos os três na linha de meio campo... acompanhados ou não pelos 4 a 5 defesas adversários.
E o Rui? Alguma vez esteve na posição de "ponta de lança"?


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.08.2015 às 12:10

PSousa,

Além de guarda-redes, também joguei como ponta de lança, por fraco que tenha sido. Mas o ponto não é esse, mas sim elogiar um jogador internacional que na área e com o guarda-redes fora de posição, remata dois metros ao lado da baliza.

Mas acho bem que continuem a recorrer ao dicionário dos adjectivos para louvar Gutiérrez . Quando sofrermos dissabores por falta de golos, cá estaremos para comentar. É com este tipo de mentalidade que o Sporting não vai a lado nenhum.

Recordo bem as críticas a Ricky van Wolfswinkel porque "falhava muitos golos", apesar dos 45 que marcou em 2 épocas no Sporting. Mas este Gutiérrez é um grande jogador, o "melhor" do Sporting, porque é bom a "temporalizar ", a "cair nas alas", a "tentar o último passe", a "abrir espaço", etc., etc..

Vamos esperar, o passar do tempo cura muita "doença".
Sem imagem de perfil

De PSousa a 31.08.2015 às 12:20

SL
Rui, eu não sou daqueles que coloca Teo no topo dos topos... não se compara a Liedson, Acosta, entre outros.
O que quero transmitir é que não é fácil.... sei por experiência própria!
No caso do lance que fala, sem GR na baliza... ele teve de rematar de pé esquerdo (ele tem preferência pelo direito), de primeira... sem qualquer preparação...
Não é desculpar, mas sim dizer-lhe a si e a outros que é difícil.
Fico mais "irritado" com lances como o do João Mário... isso sim... mesmo para média.. aquela bola tem de ir lá para dentro ... nem que seja de BICO!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.08.2015 às 12:28

Ninguém disse que é "fácil", mas a este nível, com profissionais pagos a peso do ouro, exigimos eficácia e não desculpas.

Devo ser só eu a reconhecer a dificuldade que o Sporting tem a marcar golos. Basta ver os números...
Sem imagem de perfil

De PSousa a 31.08.2015 às 13:33

Rui,
Estou só a falar dos lances que enunciou....
De resto acho que o Sporting tem um défice muito grande de marcar golos....
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 31.08.2015 às 12:29

Rui,

Metendo a colher na vossa "fiscussão" o RVW era também ele excelente nas desmarcações e tinha uma faro de golo que ainda não vi no Teo.

Ah e ainda era letal de cabeça ... eu gostava muito do rapaz e foi com muita pena que o vi sair.

SL,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.08.2015 às 12:14

Perdão... devia ser "temporizar".
Sem imagem de perfil

De Luis Magalhaes a 31.08.2015 às 10:15

Já aqui critiquei o Teo, posso ter sido injusto porque ainda só vamos na 3ª jornada e já vi lances de qualidade do Teo. Só acho que poderia ter aproveitado mais algumas oportunidades, veremos no futuro.
Sem imagem de perfil

De Green a 31.08.2015 às 14:05

Temos que dar espaço ao Teo para se adaptar à equipa e àquilo que o JJ quer implementar, é um jogador interessante com a bola, nos lances 1x1, já se viu qualidade nos passes e ontem fez a assistência para o golo do Slimani. Falta os golos... esperemos que cheguem. Acho (e nunca segui a carreira do jogador, corrijam se estiver em erro) que ele nunca foi um goleador nato, apesar de até ter alguns bons números em relação aos jogos que fez em duas ou três épocas. Não sei se é um jogador irregular, se teve alguma paragem devido a lesão, etc. Ao contrário de alguns não acho que seja o nosso melhor goleador, porque ainda não vi golos que justifiquem isso. Mas gostei do jogo ontem, ao contrário do que costuma acontecer fomos atrás do 3º golo, não adormecemos apesar de estarmos em vantagem, mas a Académica também não deu muito trabalho. Considero o Mané uma alternativa ao Brian, quanto aos defesas direitos, o Esgaio ainda não me convence e o JP não me dá confiança.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.08.2015 às 14:56

Não deixa de ser interessante acompanhar os comentários dos adeptos na tentativa de justificar a contratação de um jogador com quem simpatizam ou, apenas e tão só, porque foi contratado por esta liderança. Pode não ser o seu caso, mas é de alguns que aqui nos visitam.

Quem fez a assistência no golo de Carrillo, com um belo passe no ar e em arco, foi André Carrillo. Gutiérrez estava no outro lado do relvado.

O meu problema com Gutiérrez parte, à raiz, com a sua contratação, propagada como cirúrgica. Ele não é e nunca foi um goleador exímio e não será agora no Sporting que se vai tornar num. Pensava eu - tendo em conta a nossa conhecida dificuldade em marcar golos, que já não é de agora, que ao gastar uns milhões e dar um salário muito elevado a um avançado experiente, mesmo que já não tivesse no topo do seu jogo, seria um com um dom especial frente à baliza. Até agora nada disso se vê.
Sem imagem de perfil

De Green a 01.09.2015 às 00:00

Toda a razão, quem fez o passe foi o Carrillo, tinha ficado com a ideia que tinha sido o Teo. Mas não defendo de todo a sua contratação, podíamos ter encontrado um avançado com "mais golo no pé", mas estando já contratado, há que dar espaço ao jogador para crescer e se adaptar e isso só pode ser feito em jogo. Não excluo que fique no banco e se dê a vez a Montero, embora também gostasse de ver como seria Teo e Montero na frente, seria um ataque muito mais móvel e Montero consegue sempre vir buscar jogo atrás, algo que Slimani não faz.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo