Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Pelas recém-declarações de Ricardo Costa é possível depreender que houve conversa entre as partes e que o central português estava muito interessado em vir para o Sporting.

 

GetPhotoControl.jpg

Não discuto as considerações salariais porque desconheço os números - embora, pelos vistos, também seja um problema com o inapto Ewerton -, mas Ricardo Costa representaria para o Sporting um jogador sólido e muito experiente, que poderia ter sido decisivo nesta muito complicada fase da época que se aproxima, com a Liga, a Taça de Portugal e a Liga Europa em disputa.

 

É possível que tivesse "roubado" algum espaço ao jovem Tobias Figueiredo, mas também é de admitir que este teria beneficiado com a presença do veterano.

 

Já a contratação do brasileiro Ewerton não faz sentido algum porque, como Marco Silva afirmou, começa do ponto zero em termos de preparação, ou seja, vai fazer uma "pré-época" durante o Inverno, e poderá só estar disponível para Março.

 

É nestas ocasiões que eu gostaria de confrontar os responsáveis do Sporting e exigir-lhes explicações sobre o seu raciocínio, partindo do princípio que a questão foi bem (mal) ponderada, em termos desportivos. O mercado de Janeiro foi criado e existe precisamente para permitir que as equipas se reforçam no imediato e, neste sentido, nunca deveríamos contratar um jogador que não satisfaz o fundamento dessa premissa.

 

Por fim, temos até segunda-feira para ver se Naby Sarr sai ou não, porque se for emprestado, como seria bom para ele que fosse, ficaremos apenas com o Tobias e Paulo Oliveira. Brilhante planeamento por parte de Bruno e Inácio !... Claro, compreende-se que "eu posso, eu mando, eu quero"... e sempre podemos ir buscar um qualquer Uvini.

 

Como já disse em um comentário, quem sabe se o Shikabala não daria um bom central !!!

 

Adenda: A Sporting SAD surgiu entretanto com um comunicado a explicar que a vinda de Ricardo Costa para o Sporting custaria cerca de 800 mil euros até ao final da temporada. Daí, que no post eu não tenha feito referência alguma aos números inerentes à transferência que não se concretizou. Concordo igualmente que o jogador não devia ter comentado uma situação que não lhe diz respeito. Na realidade, essa questão é por de mais evidente e nem merece comentário. Tudo isto, no entanto, não altera a opinião que escrevi sobre a contratação de Ewerton, no que diz respeito à sua indisponibilidade para jogar de imediato. Poderá vir a ser uma mais-valia, mas isso é um consideração futura.

 

P.S. Não deixa de ser revelador que a SAD (presidente) se tenha dado ao cuidado de vir a público divulgar os potenciais custos deste negócio - mesmo com o "blackout" em vigor - quando em inúmeros outros, de muito maior interesse e importância, segredo é a ordem do dia. Dá para pensar que confidencialidade é à conveniência do momento e das pessoas a quem mais interessa.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:17

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


81 comentários

Sem imagem de perfil

De RafaelSCP a 30.01.2015 às 14:55

Essa teimosia perante BdC faz o Rui perder a visão mais alargada da situação.
RC quantos anos tem? Certamente pediria um contrato por mais de 2 anos, não teríamos qualquer retorno financeiro. Pensar tudo a curto prazo é um erro para quem está apertado financeiramente. Marco Silva até pode querer os melhores já e acredito que RC seria útil nestes 6 meses mas e depois? Também é verdade que foi no meio de tanto disparate que se apostou em llori e bruma por exemplo, pode ser que ganhemos um tobias agora. Percebe o que eu quero dizer?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.01.2015 às 16:19

RafaelSCP,

RC tem neste momento 33, mas no final da época terá 34... apesar de concordar consigo (na questão do não retorno financeiro), acho que ainda temos de somar o facto de vir do campeonato do Qatar (logo também não terá grande preparação física) e de ser um jogador do Porto (o que para mim é um problema...).

Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 30.01.2015 às 19:33

A maioria dos Sportinguistas, pensa que RC é dos fruteiros, mas, ele é do Sporting
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2015 às 20:00

Não faço a mínima ideia, nem fundamentei os meus argumentos nessa premissa, por me ser indiferente, hoje e sempre.

Poderia dar muitos exemplos mas vêm-me à ideia, prontamente, dois jogadores que vieram do odiado SLB: João Vieira Pinto e João Pereira, dois excelentes profissionais enquanto no Sporting.

Lembro-me de outro, recuando um pouco no calendário, que é uma lenda no FC Porto. Veio para Alvalade perto do fim da sua carreira e nos dois que permaneceu marcou mais de 30 golos de "leão ao peito": Fernando Gomes.

Nunca, mas mesmo nunca, me deixei influenciar por o jogador A,B ou C ser simpatizante deste ou daquele clube, interessa-me somente a sua qualidade como futebolista (e por vezes também como homem).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2015 às 20:02

Perdão... queria dizer "dois anos".
Sem imagem de perfil

De OCR a 30.01.2015 às 19:54


"... e de ser um jogador do Porto (o que para mim é um problema...)."


Seria um problema?!

Certamente como foram antes o Sousa, Pacheco, Romeu e mais recentemente o Rui Jorge e o Postiga .

Isto é só um exemplo das asneiras que podem ser escritas, com o único intuito de apoiar uma decisão do BdC .

O grande problema não é um jogador chegar ao Sporting vindo do Porto ou do Benfica, mas sim, certos adeptos que se comportam como "puristas" radicais. Eles, os dirigentes e adeptos desses clubes, estão-se a borrifar e têm vindo a Alvalade buscar os jogadores que podem e com o lucros desportivos que se conhecem.
E o Sporting já foi bastante prejudicado por causa dessa gente, que tem por hábito de"pôr" os pés no lugar do cérebro...
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 31.01.2015 às 02:18

OCR, uma coisa é um jogador que seja do Porto ou do Benfica, e que venha para o Sporting mas que seja uma mais valia evidente, coisa que RC não o é. No Porto nem no banco sentava.
Admito ser um conservador em relação à aposta em jogadores de outros clubes. porque prefiro a aposta em Tobias Figueiredo do que num velho que é um simbolo de um clube que eu considero inimigo, admito estar errado (em Italia é uma constante os jogadores trocarem de clube), mas cada um tem a sua opinião.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.01.2015 às 02:28

"No Porto nem no banco sentava" ?... Então é o registo que está errado, porque indica que nos 5 anos que ele esteve com a equipa principal participou em 105 jogos e marcou 5 golos.

Ao ponto que chegamos para defender uma tese !
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 31.01.2015 às 02:59

Referia-me a no presente o Ricardo Costa não sentava sequer no banco do Porto, é mentira? que ele jogou no passado no Porto, é óbvio, foi por isso que fiz o comentário inicial...
Sem imagem de perfil

De L a 31.01.2015 às 08:52

Mas quem é que esta direcção já contratou que jogava no Porto? E quanto ao Ricardo Costa está profundamente enganado. Só não se sentava no banco porque jogava a maior parte das vezes. Está é nas antípodas da gestão desportiva do Porto nesta fase da carreira. Mas cada clube sabe de si e a verdade é que este Sporting tentou contar com o jogador. Falhou e ainda fez o que ninguém faz. Já o Ewerton, passou uma semana e ainda nem inscrito está.
Sem imagem de perfil

De OCR a 31.01.2015 às 10:43



"... e de ser um jogador do Porto (o que para mim é um problema...)."


Eu chamo a atenção para o facto de ter escrito que para si também é um problema o jogador ter sido do Porto, mas mais uma vez, aplica a tática dos brunistas que é quando lhes convém, não responderem ou mudarem de assunto.

Vai ser preciso cada vez mais paciência e não perder a calma com estes malabaristas.
Sem imagem de perfil

De jose a 31.01.2015 às 13:07

Caro OCR,
Pode explicar melhor o que é a táctica dos brunistas?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 31.01.2015 às 14:24

Claro que para mim é um problema contratar um portista sem classe de nome Ricardo Costa, a titulo de exemplo preferia mil vezes mais contratar o José Fonte, 1º muito melhor jogador, 2º formado em Alvalade.
Sabe, para mim o Sporting não é só um entreposto de jogadores, eu quando vejo alguém envergar a camisola do meu clube, admiro muito mais os Patricios, os William, etc, porque são lagartos, são como eu.... agora ver tripeiros sem qualidade a jogarem no o nosso clube, sou contra!

OCR, agradecia que não me referisse como brunista, sou sócio (coisa que nem sei vocè é), tenho bilhete de época há mais 6 anos, participo no clube como posso, quem é você para achar-se superior só porque sou apoiante de BdC? acho que essa divisão é ridicula (como você escreveu de malabarista) porque senão, 90% dos sportinguistas tem de chamá-los de brunistas.... Já agora você identifica-se como? chega a ser sportinguista, ao menos?
Sem imagem de perfil

De Diogre a 30.01.2015 às 15:08

"É nestas ocasiões que eu gostaria de confrontar os responsáveis do Sporting e exigir-lhes explicações sobre o seu raciocínio, partindo do princípio que a questão foi bem (mal) ponderada, em termos desportivos."

O engraçado é que até pode confrontar a direcção com essas questões (estou a assumir que é sócio), em AG que é a sede própria, mas que eu saiba nunca o faz.

Com toda essa indignação, não o faz porquê?? Você, no meio de muito disparate, até põe questões pertinentes de vez em quando, era giro ver como o presidente responderia, não acha?

Garanto-lhe que não há cinismo no meu comentário, gostava apenas de perceber porque é que expressa desejos de coisas que pode facilmente realizar, mas simplesmente não o faz.

Acha que não lhe vão responder? que vai ser maltratado? olhe que está enganado...

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2015 às 17:23

Meu caro, não obstante o seu leque de disparates, posso-lhe garantir que um receio que eu não tenho é confrontar pessoal e directamente qualquer dirigente do Sporting, a começar com o presidente, e até num milieu muito mais adequado para o efeito do que numa AG.

Até parece que nascemos todos ontem e que alguns de nós não lidamos com estas questões há uns bons anos.
Sem imagem de perfil

De OCR a 30.01.2015 às 19:59



"O engraçado é que até pode confrontar a direcção com essas questões (estou a assumir que é sócio), em AG que é a sede própria, mas que eu saiba nunca o faz."

Aparece sempre, meses depois, alguém a pedir aos outros aquilo que ele certamente nunca fez nas AGs das direcções anteriores. Se calhar para demonstrar que o OMO " dele lava mais branco...
Sem imagem de perfil

De joão santos a 30.01.2015 às 15:08

Isto é inadmissível, demissão já!...Haja paciência...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2015 às 17:57

Aproveito para lhe responder aqui ao seu rude e absurdo comentário mais adiante.

Não venha aqui mandar calar quem lhe disponibiliza, de livre vontade e com muito trabalho, o privilégio de visitar e comentar à sua vontade. Se de facto não tem algo mais construtivo para oferecer, seria melhor deixar os comentários para quem tem.
Sem imagem de perfil

De João Santos a 30.01.2015 às 19:32

Caro Rui Gomes sugiro que leia este seu post e veja quem é o autor deste texto.http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/73769.html
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2015 às 19:53

Eu não preciso de ler seja o que for. Já lhe disse o que tinha para dizer, neste contexto.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 30.01.2015 às 15:12

Penso que devia ter-se contratado a Carolina Padrón da Venezuela, é alta com boas linhas e vê-se que deve mover-se bem com bom poder de atecipação , os avançados adversários até ficavam todos vesgos.
O pior seria o Patrício que numa posiçao previligiada nao tiraria os olhos do bum bum.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 30.01.2015 às 16:14

LOL
Sem imagem de perfil

De paulo a 30.01.2015 às 15:18

"Não discuto as considerações salariais porque desconheço os números"

Pois os números são conhecidos. 800mil euros pelos cinco meses até ao final do ano, 160mil/mês.

Coisa pouca. Quase nada. Que nem vale a pena colocar em cima da mesa para a discussão.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2015 às 17:24

Isto, depois do comunicado que foi emitido muito depois do post.

Muito obrigado pelo esclarecimento !!!
Sem imagem de perfil

De Sim Abelha a 30.01.2015 às 15:22

Comunicado da SAD:
A Sporting SAD vem lamentar os comentários do atleta Ricardo Costa, sobre a sua política de contratações.
Poderíamos dizer que um investimento de 800 mil euros por cinco meses num atleta de 34 anos seria algo incompreensível e revelador de má gestão. No entanto, preferimos dizer que havendo quem pague, desejamos boa sorte a esses atletas e que se foquem mais no exercício da sua profissão e menos em dar entrevistas sobre assuntos que não lhes dizem respeito.
Sem imagem de perfil

De J. a 30.01.2015 às 15:30

Ahahah
Muito bom comunicado!
Fica logo tudo explicado.

Mas pronto, quando não se comunica, é pq nao se quer informar os sócios.
Quando mandam comunicados cá para fora, é pq somos o rei dos comunicados.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 30.01.2015 às 16:17

O comunicado até pode ser um bocadito fanfarrao e lampiónico (ando a aprender com o City Lion!!) e até pode dizer, erradamente, que o Ricardo Costa tem 34 anos quando na verdade este jovem tem 33 anos (nasceu em 1981) e só faz anos em Maio!!

MAS... 800 mil por 5 meses de contrato é razao mais do que suficiente (e a razao que se suspeitava).

E "desejamos boa sorte a esses atletas e que se foquem mais no exercício da sua profissão e menos em dar entrevistas sobre assuntos que não lhes dizem respeito." é uma questao de bom-senso.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2015 às 17:32

Curiosamente, e não considero Ricardo Costa um jogador brilhante, seria-me possível um bom número de centrais que jogaram e bem muito além dos seus 33 anos.

De qualquer modo, questões financeiras à parte, tendo em consideração as metas ainda ao alcance do Sporting, a minha visão é de investir a curto prazo para as alcançar. Realizadas, o retorno seria/será muitas vezes superior ao investimento.

Claro, este argumento é assente em uma premissa unicamente desportiva, disposição ignorada por uns e fora do alcance de outros. Os próximos meses esclarecerão muita coisa. Aliás, até já fiz aqui a pergunta, num outro post, quanto é que já nos custou não se ter contratado um central experiente no Verão, como a logica, e a evidência à vista, indicava que devia ter sido feito.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 30.01.2015 às 18:53

"Curiosamente, e não considero Ricardo Costa um jogador brilhante, seria-me possível um bom número de centrais que jogaram e bem muito além dos seus 33 anos."

A frase é uma contradicao. Os centrais que jogaram e bem além dos seus 33 anos sao todos jogadores de um calibre que Ricardo Costa nunca atingiu.

"De qualquer modo, questões financeiras à parte, tendo em consideração as metas ainda ao alcance do Sporting, a minha visão é de investir a curto prazo para as alcançar. Realizadas, o retorno seria/será muitas vezes superior ao investimento."

O problema é que as pessoas parecem ainda nao ter percebido que o Sporting nao está propriamente em posicao de investir somente a curto prazo. Aliás, está nesta posicao precisamente como resultado de ter investido apenas a curto prazo.
Se com isto pretendo dizer que investimentos a curto prazo sao sempre maus? Nao. Depende de quem os executar. Mas infelizmente nao é esse o ponto de partida da discussao. Essa (a discussao) infelizmente nao é compatível com argumentos como "questoes financeiras à parte".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2015 às 19:35

Os meus muitos anos em competição, quer como atleta, quer como dirigente, ensinaram-se que há momentos que justificam o risco, desde que esse risco seja bem calculado.

A mim tanto se me faz que venha um Ricardo, um Ewerton , um João ou um Pedro, o importante é que face ao que está ao alcance, inclusive o título, que esse jogador seja uma mais-valia no imediato e que nos permita alcançar, ou tentar alcançar, essas metas.

Não existimos para participar, mas sim para vencer, sempre que possível. Tudo o resto são histórias da carochinha de quem nunca competiu.
Sem imagem de perfil

De Antonio Xavier a 30.01.2015 às 15:45

Na minha opinião não se devia ter contratado Ricardo Costa por via do salário nem Ewerton por não estar apto a jogar imediatamente. Era preferivel fazer regressar o Ruben Semedo ou em caso de necessidade ir buscar o Nuno Reis/ Rabia há equipa B, a venda do Mauricio acho que foi uma boa decisão face aos valores em causa.
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 30.01.2015 às 16:11

800 mil euros por cinco meses de um central de 34 anos que nunca foi top e, a jogar onde jogava, provavelmente não estaria capaz de garantir rendimento no imediato. Mas o Rui Gomes passa por cima disto tudo e até confessa que desconhece a questão do dinheiro - um pormenor... O importante é dizer que o SCP teria ficado mais bem servido com o Rui Costa e que o planeamento do BdC e do Inácio é péssimo. Se o Uvini vier e for bom, o "qualquer Uvini" não vai dar origem a um post elogioso da contratação. Mais provável é, se o "qualquer Uvini" não vier e for para outro clube, aparecer aqui um post como o do Hassan com o título "mais outro que fugiu". Entretanto, se o Ewerton confirmar pelo crescendo de forma ter sido esta uma boa oportunidade de negócio e demonstrar a valia que lhe projectavam no Braga, ajudar o SCP desportivamente e até vier a dar bom dinheiro no futuro, a tónica vai ser o "fechar de porta" ao Tobias Figueiredo. Enfim, uma narrativa estafadíssima de quem não parece sequer interessado em revelar isenção.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2015 às 17:37

Marcos Cruz,

Quando se dirige com um comentário à minha pessoa, tenha um pouco mais de respeito, caso contrário vou passar a ignorá-lo completamente.

Acha, porventura, que se os números estivessem então disponíveis e/ou eu os tivesse lido, que diria que os desconhecia ?

Tudo o resto não merece resposta. Mais da sua usual demagogia. O que eu acho (pouca) piada é o Marcos Cruz pensar que impressiona.

Sem imagem de perfil

De PSousa a 30.01.2015 às 16:12

SL
Ricardo Costa? Mas estamos loucos ou quê!!!
Que raio de CENTRAL é este.... no mundo da bola há bem melhores e com um salário mais baixo... Para gastar os valores que falam, mais vale abrir os cordões à bolsa e ir buscar um BOM Ponta de Lança e apostar cá atrás nos nossos "B".

Se a gestão de BdC é boa ou não só o tempo o dirá, uma coisa é certa tem o meu apoio pois é o presidente do meu clube. E que raio de conversa é essa de um central que não pode jogar!!! Estamos no fim de Janeiro e Fevereiro tem 28 dias.... se ele começa a jogar em Março... é um bom reforço pelo preço que veio....

Temos de deixar de criticar tudo e todos e dar mais apoio....

Em comentários anteriores também já disse que este ano não ia buscar qualquer central... apostava em Rabia e Tobias ... Nabo Sarr na "B" para aprender mais!

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2015 às 17:38

Agradeço que me diga os nomes dos centrais "melhores" e "mais baratos" que estão disponíveis para vir para o Sporting. E não me refiro aos da casa.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 02.02.2015 às 11:35

SL
O seu POST de hoje, sobre central Pedro Mendes, responde um pouco à sua questão!
E não me diga que no campeonato nacional não existe um CENTRAL que seja melhor que o RC e que seja mais barato... salvo erro anda um bem bom no Rio Ave e outro no Paços de Ferreira....
Mas isto é a minha humilde opinião....
Sem imagem de perfil

De Noivo de Verde a 30.01.2015 às 16:18

Obviamente que Ricardo Costa teria sido melhor opção...
Ele e todos os outros centrais que não vieram, excepto claro o Ewerton, esse foi a pior opção possivel! A menos que não tivesse vindo, aí já era bom...

Dinheiro?? isso é preocupação para clubes pequenos, nós deviamos era ter ido buscar o Varane!!
Sem imagem de perfil

De Petinga a 30.01.2015 às 16:23

Varane, por troca com o Naby Sarr - e recebendo no mínimo 5M pela transferencia
Sem imagem de perfil

De PSousa a 30.01.2015 às 16:25

E ainda ... com a oferta do Shikabla ... o outro "central"
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2015 às 18:02

Petinga,

Preza-me vê-lo a comentar expondo as suas verdadeiras "cores", que tanto esforço faz (em vão) para disfarçar.

Aqui sim, está no seu habitat mais natural.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.01.2015 às 18:43

Preferia por ex. O Llorente ou o Chicharito por troca com o Dramé, o Enoh, o Cissé, e o Shikabala. E ainda metia o Zé dos Tachos no pacote, como consultor.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 30.01.2015 às 18:58

Rui,

Gostava que um dia percebesse que o humor é uma forma de estar que permite literalmente ganhar anos de vida e em nada empobrece a discussao.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2015 às 19:37

Considera este leque de comentários em torno do seu, humor ?... Então serei eu que peco por falta de... !
Sem imagem de perfil

De Petinga a 30.01.2015 às 21:27

You said it, not me...

Comentar post


Pág. 1/3





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo