Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Será assim tão simples ?

Rui Gomes, em 28.07.14
 

 

Partindo do princípio que Naby Saar é um jovem - 21 anos - e muito promissor talento com grande margem de progressão, custa a acreditar que o Lyon tivesse aberto as mãos por um mero milhão de euros, mesmo que com objectivos possa atingir eventualmente mais outro milhão. Não conheço a situação financeira do emblema francês, mas será que está assim em tão maus lençóis ?

 

Se a decisão se prende somente com considerações do foro técnico, o que será que o Sporting viu que o Lyon não terá visto ou, por outro lado, que o leva a ter um aval muito diferente do jogador ?

 

Estas perguntas surgiram-me prontamente pelo anúncio da contratação de Naby Saar e após uma leitura algo mais aprofundada sobre a carreira do jogador. Perguntas legítimas, creio, considerando que o atleta vem de França e não de um país e de um campeonato de nível muito inferior. Fundamentalmente, Naby Saar tem estado com a equipa B do Lyon, participando apenas em quatro partidas pela equipa principal em 2013/14.

 

Como já indiquei no primeiro post sobre o jogador, é lógico pensar que está destinado à equipa B leonina, porque neste momento a principal ainda conta com Maurício, Marcos Rojo, Eric Dier, Paulo Oliveira e, pelos vistos, ainda Ramy Rabia. E até a secundária não tem falta de centrais: Tobias Figueiredo, Nuno Reis, Rúben Semedo, Fabrice Fokobo e, salvo erro, Hugo Sousa.

 

A pergunta que deixo aqui é, simplesmente, quais são as considerações que sustentam esta contratação pelo Sporting ?

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:56

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


20 comentários

Sem imagem de perfil

De altaia a 27.07.2014 às 18:36

Deixa-me ver,
O ex central Inácio reconheceu no rapaz qualidades que certamente e técnicamente o comum dos mortais não tem a capacidade de ver portanto vamos ter de aguardar e agradecer ao homem que ao que parece faz isto só por amor á camisola.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 28.07.2014 às 05:59

O Augusto Inácio não foi central, mas sim lateral esquerdo. ;)

O Sérgio Palhas referiu que Hugo Sousa e Sambinha são trincos de origem, mas daquilo que li sobre ambos, eles são realmente defesas centrais, sendo que o primeiro foi formado no FC Porto e por força das circunstâncias, fez muitas vezes o lugar de lateral esquerdo, enquanto Welder fazia a lateral esquerda, em virtude das lesões de outros jogadores.

Sambinha terá eventualmente jogado a trinco uma vez quando Eric Dier e Nuno Reis eram os centrais de serviço, por exemplo, aquando da visita ao Sporting da Covilhã, já na visita ao Académico de Viseu, foi a vez de Hugo Sousa jogar a trinco. Esta foi uma posição em que até Eric Dier viria também a jogar, já depois do jogo na Luz.

O J. referiu também que Naby Sarr é canhoto, o outro é Rojo, que poderá estar de saída, um factor que poderá ter sido em conta, para além da sua elevada estatura. De resto são todos destros, se calhar até mesmo o Liu Yiming.

No Olympique Lyonnais, no eixo da defesa, Milan Biševac (30 anos) foi um dos habituais titulares, tal como Bakary Koné. O sérvio fez 3 jogos na qualificação para UEFA CL, 7 jogos na UEFA EL, 27 jogos na Ligue 1, mais outros 5 para as taças, sempre como titular. Algumas vezes ficou de fora, ou foi suplente não utilizado, como contra o Bastia, duas vezes, ou na visita a Turim. Apenas 4 vezes foi substituído. Até fez um jogo a lateral esquerdo pelo menos, e outro, a lateral direito, jogando Sarr e Koné no eixo da defesa.

Já este fez 3 jogos na qualificação para UEFA CL (1 como suplente utilizado), 11 jogos na UEFA EL (3 como suplente utilizado), 24 jogos na Ligue 1 (6 como suplente utilizado), mais outros 5 para as taças (1 como suplente utilizado). Foi substituído apenas por duas vezes.

O outro central foi um puto de 20 anos, canhoto, Samuel Umtiti, 3 vezes internacional A pela França, durante a campanha de qualificação para o Mundial, que no Lyon fez 3 jogos na qualificação para UEFA CL, 7 jogos na UEFA EL, 28 jogos na Ligue 1 (1 como suplente utilizado), mais outros 4 para as taças, sendo substituído apenas por três vezes, numa delas por lesão.

E se dois destes três centrais fica indisponível, Rémi Garde fez recuar Maxime Gonalons (25 anos) para central, pelo menos na parte final da época, ele que é habitualmente médio centro, e que fez todos os 4 jogos na qualificação para UEFA CL, 8 jogos na UEFA EL, 36 jogos na Ligue 1 e 6 jogos para as taças, apenas 5 vezes substituído, apenas uma vez suplente não utilizado, diante do AS Yzeure, para a Taça de França.

De resto, Naby Sarr foi convocado por 19 ocasiões, 1 delas para a Taça da Liga (suplente não utilizado), 11 delas para a Ligue 1, sendo titular contra o Bordéus à 10ª jornada, pois só Bisevac estava disponível e suplente utilizado diante do Guingamp à 30ª jornada, por troca com o sérvio. Por 7 vezes o seu nome apareceu na ficha de jogo na Liga Europa, mas só em duas como titular, nas recepções ao Rijeka e ao Chornomorets de Odessa.

Na selecção de Sub-21, Sarr só foi convocado uma vez, e substituiu Umtiti aos 35 minutos no jogo contra a Arménia, enquanto que este jogou mais duas vezes, como titular, e em todas elas foi o capitão de equipa.

Umtiti tem praticamente a mesma idade de Naby Sarr, é canhoto e é um dos habituais titulares da equipa, e mereceu a confiança de Rémi Garde. Este fez a sua escolha e deverá ter dado o aval à dispensa de Naby Sarr, tendo em conta a sua reduzida utilização na última temporada. Esta época é capaz de usar Romaric N’Gouma para o lugar de Naby Sarr, pois este jovem de 19 anos foi suplente não utilizado nos mesmos jogos em que Sarr jogou na Liga Europa, e provavelmente, era o companheiro no eixo da defesa de Naby Sarr no Lyon B, que compete no equivalente à extinta terceira divisão nacional (a FFF não permite que equipas B subam ao "National").

Talvez com esta mudança, possa ser utilizado mais vezes por Willy Sagnol e ser convocado para a fase final, que se disputará para o ano para a República Checa. Vamos a ver é se Naby Sarr aumenta a competitividade interna do plantel, numa altura em que, quem sabe, talvez a França tenha um excesso de qualidade a nível dos seus defesas centrais. :P
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 27.07.2014 às 18:51

Este jovem francês além de alinhar no Lyon B é/foi titularissimo na seleção francesa Sub 20 (campea do mundo) e nos Sub-21 (Torneio de Toulon onde chegou a marcar no jogo contra Portugal).

Posto isto, qualidade deverá ter a não aposta do Lyon é difícil de entender porque é uma realidade para nós desconhecida (para a maioria pelo menos).

No que toca à abundância de centrais no SCP alguns deverão ser emprestados (Nuno Reis, Ruben Semedo e Fokobo) outros ficarão B Saar,Tobias Figueiredo e muito provavelmente Domingos Duarte julgo que transitara dos Juniores!

No final entre equipa A e B ficaremos com 6/8 centrais.

Há parece cada vez mais provável a saída do Rojo!

Quanto a Hugo Sousa segundo julgo saber é trinco de origem ... tal como Sambinha no entanto por vezes havendo necessidade jogam a central.



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.07.2014 às 19:44

Apenas um reparo: não vejo o Tobias novamente na B. Creio que para a sua evolução o empréstimo seria a melhor alternativa, mas para um nível superior ao que ele esteve na época passada.

Pelos vistos, Nuno Reis estará somente a cumprir contrato. Se não convenceu até agora...
Sem imagem de perfil

De J. a 27.07.2014 às 19:09

Eu acho que existe um certo mau estar entre a blogesfera sportinguista com a contratação do francês. E nem acho tanto que será pelo valor do jogador (quem poderá dizer neste momento que tem qualidade ou não?) ou por aquilo que custou ( valor quase residual nas transferências hoje em dia.
Eu acho que ess mau estar vem sobretudo por pensar que a formação leonina com Dier, Tobias, Semedo e até Domingos Duarte está preparada para esta posição.
No entanto, já vieram P.Oliveira e agora Sarr o que pode ser considerado como um desperdicio de recursos sem trazer um acréscimo inequivoco de qualidade.

Agora, não era novidade que a SAD do Sporting andava á procura de mais um central. Falou-se em Milosevic, Rabia e finalmente veio Sarr.

Lendo um pouco mais sobre esta contratação, há um dado importante que se calhar tem passado despercebido a quem não está tão dentro de isto como nós.
Dier, Oliveira, Mauricio e Tobias são destros. Apenas Rojo e Sarr são esquerdinos.
A sair Rojo, acho que isto deverá ter sido em conta.
Digo eu!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.07.2014 às 19:41

Será facto consumado que Rabia já não vem, ou estarão à espera que o Sporting chegue ao Egipto ?
Sem imagem de perfil

De j. a 27.07.2014 às 20:36

Acho que Rabia já não tem qualquer espaço neste plantel.
Pelo menos este ano, a acontecer a sua contratação acho que já é mais a pensar nas próximas época.

Acho que será também interessante ver a nossa politica de empréstimos.
Há muita gente a precisar de mais rodagem que apenas jogar na equipa B
Sem imagem de perfil

De RRAleixo a 27.07.2014 às 19:19

Além dos argumentos do post e dos comentários, gostaria de acrescentar outro, será que não faz parte de uma "troca" com verbas e M. Lopes ir para lá? Então mas porque é que os 2 negócios não se fizeram ao mesmo tempo? Porque ainda temos que ter a autorização dos corruptos lá de cima.

É só a minha opinião.

SL
Sem imagem de perfil

De RRAleixo a 27.07.2014 às 19:21

E com a chegada deste prevejo q Rabia já n venha nem mais nenhum central, até pq MSilva tem demonstrado que é Dier e + 1.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.07.2014 às 19:38

Segundo o próprio Miguel Lopes já afirmou, tem ofertas de diversos clubes de diversos paises. Quero crer que se o Lyon pretendesse prorrogar o seu empréstimo, o caso já teria sido decidido, uma vez que já se encontrava lá.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 27.07.2014 às 19:26

Caro Rui

Não sei como está o Lyon em termos de centrais, mas pode estar tapado por outros centrais

Vamos esperar para ver para onde ele vai, mas não me parece que seja para a B

Creio que é uma contratação bastante interessante, mas infelizmente pode significar que Rojo e provavelmente Dier possam estar de saida

Ou então Paulo Oliveira pode não ter convencido e ser emprestado este ano.

Vamos esperar para já para o ver a jogar e depois pelas decisões que seguramente se vão conhecer em breve

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.07.2014 às 19:46

Teremos de esperar para ver, de facto, mas há algo que não assenta bem com este caso, sobretudo, pelo aparente valor desportivo do jogador.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 27.07.2014 às 19:58

O empréstimo dp P.Oliveira tb já me ocorreu ... a mim não me convenceu!

SL,
Sem imagem de perfil

De Pedro a 27.07.2014 às 19:50

Contratação choca se Rabia vier mesmo. Mesmo que o egípcio possa contar também para as posições 2 e 6 continua a parecer que existe sobrelotação no sector.

Se Rabia não vier, é só surpreendente. Não conheço o jogador (vi o jogo em Toulon mas nem reconheci o nome quando apareceu pela primeira vez) mas tenho algumas dúvidas que possa dar contributo imediato.

O facto de ser canhoto, e pelo que dizem é veloz apesar do estereótipo que existem com as alturas, poderá ser de facto uma característica que valha a pena.

Desejando que seja uma contratação que acabe por fazer sentido, gostava que se tornasse num novo Enakarhire
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.07.2014 às 19:59

É o desejo de todos nós Pedro, pese algumas dúvidas neste momento, pelas circunstâncias.
Sem imagem de perfil

De Noivo de Verde a 27.07.2014 às 20:40

A minha opinião é que o Sporting viu um bom negocio e não se fez rogado.
Um central jovem titular da seleção francesa por 1M+1M?!?!
Mesmo com excesso de centrais vislumbrou-se um bom negocio e este concretizou-se.

Gosto da imagem, optimista ou não, de ter 4 centrais que no futuro podem ser dos melhores da europa e titulares das respectivas seleções: Tobias e Oliveira por Portugal, Sarr pela França e Dier pela Inglaterra!
Sem imagem de perfil

De MaxMartins a 27.07.2014 às 21:02

Como exercício mental, podemos "dar-nos" às suposições mais díspares...

Como "não estou" no segredo dos pensamentos dos treinador e dirigentes...

Apenas me posso limitar a aguardar e acreditar que sabem o que estão a fazer...

É que desconhecendo o que se passa internamente...é trabalho escusado estar a tentar adivinhar...
Para isso, tento no euromilhões, onde também...não acerto...!!

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.07.2014 às 21:09

Meu caro, ser adepto/sócio não é somente ir ao estádio ver e apoiar a equipa. É este tipo de discussão salutar que também ajuda a aproximar todos do clube, tradicionalmente.
Sem imagem de perfil

De Noivo de Verde a 27.07.2014 às 21:09

Era tão bom que mais seguissem o seu exemplo caro Max...

No entanto se é para divagar, e falando apenas por mim, prefiro o positivismo e optimismo em relação ao negativo.
Sem imagem de perfil

De MaxMartins a 27.07.2014 às 21:56

Amigo...de verde...

Mas olhe que não há pessoas mais optimista do que eu...

Não sou é muito dado aos exercício adivinhatórios...!!

SL

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo