Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Somos mesmo muito tenrinhos...

Desert Lion, em 10.02.14

 

O Regulamento Disciplinar da Liga abria espaço para o Sporting reclamar vitória no dérbi frente ao Benfica, mas, ao concordar com o adiamento do jogo, o clube de Alvalade abdicou dessa possibilidade legal.

 

Segundo o art. 94.º do citado regulamento, sobre a não realização de jogos por falta de condições do estádio, de segurança ou dos equipamentos, "quando um jogo oficial não se efectuar ou não se concluir em virtude do estádio não se encontrar em condições regulamentares por facto imputável ao clube que o indica, é este punido com a sanção de derrota", além de uma pena de multa.

 

Após o adiamento do jogo, Mário Figueiredo, presidente da Liga de Clubes, afirmou: "Caíram, salvo erro, três placas e uma de 40 metros quadrados. Evitámos uma tragédia. A decisão foi unânime e a segurança não pode ser colocada em causa. Podia ter acontecido um desastre no Estádio da Luz, mas felizmente as coisas correram bem. Foi uma decisão drástica, mas em bom tempo se tomou".

 

No entanto, o Sporting preferiu aceitar os termos do artigo 22.º do Regulamento de Competições da Liga, relativo ao adiamento de jogos e casos fortuitos, em vez de seguir para uma batalha jurídica com o eterno rival. De acordo com este artigo, "quando, por causa fortuita ou de força maior, não se verifiquem as condições para que um jogo se inicie (...), este realizar-se-á (...) no mesmo estádio, dentro das 30 horas seguintes salvo se os delegados dos dois clubes declararem no boletim do encontro o seu acordo para a realização (...) do mesmo noutra data".

 

Foi o que aconteceu no domingo à tarde, quando a Protecção Civil deu conta aos clubes dos riscos que existiam para a segurança de todos os presentes no local. Os delegados de Benfica e Sporting concordaram com o adiamento do dérbi para amanhã à noite e o resultado que poderia ter sido decidido na secretaria será discutido em campo (20h15).

 

Leia aqui os regulamentos:

 

Artigo 94.º do Regulamento Disciplinar da Liga

 

Não realização de jogos por falta de condições do estádio, de segurança ou dos equipamentos

 

1. Quando um jogo oficial não se efectuar ou não se concluir em virtude do estádio não se encontrar em condições regulamentares por facto imputável ao clube que o indica, é este punido com a sanção de derrota e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 12 UC e o máximo de 50 UC e com a sanção de reparação à Liga e ao adversário das despesas de arbitragem, de delegacias, de organização e do valor da receita que eventualmente coubesse ao adversário.

 

2. Se um jogo não for realizado por falta de condições de segurança imputáveis ao clube que indica o estádio, o clube é punido nos termos do número anterior.

 

3. Quando o jogo se realizar em estádio neutro é mandado repetir, sendo apenas aplicáveis as sanções de multa e de reparação ao clube visitado, salvo se as faltas previstas nos números anteriores não lhe forem imputáveis.

 

Artigo 22.º do Regulamento de Competições da Liga

 

Adiamentos devidos às alterações dos estádios e casos fortuitos

 

1. Quando, por causa fortuita ou de força maior, não se verifiquem as condições para que um jogo se inicie ou se conclua, este realizar-se-á ou completar-se-á no mesmo estádio, dentro das 30 horas seguintes, salvo se:

 

a) os delegados dos dois clubes declararem no Boletim do Encontro o seu acordo para a realização ou conclusão do mesmo noutra data, respeitados os limites referidos nos n.os 2 e 3 do artigo 19.º;

 

b) qualquer um dos clubes em causa tiver de realizar um jogo oficial das competições da UEFA na semana seguinte, caso em que o jogo se realizará ou completará em data a estabelecer por acordo entre os clubes dentro do prazo das quatro ou duas semanas seguintes, consoante se trate, respectivamente, da primeira e segunda voltas; na falta de acordo, a Comissão Executiva decidirá a data e a hora do jogo.

 

c) qualquer um dos clubes em causa tenha que dispensar algum dos seus jogadores para a respectiva selecção nacional, caso em que o jogo deve ser realizado ou completado em data a estabelecer por acordo entre os clubes dentro do prazo das quatro ou duas semanas seguintes, consoante a duração da convocatória dos jogadores para as selecções nacionais.

 

Noticia do Jornal SOL

  

E nem me venham cá com desportivismos: se as regras existem são para ser cumpridas, e mais exigentes devemos ser quando o que está em causa é um jogo com os "limpinhos, limpinhos" (que até se deram ao desplante de me fecharem numa gaiola na última vez em que os visitei)...

 

Adenda: Comunicado do Sporting que foi entretanto publicado, pode ser lido na íntegra aqui.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:37

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


28 comentários

Sem imagem de perfil

De jose guinote a 10.02.2014 às 19:15

Um bom principio é, certamente, o de se aplicarem os regulamentos. Nesse caso o Sporting deveria ter reclamado a vitória, nos termos regulamentares. Uma outra abordagem sobrepõe uma atitude baseada no desportivismo e no fair play - não tirar vantagem do infortúnio alheio - que, acho eu, tem que ser ponderada conjuntamente com a resposta à seguinte questão: como se portariam os nossos adversários se as posições estivessem trocadas? Se o Presidente do Sporting acha que os nossos rivais usariam dos mesmos elevados padrões de desportivismo de que ele deu mostras, terá feito bem. Parece-me a mim que a análise de Bruno de Carvalho é uma clássica analise "a menos da realidade". Numa situação oposta estaríamos agora a lamentar os 3 pontos que tinham voado agarrados à cobertura.
Imagem de perfil

De Desert Lion a 10.02.2014 às 19:34

Ainda que a analise fosse essa, a decisao teria de ser a outra, caro Jose Guinote.

Eu vi os elevados padroes de desportivismo desta gente final na Taca Lucilio , que depois de nos ser roubada descaradamente, ainda foi levada provocatoriamente para a conferencia de imprensa. Vi o limpinho, limpinho do "mestre da táctica ", de há pouco tempo atrás E vi-me apertado, em pé , totalmente incapacitado de ver o jogo, ou quase de respirar, quando fui fechado numa gaiola com mais milhares de sportinguistas, dentro daquele galinheiro (a desculpa para o poderem fazer foi, precisamente, existir essa possibilidade nos regulamentos...).

E nem brinque comigo sobre infortúnios ": antes de mais porque fez vento em todo o pais e não vi mais nenhum estádio a desfazer-se aos bocados e depois porque, se calhar, o que andam a poupar na manutenção da cobertura foi o que gastaram no palhaço do sérvio que marcou o golo do empate em Alvalade...
SL
Sem imagem de perfil

De jose carlos dos santos guinote a 10.02.2014 às 19:40

Peço desculpa mas no meu comentário está clara a minha posição. Limitei-me a reflectir sobre os cenários que quem decidiu em nome do Sporting terá ponderado. O que não equivale a concordar com a decisão.
Imagem de perfil

De Desert Lion a 10.02.2014 às 19:44

Peco desculpa caro Jose Guinote: foi uma interpretacao abusiva da minha parte.
SL
Sem imagem de perfil

De L a 10.02.2014 às 19:28


Segundo o PMAG, ontem podia ter acontecido o mesmo em qualquer estádio mas não aconteceu em mais nenhum. Ao 2º comunicado do dia de hoje já é preciso uma vistoria independente que até apurava responsabilidades para o art. 94º mas se não for realizada jogamos na mesma e a responsabilidade é só do Benfica. Que problema. E bastava vir à blogosfera leonina.
Imagem de perfil

De Desert Lion a 10.02.2014 às 19:41

Pois... ou foi falta de conhecimento, ou foi medo de desagradar ao amigo do pmag... a verdade e que nos somos sempre os tansos e parece que ainda nao e esta direccao que vai mudar essa imagem de marca...

SL
Sem imagem de perfil

De Fredy a 10.02.2014 às 19:31

Pessoalmente não gostaria nada mas mesmo nada de ganhar este jogo na secretaria!

Se ainda tivesse havido intenção por parte do Benfica de ganhar vantagem devido ao que aconteceu, a minha opinião já seria diferente.
Imagem de perfil

De Desert Lion a 10.02.2014 às 19:43

Mesmo que nao tenham intencao, isto ja tinha acontecido: so nao quiseram foi gastar o dinheiro para repararem o que estava mal feito o probleme devia ser deles.

Mas la para terem noventa e nao sei quantos jogadores com contrato profissional, parece que para isso ja nao falta o graveto...

SL


Sem imagem de perfil

De jose carlos guinote a 10.02.2014 às 21:32

Parece-me uma posição correcta. No entanto, há uma outra análise que temos que realizar. O que aconteceu foi responsabilidade do Benfica. podemos afirmar que será sobretudo vítima daqueles em quem confiou para construir e manter o estádio ou partes dele, mas não foi previdente tendo já ocorrido episódios que suscitavam dúvidas sobre a estabilidade daquela parte da cobertura. Não querendo o Sporting vencer com base no infortúnio alheio tem no entanto que defender os seus interesses. Exigir uma cabal reparação do estádio depois de uma vistoria efectuada por entidade independente - nunca por nunca a Martifer - e depois de essa entidade ter defenido como esses trabalhos se deveriam realizar é a primeira atitude elementar. A segunda é que os trabalhos depois de concluídos devem ser de novo vistoriados para que essa entidade considere o Estádio em condições de ser utilizado. Não me parece que este "cronograma" seja compatível com a realização do jogo terça-feira às 20h 15m. A quem interessa esta urgência' Sejamos claros se é correcto admitirmos que queremos jogar o jogo e não queremos ganhar na secretaria fazê-lo terça-feira às 20h 15m parece motivado por um secreto desejo de dar vantagem ao benfica.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 10.02.2014 às 19:33

Caro Desert Lion, este caso é profundamente desagradável. Se outros fizessem a sua obrigação, não haveria polémica nenhuma, porque não haveria dúvidas. Eu não quero que o Sporting fique com a fama de querer fugir ao jogo. Eu quero é que o Sporting vá lá chapar-lhes GOLOS na tromba, para que eles engulam as piadinhas de que se não fosse o vento, o Sporting tinha perdido mais uma vez. Fugir da Luz? Temos é de ganhar lá, mesmo com aquilo tudo podre, camandro!
Imagem de perfil

De Desert Lion a 10.02.2014 às 19:47

O Sporting nao foge. O Sporting esteve la, com tudo e com todos, pronto para jogar! Se as prioridades deles sao gastar o dinheiro em Farinas e despacha-los para o Dubai, em lugar de consertarem o galinheiro atempadamente, disso e que ja nao temos culpa...

SL
Sem imagem de perfil

De L a 10.02.2014 às 19:58


A única certeza que ainda não ter havido jogo trouxe foi que no domingos não fomos roubados na Luz.
Imagem de perfil

De Desert Lion a 10.02.2014 às 20:02

Fique descansado que nao perde pela demora, caro L :)
SL
Sem imagem de perfil

De L a 10.02.2014 às 20:13


A fórmula continua a mesma, uma equipa jeitosa, bons árbitros e sobretudo boa imprensa. A prova da cor da imprensa é que nunca se falou da vistoria para apurar a causa do acidente e respectiva responsabilidade - nos acidentes rodoviários também são sempre os próprios condutores envolvidos que fazem de inspetores das seguradoras - mas tão só para assegurar o jogo para amanhã. E diga-se em abono da verdade que ambos os casos requerem vistoria independente e para o grosso da imprensa a Matifer também foi desde ontem mais do que suficiente para dizer se há ou não jogo amanhã.
Imagem de perfil

De Desert Lion a 10.02.2014 às 20:31

Bem sabemos para onde pende o coracao da imprensa desportiva deste pais...
Sem imagem de perfil

De HY a 10.02.2014 às 20:14

Sinceramente, nao creio que houvesse fundamento para reclamar os 3 pontos. Perante uma situação de alerta publico de mau tempo como semidéias imputar os factos aos lampiões? Nao pegaria, de certeza.

Agora aceitar que a Martifer seja quem decide que há condições ou nao há para haver jogo... Isso é de republica das bananas...
Imagem de perfil

De Desert Lion a 10.02.2014 às 20:29

A Direcção do Sporting tinha dois caminhos, caro HY:
- considerava o Benfica responsável por não ter condições de segurança no seu estádio e pedia os 3 pontos ou
- considerava este um infortúnio e exigia a marcação do jogo para as 30 horas seguintes.

Amigalhacos como somos, demos 48 horas para que o Benfica tivesse oportunidade de implementar os tais procedimentos de Republica das Bananas. Assim sendo, considera-se facto consumado o acordo do Sporting a esta conduta.

Vir agora com um comunicado tardio a exigir isto ou aquilo, já não leva a nada e só nos fará parecer ainda mais fracos. Era naquele momento que a posição de forca teria de ser tomada, no estrito cumprimento dos Regulamentos.

SL
Sem imagem de perfil

De L a 10.02.2014 às 20:46


O mesmo amigalhaço que também é presidente da LPFP e que achou de bom tom manter todos os jogos para a hora que as autoridades pediam para que ficássemos todos recolhidos em casa - ao menos deu para reparar anormalidades só num campo - já veio confirmar todas as assinaturas independentes esta tarde e mais uma, CML, proteção civil, Liga, etc, isto ainda antes da intervenção de melhoramentos. Amanhã haverá outra já com intervenção e que também já tem parecer. Não incomodem o Benfica.
Imagem de perfil

De Desert Lion a 10.02.2014 às 21:26

Nem que a vistoria fosse feita logo ontem, as 18,45h, nao tenho duvidas de que essa gente toda assinaria por baixo.
Como a galinhagem costuma dizer: "Ninguem para o Benfica"!
SL
Sem imagem de perfil

De phanatik a 10.02.2014 às 20:57

é phá mas tem algum sabor ganhar um jogo na secretaria???
o futebol joga-se dentro de campo!, só fico chateado de o efeito surpresa do LJ não ter ocorrido.
vamos acreditar que vamos ganhar em campo!!!.
alguem sabe se o garay sempre joga na mesma amanha??
Imagem de perfil

De Desert Lion a 10.02.2014 às 21:22

Claro, claro, as regras nao interessam para nada, vamos mas e jogar porque assim e que tem graca... Mas tivesse sido o Godinho a dar esta abebia as galinhas e o que nao ia para ai de revolta e insulto por essa blogosfera fora...
SL
Sem imagem de perfil

De phanatik a 10.02.2014 às 22:54

Não digo k não tenhamos razão, apenas o k digo é k não me daria gosto nenhum ganhar este jogo sem o chegar a jogar,uma vitória em campo sabe muito melhor,e acredito k vamos ganhar...
Sem imagem de perfil

De L a 10.02.2014 às 21:42


Quem é que ainda anda a tentar chegar às meias finais da Taça da Liga na secretaria? Com o Benfica que até fomos nós que causamos os últimos danos na cobertura apurava-se quem mente.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 10.02.2014 às 21:29

Eu acho que o Sporting esteve muito bem

Não sei que hipoteses teriamos de ganhar na secretaria, mas mesmo que ganhassemos, seria sempre uma vitoria froxa e ficaria sempre no ar o nosso receio em enfrentar os lampiões

E já repararam a mensagem que se está a passar para os atletas ? è uma mensagem que acreditamos neles, que poderiamos eventualmente vencer sem jogar, mas que confiamos neles e que queremos ver essa vitoria dentro das 4 linhas.

Para quem compara isto ao que se passou com o porto - não se esqueçam que, de qualquer forma, esteve um temporal do caraças e no dragão tudo se passou de proposito, atrasaram-se de proposito, fizeram aquilo que sempre fazem, como clube de merda que são.

quanto aos lampiões - têm a humilhação de ter o estádio a cair ao bocados e parece-me que vão pensar sempre 2x antes de fazer alguma piada sobre o nosso estádio
Imagem de perfil

De Desert Lion a 11.02.2014 às 02:46

Caro iorda9, pelo que percebo a sua argumentacao passa pela mensagem de crenca a transmitir aos jogadores. Permita-me entao que lhe diga que o que deveriamos fazer era dizer ao Benfica para marcar o jogo para quando quisesse, tipo assim "a vontadinha". Porque senao ainda parecia que tinhamos medo de ir la jogar...

Uma outra nota ainda quanto a essa crenca: os jogadores sabem bem, porque nao sao burros, o quanto acreditamos nesta equipa. O que tambem sabem muito bem, porque nao sao burros, e que os jogos com esse adversario nunca se decidem pelas exibicoes que vierem a fazer: sao decididos de outras maneiras.

Pelo que a mensagem que seria passada aos jogadores se exigissemos os estrito cumprimento dos Regulamentos seria apenas uma: "estamos com voces, e somos mais uma farpa a incomodar quem constantemente nos nos vigariza!"

Assim, a imagem que fica para os jogadores e outra: deixem la roubar e nem se chateiem muito, que nos ainda colaboramos no gamanco...

SL
Sem imagem de perfil

De Dinis Silva a 10.02.2014 às 21:32

A fragilidade da cobertura do Estádio da Luz é a exacta medida da fragilidade das instituições que devem servir o interesse publico.
Não há nenhum espaço publico em Portugal que possa conter tanta gente como este Estadio.
Nunca houve um problema de fragilidade estrutural e de exposição de riscos sobre utentes de espaço publico tão evidente como o que ocorreu ontem, e ainda por cima reincidindo e na sequência de acontecimentos anteriores.
Aliás, nunca em Portugal se evacuou um recinto com 60 mil pessoas.
O que é isto senão uma situação excepcional, de extraordinária relevância, de imensa gravidade, que ultrapassando as fronteiras do clube afectado convoca, ou deveria convocar à acção imediata instituições oficiais?
Se não actuam num enquadramento destes, onde, quando e porquê poderão no futuro actuar?
Como é que se pode perceber o silêncio, a inacção , porventura a conivência, de instituições da cidade e do País? Estarão os líderes dessas instituições a limitar a actuação e vontade de intervir dos seus profissionais? Quererão ficar bem vistos e reclamar os votos de uma candidatura futura?
A não intervirem neste processo, fica uma certeza: não têm utilidade para os portugueses e os portugueses saberão que não podem confiar nessas instituições que pagamos com os nossos impostos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2014 às 21:38

Excelente análise caro Dinis Silva. Nem mais !!!

Lamentavelmente, está e vai continuar verificar-se o que mais teme e condena.
Imagem de perfil

De Desert Lion a 11.02.2014 às 02:52

So na pala de Alvalade e que deu jeito actuar: interditada pela Sec. Estado da Cultura no nosso excelso ex-Presidente, PSL.

Com a cobertura da luz, e' tudo 'a vontadinha: "Ninguem Para o Benfica!"

E o que e mais triste e que nem sequer nos o tentamos fazer...

SL

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo