Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sou blogger com muito orgulho !

Isabel Trigo Mira, em 28.09.15

 

18553272_fetnP.jpg

Estive ontem na AG do Sporting, onde ouvi durante cerca de duas horas, o nosso Presidente falar sobre FB, Blogs e outras "maquiavélicas" maneiras de comunicar através das redes sociais. Uma pessoa que as usa tão frequentemente como ele, deveria estar contente e agradecido por ter leitores... e por este meio ser usado pelos seus apoiantes e seguidores com uma frequência tal, que não nos passa despercebido. Infelizmente nem todos dão a cara.

 

Para aqueles que "não viram" ninguém dos blogs na AG...eu estava lá ! Se era a única, não sei, mas sei que sou Blogger deste Camarote Leonino (embora escreva muito pouco) com muito orgulho, pois não há AG em que este Blog não seja mencionado.

 

Quanto aos votos secretos que nos são atribuídos logo à entrada para serem postos em urnas  (não sei para quê pois o Presidente da MAG a primeira coisa que faz é perguntar se se pode votar de braço no ar), fazem parte de uma coleção que tenho de votos "democráticos". 

 

E para terminar a minha "visão" da AG de ontem, só posso afirmar que cada vez estamos mais divididos, porque de AG para AG só ouço ataques aos Sportinguistas que não concordam com a filosofia seguida por esta Direção.

 

É triste, sempre fui Sportinguista desde que me conheço, e sempre respeitei todos os sócios e adeptos, mesmo aqueles que não estavam de acordo com os Presidentes com quem trabalhei, sempre defendi a união de todos, porque os nossos inimigos/adversários, não são os Sportinguistas, mas sim os que lutam contra nós nos relvados e nos pontos chaves/importantes do futebol português.

 

Não me alongo mais sobre este tema para não me tornar repetitiva, já tudo foi dito pelo Rui Gomes e outros bloggers e, concordo plenamente com o que foi escrito.

 

VIVA O SCP !

SL

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 13:51

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


45 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 28.09.2015 às 15:06

Ao Tiago Martins deve ter passado despercebida a presença desta ilustre blogger na AG!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.09.2015 às 15:36

Caro Pedro,

Esse suposto Tiago Martins - e digo suposto porque nem sequer é o nome ele - nem sequer esteve presente na Assembleia Geral.

Decidiu, como já fez no passado sob outros pseudónimos, vir aqui hoje dar umas bocas disparatadas.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 28.09.2015 às 15:11

Cara Isabel Trigo Mira,
O BLOG - Camarote Leonino é mencionado por boas ou más razões? Penso que pela segunda opção face aos vários POST contra a filosofia da direcção. No entanto e em relação a esta FILOSOFIA de direcção o que mais me choca não é estarem contra a mesma, mas sim quando estão contra a maneira de como a direcção o faz, mesmo que se revejam nessa filosofia.
Eu não acho que os Sportinguistas estejam divididos pelo SPORTING mas sim pela maneira de como está a ser "comandado" o seu/meu/nosso SPORTING... e sabe qual a razão porque estamos "divididos" nesse campo? Simples, não estávamos habituados! Uns gostam, outros não! E alguns, como eu, estão se bem marimbando como o BdC e seus pares transmitem as suas ideias... desde que aquilo que façam seja em prol do SPORTING. E o que fazem só poderemos analisar a prazo.. pois no imediato é dificil verificar se a obra está a ser "bem feita" ou se estamos a construir uma "casa de papel"...
Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.09.2015 às 15:45

Caro PSousa,

O Camarote Leonino é referido constantemente em Assembleias Gerais porque a postura alerta e crítica dos seus redactores incomoda a liderança, sobretudo por esta não valorizar a liberdade de expressão desde que não seja a dizer ámen a tudo. Muito simples !

O universo sportinguista está significativamente dividido, mas não pelo vasto leque de opiniões que, tradicionalmente, fazem parte do ser Sporting. Está dividido porque Bruno de Carvalho iniciou deliberadamente essa divisão, para conquistar, ainda enquanto na oposição. Desde que foi eleito, continuou a fomentar, por todos os meios ao alcance, essa mesma divisão, porque, na sua óptica, a divisão solidifica a sua posição.

E não precisa de acreditar ou concordar, é um facto incontestável.
Sem imagem de perfil

De JC a 28.09.2015 às 16:10

"O universo sportinguista está significativamente dividido"
E essa sentença está fundamentada em quê?
Neste naco de prosa?
"e a ideia que me veio à cabeça é uma cena em que o Bruno Carvalho enquanto fala é interrompido por enfermeiros do asilo de onde ele fugiu que lhe põem um colete de forças enquanto ele continua a falar com uns tiques bizarros." (city lion)
Alguém pode dar credibilidade a textos escritos por este City?
Imagem de perfil

De City Lion a 28.09.2015 às 17:29

JC, quem me dá mais credibilidade é quem lê e comenta começando em si e passando pelo seu mestre.
Sem imagem de perfil

De JC a 28.09.2015 às 18:14

Enchem a boca - e caixa de comentários - com criticas à falta de democracia nas AG's e passam a vida a editar comentários :-)
Sem imagem de perfil

De PSousa a 28.09.2015 às 16:13

Rui,
Muito agradeço a sua resposta no entanto a questão ou questões eram para a Isabel Trigo Mira, que esteve na AG.

Primeiro, não acho que por não se dizer "ámen" a tudo que sejam visados por isso..mas sim pela recorrência de vários "ataques".
Segundo, volto a referir que acho que o SCP não está dividido, a suposta divisão está no método de como a direcção reage (não estávamos habituados)

A questão do "incontestável" - só se for para si e para aqueles que também assim o achem.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.09.2015 às 17:00

É tudo muito subjectivo PSousa. Se fosse rever alguns dos meus escritos no jornal Sporting, verificaria que até naquele espaço ousei - e digo ousei porque não é o lugar próprio para o fazer - criticar algumas medidas tomadas por Direcções do passado. Apesar disso, fui sempre bem recebido e nunca fui acusado de ser oposição alguma, apenas que o ambiente, nesse contexto, era então muito diferente.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 28.09.2015 às 17:07

Rui,
Mas neste momento é tido como pessoa não grata em Alvalade?
Eu acho que podemos e devemos criticar as medidas que nós achamos não serem o melhor para o nosso clube. Mas o que vejo muitas vezes no Camarote é a critica de como se faz e não do conteúdo da acção.
No entanto, acredito que o ambiente seja muito diferente... porque há várias formas de liderar, concordemos ou não com elas...
Eu quando lidero equipas... não é pelo método aplicado hoje no SCP... no entanto muitos dos meus pares... conseguem bons resultados dessa mesma forma!
Depende muito da equipa ou equipas que gerimos!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.09.2015 às 17:13

PSousa,

Deve compreender que na nossa posição é invariavelmente quase impossível recomendar medidas de acção no imediato. Até o fazemos, pontualmente, relativamente a situações passíveis de leitura à distância, mas na maioria dos casos podemos apontar o que está mal, ou menos bem, mas por falta de informação que não chega ao domínio público ficamos condicionados.

Sem ter sempre razão - ninguém tem - não deixamos de tentar ser construtivos com a nossa crítica. E ainda bem que há quem de direito preste atenção, porque nunca nos devemos sentir isentos de crítica ou infalíveis.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 28.09.2015 às 17:20

De acordo que devemos sempre tentar dar a nossa opinião construtiva, mas tem de concordar comigo que muitos dos POSTS sobre BdC e a direcção, não foram dessa forma. Aliás, você deve-se recordar que na altura em que diariamente saiam POSTS com o mesmo personagem, eu questionei se o SCP era só ele!
Enfim.. eu vejo uma massa adepta unida em torno do SCP mas não em torno da maneira/forma de como o presidente se dirige ou cria guerras com tudo e todos.
Há muitas "guerras" que se fosse eu não teria comprado... mas ele pode ser mais compulsivo do que eu !
No entanto espero que ele, como todos nós, aprenda com os "erros".
Imagem de perfil

De Isabel Trigo Mira a 28.09.2015 às 17:37

Caro PSousa
Tem razão quanto às "más razões" com que o Blog é falado, pois se não se fala só bem, é-se automaticamente rotulado de "contra a Direção". Como ainda se vive num País democrático, a liberdade de expressão é-me muito querida. Estive na AG e não gostei da maneira como o Presidente fala dos Sportinguistas que, como eu, prezam a democracia e a tal liberdade de expressão. Aliás, nunca vi ou ouvi um Presidente dirigir-se aos associados e adeptos com termos que não são de um líder e muito menos de um líder do Sporting. O Rui Gomes respondeu ao seu comentário, embora eu saiba que era de mim que queria a resposta, tal como eu penso também.
Peço desculpa por não ter sido tão rápida como gostaria mas estou no trabalho e nem sempre tenho tempo disponível e obrigada por me ter lido.
As minhas cordiais SL.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 28.09.2015 às 17:51

Isabel Trigo Mira,
Obrigado pelo tempo e pela sua resposta.
Também não estou de acordo de que não ter a mesma opinião, seja ser SEMPRE contra BdC ou outro qualquer. O que lamento é por vezes a insistência focada num só tema e numa só pessoa!
Sobre a forma de como se dirigiu aos sócios, nem me dei ao trabalho de o ouvir. Mas acredito que tenha sido mau pelo que está escrito por várias pessoas, apesar de ter de dar algum desconto.
Retribuo as saudações
Sem imagem de perfil

De Nuno Mourão a 28.09.2015 às 17:56

Por acaso já ouvi um presidente do Sporting chamar terroristas aos sócios...
Imagem de perfil

De Profeta a 28.09.2015 às 15:31

Ele cada vez que abre a boca, mais demente ele demonstra ser. Não corram com ele, não...
Como é possível que ele se preocupe tanto com sportinguistas anônimos que escrevem no facebook?? Serei sou eu que acha que isto são coisas de miúdos???

Será que esses anônimos dizem as verdades, e está com medo que os restantes abram os olhinhos??? Se assim for, é porque não tem autoconfiança no seu trabalho, e quando assim é, significa que podemos estar a ir pelo caminho errado.

RUA RUA RUA RUA RUA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Imagem de perfil

De Profeta a 28.09.2015 às 15:38

A propósito: as redes sociais foram uma arma letal de propaganda aquando da campanha eleitoral. Os soldadinhos eram - e são - às centenas!!!!

Normal que agora sinta a necessidade de controlar o que por aqui é dito, porque da mesma maneira que o facebook o ajudou a promover com demagogias atrás de demagogias, esse mesmo facebook pode derruba-lo...

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 28.09.2015 às 15:47

Apesar de ter votado 2 vezes em Bruno de Carvalho, e de ser apelidado por muitos como brunista, acho que ele não está a dar o passo que se exige a um Presidente do Sporting, passo a explicar:

BdC foi eleito num periodo de quase falência do clube, BdC era necessário já que era o unico dos candidatos que representavam uma revolução nos interesses que estavam instalados no clube. Neste aspecto BdC foi um campeão!!

A minha critica para BdC não se prende especificamente com o caso Carrilho, ou com a gestão aos criticos da sua gestão, mas sim, com uma tendência que me assusta na sua gestão... a constante necessidade para estar a guerrear, se não é com treinador, é com jogadores, se não é com empresários é com sócios... isto tem de acabar, BdC tem de saber dar o passo para ser o Presidente de todos os sportinguistas, e saber levar os assuntos e as guerras para resoluções pacificas, coisa que não tem conseguido.

Para já tem mantido os criticos à parte, devido aos bons resultados que tem tido, mas caso as coisas se invertam, os ataques que tanto faz a antigas direcções vão se virar contra ele próprio. BdC tem de aprender que um Presidente não pode estar constantemente a fazer guerra... mais, vê-se a qualidade de um lider, também na capacidade de saber fazer a paz e os compromissos com aqueles que não o apoiam, mas que no fundo são sportinguistas, porque se ele não o fizer, corre o risco de cada vez mais ter uma oposição (desta vez com mais substância) em Alvalade. Saber lidar com a critica faz parte das caracteristicas de um bom lider... exige-se isso a BdC!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.09.2015 às 15:53

Uma apreciação muito lúcida e sensata, caro Schmeichel. Louvo-o por isso e pelo seu sportinguismo, não obstante as nossas diferenças de opinião em outras matérias.
Imagem de perfil

De Profeta a 28.09.2015 às 15:55

Até na parte financeira ele é mentiroso. Os fundos russos e americanos eram uma fantasia, e o Daniel Sampaio e o Barroso só correram com o Godinho, quando a reestruturação ficou na gaveta do presidente, que viria a ser Bruno de Carvalho. Portanto, apesar da gestão desportiva ter sido medíocre, financeiramente não estávamos propriamente para acabar...

Deixe-se dessas tretas do "Salvador", porque está mais do que à vista que ele está nervoso. Porque só alguém que está nervoso e não acredita no seu trabalho, é que se dá ao ridículo de referir 6 anônimos que o criticam de forma construtiva na internet. Parece coisa de meninos, mas estamos a falar do presidente do nosso Sporting!!!

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 28.09.2015 às 16:15

Profeta,

"Portanto, apesar da gestão desportiva ter sido medíocre, financeiramente não estávamos propriamente para acabar..."

O que é para si gestão desportiva mediocre? ganhar 2 titulos; ir à Champions; são coisas que já não faziamos há mais de 6/7 anos... É suficiente para o Sporting? não... mas em 2013 alguém pedia mais a BdC?

É preciso reconhecer alguns méritos a BdC, por exemplo a escolha de treinadores (todos são treinadores de topo), bem como a contratação de diversos jogadores a custo baixo (Slimani, Jefferson, Montero, P.Oliveira, por exemplo). Se ele errou em algumas contratações? sim, claro... mas se fizermos um balanço de valor às entradas e saidas, vemos que hoje temos um plantel muito mais equilibrado e com mais valor do que o plantel de 2013 que ele apanhou!

"Porque só alguém que está nervoso e não acredita no seu trabalho, é que se dá ao ridículo de referir 6 anônimos que o criticam de forma construtiva na internet."

Este é o problema de BdC... mas o que é que interessa ao Presidente do Sporting que algumas pessoas o critiquem na internet?! aliás eu se fosse BdC, lia as criticas com atenção e aproveitava-as para melhorar, já que eu sempre aprendi na minha profissão a saber lidar com as criticas dos meus clientes (apesar de muitas vezes não concordar) e sabe porquê? porque só com elogios, entramos numa espiral de excesso de confiança onde nunca evoluimos, é preciso por vezes ouvir criticas para melhorar a nossa performance.
Com toda a sinceridade esperava neste mandato, um BdC com maior capacidade de gerir todos estes assuntos que só criam confusão para o universo Sporting e que não vejo nada de bom a resultar destas acções contra sócios do Sporting... apenas mais confusão, porque as criticas vão sempre existir!
Imagem de perfil

De Profeta a 28.09.2015 às 16:22

Para já, melhorou em relação a Godinho Lopes e Bettencourt. Mas não temos garantias de sucesso para o futuro.

Um 2º lugar sem competições europeias contra o Porto de Paulo Fonseca não é propriamente um milagre.
Ganhar uma Taça e Supertaça, de vez em quando, até o Guimarães e a Académica podem conseguir.

De resto, ele contrata bons treinadores (antes era só porcaria verdade seja dita), mas está sempre a arranjar conflitos dentro do balneário, incluindo com os próprios treinadores.

O tempo será mestre...
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 28.09.2015 às 16:41

Schmeichel estou de acordo no que diz, só que não acredito com a personalidade que tem BdC algum dia mude. Deixar de andar em guerras permanentes, saber lidar com a crítica ? Hum, não acredito, não acredito mesmo. É preciso ser muito optimista.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 28.09.2015 às 17:01

errata: "Estou de acordo com o que diz".
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 28.09.2015 às 17:40

Errata não Opção. A propósito, prof. Cavaco II, afinal a bola deslizou no tapete ou o Teo tinha as botas trocadas ?
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 28.09.2015 às 21:10

Eu
sinceramente prefiro nao me meter nesta guerra interna instalada. Prefiro falar de futebol e das nossas equipas , jogadores e treinadores, elogiar e criticar quando merecem.

Esta guerra preocupa-me como é do conhecimento geral a pior das guerras é a civil, e numa guerra interna já sabemos o resultado, todos saiem derrotados.

A ideia que fica é que o clube estava completamente minado, muito mais do que se imaginava, alimentava esquemas de toda a ordem , tornou-se um estado dentro de um estado.

Agora libertar-se de tudo isso parece uma missão quase impossível, hoje é BdC mas pelos vistos venha quem vier depois, será igual ou pior.

O clube esteve á beira da falencia financeira esteve quase a deixar de existir , eu que sou optimista vi a coisa bem negra , quando todos os dias era cavado mais um metro no fundo do poco.
Falou-se da belenização, falou-se que até seria melhor acabar o futebol e surgir de novo na divisão secundária,
Os esquemas que levaram ao apito dourado quase que acabaram connosco , o objectivo era mesmo esse, acabar com o Sporting Club de Portugal porque o minusculo mercado português nao tinha espaço para 3 galos , porque se comem uns aos outros.

Foi preparada uma nova era , a era nazi, a era dos eleitos , dos genes superiores, Benfica e Porto dividiríam o mercado no ora agora ganho eu, ora agora ganhas tu.

Mas surge um problema inesperado ,a lenda do Fenix torna-se realidade e das cinzas surge novo oxigénio, ressurgindo o Sporting Clube de Portugal e a sobrevoar as linhas inimigas, nao estavam preparados , foram apanhados de surpresa, muitos dos esquemas já montados a terem que ser rápidamente desmantelados,
espalhou-se a confusão, como é possivel? Não queriam crer no que viam. O pãnico instalou-se, o Sporting empurra entretanto um dos eleitos para 3º , obrigando-os depois a voltarem á sua caixa forte já vazia e gastarem o dinheiro que já não têm,que desespero e ......... instalou-se a guerra.

Todos procuram armas por toda a parte: facebooks, blogs, todos vestem a farda de oficiais comentadores e começam a disparar para onde estão virados, á feridos por toda a parte , nao sei onde posso esconder-me , todos os lugares parecem suspeitos, armadilhados com espiões por toda a parte.

A equipa de futebol podia dar uma ajuda para tréguas , bombardeando os adversários mas os poucos disparos vão saindo ao lado.e a tensão aumenta.

QUE JESUS NOS AJUDE!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.09.2015 às 15:50

Cara Isabel,

Da nossa parte, só é possível sublinhar o prazer e o orgulho em poder contar com a Isabel na nossa equipa de redactores do Camarote Leonino.

A liberdade de expressão é um direito que nos assiste, e que exercemos de livre vontade, quer Bruno de Carvalho goste ou não. Aliás, não estamos aqui para lhe agradar, mas sim para contribuir com o nosso sportinguismo - que até é posto é causa pelos devotos - mas que não nos move da nossa missão.

Um abraço
Imagem de perfil

De Isabel Trigo Mira a 28.09.2015 às 16:01

Obrigada Rui, o Camarote Leonino pelos vistos irrita alguns leitores/comentadores que se vão desdobrando em vários personagens.
SL
Imagem de perfil

De City Lion a 28.09.2015 às 15:55

Olá Isabel, desculpe só agora vi que tinha publicado este post e entretanto eu também publiquei um. Confesso a minha admiração por ter conseguido estar na Assembleia Geral a ouvir aquele discurso á Chavez. Como é tudo tão triste só apetece brincar com o assunto e a ideia que me veio à cabeça é uma cena em que o Bruno Carvalho enquanto fala é interrompido por enfermeiros do asilo de onde ele fugiu que lhe põem um colete de forças enquanto ele continua a falar com uns tiques bizarros.
Imagem de perfil

De Isabel Trigo Mira a 28.09.2015 às 16:25

City Lion
Claro que aguentei, confesso que com algum sacrifício, mas tinha que ir pois tratava-se da auditoria aos dois Presidentes com quem trabalhei, não fossem dizer que ninguém apareceu com "medo".
Quanto ao seu post, o Ricciard tem que zelar pelo dinheiro que já emprestou portanto não o vai deixar cair, mas só por isso.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 28.09.2015 às 16:02

O problema disto é que ninguém sabe quem é quem , há quem tenha opinião própria e crítica , há quem tenha más intenções pois a infiltração de opinião num clube frágil como o nosso é brincadeira de crianças para profissionais de comunicação. A desconfiança leva a que se coloquem todos no mesmo saco , mas é uma situação conjuntural que não vai durar muito mais tempo , pois os agitadores - que nem todos são sportinguistas - vão acabar por ser desmascarados e porque de facto não se podem estar a confundir pessoas que discordam com a direção com inimigos , até porque muitas dessas pessoas que são críticas tem passado e credibilidade no clube e a possibilidade de estarem a ser manipulados é elevada , sendo que a vaidade e a incompreensão sobre este corporativismo que é apenas conjuntural, leva muitos a tentar andar em contra-mão para se destacarem.

No que é essencial os adeptos estão unidos ao contrário do que se quer fazer parecer e entendem qual é o terreno que estamos a pisar , isto com ou sem Bruno de Carvalho é essencial para o progresso do clube e para o sonho dos seus fundadores.

PS: Vi a sua última aparição na CMTV , penso que no programa "mercado" , e esteve muito bem , criticou o que tinha a criticar e foi sempre muito inteligente a defender o Sporting , que acima de tudo é o mais importante.

Os sportinguistas reconhecem o seu trabalho. Tem obra feita no clube , e será sempre respeitada por isso. Não pode nem se admite que seja de outra maneira , pode estar descansada em relação a isso.

SL
Imagem de perfil

De Profeta a 28.09.2015 às 16:10

Há 6 anti-Bruno por essa internet fora!!! Há que os calar, porque dizem as verdades, e depois lá terá o Bruninho que ir gerir empresas falidas...

Nunca imaginei que 6 anônimos pudessem criar tanta turbulência no reino do leão...

Não, não é um sonho (ou pesadelo???), é a realidade...

LOL
Imagem de perfil

De Isabel Trigo Mira a 28.09.2015 às 16:40

Caro m1950
Defender o SCP em qualquer lugar em que esteja, mesmo não concordando com quem está à frente dos destinos do nosso Clube, será SEMPRE uma prioridade e uma obrigação de qualquer Sportinguista. Infelizmente há quem pense que não estar de acordo com o Presidente seja atacar o Sporting.
Agradeço as suas palavras tão simpáticas e são elas que me dão força para continuar.
SL
Sem imagem de perfil

De Belen a 28.09.2015 às 17:07



Isto é O Sporting Clube de Portugal!

Infelizmente a este nível nem Bruno de Carvalho, nem os que estão com ele nesta cruzada pueril, alguma vez poderão entender ou ambicionar.

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.09.2015 às 17:21

Onde é que está o vosso sentido de liberdade de expressão?! É para inglês ver?! A vossa atitude não tem nada a ver com os valores do clube. Hipócritas!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.09.2015 às 17:30

Apagaram-me dois comentários! E deixaram este porquê?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.09.2015 às 17:32

Não editei este seu comentário para o chamar a atenção que o seu outro comentário foi editado, não pelo conteúdo, mas sim por o autor não se identificar. Uma das regras deste blogue é não aceitar comentários de anónimos e se o sistema de moderação estiver activado, o processo é automático.

Queira identificar-se, mesmo com um pseudónimo, se deseja ver a sua opinião publicada. E não é a chamar nomes que vai lá !

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo