Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

george-washington-colocando-la-primera-piedra-del-

 

«Para nós é claro que o Sporting Clube de Portugal tem de ser gerido com muito rigor, exigência e eficiência. Os recursos disponíveis têm que ser optimizados, têm que ser reorganizados, com objectivos e responsabilidades claramente definidas e consequente responsabilização pelo que não há lugar a “jobs for the boys”.

Bruno de Carvalho, dias antes da sua eleição, em 2013.

 

Apenas 24 horas após anunciada a recandidatura à presidência do Sporting Clube de Portugal, é tornada pública uma lista com os 138 integrantes da Comissão de Honra de apoio a Bruno de Carvalho. Um processo de inegável celeridade face à pública reflexão de recandidatura por parte do actual Presidente, ou algo que na realidade nos diz que, esta candidatura, já estaria de facto a ser preparada há bastante tempo. Não 1 mês, não 1 ano, mas desde 2013.

 

Se analisarmos cronologicamente os diversos “actos presidenciais” desde Março de 2013, constata-se com relativa facilidade que este processo de angariação de apoios teve início 3 meses após as eleições, data na qual se celebra o primeiro acordo oficial do mandato: a parceria com a Fundação Aragão Pinto, que conforme anunciado em tal período, visava “reforçar uma ligação afim de gerar ganhos mútuos, partilha de Know-How, recursos humanos e técnicos”. Uma instituição de cariz social, da qual Bruno de Carvalho continua ligado aos órgãos sociais como Presidente do Conselho Executivo, figurando Ricardo Aragão Pinto como Presidente do Conselho Fiscal. Ricardo Aragão Pinto é um dos nomes, entre os mais de 130, a apoiar publicamente Bruno de Carvalho.

 

Esta Comissão de Honra, como um interessante elenco de personalidades de diversos quadrantes, alberga desde humoristas a deputados, a desempregados de longa duração e juízes. Algumas figuras do conhecimento público, das quais grande parte – ano após ano – continuam a gravitar em redor do Clube, ora apoiando este e aquele, da qual a sua presença pouco peca por surpreendente. Noutros casos, personalidades pouco conhecidas do universo geral sportinguista, nomeadamente do adepto pouco mais interessado do que o imaculado momento em que a bola penetra uma baliza. Em bom rigor, é quando o bola bate na trave e sai que a preocupação aumenta.

 

Com algum humor, que o comum adepto de Futebol não se preocupe: esta Comissão de Honra, em quase nada, tem a ver com Futebol. Parafraseando Rafael Bordalo Pinheiro, tudo isto não é mais do que o revivalismo de um período em que a Política em Portugal, decadente e tendenciosa, se considerava pelo genial ilustrador como a “Grande Porca”.

 

“Cá pelo país está tudo diferente e tudo na mesma. As lutas pelo poder continuam. Os partidos sucedem-se – e que a política é como uma “grande porca”. É na política que todos mamam. E como não chega para todos, parecem bacorinhos que se empurram para ver o que consegue apanhar uma teta.”

 

Clube de Amigos

 

Nesta Comissão de Honra distinguem-se elementos de reconhecidas qualidades. Vasco Rato por exemplo, Maçon (tal como Agusto Baganha ou Miguel Relvas) e homem das relações internacionais de Passos Coelho, é tido como um autêntico “elefante numa loja de porcelanas”. Conseguiu ao fim de 3 meses na presidência da Fundação Luso-Americana aquilo que nunca havia sido alcançado: litígios com diversos funcionários da instituição. Considerado como um Docente “desadequado e mal preparado” aquando nos anos 80 leccionava na Lusíada, esteve envolvido na polémica fundação da Tecnoforma: uma empresa que visava a formação de funcionários municipais para funções em aeródromos que não existiam, e nada faria prever que existissem. Ainda hoje nos lembramos da sua célebre frase “se não forem descobertas armas de destruição maciça no Iraque, darei a volta ao Rossio todo nú”.

 

Mas de virilidade e impetuosidade se faz hoje curso em Alvalade. José Matos Rosa esteve em 2015 envolvido numa sessão de pancadaria em plena arruada em Espinho, onde desempenhava funções como Director de Campanha pelo PSD. Um estilo em todo semelhante ao de Fernando Ruas, condenado em 2009 aquando cumpria o seu 3º mandato como Presidente na Associação Municipal de Municípios, pelo crime de incitamento de agressões físicas a elementos de… uma Associação com preocupações ambientais, a Vigilantes da Natureza. Violência física à parte, passamos para actos de violência verbal. Por diversas vezes conotado com actos lesa-pátria e pouco interessado na diplomacia, Mário “Não-deixo-cair-um-amigo” David, ex-eurodeputado PSD e amigo de Durão Barroso, exortou em 2009 Saramago a abandonar o País e renunciar à cidadania portuguesa. Pior, foi a sua traição a Guterres, quando se decidiu pelo apoio-relâmpago a Kristalina Georgieva na candidatura-lobby a Secretário Geral da ONU.

 

Em alerta laranja, muito se poderia dizer sobre Miguel Relvas. Porém, interessante a sua ligação a Francisco Febrero, com o qual integrou a estrutura accionista da Pivot SGPS, uma sociedade criada para a aquisição do bando EFISA (um Banco de Investimento do BPN). Relvas, homem de pouca sorte, acabaria chamado ao parlamento para explicar a ligação ao EFISA, depois de noticiado que o Governo do qual fez parte em 2013, injectou 90 Milhões no banco para o capitalizar antes da venda, que ocorreu por 38 Milhões. Ainda no que respeita ao Governo, em 2012 Paulo Morais (ex-PSD e professor universitário), considerou o actual parlamento como uma “grande central de negócios”, dando mesmo o exemplo dos interesses de Miguel Frasquilho, que estaria “inocentemente” a acompanhar o Programa de Assistência Financeira da Troika a Portugal, enquanto mantinha ligação ao BES. Frasquilho que não teve igualmente sorte em 2016, quando viu pela segunda vez o Tribunal de Contas reprovar uma série de medidas pouco claras que este tomou como presidente da AICEP – entre outras, a aquisição de seguros de saúde privados a funcionários e familiares desta agência estatal, num contrato que terá custado aos cofres públicos a soma de €534 Milhares.

 

Melchior Moreira, antigo deputado do PSD, licenciado em Educação Física e ex-professor do Ensino Básico, conseguiu aos 45 anos e após 9 anos de actividade política, uma pensão vitalícia. Em 2009, foi acusado por um grupo de trabalhadores da ERTPNP numa carta redigida pelos mesmos, de uso indevido de dinheiros públicos, onde se lia que “usufrui de regalias e mordomias, nomeadamente gasóleo para toda a família”.

 

Uma reflexão

 

Não valerá o precioso tempo do leitor, uma dissecação total dos elementos que compõem esta Comissão de Honra à candidatura de Bruno de Carvalho. Toda a informação em parte dos casos está disponível e de fácil acesso a qualquer um de nós. Supondo que se tratem todos de sportinguistas, caberá ao adepto comum a reflexão que bem entender.

 

publicado às 12:10

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


45 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 03.01.2017 às 17:00

Caro Nação Valente,

Eu tenho duas facções na família que me dão duas explicações completamente antagónicas.... os que viviam na altura em Portugal e os que viviam nas ex-colónias!

De acordo com os que viveram nas ex-colónias... eles dizem-me constantemente que quem mais sofreu foram muitos dos locais que tinham educação e tinham trabalho na função publica (na prática eram portugueses não brancos).... o que aconteceu a esta gente no pós descolonização?!

Outra questão prende-se com o argumento dado (e correcto) de que quem fez o 25 de Abril, fê-lo também com o objectivo de pôr fim à guerra colonial e descolonização imediata.... percebo que eram tempos conturbados, estávamos em risco de até podermo-nos tornar um estado comunista.... mas eu não vou dizer que o Mário Soares foi um grande líder, só porque diminuiu danos.... isto é uma visão muito débil do que é a nossa grande história de Portugal.
Por exemplo, o Mandela, não é Grande só porque fez mais ou menos.... ou porque diminuiu danos.... Não! ele acabou com o Apartheid, mantendo todos no mesmo país.... e sem guerra!

Mário Soares (tal como o filho) tinham e têm muitos interesses em Angola, tal como é conhecida a sua ligação maçónica, e ao grupo Bilderberg.... isto é, o Mário Soares até pode ter tido uma atitude de resolução de problemas..... mas exigia-se mais!.... perdemos um império que durou 500 anos, e ele acabou-o em menos de 1 ano, deixando-nos praticamente nada, tendo em conta o que investimos nas ex-colónias, como por exemplo a barragem de Cahora Bassa.

A história será sempre deturpada pelos vencedores.... aqui neste caso, pretendo apenas repor muitos dos erros históricos que existem sobre a pessoa do Mário Soares, um dos maiores responsáveis com o Cavaco Silva, para o estado caquéctico do actual Portugal.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 03.01.2017 às 17:31

Caro Schmeichel,

A História são factos. Depois há as interpretações. E ainda há as suposições associadas a narrativas que se vão tornando lendárias. Existe muita ignorância sobre o processo de descolonização. Mário Soares é uma espécie de cordeiro que tem que ser imolado para pagar os pecados de todos ou outros. Para além disso foi uma figura política de relevo e como tal será controversa. As nossas opiniões são sempre condicionadas pelo ideologia em que nos inserimos. Na vida e no futebol como por aqui se vê.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 03.01.2017 às 17:49

Só uma nota.... a História é simplesmente a interpretação dos factos... pelos vencedores!
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 03.01.2017 às 17:58

Caro Nação Valente,

Acredite que respeito as suas ideias, mas não concordo num todo..!
Deixo-lhe um video do 'cordeirinho'...

https://www.youtube.com/watch?v=NcBCp4G1_Ek

Fosse um qualquer anónimo a fazer isto, iria parar onde??

Sempre considerando, mas desta vez não subscrevendo, é assunto muito doloroso para mim e meus, que espero que consiga me compreender.
Obrigada
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 03.01.2017 às 17:51

Schmeichel,

Peço-lhe apenas que não volte a chamar-nos de cambada como fez antes e que me deixou muito aborrecida! Já passou da minha parte, em especial lendo estes seus comentários que subscrevo na íntegra e que lhe agradeço!

Não sou de rancores, nunca fui, por isso vivo harmoniosamente em Portugal, depois de ver a minha família chutada de Moçambique sem nada, sem nada, repito!
Valeu a competência profissional do meu pai, que logo teve ofertas em vários lugares do mundo e logo foi colocado no país que escolheu como 'quartel-general'!
Com isto, esteve longe da família por quase 30 anos, vindo só um mês por ano na altura do Natal. Chorámos lágrimas de sangue, como muito mais, tomados por quem seja mal informado, como exploradores de forma geral, o que é uma mentira colossal...! Havia alguns sim senhora, não que eu tenha visto, era garota, mas também havia cá e soube de casos muito tristes!
Mário Soares - só direi que não lhe aprecio, nunca apreciei, mas respeito quem o faça! Os falecido dr. Almeida Santos foi tio-avô dos meus filhos e até a este, demonstrei a minha antipatia pelo seu grande amigo! Mas também lhe digo que não lhe desejo a morte como muitos dos ditos retornados o fazem...Discordo de atitudes dessas, porque acredito na lei do retorno!! Contudo, respeito a ideia de cada um!
Mário Soares vendeu-nos sim, muito antes de nos prepararmos para encarar a independência, que todos concordamos ser um direito dos povos. Não fizeram como Inglaterra, que também teve Salazares mas deram o devido tempo para que as pessoas pudessem decidir com calma se saíam ou se ficavam...! No Zimbabwe, onde o meu pai morou e trabalhou até os 77 anos, muitos ficaram, alguns verdadeiramente massacrados pelo senhor Mugabe! Mas claro neste caso, pouco veem como racismo e outra forma de mentalidade colonialista!
Bom, fico por aqui, porque toda esta temática dói demais a quem sofreu na pele, como nós, que muitas lágrimas derramamos! Graças a Deus e ao imenso sacrifício dos meus pais, reerguemos a nossa vida com toda a dignidade, tirámos os nossos cursos universitários, tivemos empregos bons à custa da nossa competência, passamos a gostar muito de Portugal, mas parte do nosso coração ficou na terra natal, é normal! E cada vez que me lembro disso, faça ligação com Lusaka, porque foi a partir dessa entrega à presa, que começou a saga mais dolorosa.
Nem sequer espero ter compreensão da parte de quem nunca viveu esse drama, é preciso ter um coração gigante para isso!

Bem haja por isso Schmeichel!

***Peço desculpas ao Rui pelo off topic, foi mais forte do que eu...simplesmente lembrei-me do SOFRIMENTO porque passamos, nós e muitos mais. E também compreendo perfeitamente que não foi fácil para nós vindos de lá, nem para os de Portugal continental....! Só que nós também éramos portugueses, algo que muitos se esquecem!
xxx


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.01.2017 às 18:07

Já escrevi um reparo. A intenção do post não era debater questões políticas, salvo no que se associa à Comissão de Bruno de Carvalho.

Tudo o resto é irrelevante !
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 03.01.2017 às 21:59

Tem toda a razão, o blogue é seu e eu peço com humildade que apague o meu comentário, é de facto irrelevante, só eu e quem passou pelo que passamos é que podemos avaliar o nosso sofrimento!

Já vi muita gente a desviar para assuntos off topic completamente fúteis...neste caso envolve sentimentos profundos, dolorosos!
Se acham que a política não está de mãos dadas com tudo na vida, até com este tema proposto brilhantemente pelo Drake, não sei mesmo em que planeta vivem!

Não vos incomodarei...desejo o melhor a todos, mas esta doeu-me ....muitooooo!

Peço desculpas Rui Gomes e Drake Wilson, posso garantir-vos que não torna acontecer!
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 03.01.2017 às 22:30

Carlinha,

Este tema obriga-nos, a todos, coragem para encará-lo. Voltará a surgir doravante, onde provavelmente todos estejamos bem mais preparados para lidar com ele, assim como com as suas derivações pela ordem natural da experiência de cada um.

A Carlinha tem sido exemplo de coragem e clarividência. Hoje, tal como aconteceu com outros comentadores, falou-se neste texto um pouco menos de futebol.

O que, tal como hoje e sem ponta de humor, por vezes também é preciso.

Boa noite para si, e até breve.
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 04.01.2017 às 01:07

Com certeza estimado Drake, obrigada pela sua gentileza!
Grande abraço !!!!!!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 03.01.2017 às 20:54

Como a compreendo, mesmo em relação ao senhor Mário Soares.
A minha família toda passou pelo mesmo, mas em Angola.
É raro o dia que não tenho saudades do Lobito...o cheiro, o sabor da manga, da cana de açucar, das praias, festas, amigos...
Sem imagem de perfil

De HY a 03.01.2017 às 23:44

Carlinha, poderá citar-nos um desses Salazares que a Inglaterra também teve?
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 04.01.2017 às 01:05

HY, política? Nãoooooooooooo, esqueça!
Não leu que há normas a respeitar?
Olhe que a mim, basta dizerem-me uma única vez, não vou dar azo a mais nenhum puxão de orelhas! Não sou masoquista!!

Não é fugir ao assunto, até porque morei na ex Rhodesia e fui muito à Africa do Sul do apartheid..isto só para ter uma ideia...mas não desenvolva sff, que não responderei!

Bom ano!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.01.2017 às 01:15

Cara Carlinha,

Se se refere ao meu reparo durante o dia, não foi "puxão de orelhas" algum, apenas um simples alerta com a intenção, em simultâneo, de chamar a atenção a todos os leitores.

Espero que compreenda que o debate, na altura, estava a ser completamente desvirtuado.
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 04.01.2017 às 01:32

Nada a ver consigo Drake, no worries, comigo tudo passa depressa quando tenho verdadeira simpatia pelas pessoas.
Compreendo que hajam normas, mas também aprendi que sentimentos não podem entrar em equação... é pieguice incompatível com o mundo de futebol!

Abraço e muito obrigada!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo