Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

A Sporting SAD emitiu um comunicado mostrando o seu desagrado com Carlos Barbosa da Cruz e as interrogações do colunista no seu artigo de opinião no jornal Record, explicando ainda já terem sido accionadas as diligências legais "necessárias à defesa da instituição". Eis o artigo em questão:

 

 

Neblina que paira nas Pampas

 

20450744_u1Btt.png

O Sporting anunciou, há dias, a celebração de um protocolo de cooperação estratégica com o Racing Avellaneda, da Argentina, envolvendo diversas situações, incluindo a compra do passe do jogador Marcos Acuña, tudo por 9,6 milhões de euros. Apenas isto. Tenho gostado, até agora, do desempenho do Acuña, que me lembra o Nico Gáitan, talvez menos virtuoso, mas mais trabalhador e esforçado; o tempo se encarregará de dizer se a aposta foi ganha, mas as perspectivas são encorajadoras.

O que me parece criticável é a escassez de informação divulgada pelo Sporting, no quadro desta contratação. Por duas razões; em primeiro lugar, porque tendo o Sporting assumido, nomeadamente no caso Doyen, uma postura - correcta - de transparência em matéria de transferência e titularidade de passes, caber-lhe-ia dar o exemplo e esclarecer o mercado e os adeptos, com mais detalhe. Em segundo lugar, porque, a propósito desta transferência, muito se especulou na comunicação social; falou-se no apoio de um grupo de investidores, falou-se numa garantia bancária, falou-se no financiamento do Stellar Group, por conta da futura transferência do Adrien.


Parece-me que toda essa tergiversação aconselharia a que o Sporting fosse mais loquaz na disponibilização de informações sobre os termos do tal acordo estratégico com o Racing Avellaneda e explicasse com que dinheiro o passe foi pago, ou se houve garantias de pagamentos futuros, identificando, caso existam, as entidades envolvidas no negócio e respectivos beneficiários finais.

O Sporting tem desenvolvido um esforço coerente no sentido de combater os poderes ocultos no futebol, sejam eles a nível de organização, arbitragem, disciplina, etc; ora, as questões de transferências propiciam muitas águas turvas, muita gente pelo meio, muitos interesses por detrás da proverbial cortina, muitos circuitos financeiros, muitas aparências enganadoras sobre quem é dono de quê.

Veja-se a trapalhada que foi a repartição das mais-valias resultantes da venda de Ederson ao Manchester City, na qual nunca se percebeu muito bem a participação de Jorge Mendes - já de si questionável, porque um empresário não é suposto ter interesses económicos nos jogadores que agencia - e cujo acerto de contas, resultou na aquisição pelo Rio Ave ao Benfica dos passes dos jogadores Pelé e Nuno Santos, pelo mais que exagerado valor de quatro milhões de euros, tendo em conta que o primeiro esteve parado durante o ano e o segundo tinha sido vendido pelo próprio Rio Ave ao Benfica, onde nunca vingou, por muito menos do que isso. São estes jogos de sombras, de que o futebol é tão pródigo.

Esperava-se do Sporting outra postura, outra pedagogia; como em tudo na vida, a coerência é o pilar da autoridade moral.

 

 

C O M U N I C A D O

 

sporting-sad.jpg

  

1 - Ontem, o Dr. Carlos Barbosa da Cruz veio a público, na sua coluna de opinião no jornal Record, lançar um conjunto de insinuações sobre o modo como a Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD tem agido durante esta janela de mercado.

 

2 – Compete-nos recordar que, desde a chegada da actual Direcção e Administração, sempre nos pautámos por uma política de transparência e rigor, fazendo publicar no Jornal Sporting todas as informações relativas a transferências, contratos e comissões – quando existem – relativas a negócios de activos da SAD, bem como, na mesma altura, fazemos a mesma comunicação através da CMVM.

 

3 – Do mesmo modo, sempre colaborámos com as autoridades de regulação do mercado prestando todas as informações relevantes, além das que nos são solicitadas.

 

4 – Sendo a Sporting SAD uma empresa cotada, cujo principal accionista é um Clube centenário de dimensão mundial, todas estas suspeitas, levantadas de forma leviana e propositada, causam graves prejuízos ao bom nome e credibilidade das instituições.

 

5 – Nesse sentido, serão dadas instruções ao departamento jurídico da Sporting SAD para que dê o competente seguimento a este assunto tomando as medidas que se revelem necessárias à defesa da Instituição.

 

6 – Por fim, vem a Sporting SAD lamentar que continuem a existir no seio da Família Sportinguista quem alimente a mentira, a insinuação maldosa e a calúnia, que têm por único objectivo a desestabilização do Clube, fazendo o jogo de terrorismo comunicacional dos nossos rivais e adversários.

 

publicado às 05:08

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


10 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.08.2017 às 10:51

Duas considerações:

1- O mercado sul americano está cada vez mais caro, e sinceramente acho que é mais uma prova de que temos de apostar cada vez mais na formação e no mercado português. O Acuña parece ser um jogador esforçado, com um bom pé esquerdo.... veremos com o decorrer da época se vale o que pagámos. As teorias da forma de pagamento, são o normal sobre o clube mais transparente em Portugal... duvida-se de tudo!

2- A referência à venda do Ederson era-me completamente desconhecida, e que deveria ser alvo de investigação.... o Rio Ave compete no mesmo campeonato do benfica, logo estas ligações têm de ser muito bem esclarecidas. Um clube como o Rio Ave gastar 4M€ em jogadores de qualidade discutível, é a prova de manietação pelo Jorge Mendes.
Assim se percebe como é que um clube que vende durante anos acima de 100M/época depois não tem capacidade financeira para comprar jogadores.... vai tudo para o Jorge Mendes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2017 às 11:15

Quem é que afirmou "é tão fácil roubar um clube" ?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.08.2017 às 12:33

Rui Gomes,

Essa é a realidade do Sporting.... e de todos os outros clubes portugueses.

Eu não ponho as mãos no fogo pelo BdC, mas acredito nos R&C do clube.... aliás, foi norma imposta pelo BdC que todas as transferências fossem comunicadas as devidas comissões no R&C.... isto foi caso único em Portugal.
Quando a FPF impôs a comunicação dos valores pagos pelos clubes referentes a comissões, é estranho que ninguém no benfica se tenha insurgido contra os 30M pagos.... e o resultado dessa politica de comissões, está à vista, com a incapacidade negocial do clube da Luz na aquisição de jogadores.

Uma coisa tenho a certeza, a maioria dos dirigentes nacionais vê o cargo de Presidente como uma forma de se auto-beneficiar.... por isso não me choca a constante dúvida sobre BdC, desde que seja assente em premissas factuais.
Sem imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 04.08.2017 às 11:48

Schmeichel meu querido, quando li essa do clube mais transparente engasguei-me de tanto rir. Os negócios com o Caala e os dinheiros que entram do Sobrinho são transparentes à brava.

Pelo teor do teu comentário, o cheque este mês chegou mais cedo....
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 04.08.2017 às 12:20

Os negócios com o Caala são conhecidos e dentro das regras afinal o Recreativo de Caala é um clube que existe mesmo não é fantasma como outros, que envolvem ou envolveram negócios com outro clube portugues.

Apresente os dinheiros que entram do Sobrinho , dê exemplos .
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.08.2017 às 12:37

É publico a comparticipação da Holdimo na SAD do Sporting.... eu pelo contrario não me lembro de o Jorge Mendes ter comprado alguma comparticipação da SAD benfiquista.... isso sim, bastante obscuro!
Sem imagem de perfil

De Jorge a 04.08.2017 às 12:17

A questão para mim nem é o conteudo do artigo do CBC.

A questão é se o Sporting tem que responder desta forma a cada um que se lembre de questionar o que quer que seja. Quando digo desta forma, refiro-me concretamente ás ameaças veladas e ao ultimo ponto do comunicado que não passa de conversa para carneiro e que por esta altura já não impressiona ninguem.

Ou esclarecia as questões, ou remetia esse esclarecimento para o R&C ou pura e simplesmente ignorava.

Assim, ainda por cima, consegue trazer para a discussão um assunto que só me apercebi da existência exactamente por causa da resposta do Sporting. Se calhar há muitos mais como eu.

Calem-se lá, pá... a sério. E, já agora, se não se importam, dispensamos informação sobre os vossos sonhos. Vejam lá isso, não sei até que ponto essa fixação com gnomos não carece de tratamento.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.08.2017 às 12:35

Jorge,

Concordo.... o Sporting dá demasiada importância a meros comentadores.... se nada dissessem, ninguém saberia o que esse personagem teria dito.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.08.2017 às 14:27

Bom dia,

A única coisa que me apetece perguntar é se é mesmo verdade o que está no ponto 4 do comunicado? A sério que o sporting diz que um gajo falou de forma leviana causando danos ao bom nome e credibilidade do clube? A sério, que cromos (para não chamar outra coisa). Então o que têm feito de forma ininterrupta durante os últimos anos com o Benfica, os árbitros e tudo tudo tudo...? A sério? Eu tinha vergonha.

Samuel
Sem imagem de perfil

De Jorge a 04.08.2017 às 16:37

Sim, sim, vergonha na cara é o que se vê mais para os vossos lados...

Eu já desconfiava que o Benfica tinha que ter alguma coisa a ver com isto. :-D

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo