Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

18765661_agNDh.jpg

Há algo de surpreendente na actuação de Bruno de Carvalho como presidente do Sporting. Todos nos recordamos da sua auto-suficiência no momento da candidatura. Era a capacidade decisória, os conhecimentos, a experiência empresarial, os investidores… quando alguma coisa parecia falhar, falava grosso aos transeuntes e metia os opositores num saco. Tudo estava previsto, até o 3º elemento que não podia ser identificado porque sofreria sanções.

 

Bruno de Carvalho foi eleito e o tempo correu célere, o “execrável Ricciardi” foi promovido a “amigo Ricciardi”, idem aspas para Álvaro Sobrinho, fez-se a reestruturação financeira que estava na gaveta de Godinho Lopes, lançou-se a celebrada Auditoria no meio de gritos de prisão e outras coisas do género, enviaram-se receitas de Viagra para quem se dizia necessitar, bombardeou-se por aqui e por acolá…

 

Agora, no começo do terceiro ano que está sentado na sua cadeira de sonho, até parece que Bruno de Carvalho perdeu o sentido daquilo que é táctico do que é estratégico. Procura patrocinador mas proclama que o futebol é um “subsistema de ilegalidade”, critica a gestão de Godinho Lopes mas, igualmente, investe no limite para multiplicar os dividendos, a equipa preparava-se para uma eliminatória crucial mas afirmou que se não se passar à fase de grupos da Champions que o plantel será revisto, desanca na UEFA via facebook mas não recorre à diplomacia adequada e efectiva, lamenta o insucesso no play-off mas assistiu sem mexer uma palha aos assobios ao hino da Champions, a Liga Europa pode prestigiar o Sporting na esfera internacional mas a mesma competição é desvalorizada, é assalariado do Sporting mas acusa o futebol de ser um “paraíso do delito”. Mais uma vez recorreu ao facebook e foi buscar a conversa sobre a trampa.

 

Muitos sportinguistas elogiam a forma como o Presidente vive e gosta de defender o Clube, mas não aceitam as atitudes desprestigiantes que assume. Há quem elogie a paixão com que se refere ao Sporting, mas muitos consideram que obsessões retiram o discernimento. Acredito que um dia os sportinguistas voltarão a ter uma relação normal com aquele que presidir aos destinos do Clube, mas para isso será necessário deixar passar, pelo menos, uma geração. Receio que esta lógica primária dos “bons" e dos "maus" de um e do outro lado, com pouco ou nada pelo meio, terá consequências devastadoras. No entanto, um dia, os sportinguistas redescobrirão na matriz leonina uma forma de inter-relacionamento sem recurso a cartilhas de ocasião sobre verdades absolutas nem trarão na algibeira um livrinho com as citações do Mestre, pois recordarão que o dogmatismo inquestionável, em todas as ocasiões e lugares, impediu a adopção de boas práticas e de decisões acertadas.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:10

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


48 comentários

Sem imagem de perfil

De Belen a 28.08.2015 às 15:47

Gostava de acreditar. Já não acredito.

O Sporting tem um Presidente que se nos calhasse ao lado no restaurante pediríamos para mudar de mesa.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 28.08.2015 às 15:53

Bom, lá isso... Mas, há muitos sportinguistas que se encostariam à cadeira muito satisfeitos.
Imagem de perfil

De Profeta a 28.08.2015 às 16:33

A este tipo não é lhe é conhecido qualquer passado empresarial, foi apoiado por uma facção de putos, que ainda cagavam na fralda quando o Sporting era campeão, diz umas frases populistas contra os "croquetes", e fica tudo maluco!!!
E o Sporting??? Há ainda alguém que se preocupe com o Sporting???

Vi no dia do jogo contra o CSKA, no fórum da SIC Noticias, um tipo a dizer que se revê no BdC, e que só por isso, voltou a pagar cotas!!! A propaganda dos soldadinhos anda por todo o lado!! Isto já é doentio!!

As auditorias serviram para tudo, tanto na campanha eleitoral, como depois. Não concluíram nada a nível criminal, mas através de uma Assembleia-Geral populista - em que o próprio presidente apelidou de "ratos" e "cobardes" quem o critica o critica no facebook sem foto de perfil, para não falar dos que ele processou na justiça, por comentário na net (LOOL) - dá-se o golpe de misericórdia, expulsando um antigo presidente de sócio. E onde se preserva a história do Sporting???

Isto terá as suas consequências, mais tarde ou mais cedo. Se ganharmos, essas consequências serão adiadas, mas as vitórias não duram para sempre, e a história recente do Sporting demonstra-nos isso!

Nessa altura (até poderá ser mais cedo do que imaginamos) teremos uma espécie de guerra civil entre Soldadinhos vs "croquetes"??? É assim que se promove o Sportinguismo??

PS: Rezem para ganharmos o caso Doyen, senão, para Janeiro, é bem provável que tenhamos que vender alguns jogadores importantes.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 28.08.2015 às 16:50

Profeta

Os sportinguistas aguardam com cepticismo, uns, ou optimismo, outros, o que se vai passar no Sporting nos próximos tempos. De repente, o jogo com a Académica adquiriu uma dimensão inesperada… mas, o mais certo é não esvaziar o balão da polémica.

Costuma-se dizer que o futebol é o momento. Depende da bola que entra na baliza ou bate na trave, pois claro. Esta é outra razão para que o balão não esvazie por aí além. Se as estruturas directiva e técnica não se revelarem solidárias e comprometidas mutuamente, não haverá paz podre que esconda as evidências.

Agora ainda é Bruno de Carvalho que tem de governar o nosso Clube, embora, por esgotamento estratégico, comece a revelar dificuldades de manter um número significativo de sportinguistas convictos da meritocracia da sua gestão. Nem a agressiva estratégia comunicacional em prevalece o princípio de que “o importante é a versão, não o facto”, que espalha versões dos acontecimentos de acordo com as conveniências e confundindo a veracidade dos factos, sustentará uma presidência que não tem um projecto de futuro para o Sporting.

Agora, parece que concluiu que o futebol é uma trampa. É ele quem o afirma. Em 2011 quando se candidatou pela primeira vez ainda não era?

Se o Sporting perder o caso Doyen há consequências de carácter financeiro, na credibilidade do Clube e na bondade da estratégia anti-Fundos.

Sem imagem de perfil

De Paulo a 28.08.2015 às 16:42

Ao post falta acrescentar Que pegou no clube no pior momento da sua historia financeiramente e desportivamente, em 3 anos levou a equipa á liga dos campeões, ficando em 2º lugar e ganhando uma taça de Portugal. Falta ainda referir que conseguiu mais valias de vendas (quando por exemplo no passado se vendeu João Pereira e Matias quando eram indiscutiveis na sua seleção), contratou o melhor treinador em Portugal (3 em 6 campeonatos e duas finais da Europa). Alguém tem coragem de rebater argumentos?

Sem imagem de perfil

De Júlio a 28.08.2015 às 16:58

Falácias vindas da mesa da assembleia geral sobre o pior momento. Pior momento vai ser quando ele deixar o clube quando tiver que sair pela porta pequena.
Sem imagem de perfil

De Paulo a 28.08.2015 às 17:32

No meu comentario pedi argumentos, de si recebi...nada. Não rebateu uma unica ideia, apenas disse mal do que eu escrevi mas não consegue arranjar um unico argumento, caracteristica dos do croquetismo, em que se diz mal por dizer mas sem nada a apontar. Já agora, é socio? Compra o seu lugar anual? Duvido....
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 28.08.2015 às 19:38

Júlio
Também receio que BdC saia pela porta pequena... para mal do Sporting!
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 29.08.2015 às 01:25

E quem é que lhe garante que vai sair pela porta pequena?
Se for um desejo seu ok aceitável mas não passa disso
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 28.08.2015 às 17:13

Paulo
Convenhamos que ao post falta acrescentar muita coisa. E aposto que muitas não mereceriam a sua concordância. Por exemplo, que vamos entrar para a terceira época desportiva com BdC e tudo permanece efémero e em permanente reconversão. O resto é música para entreter.
Sem imagem de perfil

De Paulo a 28.08.2015 às 17:30

Eu apresentei facto e o caro Leão, que apresentou? 4 linhas sem dizer nada. Diga-me lá o que fizeram as direções anteriores nas modalidades? Diga-me lá quantos socios perdemos? Diga-me lá, se conseguiamos encher estádios por esse país fora? Sim, isto é o Sporting de hoje em dia, não um clube moribundo, resignado, sem orgulho que apenas servia para promover alguns. Já agora, por curiosidade, é socio?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 28.08.2015 às 17:36

O Paulo pergunta se eu sou sócio! Primeiro faça o favor de identificar as suas funções de inspecção, depois informo-o.
Sem imagem de perfil

De Paulo a 28.08.2015 às 21:21

Pensava que estava a trocar argumentos com alguém normal. Infelizmente este seu comentário deixa-me sem reacção. Sou um sócio comum, que tem o seu lugar anual, que gosto de falar. Infelizmente apanhei o interlocutor errado. Ao que ponto esta gente chegou...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.08.2015 às 22:10

Caríssimo Paulo,

Se a sua ideia é aparecer neste espaço - apenas e tão só quando algo refere ao presidente - para ser rude para quem tem uma opinião diferente da sua, rapidamente verificará que a sua liberdade de expressão eclipsará.

Não duvido que é inteligente o suficiente para compreender a sugestão.
Sem imagem de perfil

De AF a 29.08.2015 às 16:09

entretanto respostas para o Paulo sobre outro tema (das várias perguntas que ele fez) que não seja o de ser ou não sócio é que nada... E passa mais um dia no camarote em que ao se debater o que quer que seja que não dá jeito, há uma rápida inversão de papeis com ataques à mistura e uma saída pela porta pequena por parte do autor do post inicial que deixou um simples sócio do clube sem resposta. Tudo normal portanto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.08.2015 às 17:48

E está preocupado com as respostas às questões do "Paulo" ???

Não pense que engana seja quem for...
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 28.08.2015 às 17:05

caro leão zargo,

vamos ser sérios, nem vou discutir ao pormenor o seu post.
de todos os candidatos que estavam disponiveis quem faria melhor ?
opcão - 1 godinho
opção - 2 dias ferreira
opção 3 - severinio
opção 4 - baltazar
opção 5 - couceiro~
opção - 6 abrantes mendes

espero não ter esquecido de nenhum com qual concorreu.
tinhamos o bdc mais estas 6 opções, o que teriam estas 6 opções feito de diferente para melhor do que bdc ?

ah e desculpe lá essa do godinho ter a restruturaçao na gaveta tem a sua graça , é que estava mesmo na gaveta.
levar o clube a ruina e depois ter a restrutaração na gaveta até parece uma coisa de se gabar.


Imagem de perfil

De Leão Zargo a 28.08.2015 às 17:18

Fight
Permita que lhe diga que veio com as citações do livrinho do Mestre para ver se me impressiona. Pelo facto de alguém invocar o mau, eu não tenho de elogiar o medíocre.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 28.08.2015 às 17:30

desculpe lá leão zargo é uma falta de educação com essa do mestre, eu penso pela minha própria cabeça, acho que estamos entendidos e não vale a pena para o futuro vir com essa do mestre novamente.
o que não quer para si não faça aos outros, é uma democracia e por ter uma opinião diferente da sua não me faz seguidor de nada e tenha respeito nesse sentido.

a pergunta foi facil, se bdc não fosse presidente um destas 6 opções que mencionei seria o presidente, o que fariam melhor ?
eu só posso votar em alguém que se apresente para eleições e não num fantasma qualquer.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 28.08.2015 às 17:39

Fight, respondo-lhe que ficaremos no terreno da mera suposição.
Tive alguma confiança na candidatura de Couceiro. Ele perdeu, portanto é passado e agora resta ser exigente com Bruno de Carvalho.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 28.08.2015 às 17:58

pronto tem todo do direito de ter tido a opção couceiro somos livres de escolher o que achamos a melhor opção, o bdc ganhou foi a vontade dos sportinuistas, se fosse o couceiro também teria de aceitar e apoiar mesmo não sendo o meu candidato.

1 discutir o sexo dos anjos não leva a lado nemhum
2 - podiamos discutir a noite toda que não chegariamos a nenhum consenso.
3 - se o couceiro fosse presidente e o resultado fosse o mesmo teriamos uma grande parte de sportinguistas a criticar o couceiro.
4 - isso significa que não leva a lado nemhum, o sporting precisa de nós.
5 - o Sporting clube de Portugal precisa de nós

joganos mal a 2 parte em moscovo mas se o arbitro fosse correcto teriamos passado a brincar já nem falo do jogo em lisboa e isso nemhum presidente seja ele qual for consegue dominar mesmo tendo as melhores estrategias para o clube.
seja qual fosse o presidente.

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 28.08.2015 às 19:15

Fight
1. Creio que não estamos a discutir o sexo dos anjos, mas o que cada um entende ser o melhor para o Sporting. A opinião sportinguista também se faz por esse caminho.
2. No contexto de uma discussão não é obrigatório chegar a um consenso. No entanto, se for um bom debate cada um dos interlocutores terá opiniões melhor fundamentadas.
3. Sim, o Couceiro teria a oposição de um número muito significativo de sportinguistas. Para o melhor e para o pior o Sporting é um clube onde o unanimismo é muito difícil.
4. De acordo, o Sporting precisa que os seus adeptos o apoiem de acordo com as suas possibilidades. No estádio ou nos pavilhões desportivos, pagando quotas, interessando-se pela realidade do clube, etc.
5. O velho-mas-sempre-novo SCP precisa de todos aqueles que se identificam com a sua história.

Os dois jogos com o CSKA ficar-nos-ão atravessados durante muitos e muitos anos. Não os esqueceremos facilmente.

Como vê, Fight, é possível um determinado consenso entre sportinguistas independentemente da opinião de cada um a propósito do presidente do Clube.

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 28.08.2015 às 18:00

Fight
Não pretendi ser mal educado. Acredite. Aliás, aceito a diversidade de opinião que considero saudável.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 29.08.2015 às 02:00

Por mim tudo bem mas deixe essa do mestre e de brunista e de seguidor para o futuro, podemos discutir sem tentar utilizar certos protótipos porque convenhem.
De certeza que também não gosta da colagem croquete e com toda a razão, como referi o que não quer para si não faça aos outros.

Não gosta do homem como presidente é legítimo, não tem de gostar e ainda bem que existe uma certa oposição e desconfiança é saudável mas tanto post a malhar no homem que enjoa um bocado.
Tem defeitos ? Obviamente que sim, quem é que é perfeito ? Não podemos agradar a todos mas também não é um diabo e já fez muitas coisas boas que parece que não é valorizado.

Eu pessoalmente sou mais adepto e simpatizo de tipo varoufakis que põem o dedo na ferida quer que se goste ou não (não estou a dizer que bdc seja um varoufakis mas em certas coisas tem algo de semelhante menos nas escolhas de camisa ) do que o tipo de politicamente correcto que na verdade não existe é tudo um bluff.

Eu não sou daqueles que deito pedras ao bettencourt por exemplo, tenho a certeza que deu o seu melhor mas não foi capaz simplesmente isso, teve azar devido a muitas circunstâncias.

No caso Soares Franco fez coisas boas e outras nem por isso, nunca concordei do Sporting fosse só clube de futebol, não era aceitável.

Gostei mais de dias da Cunha era mais lutador, tinha as suas limitações mas tenho a certeza que queria o melhor para o Sporting e tantas vezes o defendi principalmente contra os adeptos adversários.

No caso roquette vendeu-me a ilusão da qual bebi mas passado um tempo notei que o vinho estava estragado.


No caso Godinho não o consigo desculpar por muito que o queira, a gestão foi demasiado má.
Foram casos atrás de casos.

Viva o Sporting CLube de Portugal

Que não hajam ilusões, ainda temos muito caminho por percorrer mas eu acredito que estamos num bom caminho step by step.
Quem não acha que critique o que tem de criticar é livre de o fazer mas que o ódio não os cega.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.08.2015 às 12:45

Caro Fight

Concordo com a sua apreciação aos presidentes do Sporting desde Roquete a Godinho Lopes. Acrescentarei que gostei da presidência de Dias da Cunha, da sua percepção dos males que afligiam (e, no essencial, afligem) o Sporting e o futebol português e como se bateu em defesa dos interesses do nosso clube. Fracassou, como de certa forma falharam todos os presidentes desde meados da década de 1950, mas revelou grandeza humana e intelectual e pugnou denotadamante pelos interesses do Sporting. Serviu o Sporting como muito poucos o fizeram.

Roquete, Franco e Bettencourt, dentro da especificidade pessoal de cada um, possuem uma visão do Sporting e do desporto determinada pelos respectivos percursos profissionais. São gestores/empresários pragmáticos para quem o economês é a bíblia.

Godinho talvez seja de uma farinha diferente, mas quando se fez uma gestão absolutamente calamitosa não há muito para acrescentar.

Esqueça essa de comparar Varoufakis e Bruno de Carvalho. O grego é de outro campeonato, o Bruno começou a dar sinais de vida aos 40 anos.

A palavra “ódio” não é adequada no que se me refere, até porque é um sentimento excepcional e muito exclusivo. Bruno de Carvalho é uma personagem efémera no Sporting Clube de Portugal. Um dia destes partirá e os sportinguistas ficarão a reunir os cacos do que ele deixou para trás, mas não é motivo para que o odeie.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 30.08.2015 às 01:43

Lá está afirma que os sportinguistas vão reunir os cacos do que ele deixou para trás, até este ponto estava tudo ok mas não consegue disfarçar por muito que tente não consegue.
Afirma como se fosse uma certeza e o leão zargo não tem certeza de nada como eu não tenho, o que espero como sportinguista é que este presidente tenha muito sucesso o que seria também o meu sucesso, se vier outro que tenha muito sucesso porque o sucesso dele será o meu.

Se este presidente actual acabar por ter sucesso vai ser muito difícil de gerir para muitas pessoas embora as possam negar mas o que está escrito está escrito.

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.08.2015 às 09:08

Fight

Certezas ninguém tem, obviamente. Mesmo quando se afirma algo de forma peremptória há o imponderável, o imprevisto. No entanto, todos temos convicções, manifestamos dúvidas e exprimimos suposições. Ao escrevermos sobre uma determinada realidade todos sabemos que fica a constar o que se afirmou, desejou ou temeu. É uma vantagem sobre a “conversa de boca”.

Sobre o que escrevi a propósito dos cacos sublinho que não se trata de uma certeza mas de uma suposição à qual cheguei através da leitura dos “sinais” que estão à nossa volta.

Estamos de acordo no que se refere ao sucesso do Sporting. E o sucesso é do Sporting em todas e quaisquer circunstâncias, independentemente de quem preside ou treina ou Clube.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 28.08.2015 às 17:24

Parei logo aqui....

"fez-se a reestruturação financeira que estava na gaveta de Godinho Lopes"

Tenho pouco paciencia para mentiras.
Isto ainda não vale tudo Zargo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 28.08.2015 às 17:42

Sérgio, não é mentira. A reestuturação foi decidida por Ricciardi, em termos que Godinho aceitou depois de fazer acertos e que Bruno aceitou depois de fazer acertos. No essencial era a mesma.
Se insistir nessa conversa da "mentira" não vale a pena continuarmos a conversa sobre esse aspecto. Cada um fica com a sua convicção.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 28.08.2015 às 18:09

"JMR – Na minha opinião – e repito, uma vez mais, que sou insuspeito –, Bruno de Carvalho tem feito, até agora, um trabalho absolutamente extraordinário, tanto do ponto de vista financeiro como desportivo. No aspecto financeiro posso falar com conhecimento de causa, pois fui interveniente directo, uma vez que o banco a que presido assessorou o Novo Banco e o BCP nesta reestruturação. E todo o trabalho que a direcção do Sporting fez foi extraordinário. E digo isto porque é verdade! O Sporting hoje em dia tem uma situação financeira estabilizada, que na altura das eleições era uma situação muito difícil e perto de poder ter problemas muito graves. Além disso, do ponto de vista desportivo, este presidente tem feito excelente trabalho. A relação custo-resultado não tem qualquer comparação com o que se passava anteriormente. E eu fiz parte dos órgãos sociais das anteriores direcções, nomeadamente do Conselho Fiscal, e não apoiei este presidente nas eleições. No entanto, desde que passou a ser o presidente de todos os sportinguistas, passou também a ser o meu. "
Sem imagem de perfil

De m1950 a 28.08.2015 às 18:15

"JMR – Não lhe vou dizer que não havia um trabalho que veio de trás, mas quem teve a tenacidade e a coragem de conseguir concluir a reestruturação, que era muito difícil, e até melhorá-la em muitos aspectos numa altura que não era francamente a melhor, pelas razões todas que você sabe, conseguiu uma solução muito, muito positiva para o clube e que dá condições de viabilidade e estabilidade para os próximos anos, isso não tenho dúvida alguma que foi ele e a sua direcção. Esse é um dos aspectos do seu trabalho extraordinário e que as pessoas não podem agora esquecer."
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 28.08.2015 às 19:22

m1950

Claro que JMR é Ricciardi, o inspirador da reestruturação financeira do Sporting.

Verifico que tem palavra amáveis para BdC, como teve para outros presidentes antes dele. Recordo-me do entusiasmo com JEB. No entanto, estou certo que tirará o tapete a BdC se isso lhe for conveniente.
Em suma, Ricciardi é um especialista a passar entre os pingos da chuva. E o m1950 sabe isso como eu sei.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 29.08.2015 às 02:06

Leão zargo desculpe por me intrometer mesmo o que afirma fosse verdade não é aceitável que o gestor que ruinou seja ele que faça a restruturação, acho que entende o que quero dizer.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.08.2015 às 12:48

Fight
Entendo, pois claro! Como referi atrás Ricciardi é um especialista a passar entre os pingos da chuva. Por exemplo, no Sporting não é tido nem achado em desastres financeiros relativamente recentes. É obra!
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 30.08.2015 às 01:52

Nessa do Ricciardi concordo consigo, por isso mesmo o que ele queria era o Godinho como todos nós lembramos.
Calhou outra personagem com quem ele se teve de entender, claro que nunca vamos saber ao certo o que se passou atrás da cortina mas seja quem fosse eleito tinha-se de encostar ao poder e como deve saber que o poder está na banca mas mesmo assim Riccardi cedeu em alguns pontos, obviamente que o presidente cedeu em outros mas isso faz parte.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.08.2015 às 09:07

Fight
Um dia talvez se conheça melhor o que se passou a esse nível. Eventualmente, aconteceu o que é quase inevitável nestas situações: Ricciardi pretendeu aproximar-se de quem poderia ganhar as eleições e Bruno de Carvalho desejou ter por perto quem personificava a banca credora. É uma história frequente.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 28.08.2015 às 17:44

Caro Zargo,

Pergunto: qual é a novidade? O que houve, recentemente, de diferente em relação ao padrão habitual do presidente do Sporting?

É certo que a eliminação da Liga dos Campeões é uma forte machadada e que foi um objectivo falhado e que traduz uma perda financeira mais facilmente..."calculável"...mas isso não faz, por si só, com que se tenha que questionar a estratégia da direcção e do presidente em particular.

Acho muito questionável o planeamento desta época e as opções que se tomaram quer no que respeita à troca da equipa técnica, quer no que diz respeito às contratações efectuadas, mas não é a recente eliminação frente ao CSKA que me faz questioná-lo - já o venho fazendo e desde o início do mandato.

Quanto às atitudes de Bruno de Carvalho, nada de novo - o mesmo show-off e bazófia de sempre - mas as contas irão fazer-se no fim.

Esperemos o fecho do mercado...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 28.08.2015 às 19:30

Caro Balajic

Esta época desportiva revela que BdC não tem um Projecto para o Sporting. Ou se teve, meteu-o na gaveta como fez com o seu programa eleitoral. É muito interessante reler agora o programa que apresentou às eleições em 2013.

O insucesso na Liga dos Campeões tem consequências terríveis para o Sporting. Financeiras, é verdade, mas também de prestígio e afirmação interna e externa. Há uma correcção das prioridades, mas constituirá sempre uma ferida. Veremos os efeitos no interior do Clube.

BdC acentuou ainda mais a conversa para "fora de casa", até como compensação da notoriedade e autonomia de JJ. Precisa de dar uma ideia de poder.

Sem imagem de perfil

De MaxMartins a 28.08.2015 às 18:24

Só faltou dizer-se que o Sporitng não foi apurado para a Champions...por culpa de BC...

Eu estou à vontade para falar de BC...porque até nem votei nle...

Mas se há uma coisa que sempre fiz... foi apoiar as Direcções do Sporting (por serem os responsáveis directos pelo Clube...),...

Apoiei GL (como anterioprmente o fiz em relação a outros Presidentes...) até ao limite...
Muito tarde acabei por constatar que pouco faltou para ter "destruído" o Sporting...

É verdade que BC tem coisas com que eu não simpatizo mesmo nada...
Preferia muitas vezes "vê-lo menos falador..."...mais comedido...
Mas que diabos...houve coisas em GL por exemplo que foram bem mais prejudiciais ao Clube...do que o facto de o actual Presidente poder "falar demais"...

Há uma coisa que ninguém pode negar, pois "mete-se pelos olhos dentro"...
Há aqui gente que simplesmente não tolera o BC e por isso, quer ele faça um trabalho razoável, quer faça como fizeram alguns que o antecederam...
Tudo lhes servirá para o atacarem...

É claro que não duvido da condição de sportiguistas de todos ou pelos menos de alguns desses que aqui oncarniçadamente se "atiram" a BC como "gato a bofe"...

E confesso, que pelo menos em relação a alguns... tenho sérias dúvidas (não certezas...) de que "não estejam a torcer" para que tudo lhe corra mal...
E finalmente poderem dizer acerca de BC...:

"Eu bem dizia, muitos foram engandos...mas a mim ele nunca me enganou..."...

Para esses eu digo também...: "podem ser muito sportinguistas...mas a mim...nunca me enganaram..."

Deixem que o tempo faça justiça...
No fim do mandato...fazem-se as contas...!!

SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 28.08.2015 às 19:36

MaxMartins

Sinto-me livre de apoiar ou não quem ocasionalmente preside ao Sporting, dependendo da qualidade da gestão. Sinto-me obrigado a apoiar o Sporting em todas as circunstâncias.

Sobre BdC cada um tem a sua opinião neste momento, mas como sabe balanços fazem-se lá mais para a frente. Exercer a crítica não tem qualquer relação com "gatos" ou "bofes".



Sem imagem de perfil

De Luis a 29.08.2015 às 00:19

Gostaria de acrescentar a este debate uma breve nota. Com outros presidentes o Sporting chegou a ter vários treinadores num curto espaço de tempo, à excepção da era do Paulo Bento.

Com a actual direcção tivemos 3 treinadores por época e convém relembrar que com Leonardo conquistamos o 2º lugar com todo o mérito e por pouco que não faziamos o brilharete de conquistar o campeonato com um orçamento bem inferior ao 1º classificado, convenhamos que também nessa época tivemos jogos polémicos.

Na era Marco Silva vi um Sporting menos agressivo, mais calculista e que empatou demasiada vezes em casa, apesar do excelente jogo em que eliminamos o FCP da Taça de Portugal, mas ainda assim gostei mais do Sporting de Leonardo Jardim.

Esta época no global estou a gostar da atitude do Sporting na maior parte do tempo útil de jogo, mas ainda é cedo para avaliar. Espero sinceramente que o Sporting consiga entrar nos eixos e faça bons resultados no campeonato.

Só para concluir que uma época em que também gostei de ver o Sporting a jogar e a fazer grandes exibições, embora às vezes fazia alguns jogos maus onde sofria demasiados golos, foi a acutilância atacante do Sporting de Peseiro.



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.08.2015 às 00:33

Caro Luís,

Muita verdade no que diz, mas, em contrapartida, podíamos ainda ter só um, ou até só dois.

O primeiro saiu porque lhe surgiu uma melhor oferta, o segundo porque confrontou o ego do presidente e o terceiro, veremos quanto tempo permanecerá, especialmente se os resultados não aparecerem.

É completamente injusta a sua insinuação quanto ao segundo. Se lhe tivessem dado os dois ou três jogadores que todo o mundo reconhecia que o Sporting necessitava, poderia ter feito ainda muito melhor, não obstante a sua inexperiência em um clube grande.

É um mito dizer que se tem visto um melhor Sporting com Jorge Jesus até agora. Vejo vencermos jogos pela margem mínima e, agora, o desaire com o CSKA, que, no segundo jogo, se deve muito a ele.

Enfim... as usuais simpatias ocupam o lugar do bom senso.
Sem imagem de perfil

De NunoAmsterdam a 29.08.2015 às 13:06

Ja se percebeu que quando se diz as verdades por aqui simplesmente editam os comentários ....censura cá está ....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.08.2015 às 13:17

O Nuno não aprende... pensava que era maior de 18 anos.

Quando desejar ofender outros leitores e chamar "ladrão" seja a quem for, deve-o fazer num outro espaço, não aqui.
Sem imagem de perfil

De AF a 29.08.2015 às 16:16

Rui Gomes já pensou que a agressividade de certos comentadores se deve ao facto de por vezes serem os prórpios autores a chamarem-lhes de Brunistas, pertencentes à igreja e afins. Já pensou que o respeito não é devido mas merecido, se lerem opiniões construtivas, pertinentes e sem insinuações baratas talvez a atitude mude. Agora não deixa de ser um pouco irónico moderar comentários em que o teor ofensivo acaba por ser partilha pelos autores do blogue.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.08.2015 às 17:45

Tem pleno direito à sua opinião e compreendo muitíssimo bem onde pretende chegar. Não vale a pena debater a questão nem eu sinto que tenho de me justificar, ou justificar os meus colegas.

Sobre os comentários dos leitores tentamos dar o máximo de liberdade, embora seja muito difícil rever todos pelo número que se evidencia. A solução é simples: activar permanentemente o sistema de moderação do blogue, o que iria inibir a fluidez de troca de opiniões. Preferimos não fazer isso.
Sem imagem de perfil

De Smoker a 29.08.2015 às 18:03

Caro Rui estou de volta, dirijo-me a si porque tenho alguma dificuldade em reconhecer Sportinguismo no Leão Zargo (no Profeta provavelmente só com microscópio). Também quero dizer que um dia destes temos de concluir a discussão sobre a “alma sportinguista” que no dia 21/08 não me foi possível concluir por motivos de saúde que poderiam ter sido graves, oportunidades não faltarão. No entanto são estes motivos que agora me motivam a esta prosa. Como o Rui deve ter percebido estive info-excluído.

Nos tempos mais próximos passados apenas ouvi a cor do som que circulava perto de mim e conversei/perguntei (muito!!). Curiosamente no estabelecimento de saúde onde estive, que alguns dos que por aqui andam diriam ser para os “croquetes”, a convicção com que saí é que a grande maioria das pessoas com quem contactei são “lagartos” (será que somos mais doentes que os outros????). É desta experiência que quero dar testemunho. Em jeito de declaração de interesses creio que em mim é possível reconhecer algum apoio ao actual presidente do SCP (nunca incondicional!!), no entanto esse facto não toldou o que fui ouvindo nos últimos dias. É certo que apenas ouvi o descalabro de Moscovo mas também é certo que apenas 2 ou 3 Sportinguistas se atiraram ao BdC, nos restantes, e não foram poucos, apenas ouvi elogios á gestão e aos comportamentos do presidente (incluindo os mais recentes).

Quem convive com os Sportinguistas sente que as pessoas querem afrontar e confrontar os rivais, não de forma física ou violenta, mas apenas de forma firme e com orgulho e sem temor. O BdC está a emprestar isso a muitos Sportinguistas nos sítios que frequentam: nas escolas, nos cafés, nos restaurantes, nos locais de trabalho, etc…

Apenas mais uma nota deveras interessante: a argumentação dos sportinguistas que, no lugar onde estive, criticavam o presidente do Sporting era muito semelhante (ás vezes igual) á dos rivais - é o miúdo das claques, é presidente/adepto, não tem experiência, não sabe estar calado, etc…etc…etc...

Alguém que me diga onde está a bondade desta coincidência, por que para já e para mim é muito suspeita, especialmente quando a origem é de sportinguistas.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.08.2015 às 18:23

Meu caro,

Em primeiro lugar e sobretudo, lamento saber dos seus problemas de saúde e desejo-lhe as rápidas melhoras. O mais importante na vida !

Quanto ao resto, nomeadamente a figura do presidente, acho que não vale sequer a pena debater o assunto. BdC, por muito bom trabalho que possa fazer, nunca será um presidente consensual, mas os seus mais devotos apoiantes querem por força que seja e não aceitam o contrário. Para ser sincero já me cansa debater esta questão.

Pela primeira na minha vida vejo a classificação de sportinguistas e sportinguismo, a exemplo do que o caro infelizmente faz no seu comentário. Este fenómeno tem a sua origem - bem esclarecida até - que veio a provocar as represálias de oratória. Ora, qual é o eventual resultado ? Cada vez uma maior divisão.

Entendo que sem ofender uns aos outros, temos direito às nossas opiniões e que devemos aceitar que sempre assim será enquanto BdC estiver na liderança do Clube.

Nada mais posso acrescentar a esta questão.

Passe bem e rápida recuperação.

Cumprimentos

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo