Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 
A época é longa e com muitos obstáculos pelo caminho, mas não há dúvida alguma que até este ponto da pré-época, Junya Tanaka está a impressionar, pelo positivo. O que mais tenho apreciado dele é o seu posicionamento em campo, o seu timing e, muito em especial, o seu jogo no miolo, coisa rara no Sporting de há uns anos a esta parte, salvo, de algum modo, por Ricky van Wolfswinkel nos seus melhores dias, embora sejam jogadores muito diferentes. Se a Liga começasse amanhã, não sei se não seria ele a merecer a titularidade, pela sua forma de momento. Acredito, no entanto, tal como Fredy Montero, que renderá mais com a equipa a jogar num variável do 4x4x2 do que no clássico 4x3x3.
 

publicado às 04:37

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De Balajic a 05.08.2014 às 10:40

Não querendo ser desmancha-prazeres ou pessimista, não estou para dar para este peditório do Tanaka.

Tal como sucedeu com Freddy Montero na época passada, Tanaka vem de um campeonato com um "ciclo" diferente. Por isso, nesta altura em que os índices físicos dos seus colegas ainda estão longe do que é normal e expectável, os seus, pelo contrário, já estão mais perto daquilo que ele vale.

Daí o bom do Montero, a meio da época passada, ter "encostado às boxes" e se não fosse pelo "tosco" do Slimani não sei o que poderia ter acontecido...

Não me entendam mal. O Tanaka parece-me ser um moço esforçado, compenetrado e que tenta dar o seu melhor. Mas não é um jogador que se destaque e que faça a diferença, pelo que não espero muito mais do que isto.

Aliás, caso fosse um jogador acima da média, ele já se teria destacado no campeonato do seu país e não teria causado furor nos media nipónicos o hat-trick que fez contra o "colosso" do Achilles 29 e que até motivou a ida à Holanda de um enviado-especial japonês que estava em Inglaterra...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 05.08.2014 às 11:15

Concordo em parte com o seu comentário, temos que ir com calma com Tanaka parece ser personalidade que gera bom ambiente no balneário, esforçado e com um excelente pé esquerdo a sua grande arma, com escola de saber defender quando a equipa não tem bola mas não tem a qualidade pura de Montero, Montero no seu pleno massacra os rins a todos os adversários na sua zona e inventa espaços.
O Slimani"tosco" só de pés porque é tecnicamente bastante evoluído no tempo de salto e colocação da bola com a cabeça, nao se iluda, poucos jogam de cabeça como ele por esse mundo fora e gosta de ir a todas sempre no limite uma carraça para os defesas.
Sem imagem de perfil

De phanatik a 05.08.2014 às 12:27

Concordo totalmente com o seu comentário, penso que jogadores como sulimani e tanaka pelos valores que custaram foram compras acertadas pk penso que se vão valorizar em grande %, na minha opinião penso que não deviamos deixar sair mais ninguém do plantel e em termos de compras apenas um jogador para concorrer com Jeferson, e plantel fechado para atacar o título.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 05.08.2014 às 12:43

O eterno problema da data limite de transferencias ser a 31 de Agosto e depois prolongar-se mais algum tempo para a Russia e ser impossivel de garantir que nao sai mais ninguem quando podem bater a clausula e nada se poderá fazer.
Hoje fala-se de novo no Arsenal que tem quilos de libras para comprar o William, Rojo foi dada luz verde ao seu empresário para o vender, Slimani num impasse no minimo estranho e penso que estão tambem a preparar a sua saída para Inglaterra e á quem fale que depois da vinda de Jonathan Silva poderá sair Jeferson para o Sevilha por isso muitas incertezas ainda.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 05.08.2014 às 15:06

julius,

Só para precisar: o "tosco" foi assim mesmo, entre aspas, por causa do que refere. Com os pés o Slimani é limitado, mas de cabeça é, na minha opinião, o melhor que já vi desde o Jardel...

Além disso, não me parece que o Tanaka tenha um "excelente pé esquerdo". Dá para o gasto... O penalty que ele marcou contra a Lazio foi confrangedor!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 05.08.2014 às 20:01

O penalti foi um risco que assumiu, viu que o guarda redes estava demasiado extitado para se lançar para qualquer dos lados e apostou atirar para o centro ás vezes sai bem mas nao o pode repetir muitas vezes.
Sem imagem de perfil

De António Inácio a 05.08.2014 às 12:29

«...pelo que não espero muito mais do que isto.»

Eu ficarei bastante satisfeito se o Tanaka continuar a dar apenas ISTO: uma média de 1 golo por jogo!
Sem imagem de perfil

De Balajic a 05.08.2014 às 15:38

"O Tanaka parece-me ser um moço esforçado, compenetrado e que tenta dar o seu melhor. Mas não é um jogador que se destaque e que faça a diferença, pelo que não espero muito mais do que isto."

O "isto" referia-se ao esforço, compenetração e à tentativa do moço dar o seu melhor. Não se referiria, obviamente, aos golos que o moço marcou...

É que o meu caro Inácio (se não é nick, mas sim o seu apelido, é caso para dizer que "não há coincidências") fala que o Tanaka tem uma média de um golo por jogo, mas "esquece-se" (convenientemente) dos adversários a quem ele marcou.

Quando o oponente der um pouco mais de luta que o Achilles 29 (e já nem falo das competições europeias) e o Tanaka continuar a apresentar uma média de 1 golo por jogo (ou similar) eu venho aqui fazer o meu acto de contrição em relação ao Tanaka.

Até lá, continuo na minha: é bom moço e esforçado.
Sem imagem de perfil

De António Inácio a 05.08.2014 às 16:24

Não é nick caro Balajic , é o meu apelido, e para reforçar o «não há coincidências», o meu segundo nome próprio é Augusto!

Mas voltando ao assunto, concordo que o Tanaka talvez não seja um fora-de-série , daqueles jogadores capazes de levar uma equipa às costas por si próprios, mas também consigo ver nele mais valor que aquele que o caro Balajic lhe atribui. Ele tem os atributos necessários a um bom avançado: pensa rápido, posiciona-se bem, tem remate fácil, aguenta bem as cargas dos defesas e até tem visão de jogo (veja-se o passe fantástico para o primeiro golo no Egipto). Se o sistema de jogo do Sporting for montado a seu jeito, o Tanaka pode muito bem ser o melhor marcador da liga portuguesa (especialmente se o Slimani sair e o Bebé não pegar de estaca).
Sem imagem de perfil

De Balajic a 05.08.2014 às 18:08

Caro Inácio (prefiro tratá-lo pelo apelido),

Espero que esteja certo e que seja eu que estou a ser "curto de vistas" (ou com os olhos em bico). Ainda assim, insisto que jogos no Egipto ou contra equipas do quilate do Achilles 29 não são "benchmark" para avaliar um jogador de futebol minimamente decente.

Para que o Sporting monte um sistema de jogo ao jeito do Tanaka, este ainda vai ter que comer muito arroz (com ou sem sushi).

Em especial, quando este jogador, que tem 27 anos, esteve cinco épocas (cinco!) e meia (esta de 2014) no Kashiwa Reysol onde chegou a ser campeão da primeira e segunda divisões e participou no Campeonato do Mundo de Clubes (onde, inclusive, marcou um golo ao Auckland City, clube da igualha do Achilles 29).

Mas se o Slimani sair, o Bebé não pegar de estaca, o Montero continuar a evidenciar esta veia goleadora, o Adrián Lopez partir as duas pernas e o Jackson Martinez partir as duas pernas e também um braço, o Tanaka pode de facto ser o melhor marcador da liga portuguesa (ainda que em luta acérrima com o Tomané do Guimarães).

Mas, convenhamos, são muitos "ses"...
Sem imagem de perfil

De Petinga a 05.08.2014 às 13:05

Quem nos dera que o Tanaka comecasse a temporada a marcar tanto como o Montero marcou em 2013-14. Mesmo que depois se apagasse até final da época. Já justificava o investimento e dava-nos um empurrao que poderia ser decisivo.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 05.08.2014 às 15:49

E, já agora, que na noite do dia 25 de Dezembro um senhor gordo, de barbas brancas e vestido de vermelho desça pela chaminé com um saco carregado de presentes...

Não entendo esta loucura toda pelo Tanaka e também pelo taralhouco do Shikabala. Confesso que ultrapassa tudo aquilo que acho razoável e objectivo de entender.

Deposita tudo uma fé imensa em "ilustres desconhecidos" do futebol internacional quando, se for preciso, não têm 10% dessa fé (e da paciência) para um miúdo promissor vindo dos escalões de formação.

É este o tipo de gente que entra em histeria quando o Shikabala pega na bola e, em vez de fazer alguma coisa de produtivo, esquiva-se dos adversários sem qualquer sentido e na direcção contrária da baliza contrária.

Acho que são também os mesmos que, em tempos idos, assobiavam o Nani...
Sem imagem de perfil

De Petinga a 05.08.2014 às 17:14

"Loucura" pelo Tanaka nao vi. Apenas o reconhecimento de que está num bom momento e marca golos. O golo marcado contra o Al-Ittihad, mesmo descontando tudo o que se quiser no adversário, é de ponta-de-lanca e dificilmente nao teria resultado contra os Gil Vicentes da nossa praca.
Shikabala joga pouco para o colectivo e infelizmente nao parece vir a ser opcao fiável para a equipa.

Do resto que escreveu, nao havia necessidade de tanto cinismo... anime-se, homem.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 05.08.2014 às 18:12

Anda distraído ou não quer ver (pois já reparei que costuma ter uma visão muito "selectiva") que já começam a querer fazer do Tanaka uma "estrela".

Basta ver a quantidade de capas de jornais em que ele já figurou em grandes paragonas e que o A.A.Inácio, num comentário mais atrás, já fala dele como sendo o possível melhor marcador do campeonato.

Quanto ao resto não se preocupe. Só fico cínico quando estou animado...
Sem imagem de perfil

De Petinga a 05.08.2014 às 19:12

Capas de jornais nao fazem de ninguém uma estrela. Por uma vez que os jornais dedicam capas a jogadores do Sporting, só faltava mesmo ser um sportinguista a achar mal!!

E essa da "visao selectiva" nao merece grande comentário. Calculo que todo aquele que nao veja as coisas exactamente como Vossa Excelencia tenha "visao selectiva". O seu mundo deve ser muito feliz, sim senhor...
Sem imagem de perfil

De Balajic a 05.08.2014 às 22:47

Uma vez que o Petinga precisa de "ver para crer", aqui vai um exemplo (um só) de um sítio onde os "Tanaka-Lovers" aparecem que nem cogumelos: http://www.forumscp.com/index.php?topic=61294.940

Haverá mais...

P.S.: quanto ao resto, tenho-lhe a dizer que "o meu mundo" é (ou está já que a felicidade é um estado transitório) bastante feliz sim senhor. Não me queixo, o que no Portugal do ano da graça de Deus de 2014 já não é bem bom, convenhamos.
O Sporting é algo de importante na minha vida, mas já me deixou de preocupar assim tanto, pese embora na próxima época que vai entrar saiba que me irá tirar umas horitas de sono, em especial a seguir a certos jogos...
Sem imagem de perfil

De Petinga a 06.08.2014 às 07:32

So what? Nao me diga que o incomoda assim tanto o que os outros fazem, dizem ou escrevem? Se há gente eufórica com o Tozé Marreco do Águias do Desvio, vai perder o sono? Se há adeptos do Sporting eufóricos com o Tanaka, acha mesmo que é por largar fel num blogue chamado Camarote Leonino que vai mudar alguma coisa?

Cita o Fórumscp e logo depois com desdém diz que eu sou peixe para frequentar aquelas águas (essa boca era mesmo escusada). Quem lá foi buscar um link sobre os Tanaka-lovers nao fui eu...

E quem o le fica com a sensacao de que quer à forca ter razao e que o Tanaka se espalhe ao comprido para depois poder dizer "eu avisei logo na pré-temporada que esse nao valia nada". Fique lá com a bicicleta, meu caro...

Paragona de amanha de "A Bola": "Adepto com nickname Balajic preve os flops e sucessos da equipa do Sporting" com uma chamada "Bónus especial para assinantes: Balajic vaticina os resultados de todos os jogos da temporada ao pormenor!"
Espero que aposte bom dinheiro nessas previsoes porque está aí uma oportunidade clara de enriquecer...
Sem imagem de perfil

De Balajic a 07.08.2014 às 00:25

O Águias do Desvio é problema dos seus adeptos e deverá tirar o sono a eles. Não a mim.

Eu bem sei que não é a minha opinião (que chama de "largar fel" porque não condiz com a sua) que fará mudar alguma coisa. Mas não tem a veleidade de ser mais do que simplesmente isso - uma opinião. Tomara eu que esteja completamente errado e que o bom do Tanaka me desminta com uma média de golos "Peyoreteana". Teria muito gosto em vir aqui bater no peito e admitir que estava errado...

Acontece que tenho este hábito (péssimo para alguns) de pensar pela minha cabeça e não ir atrás da "carneirada"...

O link do forumscp vem do nosso amigo Google. É simples. Mas serviu para o Petinga acusar o que chama de "a boca"...

Finalmente, pode o meu caro ficar mesmo com a bicicleta. Sem selim...!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 05.08.2014 às 20:15

Desculpe intrometer-me amigo Balajic mas é o senhor que está já está a exagerar no que nao se disse ainda do Japonês , marcou alguns golos é natural que saiam alguns comentários positivos nada mais que isso, eu por exemplo ainda nao comentei qualquer dos jogos que fez. Quizá o amigo responda ao exageros que sairam na capa dos jornais do costume mas virem de onde vêm devia fazer como muitos de nós que é nao fazer caso porque sabemos a intenção e até é positivo que ele ainda nada deve entender de portugues.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 05.08.2014 às 22:53

Amigo juliuscoelho,

Intrometa-se à vontade!

Eu não estou a exagerar, acredite. Estou apenas a servir de "caixa de ressonância" dos comentários que oiço dos meus colegas leoninos e do que vou lendo por esse mundo virtual fora. Não necessariamente aqui, como tive ocasião de deixar um exemplo ao petinga (que é peixe que deve frequentar aquelas águas)...

Quanto aos jornais, sei bem como eles "funcionam". Tão bem, mas tão bem que, quando me apercebi há alguns anos desse funcionamento, deixei de comprar jornais desportivos da forma "religiosa" com que o fazia.

É certo que o Tanaka já mostrou um bocadinho mais do que o Shikabala, mas quando este chegou foi uma histeria desmesurada. Era o "10" que precisávamos entre outros "piropos". Eu sempre fui dizendo para não se colocar demasiadas esperanças no egípcio.

Agora, com mais minutos, vamos vendo o que ele realmente (não) vale. Mas no estádio, sempre que ele pega na bola, ainda que sem qualquer tino, é sempre um "delírio"...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.08.2014 às 00:05

Ok deixamos o assunto tanaka e saltamos para o Schica e na minha opinião do que tenho visto dele sinceramente penso que é um grande jogador falta-lhe mais condiçao fisica e pode estar ali o sal e a pimenta para a equipa, faz já muita coisa com critério e o facto das coisas ainda nao lhe estarem a sair bem é exactamente a sua condiçao fisica que ainda nao o permite . É um desiquilibrador nato , joga bem com os dois pés e quando faz uma arrancada leva o caos á defensiva adversária, está a absorver diáriamente a cultura de jogo em equipa.
Será sempre um jogador para jogar sem grandes limitações defensivas, Schika poderá ser a broca que necessitamos para alguns jogos fechados e o mágico que desiquilibra para os derbies. É o que penso.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 06.08.2014 às 03:35

O segundo passe antes da assistência do Tanaka para o golão do João Mário é dele.

Geraldes em corrida dá a bola a Shikabala encostado à linha, este varia para o meio e faz um passe longo para Mané que de primeira dá para Tanaka mas sem que este consiga receber nas melhores condições, mas lá consegue dominar o esférico para depois fazer aquela assistência para João Mário. Pode não ter feito muito mais, não vi o jogo, mas um dos golos têm o seu contributo. Vale o que vale.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 07.08.2014 às 00:29

Pois o que eu penso do Shikabala, para além de achar que só tem pé esquerdo, é que é completamente inconsequente e imaturo - emocional e tacticamente.

Nunca o usaria como alternativa vinda do banco para jogos contra equipas mais fechadas e, muito menos, em derbies (e clássicos).

Quando muito, faria uns jogos na Taça da Liga, que é o que acontecerá a não ser que o treinador sofra pressão para o pôr a jogar, atendendo ao salário que aufere e à histeria colectiva que existe à volta do jogador, que, talvez, depois deste episódio do serviço militar, venha a esfriar...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.08.2014 às 12:27

Shikabala é muito mais do que analisou dele e estou convicto que o futuro o irá confirmar. O problema do serviço militar nao é um problema gerado por ele, o anterior governo é que tomou a decisão de que Shikabala era mais util ás seleçoes jovens do Egipto. O regime destes países é muito diferente e algo desordenado ás vezes propositado, este jogador sofreu durante muito tempo pressões no seu anterior clube onde vivia quase como um prisioneiro desse clube o Zamalek que é gerido por alguns militares de peso.
Acederam á sua saída pela idade 28 anos porque menos 2 ou 3 anos nao saíria.
Aqui nao saiem pelas clausulas de rescisão mais sim estão dependentes da disposiçao dos Directores do clube.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo