Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uma estratégia de poder pessoal

Leão Zargo, em 30.06.15

 

18582682_KqL3k.jpg

A receita parece resultar ? Reforce-se a dose ! Desde o primeiro momento, Bruno de Carvalho adoptou uma estratégia de criar contínuas “cortinas de fumo” com a finalidade de canalizar a atenção, a energia e a emoção dos sportinguistas para os assuntos que lhe são mais convenientes em cada momento, que nem serão os prioritários para o clube.

 

Tem conseguido, assim, iludir a realidade, usando (e abusando) de uma agenda de comunicação planeada e executada de modo a constituir um elemento estruturante do seu modelo de gestão.

 

Pessoalmente preferia que o presidente do Sporting optasse por uma atitude mais discreta e prática, com pouco palavreado e menos tiros de pólvora seca, caracterizando-se antes pelo pragmatismo, bom senso e capacidade decisória oportuna. Mas já se percebeu que isso vai contra o ADN de BdC que optou por uma estratégia de permanentemente procurar confundir e marginalizar aqueles que se lhe opõem.

 

Esta estratégia parece ter um ponto fraco evidente desde o primeiro momento, que consiste na necessidade de alimentar constantemente um monstro voraz com novos protagonistas caídos em desgraça na praça pública. Esta procura insana de novos “alvos” que iluda a incapacidade de BdC de corresponder às expectativas dos sportinguistas conduziu inevitavelmente à identificação dos “inimigos” internos.

 

A Assembleia Geral de domingo ilustra esta asserção. O orçamento para o próximo ano era o ponto essencial da ordem de trabalhos, mas, ao contrário do habitual, não foram prestados esclarecimentos prévios aos sócios e foi remetido para o fim da sessão. Em contrapartida, os resultados da Auditoria que os sócios deveriam conhecer em primeira mão foram amplamente noticiados na véspera nos jornais e ocuparam o “horário nobre”.

 

Entretanto, o clube afunda-se em sucessivos processos judiciais que ninguém sabe como acabarão. Doyen, sócios do Sporting, Somague, Marco Silva e, agora, Godinho Lopes. A Assembleia Geral constituiu uma espécie de tribunal popular para justificar uma determinada estratégia de gestão e ocultar que o processo disciplinar foi feito à pressa e sem respeito pelos direitos dos arguidos para poder estar concluído a tempo e horas.

 

A ironia maior é que quando um dia destes a bola começar a rolar sobre a relva tudo isto passará injustamente para segundo plano. E se a bola bater na trave e não entrar, então, teremos novos anátemas sobre sócios para desviar as atenções do que decorre nas quatro linhas.

 

Por agora, talvez convenha trazer num dos bolsos uma conhecida quadra do poeta António Aleixo:

 

«Quem prende a água que corre

É por si próprio enganado;

O ribeirinho não morre,

Vai correr por outro lado.»

 

Há uma insanidade a pairar sobre o Sporting. Há uma perfídia que se instalou entre os sportinguistas e que, aos poucos e quase de mansinho, adquiriu um estatuto de normalidade para alguns. Desejo profundamente que esta perfídia se tenha apossado apenas de uma minoria. De outra forma, tempos difíceis aguardam o nosso clube e os sportinguistas. E um dia destes da essência do Sporting Clube de Portugal restará apenas a memória.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


79 comentários

Sem imagem de perfil

De iorda9 a 30.06.2015 às 13:39

" o clube afunda-se em sucessivos processos judiciais"

Reconheço que não será a forma mais bonita de tratar certos assuntos, mas o que é certo é que até ver tem sido bastante eficaz

Veja-se por exemplo as saidas de alguns ex-jogadores, em que o mais simpatico seria pagar tudo até ao fim do contrato + jantar de despedida, mas optou-se por seguir a via do confronto e no fim acabamos por pagar uma pequena parte desse valor e o mesmo se passará com MS

Com os ex-treinadores de GL não houve grande confronto e por isso se pagava simultaneamente a 4 ou 5 treinadores e claro muito mais do que teremos de pagar a MS

Aliás se alguma coisa a auditoria mostrou - foi que o clube sempre foi bastante permissivo com agentes externos e um dos exemplos foi a monstruosa derrapagem do estadio e da academia - que custaram mais 100M do que o originalmente previsto

Se calhar se estivesse lá alguem que cortasse com esse desvio logo ao inicio nunca se chegava nem perto desses numeros

Já agora fala-se muito da Somague mas o processo nem foi interposto directamente pelo Sporting e mesmo que tenhamos de pagar alguma coisa - será um valor residual dado que as obras nem arrancaram

Sobre a Doyen é uma caso à parte mas se correr mal - pagaremos aquilo que originalmente não nos pertencia (os 75% - o valor de aquisição) + juros destes meses

Já agora as cortinas de fumo que fala servem para esconder o quê, precisamente ?

A taça de Portugal ?
O regresso à liga dos campeões ?
A recuperação dos passes dos melhores jogadores ?
A valorização do plantel ?

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.06.2015 às 16:01

iorda9

Registo a leveza com que encara os processos judiciais com que o Sporting se confronta. Um dia faremos as contas e verificaremos onde está a razão, se na minha preocupação se no seu optimismo.
Então, veremos se os casos com a Doyen e a Somague se serão assim tão simples de fazer as contas.

Verifiquei os quatro pontos que refere cujo mérito decorre na sua opinião de BdC. É verdade, BdC tem mérito... mas repartido.

A conquista da Taça de Portugal não salvou quem teve responsabilidades directas, o treinador Marco Silva.
O regresso à Liga dos Campeões não impediu a saída de quem teve responsabilidades directas, o treinador Leonardo Jardim.
A recuperação dos passes de alguns dos melhores jogadores foi financiada pela Holdimo do que resultaram vantagens específicas para a empresa.
É um facto que se verificou uma valorização do plantel, mas isso é algo que se verifica com determinados jogadores. Mas, naturalmente que depois de uma boa época a valorização é mais significativa. Um grande mérito para o treinador Marco Silva.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 30.06.2015 às 17:09


E por sorte de BC - os golos do Sporting na taça foram de jogadores contratados no seu mandato - se fosse o Carrillo ou o Capel - ainda se ia dar merito a GL

Um presidente não marca golos, não escolhe 11 jogadores para jogar, não dá a tactica para os jogos, mas escolhe treinadores, parceiros, contrata jogadores, etc - por isso indirectamente é sempre o maior responsavel por tudo o que acontece no Sporting - para o bem ou para o mal

Não sei se a Holdimo lucra ou não com a operação, mas como Sportinguista não me interessa -. o que interessa é que o SPorting ganhe e essas vantagens são obvias porque basta vender William (ou até Mané) para já lucrar

Sobre os treinadores - não é sorte escolher bons treinadores - e a vontade de retirar merito a BC é tanta que se critica a saida de LJ (mesmo paga) quando se ele não saisse não tinha entrado aquele que ficou conhecido por "melhor treinador à face da terra" - isso depois de Dezembro, porque antes de entrar em conflito com BC era conhecido por "Novo Paulo Fonseca")

Caro Zargo - o merito é de todos mas com um presidente que como sabemos se mete em quase tudo - quando a coisas correm bem - tem tambem muito merito como terá responsabilidades se as coisas correrem para o torto

Não duvido que se isso acontecer - aqui no Camarote não haverá nenhuma preocupação em repartir as responsabilidades - o culpado será apenas um
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.06.2015 às 18:28

iorda9

Claro que qualquer presidente tem mérito e/ou responsabilidades de acordo com a sua função. É o que se passa com BdC, para mais um presidente omnipresente e omnipotente!

Sem imagem de perfil

De António Santos a 30.06.2015 às 14:01

Realmente, sanidade foi nos últimos 20 anos delapidar praticamente todo o património do clube e colocá-lo à beira da falência enquanto uns "mansos" enchiam os bolsos e outros "mansos" batiam palmas, isso sim, foi de uma sanidade tremenda, mas só para "alguns".
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.06.2015 às 16:04

António Santos

Permita que lhe diga que arranca uma frase do meu post, coloca-a fora de contexto e faz demagogia. Assim não vale!
Sem imagem de perfil

De António Santos a 30.06.2015 às 16:49

LZ, desculpe mas isso não é verdade.
O Sr. diz que há uma insanidade a pairar sobre o Sporting, e eu pergunto-lhe se apelida de sanidade as sucessivas vergonhas que foram os últimos 20 anos da vida do nosso clube, onde é que isto é tirar uma frase do contexto?
E ainda augura que vem aí tempos difíceis, mas olhe que isso é que é demagogia, porque pior deve ser muito difícil ( senão mesmo impossível ) de conseguir fazer.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.06.2015 às 16:56

António Santos
Há muito tempo que a insanidade se abateu sobre o Sporting, só que vai assumindo formas diferentes. Agora é o tempo de BdC e da sua estratégia de poder pessoal.
Sem imagem de perfil

De HY a 30.06.2015 às 14:01

Uma pergunta, LZ: pode especificar quais foram os direitos do arguido que foram desrespeitados? Em que se baseia para afirmar isso? Nas afirmações de GL ou sabe algo mais que nós não sabemos?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.06.2015 às 16:04

HY

Refiro-me a um direito essencial do arguido que não foi cumprido: a possibilidade de acesso à acusação e a condições efectivas de defesa.
Como o HY sabe, quando este direito essencial não é cumprido implica que todo o processo seja anulado.
Sem imagem de perfil

De MGO a 30.06.2015 às 16:49

Incorrecto. Foi-lhe enviada nota de culpa e teve direito a defesa a qual ele exerceu enviando uma carta de resposta à nota de culpa no dia 27 de Junho. O processo foi seguido de acordo com o que está estipulado para qualquer sócio em processo disciplinar.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.06.2015 às 16:59

MGO

Não foram dadas condições efectivas de defesa, nomeadamente a consulta da documentação em que se baseava a acusação e a possibilidade efectiva de defesa.
Sublinho que o advogado contratado como instrutor do processo propôs a pena de suspensão.
Sem imagem de perfil

De HY a 30.06.2015 às 17:37

Bom, acho que a única coisa que se pode concluir é que o LG invoca que não foram respeitados os direitos de defesa e o órgão responsável que foram. Portanto, não sabemos. as instâncias responsáveis decidirão (creio que cabe recurso para a Mesa da AG, verdade?). O facto de o instrutor propor uma sanção e sair outra, em si, não é relevante no que respeita à legalidade da sanção efectivamente aplicada...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.06.2015 às 18:46

HY

Não é a "única coisa". Como sabe é um aspecto central para o respeito dos direitos de quem é arguido.
A um outro nível pode-se afirmar que é uma conquista civilizacional. Recuar é para a barbárie.

Qualquer sócio sujeito a uma deliberação punitiva do CFD pode recorrer para a mesa da AG. Provavelmente, Godinho Lopes considerará que não possui condições efectivas de defesa no Sporting e vai recorrer para os tribunais. Pelo meno, é o que tem afirmado.

É uma vergonha para o Sporting a incapacidade de resolver internamente os conflitos que se verificam. É prejudicial para a imagem externa do clube e é mais um foco de instabilidade interna.
Sem imagem de perfil

De HY a 30.06.2015 às 22:07

Por unica coisa, eu queria dizer que apenas sabemos que GL alega e que o CF nega. Para si, Isso parece já constituir um facto provado, para mim nāo. Não precisa de me ensinar a mim o que significam os direitos de defesa do arguido, etc., seguramente me tenho batido muito mais na minha vida profissional e não só pelo seu respeito do que aquilo que pode imaginar, mas não confundo factos com alegações.

Já acho estranho que em vez de se esgotar as vias de recurso ao seu dispor no processo disciplinar se vá imediatamente para os tribunais. O argumento de que acha que não tem meios efectivos de defesa parece-me fraco, pois se nem tenta utilizá-los...

Enfim, como sempre disse, as regras devem ser respeitadas e não deve haver sanções por "delitos de opinião". Mas está longe de estar demonstrado que algo houve de errado (nem o contrário). A não ser para quem parte logo com uma posição pré-concebida...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.06.2015 às 22:16

HY

Eu não tento ensinar o que quer que seja. Seria grande presunção minha. Tenho uma determinada convicção e é isso que exprimo no post ou nos comentários. E é tudo.

O Godinho Lopes saberá se tem meios efectivos de defesa ou não no contexto dos órgãos sociais do Sporting. É a sua perspectiva pessoal e é válida como qualquer outra.
Sem imagem de perfil

De HY a 01.07.2015 às 19:15

Pois, LZ, e tem todo o direito a ela. Isso é, em minha opinão, diferente de tentar fazer passar essa perspectiva como factos indesmentíveis.

Não conheço o regime específico deste tipo de processos, nem sei que tipo de accção nem em que tribunal o LG tenciona recorrer. Mas recordo um velho proincípo do direito administrativo que esgotar as vias internas de recurso é condição para um recurso contencioso...mas provavelmente ele optou por um outro tipo de acção, não sei. Só para lhe mostrar que quando referi este aspecto, não queria beliscar a liberdade processual de GL, faltaria.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.07.2015 às 19:54

HY

Um dia quase todos nós lamentaremos a expulsão d sócio de Godinho Lopes. Abriu-se um precedente terrível, a porta vai ficar aberta para outros saírem por motivos de inimizade pessoal. É um receio que não desejo ver confirmado.

Foi aberto um processo de expulsão a Godinho Lopes por vontade de alguns sócios em consequência da primeira Auditoria. Essa Auditoria deu origem a um processo em tribunal que se declarou "incompetente" para decidir. Portanto "absolveu" Godinho Lopes, na prática. O erro foi de quem, por incompetência, recorreu a esse tribunal.

Neste momento, Godinho Lopes foi expulso de sócio por incompetência como presidente do Sporting. Há outros ex-presidentes que foram manifestamente incompetentes. Também serão expulsos? E Bruno de Carvalho também será expulso por incompetência?

Sem imagem de perfil

De jose a 01.07.2015 às 10:51

Caro Zargo,
É engraçado que dos seus comentários, deduz-se que o CFD do SCP deve ser uma cambada de malfeitores, que fazem tudo a revelia dos estatutos do clube.
Inicialmente, surgiu na opinião publica que o GL nem tinha sido notificado, mais tarde ja tinha sido e este respondeu numa carta que segundo parece sustentava com argumentos de nada.
Mais tarde os defensores do nosso vale azevedo defendiam que ele não teve acesso ao processo... é um coitadinho, tadinho dele...

Pergunto, ele solicitou o acesso aos autos e foi-lhe alguma vez negado? ou antes prefere não aceder porque sabe que tudo o que lhe acusam corresponde a verdade e como tal utiliza a estratégida da vitimização?

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.07.2015 às 13:28

José

O inquérito durou sete meses e durante esse tempo Godinho Lopes não foi interrogado nem convocado para depor. O instrutor propôs a pena de suspensão, o CFD deliberou por maioria (com uma abstenção) a expulsão.

Estes são os factos e perante eles há quem se regozije pela deliberação do CFD e há quem receie que os direitos do arguido não foram cumpridos.
O mais certo é o processo arrastar-se nos tribunais, o nome do clube ser exposto na praça pública e ver degradar-se ainda mais a sua imagem.
Sem imagem de perfil

De jose a 01.07.2015 às 19:21

Zargo,
Eu não percebo nada de direito, mas tenho que admitir até prova em contrário que o CFD é competente e tem feito as coisas conforme os estatutos.

Dando a minha opinião, quando se faz uma auditoria, julgo que os técnicos baseiam-se em provas documentais e não em testemunhos pessoais, depois de estar concluído, se existir irregularidades ou má gestão que prejudique o clube, notificam o visado e se este julgar conveniente, solicita que lhe mostrem o processo. O GL nunca solicitou nada de nada e anda a se vitimizar.

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=959003

Não vejo qualquer sentido e não acho normal que no meio de uma auditoria chamem seja quem for para clarificar seja o que for e se o clube não o chamou é porque não foi necessário.

Quanto aos seus posts é perfeitamente expectável que defenda quem tanto prejudicou o clube.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.07.2015 às 20:24

Vejo-o vir aqui dizer disparates em cima de disparates sobre questões de que nada percebe. No entanto, ainda se dá ao desplante da ofensa gratuita ao acusar o meu colega de assumir uma posição "expectável " de defender quem tanto prejudicou o clube, apenas porque não se ajoelha perante o Bruno, como é o seu caso,

O Jose é ignorante por natureza ou apenas gosta de fazer a parte ?
Sem imagem de perfil

De m1950 a 30.06.2015 às 14:18

"Esta procura insana de novos “alvos” que iluda a incapacidade de BdC de corresponder às expectativas dos sportinguistas conduziu inevitavelmente à identificação dos “inimigos” internos."

Meu caro Zargo , convido-o a ler "Bruno de Carvalho e paradigma do bom trabalho" se já não o fez claro. Bruno de Carvalho não tem sido incapaz de corresponder às expetativas dos sportinguistas , na minha opinião está a fazer muito além do que se esperava dele.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.06.2015 às 15:15

Caro m1950

Sobre o Sporting e BdC leio tudo o que consigo ter acesso. Sobre essa leitura exerço a minha análise e respectiva avaliação. O que concluo não me deixa descansado em termos de médio prazo. Não quero confundir a árvore com a floresta, mas o essencial da gestão de BdC surge-me como aleatório e meramente conjuntural que ficará submerso num contexto desfavorável.

Num post do Rui Gomes o m1950 refere-se a Rogério Alves. Repare como ele já se está posicionar para o pós BdC. Há quem pense que esse tempo está próximo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.06.2015 às 15:59

Caro m1950
O anónimo sou eu, Leão Zargo. O lapso é por razões técnicas.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 30.06.2015 às 16:56

Não concordo com a visão de nuvem negra à volta de BdC porque não desconfio dele nem tenho dados para isso, mas compreendo que quem desconfia se sinta assim. Mas não posso atribuir os seus méritos a razões conjunturais , pois não me esqueço que a situação onde o Sporting estava era muito mais que conjuntura , estava-se a estrutural um clima para o Sporting deixar de ser um clube grande de Portugal e do mundo , a vontade continua lá mas BdC está a saber defender os interesses do SCP , na minha visão claro.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.06.2015 às 17:07

m1950

Há uma divergência de fundo entre nós: o m1950 assume parte importante da narrativa de BdC sobre a situação do Sporting em Março de 2013 e eu não assumo essa versão apocalíptica.
A partir daqui, naturalmente, estabelecemos caminhos diferentes.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 30.06.2015 às 17:16

Numa altura em que ja se vendiam às tranches passes de jogadores da formação com 16 e 17 anos para pagar os vencimentos dos outros - sinceramente não via grande futuro para o Sporting

Se GL ficasse o que acontecedia com Bojinov, Pranic, Boularoouz, Labyad etc ?

Como os dirigentes da altura eram "gajos fixes" das duas uma - ou continuavam no Sporting com os seus vencimentos astronomicos ou saiam com chorudas indemenizações - qualquer uma das situações era fatal para um clube super individado, sem jogadores para vender e já com 2 ou 3 meses de salarios em atraso
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.06.2015 às 18:39

iorda9

Não lhe fica bem ir buscar o Godinho Lopes e meter-me ao barulho. Não encontra uma referência minha de carácter abonatório relativamente ao desempenho do ex-presidente. Não vale a pena ir por aí.

Preste mais atenção a quem do círculo do poder ou das suas proximidades ensaia voos para o pós BdC.
Sem imagem de perfil

De Pedro A. a 30.06.2015 às 15:39

Curioso que aqui se destaca a campanha de comunicação, dnado a entender que se trata de um plano bem orquestrado e com um objectivo bem delineado.

Pessoalmente, até acho que é precisamente na comunicação que esta direcção tem mais falhado, não se conseguindo descortinar um rumo claro traçado nas diversas intervenções.

As coisas melhoraram ligeiramente depois da mais recente troca de agências. E ainda bem porque sinceramente, trocar tantas vezes apenas mostra que não se soube escolher adequadamente.

Ainda assim dá a entender que as comunicações são sempre muito "a quente" o que, a meu ver, contraria a ideia de ser uma campanha pensada ao milímetro.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.06.2015 às 16:06

m1950

Sobre o Sporting e BdC leio tudo a que consigo ter acesso. Sobre essa leitura exerço a minha análise e respectiva avaliação. O que concluo não me deixa descansado em termos de médio prazo. Não quero confundir a árvore com a floresta, mas o essencial da gestão de BdC surge-me comm aleatório e meramente conjuntural que ficará submerso num contexto desfavorável.

Num post do Rui Gomes o m1950 refere-se a Rogério Alves. Repare como ele já se está posicionar para o pós BdC. Há quem pense que esse tempo está próximo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.06.2015 às 18:35

Pedro A.

Creio que se refere a coisas diferentes. Um planeamento factual e temporal da comunicação no Sporting na era de BdC sempre se verificou desde o primeiro, fosse concebida por José Aquintela, pela Young Nextwork ou agora pela WL Partners (a tal especializada na gestão de crises), no início com o benfiquista Morgado e agora com o Mário Carneiro.

O problema comunicacional esteve sempre em BdC que procura protagonismo e capitalizar algum sucesso em proveito próprio.

Diga-se em abono da verdade que essa agenda para a comunicação não foi inventada por BdC. Com Godinho Lopes estava entregue a Cunha Vaz.
Sem imagem de perfil

De L a 30.06.2015 às 16:20

Leão Zargo,

Ao dia de hoje já ninguém sério consegue prever como acabará este mandato e ao nível dos órgãos sociais todos. Eu arrisco uma previsão: à estalada. Com muita pena minha, pelo embaraço para o clube como é óbvio.
Sem imagem de perfil

De António Santos a 30.06.2015 às 16:51

Boa L.
Já sabe a data das eleições antecipadas? Ou vai continuar a "prever" ?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.06.2015 às 17:02

L

É muito provável a realização de eleições antecipadas e basta ver a pressa com que Rogério Alves se posiciona para o pós BdC.
Não consigo imaginar se vai ser à estalada ou à morteirada... mas não vai ser nada bonito, isso não vai!
Sem imagem de perfil

De L a 01.07.2015 às 08:14

“E um dia destes da essência do Sporting Clube de Portugal restará apenas a memória.” O problema é mesmo esse Leão Zargo e infelizmente já há muita gente a trabalhar para isso. E eu confesso que nunca me senti muita à vontade a perder tempo a comentar um certo tipo de gente, como a que está hoje no Sporting.

Uma vez que não tenciono acrescentar mais nada ao meu comentário - pelo menos para já - até admito vários pensamentos sobre o mesmo. O que eu já não consigo compreender de todo e não estou a falar da canalhada de costume ou do estarola, que qq blog é melhor mas também não larga o Camarote, é o facto do mandato para lá do meio e ainda há quem não tenha deixado 2013 para trás?! Até parece que ainda não se passou mais nada. E a minha preferida é que é pior financiar a actividade com os passes do que oferecer logo a actividade com um lacinho. E muito provavelmente até discordamos os dois sobre o que já devia reflectir hoje a estrutura do capital da SAD. E não se pense que eu pensei sempre da mesma maneira ou que é só uma questão financeira. Eu deixei foi de acreditar em lideranças efectivas nos clubes à medida que o futebol se transformou na actividade que hoje se conhece.

E se já se sentem tão bem representados no Sporting que necessidade é que ainda têm para andar sempre a repetir o mesmo no Camarote, como diz e muito bem o user Nação Valente. Cada blog tem a sua linha de pensamento, como é óbvio. Ainda quererão convencer alguém de alguma coisa nesta fase do mandato? Se calhar a eles próprios. E independentemente do que cada um preconiza para o Sporting como é que é possível aceitar no seio do clube canalhices como: - ai o Izmailov não pegou no Tribunal então o CFD que tente os estágios na Quinta da Marinha. Ou até a história toda à volta do Marco Silva e agora ainda tentam atenuar os remorsos que sentem com alguns ganhos financeiros. Transformaram-se cá nuns liberais de pacotilha.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.07.2015 às 13:34

Caro L

O Sporting atravessa um terrível perigo de descaracterização. O facto de ser dirigido por pessoas que não conhecem ou não valorizam a história e a identidade do clube agrava ainda mais o risco que se corre.

Dentro de poucos anos, provavelmente uma ou duas pessoas (ou instituições financeiras) terão a maioria na SAD. Será o momento de viragem irreversível.
Sem imagem de perfil

De Rukka a 30.06.2015 às 17:31

Na noite das facas longas, Adolfo acabou com toda e qualquer ameaça à sua liderança.
Dizimou todos os "adversários" internos que poderiam a médio prazo por em causa a sua liderança. Com isso conseguiu um unanimismo que o levou às mais terríveis atitudes. Acabou com a oposição interna. Não estará Bruno, com este apontar de dedo a todos os que nos últimos 20 anos estiveram no poder, a tentar fazer o mesmo? Quem sobra para as próximas eleições? Qual a figura que emergirá para se opor ao grande líder?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.06.2015 às 18:32

Rukka
Como sabe o Adolfo preocupou-se e perseguiu “inimigos internos” muito próximos do poder. Foi o caso das SA. No Sporting há quem de dentro do círculo do poder esteja a preparar o terreno para avançar.
Por exemplo, basta ler as afirmações que Rogério Alves tem vindo a fazer.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.06.2015 às 17:45

É curioso verificar como os indefectíveis do senhor Bruno Azevedo de Carvalho, repetem até à exaustação, sempre o mesmo discurso laudatório. Como se repetir a mesma lengalenga, de forma acrítica, e ad eternum, a transformasse numa verdade absoluta.

Na minha observação deste mandato e procurando simplificar a análise, concluo que a nau sportinguista navega à vista. O timoneiro não foi capaz de traçar um rumo, nem planificar a acção. Foi assim na gestão financeira, foi do mesmo modo na gestão desportiva e até na área comunicacional.
Clarificando a questão desportiva: este fabuloso "elenco" não conseguiu segurar Leonardo Jardim. E antes que rebatam com a argumentação que teve um melhor contrato pergunto se foi ganhar mais que o que ganha Jorge Jesus? Despediu Marco Silva de forma obscura, depois de ter apostado, e bem, num projecto de quatro anos. Chegou ao ponto de no acordo de rescisão do contrato exigir que o técnico fique mudo por vários anos. Porque será?
Na correcção da rota ao sabor do vento foi buscar JJ como um salvador, um vencedor "avant la lettre" sejam quais forem as circunstâncias da navegação. A cada dificuldade inventa adamastores, responsáveis pelo falhanço que aconteceu ou pode vir a acontecer. Se desta forma e por este caminho a nau chegar a bom porto, tenho de aceitar que o timoneiro está acima dos comuns mortais.

PS: Sobre a propalada gestão financeira, só por si uma longa discussão, a ver vamos. Sobre a gestão de recursos humanos, rasgando contratos, e empurrando tudo com a barriga para a frente, havemos de ver. Sobre as acusações sobre antigos dirigentes, os tribunais decidirão. Uma última nota: o que aqui gostaria de debater era a grandeza do Sporting, especificamente no contexto presente e futuro. E não este lavar de roupa suja, interminável, que só ridiculariza. Mas essa ordem do dia não pode ser atribuída à redacção deste Blog, como é óbvio.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.06.2015 às 18:33

Nação Valente

Interessante a sua referência à repetição exaustiva de determinadas máximas. Construiu-se uma narrativa, distribuíram-se umas citações pelos aderentes que são sistematicamente repetidas em tudo o que é sítio.
Às tantas andamos a justificarmo-nos perante as acusações sem pés nem cabeça de se ser croquete ou lambuça. De tanto se repetir de forma convicta qualquer banalidade adquire foros de grande empresa!

Sorri perante a consideração sobre o hipotético salário para Leonardo Jardim. Não me tinha ocorrido! ;)

Um dia a debilidade da gestão financeira de BdC ficará evidente para todos. E ficaremos a saber o preço que o Sporting vai pagar por uma gestão financeira presidida por Ricciardi.
Sem imagem de perfil

De HY a 01.07.2015 às 19:10

"Interessante a sua referência à repetição exaustiva de determinadas máximas. "

Estara a pensar em coisas como "o Bruno é fanfarrão", LZ? tem sido muito repetido por aqui ultimamente...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.07.2015 às 19:57

HY

BdC é fanfarrão? Olhe que é afirmação que nunca fiz. Mas já que puxa a conversa dir-lhe-ei que, na minha opinião, de todos os defeitos que vejo em BdC esse será dos menos graves!
Sem imagem de perfil

De HY a 02.07.2015 às 14:06

Não era para si, LZ. Era uma reacção a uma passagem do NV sobre a repetição de mantras...lendo alguns posts, pode-se verificar que isso não se passa apenas de um dos lados da barreira, ao contrário do que NV afirmava...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 03.07.2015 às 10:59

HY

Percebo agora. Pensei que se referisse a mim.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 01.07.2015 às 00:06

Longe vão os tempos em que fazia um esforço para parecer imparcial
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 01.07.2015 às 13:05

Naçao Valente nunca li aqui o caro a elogiar Bruno de Carvalho quando este montou um cenário de projecto de 4 anos com Marco Silva.
Agora escreve "e bem" para e só justificar a crítica. É esse o objectivo imagino.Os elogios envenenados que só servem para sustentar a crítica.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.07.2015 às 13:18

Deixo a resposta ao comentário do Julius ao leitor Nação Valente, mas preza-me ver que o Bruno tem um novo "advogado de defesa".

Muito rápido se muda de casaco Julius. Ao longo dos meses que comunicamos, não tenho memória desta sua postura. Assumo que deve ser por influência dos novo "ventos". Mas ainda bem que se evidenciou...
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 01.07.2015 às 15:05

Mas é claramente simples a minha "evidencia",
assumo e continuarei a assumir a crítica e o elogio quando "na minha opinião" existirem razões que as justifiquem.
Tenho escrito aqui no Camarote Leonino muitas críticas e muitos elogios sinceros e
desafio aqui que me dêm 1 exemplo que seja de um posts que elogie esta Direçao do Sporting em qualquer atitude ou ação tomada.
Haverá modelos de gestão melhores que este, acredito que sim , mas ninguem ainda os apresentou e os anteriores modelos quase destruiram o clube e só serviram os interesses pessoais de alguns inclusive sairem com os bolsos recheados.
Hoje ( em comparação com anos anteriores) vejo um Sporting muito mais forte e temível para os adversários e vejo que esta Direçâo continua a trabalhar para ainda o tornar mais forte.
Uns gerem clubes em que podem gastar 80M outros caso de quem gere o nosso clube têm que o fazer com um terço desse valor e conseguir competir com esses mesmos clubes ricos em todas as competições.
Os resultados no geral têm sido notáveis sem recorrer ao caminho da destruição. O temível e letal aumento da dívida .
Sem imagem de perfil

De MaxMartins a 30.06.2015 às 18:42

"...Pessoalmente preferia que o presidente do Sporting optasse por uma atitude mais discreta e prática..."

Nem que alguém acredite neste"seu desejo"...!

Porque não diz antes...: "Pessoalmente preferia que o presidente do Sporting...deixasse de o ser..."

SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.06.2015 às 18:51

Max Martins
BdC foi democraticamente eleito para a funções que exerce. Sendo assim, exerce com legitimidade o cargo. Os sócios têm o direito de apoiar, criticar ou observar.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo