Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

vitoriavssporting.jpg

 

Confesso que não sei o que mais pode ser dito sobre esta modesta exibição do Sporting no Bonfim. Parece-me claro que com Jorge Jesus a apostar praticamente no mesmo onze que defrontou o Benfica - Campbell no lugar de Bryan Ruiz - e antes do «derby» no embate na Polónia contra o Légia Varsóvia, a equipa iria acusar algum desgaste e foi precisamente isso que aconteceu.

 

Para "complementar" esta disposição, Adrien Silva falhou mais uma grande penalidade, ainda com o guarda-redes setubalense a fazer uma excelente defesa na recarga, um erro grosseiro de Rúben Semedo que entregou o "ouro ao bandido", com Rui Patrício a salvar o golo, e ainda uma segunda intervenção crucial a remate na área de Ryan Gauld, o jovem escocês do Sporting emprestado ao Vitória de Setúbal.

 

bas_dost_e_zeegelaar_sporting_setubal_foto_miguel_

De resto, recorro ao mesmo "disco" que já se torna cansativo: os adversários do Sporting já têm a lição bem estudada e pela ausência de jogo pelo corredor central concentram-se nas alas, condicionando assim as manobras ofensivas dos comandos de Jorge Jesus. Recordo uma jogada de contra-ataque em que Gelson Martins teve tripla cobertura defensiva. Assim, vai ser sempre muito difícil para o Sporting.

 

Bas Dost marcou praticamente no único lance em que foi verdadeiramente servido e pouco mais surgiu em termos de oportunidades.

 

Sporting, Benfica, Chaves e Estoril, da I Liga, e Leixões, Covilhã e Académica, da II Liga, já estão apurados para os quartos de final.

Quarta-feira, 14 de Dezembro:


Leixões – Tondela, 2-1
Torreense – Chaves, 2-3
Estoril – Sanjoanense, 4-2 (a.p.)
Académica – Penafiel, 2-1
Real – Benfica, 0-3
SC Braga – Covilhã, 1-2
Vitória de Setúbal – Sporting, 0-1

Quinta-feira, 15 de Dezembro:


Vitória de Guimarães – Vilafranquense, 18 horas

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 04:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


25 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 14.12.2016 às 23:34

E ou o Bas Dost marca ou então "bola"...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.12.2016 às 23:39

Assim parece. Tem de ser servido mais vezes e não apenas com cruzamentos das alas.
Sem imagem de perfil

De Lala a 14.12.2016 às 23:47

Sim, porque o Bas Dost é pago para "pastar".
Sem imagem de perfil

De Implacável a 14.12.2016 às 23:39

Muito mau jogo...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.12.2016 às 23:39

Nas circunstâncias, não esperava muito mais.
Sem imagem de perfil

De Amaf a 14.12.2016 às 23:59

Só vi a 2ª parte, e fiquei com a sensação de ter sido melhor o resultado que a exibição, mas convenhamos o Setúbal também não jogou nadinha, limitou-se a impedir a construção do Sporting e muito concentrados a defender.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.12.2016 às 00:09

O V. Setúbal estava a jogar no erro, e surgiu, o de Rúben Semedo, mas Rui Patrício salvou a contenda.

Há causa para questionar o vasto plantel do Sporting, a sua qualidade, e a utilização de Jorge Jesus. Três jogos em 8 dias, mais não sei quantas horas de avião, o factor clima na Polónia, a pressão do derby, fundamentalmente com 13/14 jogadores.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 15.12.2016 às 07:28

Bem observado. Só revela o fracasso das contratações.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 15.12.2016 às 09:02

Se o JJ tem usado outros jogadores seria logo acusado de não dar valor à competição.
Sem imagem de perfil

De José Santos a 15.12.2016 às 07:46

Bom dia Rui,

Excelente análise. Um mau jogo de uma equipa que afinal não é assim tão boa.

Ficam as extraordinárias palavras abaixo de Jesus:

«As palavras do presidente não são uma novidade. Fico satisfeito, claro, mas a confiança é a mesma de quando cheguei. Vim de uma realidade para outra e sei o que é preciso estruturar e organizar para estar ao nível do que o Sporting já conseguiu, inclusivamente mais rápido do que eu pensava. Isso traz consequências. Foram muitos anos a perder caminho, mas estamos no caminho certo. No ano passado chegámos, dentro do campo, ao nível do nosso rival que foi campeão. Este ano queremos passar à frente quando estivermos bem estruturados»

Parece que afinal não estão bem estruturados. Quatro anos passaram e só agora estão a trabalhar na estrutura? Não deveriam ter começado por aí?
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 15.12.2016 às 08:34

Excelente José...prezo muito os seus comentários.

Subscrevo-lhe e à análise do Rui!

Não gostei do jogo, o nosso capitão que tanto aprecio, esteve menos bem e não digo isso por ter falhado o penalty, isso acontece a todos.
Pareceram-me esgotados, sem grande organização, um tanto trapalhões...!
O Semedo já me estava a enervar, o Zeegelaar também...!
Elogio a prestação do Ryan Gauld, que espero que não tenha contraído lesão grave.
O que conta é o resultado final, ganhámos e é o que importa.
Sigamos rumo ao Jamor, apoiando a equipa com a força de sempre!

Abraço José
Sem imagem de perfil

De José Santos a 15.12.2016 às 10:24

Bom dia Carlinha MR,

Obrigado e retribuo os elogios.

O que interessa mesmo é ganhar, independentemente da nota artística. Não importa se a vitória surge no primeiro ou no último minuto.

Esta equipa do Sporting, tem no meu entender, falhas graves de entrosamento, concentração e na eficácia no momento da verdade. Será um problema motivacional? Será um problema na união do grupo? Será falta de qualidade? Serão más opções técnicas? Será a tal falta de estrutura que Jesus vem agora falar? Será tudo isto e algo mais? Falta de apoio não é de certeza, porque a massa adepta tem sido de uma dedicação exemplar, nos bons e nos maus momentos.

Um abraço
Sem imagem de perfil

De Amaf a 15.12.2016 às 10:45

Uma estrutura de qualidade em parte responde à maior parte das interrogações que levanta. Não me parece ser justo, referir os 4 anos passados na construção da estrutura, quando sabemos a situação em que se encontrava o clube e que apenas nesta ultima época e meia é que verdadeiramente se tem investido no plano do sucesso desportivo. Mesmo assim, na minha opinião, de forma talvez prematura, pois sempre considerei que em primeiro lugar deveria ser consolidada a vertente económica-financeira, mas como é óbvio não conheço todos os pormenores que determinam a gestão.
Por outro lado, também eu, tenho muita fome de ganhar títulos e rapidamente, são muito importantes a todos os níveis.
Sem imagem de perfil

De J. a 15.12.2016 às 07:59

Depois de 2 derrotas onde o SPorting esteve por cima, mas acabou por perder, a vitória no jogo de ontem era essencial.
Não era para jogar bem, não era para fazer rotações, era para ganhar com os melhores.
Tomando os exemplos do Braga e do Porto por exemplo, que se puseram a fazer rotações nos seus jogos da Taça, mas já estão fora.
E foi isso que Jesus fez. Esteve bem aqui!

Obviamente, que isso não justifica um plantel de 29 jogadores onde 10 ou 15 jogadores praticamente não calçam. Jogadores como Alan Ruiz, Castaignos, Elias, etc têm que dar mais.
J
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 15.12.2016 às 09:07

Volto a frisar a má marcação do penalty por Adrien. Foi uma boa defesa, sim, mas foi mal marcado, demasiado perto do centro da baliza e dando possibilidade de defesa se o GR acertar o lado. Já era hora de outros jogadores poderem marcar penalties (não o William, claro, mas porque não o Dost?). E ainda pior, foi muito displicente na regarda, chutando contra o GR com a baliza toda aberta.

Em relação à falta de jogo interior pelo SCP, isso advém da pouca movimentação que Dost oferece à equipa, pois ele por default vai sempre na direção da baliza e não são muitas vezes que faz de apoio frontal. Juntando a isso, os poucos jogadores que têm características para jogar por dentro (como os 2 Ruiz e Markovic) não dão à equipa o que ela precisa. Gelson e Campbell de vez em quando vêm para dentro mas não são jogadores com grande jogo no centro do terreno (Gelson deverá evoluir mais embora não seja propriamente mau).
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 15.12.2016 às 09:08

*recarga em vez de regarda
Sem imagem de perfil

De antonio a 15.12.2016 às 10:28

Eu diria que a falta de jogo interior deve-se a:
1. Adrien tem-se revelado um pouco cansado e nao consegue subir e descer como já habituou.
2. O segundo avancado é normalmente uma nulidade. Neste caso Campbell a segundo avancado é como se nao estivesse em jogo. Bruno César ainda menos. Bryan Ruiz melhor mas com muito pouca influencia. Markovic é para esquecer. E sobra quem? Os restantes pouco ou nada jogam e quando entram normalmente nao tem tempo nem oportunidades para mostrar o seu valor, se é que ele existe.

Sou da opiniao que o Bas Dost está a fazer o que lhe compete. Se ele vier atrás dar apoio entao como é que vai ser para marcar golos?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 15.12.2016 às 10:43

Eu continuo a achar que o nosso melhor 2º avançado é o Bruno César.... como se viu no jogo contra o porto e contra Real Madrid.

Nessa posição precisa-se de um jogador que pressione a saída de bola do adversário e de um jogador que marque golos.... Bruno César é o único que tem essas características.
Sem imagem de perfil

De peyroteo a 15.12.2016 às 14:46

Eu devo estar a ver muito mal mas não percebo porque dizem que o Dost pouco oferece ao colectivo, etc. Quase todas as jogadas em que o Sporting consegue desequilíbrios são devido a toques de primeira do Dost. Ele é muito bom nisso e se a equipa não tira partido dessa situação não é culpa dele.
Não corre que nem um desalmado como o Slimani (o argelino era melhor na pressão aos defesas) mas perde muito menos bolas. O número de vezes que as tabelinhas não resultavam com Slimani era assustador.
Outra situação. Podem criticar o que quiserem mas Bryan Ruiz é essencial nesta equipa, esteja em grande forma ou não. Prefiro a previsibilidade de Ruiz que a imprevisibilidade tosca de Campbell.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 15.12.2016 às 10:02

Considerações ao jogo de ontem:

- És grande Rui!!! Mais uma vez demonstra o porquê de ter sido considerado o 12º melhor jogador do mundo!

- Exibição pálida da equipa, onde positivamente coloco Bas Dost (o único que marca golos....), e negativamente coloco o William (parecia muito cansado) e R.Semedo (cometeu erros infantis).

- Em relação aos penaltys.... acho que se exige resolver o problema, colocando o Bas Dost a marcar!

- Creio ainda que o nosso meio campo estava muito apático.... o Setúbal pressionou muito bem a nossa saída de bola, e isso obrigou o William a não conseguir impôr o seu jogo.... nestas situações exige-se ou saídas em passe longo para contra ataque, ou então o William ter de vir buscar a bola junto aos centrais e fazer com que os laterais subam no terreno. Aliás foi precisamente numa subida do Marvin, que fizemos o nosso golo! No jogo de ontem perdemos muitas bolas na transição do meio campo...

- B.Ruiz deu nos últimos minutos um pouco de serenidade que nos estava a faltar.

SL
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 15.12.2016 às 10:59

O mais importante ontem era a passagem e tal foi conseguido com todo o mérito sem favorecimentos alheios.
Jogo fraquinho em virtude do cansaço acumulado e do estado anímico após 2 derrotas consecutivas.
Ruben Semedo está a precisar de banco ... JJ está a espera do que !? que as asneiras dele o levem a perdermos mais jogos ....
Gostei do Marvin aos poucos vai melhorando, tb gostei de ver o Ryan Guald ... ia nos causando um grande dissabor.
Rui Patricio continua a mostrar o que leva a ser eleito o 12º jogador do mundo pela France Football.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 15.12.2016 às 11:20

Sérgio,

O Ruben tem um potencial brutal... mas na minha opinião, temos sofrido alguns golos devido ao mau posicionamento dele, ou devido a alguma ingenuidade!

Eu continuo a achar que uma dupla Coates/P.Oliveira seria muito mais inteligente a jogar.... e poderíamos evitar alguns dos golos que temos sofrido!
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 15.12.2016 às 11:43

Nesta fase claramente Ruben Semedo não merece ser titular ... venha o Paulo Oliveira ou o Douglas não sei qual deles é que joga pelo lado esquerdo mas penso que seja o Douglas e não o Paulo Oliveira.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 15.12.2016 às 11:54

Eu acho que como muitas vezes jogamos em ataque continuado, temos de ter centrais rápidos.... por isso prefiro o Paulo Oliveira.
Sem imagem de perfil

De EU a 15.12.2016 às 15:53

A equipa está claramente cansada, principalmente o Adrien! Notou-se a léguas... Não se percebe como não há alternativa no plantel para o homem descansar um pouco!
Outro facto curioso do jogo... para mim o Gauld fez mais ontem em 60 minutos que o Markovic, Elias, Petrovic e o Castagnos em toda a época!!
Porque razão não se aposta no miúdo? É preferível aquela porcaria toda??? Deveria voltar já em Janeiro!
Mas há mais...
Quantos remates faz o Sporting por jogo?? Temos posse de bola, andamos sempre curto, no apoio e depois esquecemos o essencial... aparecer na frente da baliza e rematar!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo