Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

prog_scp_academica.jpg

 

Sem deslumbrar, o Sporting fez uma exibição competente, em que controlou uma grande parte do jogo que acabou por se complicar por várias razões: alguma ineficácia no último passe e na finalização - pese os três golos -, negligência defensiva no primeiro golo da Académica e, por fim, e não de menor importância, a arbitragem de Cosme Machado.

 

ng5810842.jpg

Muitas decisões do árbitro podem e devem ser discutidas, mas houve dois lances principais: aos 12', grande penalidade não assinalada, por falta flagrante sobre Carlos Mané, e aos 59', autogolo de Ewerton com um "estudante" em clara posição irregular. No momento do remate original esse jogador está em fora de jogo e em posição para interferir na jogada. O que fica por explicar é o árbitro auxiliar ter aparentemente assinalado o lance correctamente, mas depois de uma conferência com Cosme Machado, este, inexplicavelmente, valida o golo. Jorge Jesus foi expulso, aos 41', por protestar um cartão amarelo que foi mostrado a Adrien Silva, e Nélson, treinador de guarda-redes, teve o mesmo destino aos 87'.

 

Jorge Jesus surpreendeu, e muito, com o onze inicial, nomeadamente pela inclusão de Rúben Semedo. O jovem regressou ao Sporting depois de um período de empréstimo ao V. Setúbal, e decerto que após apenas três ou quatro treinos, ele próprio não esperava esta oportunidade. Na realidade, a opção de Jorge Jesus não faz sentido, apesar de Rúben ter realizado uma exibição agradável.

 

ng5810841.jpg

Adrien Silva, como nos habituou, continua a ser o grande líder desta equipa, com uma boa exibição e um golo de belo efeito, aos 30'. João Mário muito perto do seu usual nível e Carlos Mané também agradou, com destaque para a sua excelente jogada a servir Bryan Ruiz para o segundo golo do Sporting, aos 43'. William Carvalho voltou a ter um jogo algo apagado, embora a sua substituição ao intervalo, por Gelson Martins, se fique a dever mais ao domínio de jogo do Sporting que, a meio da segunda parte, tinha 70% posse de bola. Slimani com menos entusiasmo e garra do que lhe é habitual, que nos pode levar a conjecturar que pode ter sentido os ruídos do mercado e as ofertas de muitos milhões que foram noticiadas. Por fim, Montero entrou muito bem neste jogo e assegurou a vitória com um tento à ponta de lança.

 

Mais um jogo, mais uma vitória importante - daqui em diante todas são - e a liderança preservada, indiferente do resultado do Benfica amanhã.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:42

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


43 comentários

Sem imagem de perfil

De HY a 30.01.2016 às 23:23

Concerteza o CM decidiu que, como o avançado da académica nāo tocou na bola, não havia porque marcar fora de jogo. Porque não teve influência nenhuma no lance, não é?

A expulsão do JJ também foi fixe.

Isto vai ser assim até ao fim. Farão tudo o que puderem para nos tramar
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2016 às 23:49

O Jorge Jesus esquece que quando protesta com o quarto árbitro, o árbitro principal ouve a conversa toda. Neste caso, Cosme Machado não desperdiçou o ensejo.
Sem imagem de perfil

De HY a 30.01.2016 às 23:51

Pelo que o OM diz ( e os gestos do JJ parecem corroborar), ele só estava à espera da oportunidade...e depois o Nelson...
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 30.01.2016 às 23:24

Isto foi uma vergonha do principio ao fim do jogo

Quem critica a direcção e algumas decisões, tem toda a legitimidade para o fazer, mas que pense bem que são os nossos reais inimigos

Hoje estou muito contente com a vitoria mas infelizmente tenho a certeza que não seremos campeões porque não nos vão deixar

Parabens a todos os que apoiam diariamente, ao Presidente ao Treinador e aos Jogadores - são para mim uns verdadeiros HEROIS
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2016 às 23:26

Ainda há dias escrevi um post sobre o excesso de melodrama por parte de adeptos. Comente as incidências do jogo e deixe o resto para outra ocasião, porque nada tem a ver com o jogo.

Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 30.01.2016 às 23:32

Perante o que se passou - o comentario acerca do jogo é apenas esse

Fizeram de tudo para nos tirar pontos - não conseguiram

Não conseguiram hoje mas vão faze-lo noutros jogos - será sempre isto até ao fim

Se não lhe agrada este comentario apague-o, mas é a minha opinião
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2016 às 23:40

O meu reparo não tem nada a ver com as incidências do jogo mas sim com o seu segundo parágrafo, que em nada se relaciona com este.

A próxima vez que me mandar apagar um comentário, apago mesmo, só pela sua agressividade inoportuna.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 30.01.2016 às 23:34

Grande atitude da equipa, arbitragem vergonhosa ... eles parecem caes de fila à espera do erro para nos F..........

O Otávio Machado está a falar muito bem mas não adiantará nada este ano o roubo foi legalizado vale tudo neste campeonato.

Ao contrário do JP eu sinto que vamos ser campeões isto só nos fortalece teremos de ser mais competentes a concentração terá de ser sempre máxima, não nos podemos colocar a jeito para que os erros dos árbitros apareçam, deixo também o meu muito obrigado a quem apoiou e levou a equipa à vitória ... parabéns aos 40Mil adeptos presentes.

Rui termino com um pedido tenha mais atenção à corja lampiona que por aqui anda eu não suporto gente hipocrita e infelizmente não tenho o dão da paciência.

SL,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2016 às 23:44

Todos são bem vindos Sérgio. Não posso, nem devo, andar a rasurar comentários assente na cor clubista. Compete a cada um responder de acordo com a troca de opiniões.

P.S. Pelo menos não ofendem os redactores como vários sportinguistas fazem com regularidade.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 30.01.2016 às 23:49

Rui sabe bem que isso acontece porque os redactores são contra BdC ... partilham o mesmo inimigo.

De qualquer forma eu falei em lampiões e não em benfiquistas existe uma diferença grande entre estas duas categorias.



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2016 às 23:52

Qual é a diferença entre esses sportinguistas e os chamados lampiões ? Não me interessa o porquê. Ainda há instantes apareceu aqui um desses idiotas a ofender.
Sem imagem de perfil

De SMCM a 30.01.2016 às 23:56

Também gostei de ver o Otávio. Teve bem ao referir que o adepto vai ao estádio para se divertir e que andam sempre a pedir estádios cheios como em inglaterra, para depoos ver-se isto. Devia ter terminado aqui. Aquela parte da insinuação da cabala, entre porto e benfica é que já foi demais. Acho que só a primeira parte seria mais eficaz para os árbitros deixarem de nos prejudicar tanto.
Sem imagem de perfil

De SMCM a 30.01.2016 às 23:51

O cosmezito gordito esteve muito mal. Com ou sem intenção, nunca saberemos. Mas o cartão a adrien e subsequente expulsão parece-me um sinal claro de desnorte do árbitro. Assim vai ser muito complicado. Enquanto est8vermos à frente os jogadores acreditam, mas se cairmos para trás, vai ser complicado. E os lampiões ja estão a preparar a desculpa, é ve-los todas as semanas a dizer que as equipas de jesus dão o estoiro em fevereiro. Assim, qdo perdermos, por culpa de Cosmes, e mesmo correndo os nos8s jogadores 11,5km, vão branquear a arbitragem dizendo: "isso é o normal nas equipas de jesus, vão - se abaixo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2016 às 23:56

Não obstante a arbitragem, alguns elementos não estiveram ao seu melhor, ou pelo menos usual nível.

É mais fácil dizer do que fazer, obviamente, mas não podemos ir na conversa. Vamos continuar a ter arbitragens críticas.
Imagem de perfil

De Profeta a 30.01.2016 às 23:53

Acho que o Sporting estava a ir bem, quando denunciou os vouchers (e podia ter sido denunciado num local mais apropriado), as denuncias do Marco Ferreira foram de certeza que também estavam a ajudar, e por ter 2 especialistas de arbitragem como Jesus e Octávio no banco. Tenho a certeza que isso mexeu com o sistema, pois tocamos na ferida.

Durante uns tempos não fomos prejudicados, e na dúvida, até fecharam os olhos a alguns lances que nos beneficiaram.

Agora, quando se tem um presidente, que na mesma época, é expulso do banco 2 vezes, é intelectualmente-desonesto a fazer análises, dispara contra tudo e contra todos ao mesmo tempo, perde-se uma parte importante da razão. E quando assim é, o sistema não perdoa, pois estamos-lhes a dar argumentos contra nós.

No jogo contra o Tondela, para além da expulsão ridícula do Carvalho, o Jesus e os restantes elementos fizeram uma pressão inacreditável perante um fiscal de linha, que com razão, emendou uma decisão do árbitro, ao lhe indicar para não marcar penalti, numa bola que bateu na cabeça do defesa do Tondela.

Todos os detalhes estão em jogo. E actualmente, não há ninguém no Sporting que consiga meter água na fervera, no meio de Octávios e Jesus. Não há um ponto de equilíbrio, quando esse papel cabia ao presidente.

Hoje o Jorge Jesus só foi expulso, porque já havia antecedentes. Nem o Nelson escapou hoje!...

Bem, a única coisa positiva neste jogo, é que finalmente, perceberam que o "farei o que poder pelo meu Sporting" tem que ser o hino do clube. Foi aberrante aquela tentativa de perpetuar o "Sporting, tu nunca vais acabar".
Sem imagem de perfil

De PSousa a 31.01.2016 às 00:01

Contra todos os COSMES MACHADOS!
Vai ser assim até ao fim! Vamos ter de estar acima de tudo isto para ganhar jogos!
Estranhei o facto de não ter expulsado Adrien ou Ewerthon.
Enfim... mais uma obra de Vitor Pereira!

Quanto ao jogo em si... não podemos ter bolas como a do Slimani e do Brian Ruiz sem dar golo. Não quero falar do penalty nem do golo deles porque isso é COSMICES!

No geral a equipa esteve bem! E Semedo fez um bom jogo - não sei se por alguém estar lesionado, mas surpreendeu a sua titularidade.

Hoje estou um pouco irritado com a 3ª equipa e por isso vou acalmar para depois comentar com mais calma!
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.01.2016 às 00:15

O Ewerton não foi muito inteligente, ao pôr-se mesmo a jeito naquele lance já perto do fim e quase a meio campo.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 31.01.2016 às 00:19

Tem razão, nem entendo como um profissional não pensa nisso!
Esqueci de comentar Mané, bom jogo a dar mais uma dor de cabeça a JJ.
Pelo menos este hoje mostrou que pode ser útil!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.01.2016 às 00:21

O Carlos Mané já era um jogador talentoso muito antes de Jorge Jesus chegar a Alvalade. Precisava/precisa de tempo de jogo e da confiança do treinador que, até este ponto, nunca teve.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 31.01.2016 às 00:23

Sim, sabemos que CM é um bom jogador e precisa de tempo de jogo, mas há quem o tenha e não aproveite e este hoje deu tudo!
É bom saber que temos algum "banco" para situações como esta! Quando está no banco, claro!
Eu gosto de ver CM a jogar quando não é egoísta! Porque ele tem tudo, só precisa de jogar e mais!
Sem imagem de perfil

De Fernando Pais a 31.01.2016 às 00:13

Amigo Rui, cheguei agora a casa. Antes de ir, comentei que nos querem fazer a «folha». Ficou provado que o meu comentário anterior está atualíssimo. Temos que nos mobilizarmos todos em volta do nosso Sporting.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.01.2016 às 00:18

Deixamos essa discussão para outra ocasião, dado que o que o caro está a sugerir é um silêncio colectivo só porque o sistema nos pretende atingir.

Quantas vezes disse eu aqui que Bruno de Carvalho a gritar às quatro paredes nada resolveria ?... Pelo contrário.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 31.01.2016 às 00:20

Faltam as "comadres" dentro dos corredores!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.01.2016 às 00:25

Isso e saber "mexer os cordelinhos". Há muito que se reconhece isto, mas o Sporting aparenta ser incapaz de levar essa missão a cabo.

PPC, pese os meios errados e muito ingénuos, tinha a ideia certa. Sempre disse isto. Resultado: foi crucificado pelos próprios sportinguistas.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 31.01.2016 às 00:30

É isso mesmo Rui.
Temos sido bastante ingénuos nesses meandros, mas eu gostaria que o futebol não fosse tão podre e de não existir necessidade de recorrer a isso para conseguir algo no desporto. No entanto é o que temos e acho que devemos aprender a estar nesse meio, vamos ver se é possivel. Para isso também acho que BdC se deve conter mais, falando menos e actuando mais por "baixo da mesa". Gostei de o ver na tribuna, apesar de ser por "castigo"
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.01.2016 às 00:36

Concordo consigo. A arte do saber falar é ponderação, clarividência e timing. Temo que haja factura pelos excessos inoportunos, além do que já é usual.
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 31.01.2016 às 00:54

Tadinho dele
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.01.2016 às 01:12

Pois... não tenho o mínimo de simpatia pela pessoa, mas há certas realidades, por ingratas que sejam, que os sportinguistas recusam reconhecer. Preferimos andar a chorar todos os dias.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 31.01.2016 às 08:35

Exactamente Rui.É isso mesmo.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 31.01.2016 às 00:41

O jogo foi interessante.. nao monótomo !!!

O JJ ia borrando a pintura com algumas substituicoes...
Os jogadores mostraram carácter.... muito carácter !!! Nao se deixaram levar pelo COSMOS ... e o ambiente !!
Mesmo levando porrada e o Cosmos fazendo vista grossa...
Uma grande atitude..... Que se lixe o Cosmos Careca...nós queremos mesmo é ganhar, com ou sem ajudas !!
Ele que apite o que quiser.... nós estamos aqui para ganhar, fazendo por a vida....marcando golos !!!
Quantos golos sejam necessários, nós marcamos. nós marcamos,....

APLAUSO e parabéns jogadores..concentrados, na sua e sem ruídos !!
Mantenham sempre essa atitude.... ORGULHO !!!

Por isso, .... o meu jogador de hoje, é a equipa !!!

O resto e agora, toca a Direccao atuar !!! Com cabecinha .... gente !!

P.S. Sérgio...ignorar os escritos dos benfas, lampioes e afins, até que eles se cansem !!!
Igual que os exemplares jogadores... Ignorar, desprezar, indeferenca !!!
Orgulho leonino !!!
Sem imagem de perfil

De Sotto Mayor de Belas a 31.01.2016 às 00:41

Fiquei algo lívido quando vi a dupla de centrais para o jogo. Ou é génio, ou de maluco, pensei eu...
R.Semedo? 4 treinos? Titular?
Mas depois vi o Ewerton entrar e pese embora a pressão de R.Semedo, achei-o muito competente. O lance do segundo "golo" da Académica viu-se uma clara falta de comunicação entre ele e o Patrício. Mas penso que não terá comprometido...
É bom perceber que há alternativas para o eixo da defesa.
Mané...capitalizou a aposta...terá certamente mais oportunidades.
Adrien está um senhor...e Gelson, cada vez melhor.

Arbitragem desastrosa...seja "dolo com ou sem intenção", Cosme Machado não tem categoria para arbitrar estes jogos...

Faltam 14...
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.01.2016 às 00:58

Podemos agora opinar, muito em função do resultado, mas apesar da sua exibição agradável não faz o mínimo de sentido que o Rúben tivesse entrado como titular. Será interessante ver o que JJ fará no próximo jogo com o regresso de Paulo Oliveira.

Ewerton foi muito imprudente com aquela falta para o segundo amarelo, já na fase final do jogo, que pasma Cosme Machado ter deixado passar.

Surgiram aqui alguns "peritos" durante a semana a garantir que JJ nunca utilizaria Rúben Semedo a central. Bem... já tiveram resposta !
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 31.01.2016 às 00:49

Fizemos um bom jogo,sem ser muito bom.Nesta equipa o ataque começa mesmo na forma como defende e hoje estiveram bem ,sempre pressionantes.
Fomos "comidos" no 1º golo mas o futebol é isto
Não demos chances ao adversário que fez três remates à baliza, parece-me que o único enquadrado...foi golo.

Ofensivamente algumas dificuldades mas fomos pacientes,mesmo com as incidências do jogo, e fomos criando regularmente oportunidades,algumas flagrantes que fomos desperdiçando.

Hoje Ruiz não esteve bem.Falhou dribles,passes...com a bola tem sempre aquele perfume,mas não fez um bom jogo.

Também me surpreendeu a titularidade de R. Semedo mas é um jogador que tem um grande potencial.
Muito forte no jogo de cabeça,muito rápido...praticamente não errou um passe.
Reclamou aqui claramente um lugar na equipa.

Também Ewerton me pareceu melhor,mais intenso,parece que está a voltar...
A fome está a transformar-se em fartura?...espero que sim.

Também gostei de Mané.Tem muita qualidade.Falhou em 2 ou 3 situações em que procurou o duelo individual mas na jogada do 2º golo esteve muito bem.

Adrien marcou um golo fantástico.

Zeegelaar também me agradou.Muito lutador ,cometeu pequenos erros,naturais mas revelou um grande espírito.Não vai tirar o lugar a Jefferson mas é uma boa alternativa.E vai melhorar mais certamente.

Montero tem uma qualidade técnica fantástica.No caso dele o difícil é ter as oportunidades.Mas quando aparecem revela a qualidade que se viu hoje.

RP teve uma saída infeliz.

Cosme Machado esteve muito mal ao não assinalar o penalty sobre Mané e no validar incompreensível do 2º golo da Académica.Erro grosseiro...por tudo.
E foi demover o juiz de linha?

Marcou-nos 18(!!!) faltas contra 13 do adversário,num jogo destes.
Com todos estes incidentes,o processo a Slimani,o arquivamento caso dos vouchers com aquela explicação tonta dos 30 euros,a entrevista inacreditável de Vitor Pereira...não há vergonha.

Esteve bem OM,que está como peixe na água nesta situações.

O Rio Ave vai ser mais difícil que a Académica e temos que estar ainda melhor para ganharmos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.01.2016 às 01:00

O que é que se passa com William Carvalho, na sua opinião ?... Esteve muito bem no último jogo mas hoje apareceu novamente apagado e, sobretudo, reparei nisso, a jogar sem alegria alguma.
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 31.01.2016 às 22:18

Caro Rui Gomes,a resposta a esta questão é complexa.Gosto sempre de atribuir a estes momentos dos jogadores causas do futebol e não outras.

William perdeu a pré-época,uma altura importante para adquirir os grandes princípios de jogo da equipa,sobretudo com um treinador novo e se esse treinador for JJ.
Além disso esteve parado vários meses o que tem sempre implicações no voltar à melhor forma desportiva.
O que me parece é que William ainda não está jogar como JJ pretende e JJ é um treinador muito exigente,perfeccionista,que treina tudo ao pormenor...e muito pouco tolerante ao erro.

Estas substituições ao intervalo são invulgares e sobretudo esta última seria um claro aviso,pois tudo indica que seria mais lógico abordar a 2ª parte com William que sem ele.Além do mais colocou Adrien,já com um cartão amarelo a 6.Um risco.
Mas pode ter saído por uma questão física.

O site Goalpoint.pt publicou há mais de 1 ano um estudo comparativo de William com Matic-este quase o modelo do jogador 6 para JJ-tendo como base o jogo Sporting-Chelsea da LC de 2014.

http://goalpoint.pt/blog/futebolnacional/william-vs-matic-duelo-de-gigantes-a-lupa_11933

Observando os dados verificamos que ao nível dos duelos William disputou 17 contra 13 de Matic mas Matic ganhou 71% contra 41% de William e em particular nos duelos aéreos Matic ganhou 100% contra apenas 50% de William.
Penso que seria a isto que Jesus se referia quando dizia que William jogaria mais com ele.Melhoraria estes aspectos do seu jogo.

Se vir apenas os primeiros 7 min do jogo de ontem verifica que William está mal posicionado para pressionar o seu adversário direto em 2 ou 3 ocasiões e numa vez é facilmente ultrapassado,em confronto direto,dando origem a uma jogada de perigo adversária.

Também está a renovar o seu contrato,que se está a arrastar.Não percebo porque não se resolvem mais rapidamente estes assuntos.
Por vezes os jogadores podem ter queixas ligeiras que os obrigam a treinar condicionados e naturalmente lhes afeta o rendimento.

Só quem está lá dentro poderá referir-se aos últimos dois pontos

Penso no entanto que a explicação é um misto de necessidade de aquisição de processos e da forma desportiva,conjugada com a necessidade da evolução do seu jogo,do ponto de vista do treinador.

O positivo é que me parece que Jesus gosta de William que tem é que trabalhar para aparecer o mais rapidamente possível ao nível que já nos habituou.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.01.2016 às 23:18

Caro Leão 1906,

Agradeço a sua longa explicação.

É um caso para ponderação, de facto, embora eu esteja mais inclinado a atribuir o actual estado das coisas mais a questões não técnicas de futebol.

Dito isto, não refuto a plausibilidade do que o caro adianta. Veremos...

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo