Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A paz podre do momento

Rui Gomes, em 27.12.14

 

ODTGW87F.jpg

 

Marco Silva chegou este sábado à Academia de Alcochete por volta das 8h00 para orientar o treino que estava agendado para as 10h00, tendo em vista a preparação do jogo com o Vitória de Guimarães para a Taça da Liga.

 

Creio que neste momento, esta é a única certeza que há em relação ao seu futuro no Sporting, porque se sexta-feira foi um dia agitado com as informações e contra informações que o davam de saída, muito indica que terça-feira poderá proporcionar mais do mesmo.

 

Já afirmei em outros escritos que não sou fã incondicional de Marco Silva e que não apreciei a sua gestão do plantel desde a pré-época, no entanto, ainda não atingi o limite da minha desconfiança para não lhe conceder o benefício da dúvida.

 

Ficar ou sair haverá sempre vida para o Sporting, mas porventura o que estará a passar despercebido com toda esta polémica é o impacte da situação no plantel, a questão que mais devia preocupar os notáveis do Clube. Contrário ao que foi afirmado ontem pelo lacaio do presidente, não tenho dúvidas algumas que a equipa está com o treinador e é inevitável que qualquer alteração no comando venha a afectar o estado anímico dos jogadores.

 

Para já estamos perante a expectativa de ver que tipo de equipa irá defrontar o V. Guimarães na segunda-feira: se será a usual principal, ou um misto de jogadores A, B e juniores. Creio que face ao que tem acontecido e em contraste com a promessa original do presidente, uma equipa reduzida de valores tornar-se-á muito vulnerável e ficará exposta a consequências imprevisíveis.

 

Em conclusão, sinto que os dias de Marco Silva no Sporting estão definitivamente contados. Esta paz podre do momento servirá apenas para Bruno de Carvalho fazer o que pretendia fazer, à primeira oportunidade, e, quiçá, esse pretexto poderá vir a ser um mau resultado em Guimarães, mesmo atendendo às circunstâncias algo extraordinárias.

 

publicado às 12:56

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


12 comentários

Sem imagem de perfil

De m1950 a 27.12.2014 às 13:37

Ele não tem condições para despedir o Marco Silva depois de se ter amedrontado ontem, agora é mesmo refém de MS. Pois a sua ideia é ver se MS cai pelos sportinguistas , visto que os papagaios oficiais ontem tiveram um "erro" de comunicação ou não. O que vai acontecer é a bola de neve , o MS continuará a ser desresponsabilizado pelos maus resultados , e a culpa será do Presidente por ter desestabilizado o grupo ou a politica de contratações.

Isto significa que ou fizeram um acordo e MS vai progressivamente lançar os contratados para não dar como flop a politica de contratações ou terá de contratar o que MS quiser agora neste mercado , para poder lavar as mãos se acontecer qualquer coisa.

Este jogo com o Guimarães é imposto por ele , porventura se isto correr mal , o seu nome irá outra vez para a queima pois os jornais que ele desafiou na hora do Presidente teem esse objetivo , e não apenas por isso.
Sem imagem de perfil

De Noivo de Verde a 27.12.2014 às 15:35

Já todos sabemos que o caro detesta o treinador, por ventura anseia pelo regresso de um tipo de treinador ao estilo Domingos, Paulo Sérgio ou Vercauteren.

Também já se viu que não gosta do presidente, o que não é caso único por estas bandas...não gostar de ambos isso sim torna-o num caso bem raro.

Pelos vistos a única coisa que o caro gosta é mesmo de novelas mexicanas pois a cada post tem sempre um episódio novo para apresentar...
Sem imagem de perfil

De m1950 a 27.12.2014 às 17:08

Eu não tenho nada contra o Presidente do Sporting , estou satisfeito com o seu trabalho e ignoro a sua pessoa , porque senão seria também oposição , mas não sou , porque não me interessa se é arrogante , se é mal educado e etc. Tenho a ideia que é um interprete , pois as boas coisas que teem acontecido no Sporting precisam de um ansião , respeito as pessoas mais novas pois teem a inovação , mas há coisas de velho em algumas medidas e atos do Sporting nestes 2 anos , que não podem ser de BdC , há um conselheiro , um 4º elemento que ele falou na candidatura que não se apresenta.

Estrategicamente o Sporting é muito forte , e existe um plano , agora se BdC aproveita para se gabarolar , para se promover e etc , isso a mim não me interessa minimamente , por isso ainda sou apoiante desta direção , porque não levo a sério os disparates que BdC diz e faz, acho que é algo menor , e faço-o por um bem maior que é o Sporting.

De facto não gosto do treinador , mas gostei ainda menos de ver o líder do Sporting recuar apenas porque foi apertado pelo universo Sportinguista. Isto e o que o Zé Eduardo escreve hoje na abola mais o que disse , mostram aqui um erro de comunicação e um passo atrás de alguém que se amedrontou pois é populista e temeu pela sua popularidade. Mostra também que não tinha razões fortes além de alguns interesses como validar a sua politica de contratações, obrigando o treinador a ceder tempo de jogo aos reforços contratados.

E se é esta a única razão de BdC , então estamos mal , MS tecnicamente não serve para o Sporting pois está mal formado , o que é natural , por isso o Sporting não ganhou no campeonato a nenhum dos primeiros 10 classificados , e em casa tem as dificuldades que tem. Eu espero que melhore , que trabalhe mais isso , e que não seja um flop , para o bem do Sporting.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 27.12.2014 às 15:27

Creio que é uma continuação a prazo, mas depois de ter visto as declarações de BC, fiquei com a impressão de que não seria assim um prazo tão curto e nunca apenas o jogo de Guimaraes

Resta saber se foi apenas BC que recuou, ou se houve algum tipo de entendimento entre os dois

Não sei qual é a relação entre os dois agora, mas ambos têm de perceber que estão ligados quase umbilicalmente e o sucesso de um será o sucesso do outro, assim como o inverso

Se as coisas forem correndo bem a MS, vai continuando no cargo e isso tras também estabilidade a BC

MS não é obrigado a colocar todos os reforços de BC, mas agora que estamos a chegar a Janeiro, devem conversar e haver uma estrategia em conjunto para emprestar os que for para emprestar e utilizar os que forem reforços

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 27.12.2014 às 16:47

Que desilusão!!! Bem, na verdade o Sporting, tem sido uma constante desilusão nos ultimos 20/30 anos....
O Sporting ainda nao fechou portas(morreu) porque a massa associativa e adeptos no geral... são muitos !!!! Quantidade mas, pouca qualidade (zanguem-se comigo se quiserem)......... Há uma medonha, falta de inteligencia para se entenderem.

Presidentes, treinadores, jornalistas sportinguistas, comentadores(analistas) desportivos afetos ao Sporting........Quém destes pode atirar pedras?????
............Muita estúpida testosterona e muito pouco discernimento.......

Num qualquer dia destes, nem os que só tem interesses pessoais......terão onde "comer".

Sportinguistas de todas as cores, a sofrer e bem sofrer e continuar a sofrer

P.S. Olá Rui, espero que tenha passado um excelente Natal (com as minhas mini férias e com a internet aos soluços, nao dava para comentar. É, nas aldeias dos germanicos, também tem problemas destes...é assim no primeiro mundo. LOL!!).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.12.2014 às 17:22

Olá Carlos, seja bem vindo. Estranhei sua ausência, mas até admiti que tivesse ido de férias com uma das nossas repórteres.

Como já verificou, decerto, nada mudou no nosso clube. Continuamos aos tiros !

Continuação de Boas Festas
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 27.12.2014 às 19:41

LOOOOLL !!! Era nao era Com a Sarinha por exemplo, para fazer invejinha ao Juliuscoelho
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.12.2014 às 21:23

A Sara não é repórter, apenas Leoa. De qualquer modo, o forte do nosso amigo Julius é sonhar. Ele diz que nos sonhos faz o que bem quer :)
Sem imagem de perfil

De Joe Parsons a 27.12.2014 às 16:47

Mesmo não sendo adepto do Sporting, sou leitor assíduo do "Camarote Leonino", talvez por encontrar aqui alguma objectividade, ainda que o blog seja sportinguista até mais não.
Tenho seguido a situação do SCP com interesse e, se me permitem uma opinião, ei-la: i) para Guimarães, que equipa vai apresentar o Marco Silva? A que o presidente prometeu, i.e. equipa de juniores para a Taça da Liga? E se daí resultar uma goleada humilhante, quantos sportinguistas (presidente incluído) sentirão e até que ponto a humilhação? Quem sai fragilizado? O treinador? O presidente?
ii) e se Marco Silva apresentar o melhor onze e daí resultar uma vitória limpa e sem espinhas para o SCP? Sentir-se-á o presidente "fragilizado" e o treinador "fortalecido" (em termos de egozinho, entenda-se)?
Creio o Bruno de Carvalho, apesar do que de positivo já fez, tem feito e certamente é capaz de fazer pelo Sporting (é verdade que o homem também tem cometido erros, mas, basta não os repetir para que fiquem definitivamente corrigidos) ainda não conseguiu dispensar o seu egozinho para com a inteligência que se exige a quem dirige um clube como o SCP fazer aquilo que realmente deve ser feito, sob pena de aquilo que (ainda) está menos bem tender para pior.
Saudações desportivas!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.12.2014 às 16:55

Análise objectiva, sem dúvida. Só o corrigiria no que ao "egozinho" diz respeito, porque, na realidade, trata-se de um "egozão".

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 27.12.2014 às 18:38

Episódio lamentável,que ainda não teve uma conclusão.
Por princípio sou contra o despedimento de treinadores a meio da época a não ser por motivos excepcionais.Um clube como o nosso escolhe um treinador após a avaliação de um conjunto de factores,portanto parto do princípio que MS é competente tecnicamente.Contratação que foi certamente avalizada por outro treinador,AI.

Por outro lado a profissão de treinador tem muito de arte:avaliar correctamente os jogadores à disposição,os objectivos propostos ,definir um sistema táctico e um modelo de jogo em consonância,a operacionalização dos princípios,a gestão do grupo,etc,etc
Há muita coisa que pode correr mal e sobretudo numa época com muitos jogos é muito difícil corrigir com a competição em andamento.Vai-se corrigindo.

No caso de MS a adaptação ao clube seria um factor primordial...e a sua inexperiência.Dou como adquirida a competência ou então temos uns dirigentes completamente ineptos...a começar por AI.

Penso que foi feito um contrato de 4 anos para dar ao treinador a confiança necessária.O que mudou então?

Não vou alinhar no "diz que disse". Objectivamente temos uma situação de conflito público entre o presidente ,que fez a comunicação que fez e MS que lhe respondeu.
Além do mais penso que MS teve pouco a dizer nas contratações e não teve eco naquilo que eram as suas preocupações.
Foi-lhe transmitido pela CS que não teria reforços.

Algumas conclusões:

-A área técnica é da exclusiva competência do treinador.O presidente não pode escalar a equipa e outras actos do género.Mas pode decidir que jogadores jogam na A ou na B.Essa é uma decisão da estrutura que incluirá ,desejavelmente,o treinador.
Situações em que o treinador não põe a jogar um atleta que não queria são frequentes.Ainda esta época,Simeone, perguntado por Oblak respondeu algo como isto:"perguntem ao médico que o conhece melhor que eu".
Conclusão:Simeone NÃO CONHECIA Oblak,nunca o pôs a jogar e agora está na lista dos flops do ano.Note-se que Oblak esteve lesionado no início da época.

-A comunicação para a equipa-jogadores e treinadores-deve ser interna.Esta voracidade de protagonismo de BdC foi em grande medida causadora da situação.

-Nunca pode haver um braço de ferro entre um treinador-um funcionário- e um presidente.
Lutas de poder só podem ocorrer entre dirigente e que sejam presidenciáveis.
Ex:L Duque e J Roquette.Tiros nos pés ,a nossa especialidade.

-Conclusão das conclusões:BdC tem que aceitar as decisões dos treinadores e envolvê-los no processo de escolha dos jogadores.
MS deve evitar no futuro responder publicamente ao presidente,por mais difícil que seja.
Notar que não dou como adquirido,por toda a evidência.que MS vá continuar.Talvez bem pelo contrário.

Por fim notar que a noção de um Sporting a uma só voz foi completamente estilhaçada.A questão,mais do que o treinador, é saber qual é a autoridade que BdC tem neste momento entre os seus pares,muitos deles muito mais realizados na vida que o próprio presidente.
A "explosão " desta semana não me deixa optimista.Esta questão é ainda mais importante que a do treinador.É importante que pelo menos os presidentes cumpram os mandatos.
Sem imagem de perfil

De Lourenco a 27.12.2014 às 20:39

ao contrario de muitos acho esta crise optima…

teve o condao dos fazer sair todos da toca.

os “militarizados” jornalieros, paineleiros e opineiros, bem como os “guerrilha” sportinguense, estão cada vez mais audazes nas suas criticas, ja nao escondem a acefalia antibruno e o seguidismo do anti-bruno!!!
que vai ao ponto de teorias macabras, apontar e apontar e apontar defeitos, criticas, raramente dando fundamentos e dados concretos às suas certezas!
sempre com o ataque pessoal... a mim smepre me disseram , quando nao temos argumentos para discutir, ataca-se a pessoa, leva-se para o campo do pessoal

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo