Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A situação de Jesualdo Ferreira

Rui Gomes, em 26.03.13

 

Confirmando-se, penso que a vasta maioria de sportinguistas concordará que é uma boa notícia. Consta que o recém-eleito presidente já contactou Jesualdo Ferreira por telefone e fez sentir a sua confiança no técnico. Claro, está ainda por esclarecer se o sentimento é mútuo, mediante a visão da nova liderança para o futebol, se é que esta existe, e a receptividade à mesma por Jesualdo Ferreira. Como bem sabemos, no futebol há poucos constantes, especialmente ao que concerne treinadores, mas pela evidência à vista penso que o professor é o técnico ideal para o momento do Sporting, muito pela sua capacidade de lidar e liderar os nossos jovem talentos. Será que os resultados nestes últimos 7 jogos da época irão influenciar pareceres ?

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:25

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


9 comentários

Sem imagem de perfil

De Lionheart a 26.03.2013 às 10:24

Nesta primeira semana o que temos? Um presidente que diz que "manda", mas vai de mão estendida para a banca, porque não tem, nem nunca teve dinheiro; e que queria ter outro treinador, mas acaba por ter de ir pedir a este para continuar, senão fica numa enrascada.

Como dizia o António Vitorino: "Habituem-se.".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.03.2013 às 10:31

Agora a demagogia populista não se trazuz nem em dinheiro nem em outras matérias. Vamos ver a receptividade da banca para lidar com ele.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 26.03.2013 às 10:46

Nenhuma. O BCP está intervencionado e quer pôr o Sporting sobre um PER. Tanto quanto sei, quem deve mais ao BCP é o clube, e quem deve mais ao BES é a SAD. Se o clube for intervencionado, juridicamente não é o futebol profissional que o é, portanto é uma forma de tentar escapar à mão dura da UEFA. Do lado do BES, enfim, estão mais que fartos da ingovernabilidade do Sporting e culpam o futuro presidente por isso. A influência do Ricciardi não será a mesma que quando ele tinha a responsabilidade de ser proponente de direcções. A "liberdade" implica mais responsabilidade...

Quando pedimos um empréstimo ao banco mandamos nós, ou mandam eles? Se o Sporting quiser ter capacidade negocial junto da banca tem de ter alguma independência desta, ou seja, ter recursos próprios para pagar despesas correntes. O problema do Carvalho é que não só não tem dinheiro, como ainda hostilizou quem o Sporting precisa. Entradas de "leão", saídas de sendeiro.
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 26.03.2013 às 11:51

Vai ser um ano muito duro, nao tenho quaiquer duvidas. Trabalho no sector financeiro ha 20 anos e estou absolutamente convicto que o novo Presidente do SCP falou "de cor" ao prometer liquidez imediata para injectar na SAD. Na verdade, penso que ele estara a contar que no BES (admito que o BCP se foi "retirando de cena") tenham o seguinte raciocinio: - vamos adiantar-lhes os 25 milhoes ate ao final da epoca, pois caso nao o facamos estaremos a colocar em risco o nosso credito total.

O problema e que pode vir a ter azar ao contar com o "ovo no traseiro da galinha"... Quer-me parecer que, no BES e no BCP, ja atingiram o ponto de saturacao. Novos creditos estarao fora de qualquer cogitacao e mesmo reestruturacoes (dilatacao de prazos) so serao admitidas contra significativa amortizacao imediata de capital. Assim sendo, duvido muito que venham agora a disponibilizar mais 25 milhoes como acrescimo de divida, sem quaisquer garantias quanto ao futuro.

Essas garantias so poderiam advir da entrada de dinheiro fresco no Clube - parte para liquidar as responsabilidades imediatas (25 milhoes); parte para "comprar" uma reestruturacao financeira a M/L prazo (15 a 20 milhoes), num total que deveria rondar 40 a 45 milhoes (o valor antes avancado pelo Godinho, lembram-se?). Metade podera ser obtida ate ao final da epoca, com o recurso a venda de activos: o que resta dos passes do Patricio e de mais tres ou quatro jogadores com mercado. A outra metade deveria ser conseguida ja junto de investidores, que acreditando numa estrategia de rentabilizacao futura, se mostrassem disponiveis para uma aposta imediata na SAD...

Amo o SCP, pelo que espero e desejo que tudo corra pelo melhor. Mas nao tenhamos duvidas de que tudo tera de ser clarificado agora, pois se for para correr mal, quanto mais tempo durar o impasse maiores danos serao infligidos ao Clube.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.03.2013 às 12:35

Caros Lionheart e Desertlion,

Isto é que é um leque de «lions»...

Percebem mais das questões da banca local do que eu. Compreendo os argumentos de ambos mas se ele garantiu que já tinha a verba assegurada para fazer imediata às questões de tesouraria, de onde vem essa verba se não da banca, provavelmente BES ?... Couceiro disse o mesmo, deixando a distinta sensação que a banca (BES) já lhe tinha dado garantias, caso contrário até não tinha avançado com a candidatura.

E o que pensam da «boca» de Eduardo Barroso (nunca mais desaparece) que os 3,5 milhões da venda de Wolfswinkel não foram para pagar salaries. Veio-me à ideia, havendo fundamento, que foram para pagar o dfinheiro que o próprio GL tinha lá metido do seu bolso.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 26.03.2013 às 13:25

Porque é que ninguém agiu judicialmente para travar a venda do Wolfswinkel? Se tinham financiamento e assim não necessitavam da venda do jogador (como dizia o Carvalho), só tinham de o fazer. Se não o fizeram, assentiram, porque não tinham financiamento. O Couceiro disse que não era correcto pois as direcções têm a obrigação de deixar o clube melhor do que o encontraram. Os outros fizeram a peixeirada que se sabe, para enganar os sócios. É só "teatro".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.03.2013 às 13:31

A acção de GL não foi ferida de legalidade, por conseguinte, processo judicial era só para «inglês ver».

Já falámos disto e onde não há bom senso não pode haver união de acções.

Mas intriga-me a afirmação de ED. Ou é mais um disparate, entre tantos dele, ou há alguma explicação.
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 26.03.2013 às 21:24

E sabido que o Godinho Lopes adiantou, por varias vezes, dinheiro seu para cumprir compromissos. Depois ressarciu-se sempre desses adiantamentos, mas acredito que houvesse ainda algum valor por acertar - e dai as declaracoes do PMAG.

Na campanha todos os candidatos disseram que tinham capacidade para fazer face aos compromissos imediatos do Sporting, inclusive o Carlos Severino! E evidente que o que eles fazem e ir ao Banco, apresentar um pedido de novo credito e um plano de reestruturacao dos anteriores. O Banco nao da nega imediata - limita-se a dizer as condicoes sob as quais reestrutura creditos em incumprimento e deixa quaisquer negociacoes mais serias para depois das eleicoes. Os candidatos entendem nao terem levado um "nao" como sendo um "sim", ou pelo menos, um "sim, mas...". E armados com estas certezas, partem ufanos para a campanha eleitoral - o objectivo e ser eleito e depois logo se ve.

Estou convicto que apenas com o Couceiro a historia tera sido um pouco diferente, uma vez que ele hesitou muito e procurou "encosto" financeiro junto das personalidades mais reconhecidas do Sporting, argumentando que so avancaria quando o obtivesse. E te-lo-a garantido, dai a sua confianca em fazer um aumento de capital com base num grupo de Sportinguistas.

Quanto a situacao do novo Presidente do SCP junto do BES (o BCP ja lhe disse para tirar o cavalinho da chuva), e muito curiosa:
- Primeiro, vai ter de reunir com aquele a quem ele e os seus apoiantes apelidavam de "lambucas" ou "croquete" para lhe ir "pedir batatinhas".
- Segundo vai ter de provar a esse mesmo "lambucas" que, realmente, tem investidores para cumprirem com a entrada do restante capital para a reestruturacao.
- E terceiro vai ter de fazer isto tudo, evitando que o tal "lambucas" se desmanche a rir na sua cara ao ler o seu CV empresarial (o qual ate eu tenho aqui a minha frente e que, certamente, os servicos do BESI ja compilaram para juntar a analise das operacoes em curso).

Se tudo correr pelo melhor o "lambucas/croquete", amando o Sporting como sempre fez, vai dar mais uma hipotese ao nosso Clube. Se nao for assim, temos de nos preparar para um PER, com todas as consequencias que dai adveem - e depois se vera.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.03.2013 às 22:43

A sua explicação faz sentido, tanto quanto a GL como aos candidatos e a banca. Sei directamente que JC tinhs garantias da banca e não só, daí a validade do seu plano de reunir um grupo de sportinguistas para investor na SAD, percentagens a negociar, entre eles Pedro Baltazar.

Lamento que não tivesse havido uma outra condução do processo para GL receber o seu dinheiro e evitar que o Ricky fosse já vendido. Dito isto, quero querer se ele não recebesse enquanto lá estava iria ter muitas dificuldades pela frente.

A grande interrogação centra-se, de facto, na postura do BES. Irá mesmo adiantar mais crédito sem garantias adicionais, e no ca sua boa fé, agora sem Ricciardi e outros no clube sera a mesma? Bem...se resistir o crédito nem imagino como BdC vai resolver o problema.

Esse diabólico PMAG não tinha nada que dar mais bocas insólitas, especialmente considerando que a sua contribuição limitou-se ao negativo que bem sabemos.

Os próximos tempos vão ser interessantes...

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D




Cristiano Ronaldo