Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Uma das grandes questões que a nova liderança da SAD já deve estar a equacionar - ou, pelo menos, devia estar, já que não dá para imaginar quem é que está lá situado para o fazer - relaciona-se com os jogadores emprestados. Em Dezembro de 2012 publiquei esta lista de 13, à qual, pelos movimentos de Janeiro, se deve adicionar mais 3: Elias, Gelson Fernandes e Pranjic. Os primeiros dois não requerem delberação agora, já que os seus empréstimos são válidos até 30 de Junho de 2014, no entanto, Pranjic, com contrato até 2015, só está cedido ao Celta de Vigo até 30 de Junho de 2013. Tem tido uso intermitente no emblema espanhol, tendo sido titular em 3 jogos e 4 vezes suplente utilizado na Liga (355 minutos de jogo) e 5 vezes titular e uma vez suplente utilizado na Liga Europa (422 minutos de jogo). Resta saber se os espanhois pretendem ficar com ele.
Os outros dois maiores problemas centram-se em Onyewu e Bojinov. O primeiro tem contrato com o Sporting até 2014 e o seu empréstimo ao Málaga é válido até 30 de Junho de 2013. Foi apenas titular um único jogo na Liga e alinhou em 2 jogos da Champions como titular e outro como suplente utilizado (total de 271 minutos de jogo), marcando 2 golos. Tem um salário cerca de 1 milhão de euros.
Bojinov é outra grande incógnita: tem contrato com o Sporting até 2016, com um salário cerca de 1,2 milhões de euros. Está actualmente emprestado ao emblema italiano Vicenza, onde, esta época, alinhou em 26 jogos ( 13 como titular e 13 como suplente utilizado - 1078 minutos de jogo) e marcou 4 golos. O período de empréstimo termina a 30 de Junho de 2013.
Na supracitada lista de 13 - todos emprestados até 30 de Junho de 2013 - existem 4 em fim de contrato (Evaldo, Grimi, William Owusu e João Gonçalves). Os primeiros dois serão dispensados, de certo, já com Owusu e Gonçalves, que estão no Westerloo da Bélgica e no V. de Guimarães, respectivamente, terá de se aguardar o parecer da SAD.
Os casos mais intrigrantes são André Santos, Diogo Salomão e Turan: os primeiros dois foram cedidos ao Deportivo da Corunha e ambos têm contrato até 30 de Junho de 2014, já Turan encontra-se na Túrquia, com o Orduspor, e tem contrato até 2016.
Dois emprestados que deverão merecer oportunidade na pré-época no plantel principal são Nuno Reis, emprestado ao Olhanense, onde realizou 23 jogos como titular (2032 minutos de jogo) e Wilson Eduardo, emprestado à Académica, com o registo de 25 jogos como titular e 6 como suplente utilizado, 2317 minutos de jogo e 10 golos marcados em todas as competições.
Perante a actual indefinição estrutural da SAD, é impossível prever o desfecho das situações de todos estes jogadores.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.