Vem um artigo na revista "Sábado" desta semana sobre este episódio. Segunda a revista, o problema já vem detrás, tanto que o Dias Ferreira e o Paulo Garcia já mal se falavam. O DF não fala com o Rui Gomes da Silva mesmo. Há uns tempos, quando ele se pegou com o lampião e lhe chamou marreta em directo, esteve para sair do programa, mas o director de informação demoveu-o. Só que como o PG não lhe disse nada, o DF pareceu-se mal e então agora pegaram-se mesmo os dois.
Quem vai para estes programas tem de ter muita capacidade de encaixe e o DF não tem. Ainda para mais porque o Sporting tem andado muito em baixo e não é fácil rebatater os argumentos dos adversários, quando estes perdem muito pouco em campo. Mas também é preciso ver que durante semanas o tema principal do programa foi a crise no Sporting, dando destaque à participação do DF, e os outros que são de outros clubes tiveram de gramar. Agora o DF não pode reagir assim às patetices do benfiquista, mesmo sendo este intragável. Já devia ter saído há mais tempo.
Para ser sincero, sempre achei a contribuição de DF muito carente. Ambíguo ao máximo e pouco informado para confrontar os outros. O papagaio de Carnide é nada menos do que nojento. Eu nem um único programa aguentava com ele, mas dizia-lhe das boas. Aquelas que lhe deram no Norte foram poucas. Estamos mal representados nos três principais programas do género.
Sim, completamente, mas o RGS faz o seu papel. O seu antecessor, o Cervan, é igual ou pior. O DF teve sempre a sua agenda (de poder), enquanto os outros não têm e por isso não exitam em defender os seus clubes e respectivas direcções. É certo que se passam muitas vezes coisas no Sporting que são difíceis de defender, mas o DF sempre me pareceu muito "preguiçoso" por comparação com os outros comentadores.
O único comentador sportinguista que se bate bem com a concorrência (Miguel Guedes e Telmo Correia) é o Jaime Mourão-Ferreira na Antena 1. Sempre muito bem preparado e é completamente independente quanto às disputas de poder dentro do Sporting. Na televisão, embora não seja comentador fixo, o melhor é o Paulo Andrade.
O da Antena 1 não acompanho, já o Paulo Andrade não é mau de todo, mas também não me satisfaz completamente.
O que acho incrível, é que estes tipos são muito bem remunerados e não se preparam devidamente. O DF, a exemplo, muitas vez até desconhecia assuntos e jogos de relevo. Não sei quanto é que ele recebia, já o Barroso recebe 5,500 mensais.
À Parte das questões politicas, o comentador sportinguista que eu mais gostei, de sempre, foi o Santana Lopes, nas velhas batalhas com o Pôncio Monteiro. Além do seu poder de palavra, ía sempre muito bem preparado.
O MIguel Guedes é preparado pelo FC Porto, directamente, e por isso vaio sempre com «sermão encomendado».
Eu deixei de ver estes programas por completo, só para evitar de me exasperar.