Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Faz sentido, ou não ?

Rui Gomes, em 26.04.13

 

«Não percebo a reaproximação ao rival promovida pela nova Direcção de Bruno de Carvalho no último dérbi. Já que são tão apologistas das assembleias gerais, deviam levar esta questão aos sócios e estes decidirem se o Sporting poderia reatar as relações. O Sporting não tem de ser amigo do FC Porto e do Benfica, somos três milhões. Não percebo como se pode esquecer os motivos que deterioraram as relações entre Sporting e Benfica. Estas relações ficaram afetadas por que os adeptos do Sporting, no ano passado, foram tratados como gado e isto não é pessoal. Se a atual Direcção entende estar junta (com a Direcção do Benfica), é o tipo de situação que nos enfraquece.»

 

O que está em causa não é quem fez as afirmações mas sim se estas fazem sentido, considerando as circunstâncias relevantes. O Sporting nunca foi beneficiado pelas boas relações com o clube da Luz - em contrário - e escapa a imaginação que isso venha a acontecer agora. A tese de uma união para combater o poder do Norte não passa de uma fantasia, até porque é muito questionável onde está agora sediado o centro desse poder. O recém-caso de arbitragem de João Capela não é mais do que um pequeno exemplo, com o inovador e já nauseante «critério largo» para uma equipa e o «não deixar jogar» para a outra. A recompensa ?... Muitos louvores de Jorge Jesus com a sua vitória «limpinha» e um observador de árbitros que não viu um único erro do homem do apito. Só mais do mesmo é de esperar de «boas relações» com o clube de Carnide e o novo presidente do Sporting tinha e tem a obrigação de reconhecer isto. Como está acima referido, o Sporting não tem de ser amigo dos seus mais directos rivais, tem é de se reforçar estrutural e desportivamente e defender os seus interesses. Se o processo envolver pisar os pés dos «vizinhos», que assim seja.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:53

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


20 comentários

Sem imagem de perfil

De sergiom a 26.04.2013 às 23:33

"O recém-caso de João Capela não é de hoje", o Sporting não é visto com bons olhos pela classe dos árbitros (não entendo o motivo), sei que somos odiados pela maioria deles.
Alguns árbitros têm episódios estranhíssimos com o nosso clube, Duarte Gomes, à cabeça, no celebre episódio do aquecimento em frente à baliza de Rui Patrício.
Só com o nosso clube é que estes senhores, por mais que uma vez declararam fazer greve, quando outros já os acusaram de premeditação de resultados (lembrem-se do que disse JJ no ano passado, após o jogo com o Porto. " Não marcou porque não quis..." e coisas mais graves) e estes indivíduos sempre se acobardaram, ao contrário de quando é o SCP a sentir-se prejudicado, este tipos refugiam-se num corporativismo carregado de vingança. O episódio do luto levado a cabo por Dias da Cunha ainda está vivo na memória de alguns.
Sinceramente acho o discurso do treinador do Porto muito pouco sincero, desonesto mesmo, ele quer lá saber do Sporting para alguma coisa, pois parece que já se esqueceu do que fizeram ao Sporting na primeira volta no estádio do dragão...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.04.2013 às 23:48

Caro Sergiom,

Tem razão, nada disto é novidade alguma, pela recorrência das incidências do género. Já escrevo sobre isto há anos, até no jornal do Sporting: eles não têm medo do Sporting e já há com muito que lhe perderam o respeito. Sentem-se bem protegidos e são conduzidos, à conveniência, por quem controla o poder.

Só posso insistir que o Sporting é o seu próprio maior inimigo. Passamos mais tempo em guerrilhas internas do que a defender os nossos interesses no exterior. O Sporting tem de se organizar, de se fortificar, deixar de ser o ingénuo do bairro e deixar de confrontar inimigos com «armas nucleares» com «cabos de vassoura». ´Duvido que a actual lidrerança tenha capacidade para isso, mas o tempo dirá.

As declarações de Vítor Pereira assim como de Pinto da Costa têm o intuito único de exercer pressão porque sabem que o Benfica não pode escorregar. Passou o Sporting da forma como se viu e veremos agora se e como vai passar o Marítimo.

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 27.04.2013 às 00:54

A "delicadeza" do Porto é meramente oportunista, porque precisavam que o Sporting tirasse pontos ao Benfica e o árbitro não deixou. Mas não duvido que adorariam que o Sporting ficasse fora das competições europeias.

Os árbitros não gostam do Sporting porque muitos são reconhecidamente adeptos de outros clubes (e ferranhos) e porque para eles o Sporting se dá ares de superior e não lhes dá nada. Mas também há árbitros que são mercenários. E depois o sistema avalia os árbitros como convém, conforme os serviços que eles fazem. Alguns até são bons árbitros, quando querem. O Vítor Pereira foi um excelente árbitro quando apitava lá fora. Cá era o que se sabe. Hoje há uma situação semelhante com o Pedro Proença.

Quanto à relação com os adversários, concordo absolutamente que se deve "pisá-los", porque eles fazem-nos isso e pior. É do nosso interesse enfraquecê-los porque aumenta as nossas hipóteses de vencê-los dentro do campo. Mas o Sporting não tem tido os meios nem a inteligência para o fazer. Os rivais usam métodos diferentes. O Benfica é mais com marcação cerrada (usando a comunicação social, interferindo em negócios do Sporting com entidades públicas ou com a banca, etc), porque está mais próximo. O Porto é mais indirecto, mas não menos eficaz (fortalecendo o Braga, aliciando jogadores, contratando ex-jogadores da nossa formação, pois caso algum dê certo, é sempre um "espinho" cravado no Sporting).

O Benfica é a maior rivalidade e potencialmente mais perigoso, porque sendo maior que o Porto, se ficar hegemónico será ainda mais difícil de bater que o Porto. O Porto é mais pérfido, mas deverá cair muito quando o Pinto da Costa sair. Basta ver que as tentativas de descentralização para preparar a passagem de testemunho nunca correm bem e o Pinto da Costa volta sempre a ter de ir meter as mãos na massa. Isto quer dizer alguma coisa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.04.2013 às 01:15

Caro Lionheart,

Como bem sabe, há muitos interesses em tudo isto e quem tem unhas toca a guitarra. O Sporting, por falta de «unhas», não tem tocado. O nosso clube - além das eventuais antipatias - é visto como o elemento fraco da equação, vulnerável às manobras de bastidores.

É extremamente difícil combater a influência benfiquista na comunicação social. Quer se queira quer não, são muitos. Só os poderemos calar com os nossos resultados desportivos positivos.

O FC Porto é de facto um caso muito especial pela pessoa única que o lidera. O seu afastamento provocará uma enorme tempestade na estrutura do clube e na sua periferia.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 27.04.2013 às 00:28

Olá Rui
Fui alertado para o teu blog na bancada nascente, e pelo que li até agora estou a gostar, pois os teus textos demonstram, verdade, memória, e liberdade.
Em relação á arbitragem, a direcção do agora é que é, tinha até ontem para protestar a nota atribuída ao árbitro, parece que o protesto ficou na gaveta.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.04.2013 às 00:43

Olá,

Em primeiro lugar, obrigado pelas simpáticas palavras. Será sempre bem vindo.

Quanto ao árbitro, as últimas informações indicam que já foi enviado um processo para a secção de reclamações da FPF. Não é de esperar algo espectacular, mas além de se lidar com a arbitragem, em si, o observador que «nada viu» devia ser expulso da função por, no mínimo, incompetência.

Cumprimentos

P.S. A que propósito fui mencionado na Bancada Nascente ? A título de curiosidade, somente.

Sem imagem de perfil

De haja luz a 27.04.2013 às 00:41

Rui
Quando fiz o comentário, já era sábado mas apareceu com hora, de ontem
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.04.2013 às 00:51

O seu comentário foi gravado às 00h28, portanto sábado.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 27.04.2013 às 00:55

Foi por bons motivos, se me dás licença coloco aqui a parte do comentário que se refere a este e outros blogues

\" Parabèns pelo seu blogue que é um espaço de liberdade, ao contrário da esmagadora maioria dos blogues leoninos. Daqui a pouco estará aqui a corja acéfala que actua em bando, para o mandar calar. São sempre os mesmos, em todo o lado. Mas não esmoreça. Aqui manda você e não tenha pejo e apagar má criações. Não permita que o mandem calar e que o insultem na sua \"casa\".

Este blogue, juntamente com o A Norte de Alvalade, o Fonte Segura (agora infelizmente infestado pela corja), o Sporting Autêntico, o Camarote Leonino, o Cantinho do Morais, a Casa Sportinguista e a Insustentável Leveza do Liedson são os únicos blogues isentos sobre o Sporting. O resto é puro LIXO, que antes tudo criticava, conspirava, manipulava e caluniava, agora branqueia, justifica e desculpabiliza o que antes para eles era escândalo e motivo para uma direcção cair.\"

Em relação ao protesto, eu tinha referido, parece, porque procurei nos jornais e não tinha encontrado nada referente
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.04.2013 às 01:08

A apreciação é agradável e ainda bem que assim é. Poderemos nem sempre estar de acordo, ou com a razão do nosso lado, mas opinar construtivamente terá sempre espaço livre neste blogue.

Quanto à referida «invasão» indesejável já cá anda a bater à porta desde a campanha eleitoral, mas identificaram o endereço errado.

Segundo parece, o protesto foi enviado a horas, ou seja, durante as horas de expediente de sexta-feira.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 27.04.2013 às 01:19

Não sei se será de nosso interesse enfraquecer os outros clubes, penso que a nossa postura deveria ser de, não deixá-los prejudicarem-nos, e não deixar que eles ganhem ilicitamente.
Claro que isto não é fácil.
Mas penso que será o melhor caminho porque quanto mais fortes tiverem os outros, mais fortes estaremos nós.
Melhores jogos, mais público e maiores verbas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.04.2013 às 01:27

O «todo» forte será o melhor para o futebol, desporto e indústria. A questão principal reside com a nossa união, organização e capacidade de defender os nossos interesses, indiferente dos adversários. Somos um clube que passamos mais tempo com conflictos internos do que a confrontar as adversidades vindas do exterior.

Sobretudo meu caro, temos de recuperar o respeito que estraviámos há uns anos atrás, quase sem dar por isso. Foi-se perdendo gradualmente, até quase não existir. Muito por isso, forças alheias sentem-se à vontade em nos prejudicar. Não receiam as consequências. Imagine só o que teria sido esta passada semana, e ainda hoje, se o que aconteceu ao Sporting às mãos de João Capela tinha acontecido ao Benfica. O país parava !
Sem imagem de perfil

De haja luz a 27.04.2013 às 01:36

Rui

\" . Poderemos nem sempre estar de acordo, ou com a razão do nosso lado, mas opinar construtivamente terá sempre espaço livre neste blogue.\"

Agradeço as suas palavras, aliás foi sempre com esse intuito que entrei no blog, com respeito pelas pessoas.
E pelo que tenho observado a maior dos sportinguistas pensam das mesma forma, com excepção para gente que quis o poder a todo custo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.04.2013 às 01:49

O que certas pessoas não compreendem - ou recusam compreender - é que seguir um curso que não envolva debate livre e civil, nega a razão de existência de espaços desta natureza. Como indica, e bem, há aqueles que usaram e abusaram da liberdade de expressão e agora pretendem silenciar quem, porventura, terá uma opinião diferente das deles. Não nos podemos subjugar a essa ordem de conduta porque trai a nossa formação como homens e o nosso sportinguismo.

Também concordo que a vasta maioria da nossa «família» é respeitosa e valoriza a troca salutar de pareceres. Aliás, tem sido essa a minha experiência desde que me dei a escrever aqui no blogue e em diversos jornais, incluindo o do Sporting, onde já colaboro há uns anos.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 27.04.2013 às 01:41

Rui

A noção que tenho é que a divisão só ocorreu desde as penúltimas eleições.
O que havia antes disso era a pressão de sócios, que levaram a algumas decisões menos boas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.04.2013 às 01:52

Tem razão, a grande divisão começou por aqueles que não aceitaram os resultados eleitorais de 2011 e que tudo fizeram para dividir com o intuito de conquistar, como acabou por acontecer.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 27.04.2013 às 01:45

Penso que este projecto que tínhamos era bom, e começou-se a desmoronar com a saída de PPC.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.04.2013 às 01:56

O próprio Godinho Lopes admitiu que cometeu diversos erros e, como presidente, era a pessoa mais responsável. O que o atraiçoou foi a gestão desportiva e os resultados que acabaram por não justicar o enorme investimento feito. Por último, face às alterações na SAD e à chegada de Jesualdo Ferreira, as coisas estavam a melhorar e eu até sempre insisti que a haverem eleições, nunca antes do final da época. Como se verificou, foi tudo muito pouco, muito tarde.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 27.04.2013 às 02:02

Rui

Estas horas para um desportista, já são um bocadinho tardias, por isso se me permites vou fazer uma pausa no nosso diálogo.

\" Não nos podemos subjugar a essa ordem de conduta porque trai a nossa formação como homens e o nosso sportinguismo.\"

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.04.2013 às 02:07

Tem razão. Gostei do diálogo. Descanse bem.

Cumprimentos

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D




Cristiano Ronaldo