Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Pela primeira vez, dei-me à complicada tarefa de fazer as contas em relação à classificação da Liga e às quatro jornadas que faltam e cheguei à muito desagradável conclusão que é muito improvável que o Sporting consiga assegurar um lugar de acesso às provas europeias.
Contabilizando por partes: os primeiros três classificados apuram-se para a «Champions»: Benfica, FC Porto e Paços de Ferreira ou SC Braga. Um destes últimos dois já está garantido, no mínimo, o apuramento para a Liga Europa, assim como o V. Guimarães como finalista da Taça, por conseguinte, dos três lugares que dão acesso à segunda prova europeia, só um está em disputa, com o Estoril (38 pontos), Marítimo e Nacional (ambos com 34 pontos), Sporting e Rio Ave (ambos com 33 pontos). Se o V. Guimarães se classificar entre os primeiro cinco da LIga, será então o sexto classificado que vai à Liga Europa. Existem múltiplos cenários, mas o mais plausível pars o Sporting aparenta ser o seguinte:
1. Sporting vence as 4 partidas que faltam: 33+12= 45 pontos.
2. Estoril soma 2 vitórias e 1 derrota nas três partidas que faltam: 38+6= 44 pontos.
3. Marítimo soma 3 vitórias e 1 derrota nas 4 partidas que faltam: 34+9= 43 pontos.
4. Nacional soma 3 vitórias e 1 derrota nas 4 partidas que faltam: 34+9= 43 pontos.
5. Rio Ave soma 3 vitórias e 1 empate nas 4 partidas que faltam> 33+10= 43 pontos.
Em qualquer destes cenários, o Sporting é sempre obrigado a vencer as quatro partidas, msas será beneficiado se qualquer uma das outras 4 equipas acumular múltiplos empates em vez de vitórias ou, no caso do Marítimo e do Nacional, empate em vez de derrota.
Por outro lado o Sporting não pode ficar empatado com nenhum dos outros, salvo derrotando amanhã o Nacional, já que empataram na primeira volta. Com os restantes 3, o Sporting está em desvantagem: perdeu e empatou com o Estoril e com o Marítimo e perdeu os dois jogos com o Rio Ave.
a) Estoril ainda tem de defrontar o Benfica (F) - Beira-Mar (C) e o Gil Vicente (F), daí, as 2 vitórias e 1 derrota prováveis.
b) Marítimo ainda tem de defrontar o Benfica (C), Beira-Mar (F), V. Guimarães (C) e o Olhanense (F), daí, as 3 vitórias e 1 derrota prováveis.
c) Nacional ainda tem de defrontar o Sporting (F), FC Porto (C), SC Braga (F) e a Académica (C), daí, mais que 1 derrota provável.
d) Rio Ave ainda tem de defrontar Beira-Mar (C), Olhanense (F), Gil Vicente (C) e o V. Guimarães (F), daí, as 3 vitórias e 1 empate prováveis.
Salvo uma varinha mágica - com muita potência - o Sporting ficará fora da corrida se perder pontos nestas últimas 4 jornadas. Em suma, um cenário que não dispensa muito optimismo.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.