De Petinga a 20.05.2013 às 16:01
Caro Rui
O Sporting contratou um dos mais promissores treinadores portugueses, senão o mais promissor a seguir a AVB. Currículo e obra feita em Aveiro, Braga e na Grécia. Nao preciso de fazer copy paste dos seus comentários em posts anteriores, em que nao acreditava que Pinto da Costa o deixasse escapar (confesso que também eu duvidei até ao último minuto).
Recordo também que Leonardo Jardim teve seguramente ofertas melhores (financeiramente e talvez desportivamente) e de clubes com presenca nas provas da UEFA. Optou por vir para o Sporting. Mas o Presidente e a sua Direccao sao uma bela porcaria...
Jesualdo Ferreira saiu a bem, sem dizer cobras e lagartos da direcção e sem andar a pedinchar o ordenado. Numa conferencia de Imprensa conjunta com o Presidente, num acto de elevacao que há anos nao víamos no Sporting. Compare com as demissoes de Sá Pinto, Vercauteren ou Domingos e tem uma boa medida.
Tudo foi negociado a tempo e horas para não prepararmos a época de calças na mão e à pressão. O Sporting nao esteve sequer 24 horas sem treinador.
Que queira criticar a opcao Inácio, aceito. Talvez nao tenha a experiencia como dirigente futebolístico que o Rui preferiria ver no Sporting (mas nesse caso recordo que Virgílio também nao, e o Presidente muito menos). Seria talvez interessante que expusesse quais os seus critérios para avaliar a performance dele no futuro, para evitarmos que pareca estar a dizer mal "só porque sim".
Quer questionar quem é o "terceiro elemento", também aceito. Já agora, se o Presidente decidir que nao haverá terceiro elemento, vai continuar a falar disso até 2015?
O que me parece um bocado patético é, numa altura em que os procedimentos no futebol do Sporting se sucedem de forma segura e muito profissional, numa altura em que o Sporting assegura (contra todas as expectativas!) um treinador que estaria certamente nos planos de muito boa gente no futebol portugues (e internacional) e que garante qualidade técnica, escreva um post simplesmente a criticar Inácio porque nao gosta dele e a questionar porque é que nao há mais ninguém anunciado. Mau porque deixa a impressao de que está a "dizer mal só porque sim"...
Saudacoes Leoninas
Caro Petinga,
Como sempre, escreve um comentário a atirar "pedradas" e a deturpar parte do que foi escrito, obrigando-me a explicações que deveriam ser desnecessárias.
Em primeiro lugar, o que é "um bocado patético" é a sua cegueira perante tudo o que BdC decide e faz. Que eu saiba, vindo de si, tudo tem sido com perfeição máxima, muito embora muito pouco esteja à vista.
2. Não gosto ou desgosto de Augusto Inácio. Simplesmente não tem qualquer currículo para ser o director geral do futebol do Sporting e, até provas em contrário, sujeita-se a ser questionado precisamente por isso.
3. Fico "preocupado" por Pinto da Costa ignorar um treinador com provas dadas. O que sabe ele que nós não sabemos ?... De resto, há longo que eu considero LJ bom treinador, independemente se vinha para o SCP ou não.
4. A situação de Jesualdo deve-se à sua pessoa, à sua classe e dignidade e menos por mérito da nova liderança. Ele decidiu - bem - não abrir o livro e expor as razões especifícias que o conduziram à decisão, por mais evidente que seja que se saiba que nunca o quiseram. BdC manda Inácio falar com ele para o "convencer", na tal reeunião de Maio 9, salvo erro, quando os dois mal falam e nem se cumprimentaram quando o SCP e o Moreirense jogaram.
5. Não obstante a ausência de Inácio, a estrutura da SAD deveria ter sido definida logo na primeira semana, como a de JC foi mesmo enquanto o acto eleitoral. Se não há 3.º elemento, BdC deveria dizer isso e não não reiterar essa disposição repetidamente. Ele é que o disse e repetiu, não fomos nós.
6. Não queira comparar, minimamente as circunstâncias dos outros treinadores às de Leonardo Jardim. Este estava livre, disponível e com a época terminada, não em plena competição.
7. Se sabe que ofertas que ele recebeu e os valores envolvidos sabe mais do que eu. Não comento isso e até não me interessa.
8. Onde está o post "simplesmente a criticar Inácio"?
Por fim, o meu amigo tem a sua leitura das coisas. Tudo bem. Eu não tento mudar a sua opinião. Já lhe disse repetidamente que escrevo de acordo com a minha consciência e tenho a honestidade de admitir que não simpatizo com este presidente. Que mais pretende ?... Convencer-me ?
De Petinga a 20.05.2013 às 16:51
Caro Rui
Antes de mais, um comentário geral. Quando se critica tanto como o Rui critica aqui no seu blogue, é bom por vezes mostrar honestidade intelectual e admitir quando algumas coisas (mesmo que sejam pouquinhas - já sabemos que nao simpatiza com BdC) sao bem feitas. E a contratacao do treinador é-o. Tal como a saída muito amigável de JF. Só lhe ficava bem e dava-lhe um bocadinho mais de credibiilidade. Mas é apenas a minha opiniao...
Vamos lá entao por partes:
" Não valerá a pena sequer questionar o perfil de Inácio para a posição, o tempo demonstrará a sua (in) capacidade. Nomear uma pessoa para superintender a tão importante formação cuja ligação ao futebol - e apenas como jogador - cessou há 23 anos, é algo só para a compreensão dos deuses."
Foi o que escreveu no post. Nao percebo o que quer dizer com os 23 anos. 23 anos desde que deixou de ser jogador de futebol? Entao mas Jesualdo Ferreira, que era o superintendente da formacao no Sporting que o Rui Gomes idealizava, pendurou as botas há quanto tempo? É menos competente por isso? Os deuses compreendem melhor porque se chama Jesualdo? Me no understand.
Como escreve que o "tempo demonstrará a sua incapacidade", pedi apenas que nos esclarecesse sobre o que o Rui Gomes considerará como uma boa e uma má accao (globalmente) de Inácio no futebol do Sporting. Tem a ver com dispensas? Tem a ver com reforcos? Tem a ver com montantes envolvidos? Salários? Apoio ao treinador? Renovacoes de contratos? Fiquei na dúvida. Quando se vaticina insucesso, convém deixar claro o que esse insucesso provavelmente representará (até porque deve ter isso bem claro na sua mente).
Até porque me parece que nao está sequer a dar a Inácio o benefício da dúvida.
"Não queira comparar, minimamente as circunstâncias dos outros treinadores às de Leonardo Jardim. Este estava livre, disponível e com a época terminada, não em plena competição."
Por isso mesmo, muito mais fácil de abordar e de contratar pelos grandes clubes.
Acho interessante que nao lhe interesse pensar nisso. Prefere certamente entreter-se a pensar em todas as maldades que BdC e Inácio fizeram a JF. Sao escolhas.
Lá está: pergunto-me como pode um Sportinguista passar o seu tempo a imaginar as piores intencoes vindas de quem dirige o seu clube. E como consegue nao ver nada de bom num momento em que o Sporting, depois da pior época do seu historial, consegue resgatar um treinador de top internacional. O Rui, claro, prefere ficar preocupado porque o Pinto da Costa nao o contratou antes.
Conclusao:
1. Quando Leonardo Jardim era aventado como hipótese, dificilmente viria porque "BdC e Inácio querem um yes-man que faca tudo o que eles digam e o Marco Silva do Estoril é muito mais manipulável" (estou a citar o que escreveu antes num comentário).
2. Se Leonardo Jardim nao viesse, a culpa era do Presidente porque tínhamos perdido um treinador de topo e já tinha tudo saído nos jornais.
3. Como veio, é porque afinal nao deve ser assim tao bom.
Reconhece aqui um padrao preocupante, Rui?
Saudacoes Leoninas
PS: De acordo em relacao ao 3o elemento da estrutura. Vai provavelmente acusar-me de dizer amen a tudo o que vem da Direccao, mas sinceramente nao me parece particularmente preocupante. Ficaria mais preocupado se ainda nao tivessemos treinador mas já tivessemos esse 3o membro...
Caro Petinga,
Estou a ficar cansado de tanto:
1. Escrevir (in) capacidade, não incapacidade. Sabe a diferença ?
2.Mas que comparação se nexo entre JF o conceituado treinado de há tantos anos e um somente jogador que não teve ligação alguma ao futebol organizado durante 23 anos ?... Está brincar ou quê ?
3. Diga-me a mim e aos leitores qual o currículo de Augusto Inácio que o qualifica para director geral de futebol.
O sr. Peting opta por deturpar muito do que eu escrevo ou então não compreende. Quando se opina, é isso mesmo. Na altura opinei que acreditava que BdC queria outro tipo de persona como treinador. Tudo bem, contratou LJ e não critiquei essa escolha.
Ou o meu amigo me cita com exactidão ou não valerá a pena respnder-lhe. É uma perda de tempo para si e para mim. Isto deve ser missão única na sua vida. Onde é que eu escrevi que LJ não é bom treinador?... Precisamente por ser bom treinador, leva-se a questionar o porquê de Pinto da Costa o ter nas mãos e não o desejar. É meramente lógico, pelo estado do futebol em Portugal.
Bem, vou ficar por aqui.
De Lionheart a 20.05.2013 às 16:23
A única coisa que me anima é o treinador.
Claro, os outros têm de dar provas de competência porque, neste momento, por falta de experiência e currículo, são uma incógnita.
De Lionheart a 20.05.2013 às 17:17
O terceiro elemento foi outra pêta eleitoral, está visto.
De Lionheart a 20.05.2013 às 21:48
E o terceiro elemento é... Bruno de Carvalho.
«O presidente «leonino» sublinhou a presença de toda a estrutura do futebol na cerimónia e revelou qual é o terceiro elemento do futebol: “Vou dar a resposta a essa célebre pergunta. Esse terceiro elemento sou eu, trata-se de uma pequena alteração em relação ao que estava previsto”.»
http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_futjardimapresentado_200513_111666.asp
Sobre esta matéria nunca dei muita importância, porque nem o levei a sério. Não sei se chegou a haver algo de concreto ou não. Mas para não dizerem que tenho alguma fixação no homem, só digo que para já gostei do novo treinador e da entrada deste em cena logo após o final da época. Também é importante - para que este não seja um assunto que fique a "fermentar" - que a saída de Jesualdo Ferreira seja civilizada. E de resto, se Bruno de Carvalho fizer um bom trabalho, de certeza que não haverá "perseguição" alguma à sua direcção. Mas cultos de personalidade não. Isso é uma infantilidade.
Entretanto, o Mourinho foi confirmado no Chelsea.
De Desert Lion a 20.05.2013 às 21:30
O terceiro elemento:
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=822911
Bruno de Carvalho apresentou esta segunda-feira Leonardo Jardim como próximo treinador do Sporting e também toda a estrutura do futebol para a próxima temporada.
Para além de Augusto Inácio e Virgílio, o presidente leonino revelou que ele próprio vai ser o terceiro elemento da estrutura, ficando com funções mais logísticas.
“A terceira função, que é mais logística vai ser assumida por mim e pelos administradores da SAD. A terceira pessoa da estrutura sou eu”, afirmou o líder leonino em conferência de imprensa.
Estas eleicoes foram so mentiras, umas atras das outras...
Tenho estado indisponível e ainda não li isso, mas não me admira absolutamente nada ele ter a ousadia de declarar isso.
De Lionheart a 20.05.2013 às 21:53
O objectivo era ganhar a todo o custo. Espero bem que mantenham a mesma atitude em prol do Sporting, não apenas em causa própria...
O passar dos dias esclarecerá muita coisa.