Danil Schegolikhin é o seu nome, faz 15 anos este mês, é natural da Rússia e tem estado nas equipas jovens do Atlético de Madrid. João Carlos Pinheiro - seu empresário - vai apresentá-lo aos treinadores das camadas jovens do Sporting na próxima semana e admite a possibilidade de vir a assinar contrato de formação. Segundo os periódicos desportivos, outros emblemas estão atentos ao jovem - Chelsea, Anzhi, Zenit e Juventus - mas a preferência, em princípio, passa pela Academia que formou Cristiano Ronaldo, Nani e muitos outros.
Não tenho problemas com o "testamento". Peço que acredite que eu sei muito bem que o mundo do futebol é tudo menos um mar de rosas, aliás, é mais parecido com um mundo cão. Andei muitos anos envolvido, primeiro como jogador (modesto), muito mais como dirigente, Só não segui uma carreira profissional por uma questão de timing em relação a outros objectivos meus. Já lidei com jogadores de todas as idades, já os liderei, já os acompanhei por diversas partes do mundo, já fui amigo deles e já fui seu disciplinador. Além de dirigente desportivo, fui vice-presidente da então única Liga profissional no continente norte-americano, a velha NSL (National Soccer League).Já lidei com anónimos e com vedetas, Pelé, Beckenbauer, Eusébio, Cruyff e mais. Quero eu dizer com tudo isto que compreendo bem este mundo. Não aprecio muito o trabalho de empresários - na sua vasta maioria - mas há bons empresários. Acho que Jorge Mendes, o #1 no mundo, é um excelente empresário e sempre muito cuidadoso onde coloca os seus clientes.~ Claro que o Sporting defende os seus interesses: operando uma qualquer aventura empresarial, tentarei apresentar o melhor produto possível em defesa dos meus interesses. O desporto sempre foi um veículo para o futuro da juventude, onde os melhores prosperam. Recordo nos meus tempos escolares, quando eu era um excelente atleta e tinha todas as condições para treinar e competir, desde que fosse bom aluno. Desportivamente,tive que provar o meu talento, caso contrário seria substituído por outros.
Um dos aspectos que me preocupa pelo Sporting em relação a Zahavi, é que desde a equipa principal, a passar pela B e a chegar aos escalões jovens, ele tem 24 clientes no clube. Se não houver muitos cuidados, imagina o controlo que ele pode exercer sobre o Sporting ?... Claro, isto não agrada, mas o Sporting não proíbir os atletas de escolherem quem eles muito bem entenderem.
Enfim, como lhe disse ontem, esta é uma temática muito complexa.
Eu nao duvido que o Zahavi seja um espertalhao sem escrupulos. Tal como 99% das pessoas que andam neste negocio.
Agora, parece-me que unica razao pela qual o Zahavi se tornou o inimigo publico #1 e' porque nao esta a fazer o que o clube quer. Se nao fosse assim ele seria tomado com um exemplo de um grande empresario e que se preocupa.
Como disse ha uma grande hipocrisia nesta discussao (nao entre mim e o Rui, mas em geral). Nos estamos do lado do clube e a esmagadoura maioria esta-se a marimbar para os interesses dos jogadores se esses nao coincidirem com os do clube.