Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"Se for preciso não sairá ninguém"

Rui Gomes, em 16.06.13

 

O presidente do Sporting adiantou algumas considerações sobre o momento do Sporting, à margem do primeiro jogo da final do Campeonato Nacional de futsal que se realizou este sábado no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

 

Algumas possíveis ilações dos seus comentários:

 

- É perfeitamente credível que não permitirá a saída de Rui Patrício "por qualquer preço", mas não tenho a certeza de que não aceitará os 10 milhões de euros que já foram recusados por Godinho Lopes.

 

- Pretende apresentar uma posição de força, não obstante a fragilidade financeira do Clube, o que é compreensível para quem pretende negociar activos. Dito isto, a sua declaração que "não há nenhum jogador do Sporting cuja saída seja inevitável" distancia-se, vincadamente, da realidade, já que existem diversos jogadores que terão mesmo de sair, seja por empréstimo ou venda. Nem os dois planteis - equipa principal e B - poderão acomodar tantos, nem as limitações orçamentais permitirão essa flexibilidade.

 

- Queremos acreditar e concordamos totalmente que "não vale a pena virem apresentar propostas irrisórias porque nós o Sporting não iremos vender."

 

- Pela sua afirmação "Não recusei ainda nenhuma proposta para a transferência de Rui Patrício", é lógico depreender que ainda não surgiram nenhumas ofertas ou, então, surgiu uma agradável e foi aceite.

 

- Quanto à declaração "Não pode haver jogadores que não tenham vontade de continuar" e "no futebol as coisas não são apenas decididas pelos intervenientes directos", serviu como uma clara mensagem para Bruma, Ilori e quaisquer outros jovens da formação, relativamente à sua receptividade e apreço pela formação que lhes é providenciada pelo Sporting e o seu querer representar o Clube. Já a segunda frase é directamente dirigida a Pini Zahavi e outros empresários que exercem muita influência sobre os jovens formados da Academia.

 

- "O Sporting irá fazer as vendas que achar que deve fazer", é uma afirmação muito subjectiva, já que as opções sobre activos são muito relativas ao parecer de cada um e o Sporting, por tudo quanto é possível apurar, irá efectuar ou tentar efectuar algumas vendas que é mesmo obrigado a fazer e que, porventura, no contexto desportivo, não deveria fazer.

 

- Por fim, a frase do título do post, é absolutamente impensável - e improvável - considerando o todo das actuais circunstâncias, inclusive das dificuldades financeiras e o facto que Augusto Inácio já determinou que a equipa principal apenas acomodará 20 jogadores (muito pouco) e a equipa B 22.

 

A ingrata realidade é que todos os jogadores do Sporting estão desvalorizados neste momento pela péssima prestação na época finda e o estado fnanceiro da SAD e do Clube, acrescido pela aparente inexistência de investidores e/ou outros recursos, não permite a diminuição do impacto que esta disposição precipita.

 

publicado às 03:46

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


5 comentários

Sem imagem de perfil

De antónio a 16.06.2013 às 18:49

Bruno de Carvalho começa a tornar-se monótono com este frenesim juvenil e a utilização de uma pseudo linguagem libertadora do Sporting que não resolve qualquer problema dos muitos existentes e ainda acrescenta outros.
Pessoalmente, preferia que o presidente do Sporting optasse por uma atitude discreta e prática, com pouco palavreado e menos tiros de pólvora seca, caracterizando-se pelo pragmatismo e capacidade decisória.
Assim, faço votos para que BdC canalize a sua energia para a renovação ou renegociação dos contratos de jogadores considerados necessários, que obtenha colocação por valores convenientes para os que são excedentários e que contrate atletas para as posições carenciadas desportivamente. E, como ele gosta de dizer, que não “venda” o Rui Patrício em saldo. Só por isto já lhe ficava eternamente grato.
Depois, finalmente avançaria para a sempre adiada Assembleia Geral e para a celebrada Auditoria que, parece, estão cada vez mais ausentes do seu discurso.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.06.2013 às 19:04

Bem, em abono da razoabilidade, compreende-se que confrontado pela comunicação social tenha de adiantar algum parecer e tentar não fragilizar a já frágil posição de negociação do Sporting. Terá de ser mais ponderado no que diz porque, como indiquei no post, algumas considerações colidam directamente com a bem conhecida situação do Clube.

Continuo a insistir que vai ser muito difícil ao Sporting fazer um bom negócio com qualquer jogador e, perante o excesso, decisões terão de ser assumidas.

Sendo verdade o que BdC afirmou, que ainda não recusou propostas, é porque nenhumas formais foram feitas. Penso que presentemente existem muitos contactos exploratórios e pouco mais.

Pelas estratégias a que sempre recorreu, creio que não agendará a AG enquanto não tiver alguns trunfos na manga para persuadir o "pessoal" relativamente ao "bom" trabalho que está a fazer.
Sem imagem de perfil

De antónio a 16.06.2013 às 19:45

Concordo com a sua opinião, Rui. Reconheço que a situação do Sporting é muito complexa e que o terreno está minado, dificultando a boa (ou, pelo menos, aceitável) resolução dos muitos casos que estão em cima da mesa. Precisaríamos de um Presidente capaz e conhecedor dos meandros do futebol e da sua especificidade. E, pelo que vai surgindo, não é o caso de Bruno de Carvalho.
E o assunto é dramático porque o fracasso desta Direcção prejudica gravemente a história e a identidade do Sporting. Por exemplo, a importância crucial de termos uma equipa competitiva e que provoque o entusiasmo, a “ilusão”, dos adeptos.
O Rui defende, e demonstrou, que o projecto-Academia será posto em causa se o Sporting não possuir uma equipa competitiva que integre e motive os atletas da formação. Tem razão. E a Academia faz parte da matriz do Sporting dos nossos dias.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.06.2013 às 22:27

Teremos de aguardar para ver se Augusto Inácio consegue ser o tipo de director que a situação exige, já que é o único que pelo menos tem a obrigação de saber o suficiente de futebol para aconselhar este inexperiente presidente.
A questão fulcral é que perseguiram a liderança sem estarem devidamente preparados para a assumir, considerando o estado deficiente do Sporting. Visto de fora, ainda não se consegue perceber, minimamente, o que consta o seu projecto para o futebol, presente e futuro. Fundamentalmente, nunca vi em Couceiro o presidente ideal, em termos do todo do Clube, mas sempre acreditei que, passando a recuperação pelo futebol, os seus vastos conhecimentos nesta área permitiriam o tipo de projecto adequado ao momento, mesmo com idênticas dificuldades financeiras.
É por de mais evidente que o sucesso da Academia, e por inerência, dos formados, depende quase exclusivamente da competitividade da equipa principal. A solução recai sobre manter um nível suficientemente produtivo enquanto, por outras vias, se toma medidas para a gradual recuperação estrutural e financeira. Não é fácil e não é para qualquer um.
Quanto aos formados, teremos sempre aqueles, tipo Pedro Mendes, que são motivados somente pelos "cifrões" estrangeiros. Isto é uma "doença" maligna que requere ser tratada à raiz, de uma vez por todas. Fazê-los compreender que as suas acções têm consequências que não passam apenas por deixar passar o tempo, a seu belo prazer, na equipa B. Tem de se fazer um exemplo de um dois, sejam eles Bruma e Ilori ou outros. Se Bruma não renovar agora, decerto que assinará por alguém em Janeiro. Por conseguinte, é obrigá-lo a passar o ano a treinar à parte e sem jogar. Integrá-lo numa equipa concretiza o quê ?... Nada, salvo continuar a desenvolvê-lo para outros. O caso de Ilori é um pouco diferente por ter ainda 2 anos de contrato, mas a condição é semelhante. Enfim, isto é uma temática que dá "pano para mangas" e muito subjectiva.

Sem imagem de perfil

De antónio a 16.06.2013 às 22:51

Augusto Inácio será o membro da direcção que possui uma vivência profunda e significativa do futebol de alta competição e da realidade estrutural que implica a um clube que participa a elevado nível. Tem um saber que decorre da sua participação directa em contextos excepcionais. Esperamos que tenha autonomia, poder e independência para deixar uma “marca” efectiva no processo de gestão do Sporting.
Um clube que aposta na formação de jogadores de futebol vive numa inquietação permanente. Sendo o futebol, para quase todos os participantes, o “instante”, um “flash”, essa constatação implica uma profunda contradição. A norma acaba por ser a impossibilidade de captar o momento, a capacidade de parar para pensar, por uma questão de cultura, de estrutura social e de espírito mercantil. E de falta de memória relativamente às “aventuras” prematuras mal sucedidas. Paulo Costa, Vasco Faísca? Não conhecem! Fixam-se em Figo, Cristiano Ronaldo. E há o receio de uma lesão ou que o comboio não volte a parar no mesmo apeadeiro. Depois, há os destinos dourados soprados por prestimosas sereias a jovens promessas do futebol. Sim, que são apenas isso!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds