De Tywin Lannister a 22.06.2013 às 16:02
Evaldo foi apreciado nesta sondagem como o melhor jogador do Super Depor: http://www.canaldeportivo.com/servlet/es.iris.servlets.ServletEncuesta?accion=2&id=929
Como o Rui Gomes diz e muito bem, é só mais um de muitos casos por resolver. Mas como o Sporting parece, repito, parece que pode jogar com o tempo, o Leonardo Jardim vai ter de ter muita paciência.
Duvido muito que faça parte dos planos da SAD mas, neste momento, por falta de alternativas, terá de se apresentar ao serviço. Veremos se Leonardo Jardim permitirá que ele participe nos trabalhos de pré-época.
Isto à parte, gostaria que explicasse como o Sporting "parece que pode jogar com o tempo".
De Tywin Lannister a 22.06.2013 às 17:06
O Rui Gomes sabe muito melhor que eu, que o ideal, é ter os jogadores pretendidos logo no início do estágio e começar por aí todo o trabalho de pré-época.
As rotinas estabelecem-se mais depressa, os jogadores que farão parte do onze-base serão seleccionados a tempo e horas, conforme as ideias do treinador (os outros terão de lutar por uma vaga no resto da temporada), as boas exibições aparecem, as vitórias acontecem, os objectivos são atingidos.
Ora, o que temos actualmente é totalmente o oposto do ideal.
Há qualidade disponível, mas a um preço muito elevado para as actuais capacidades financeiras do clube.
Há a necessidade de aliviar a folha salarial "quase" a todo o custo, e este "quase" é em si próprio um eufemismo...
Há a obrigação de fazer receitas extraordinárias, pois não há dinheiro fresco para ser arriscado por forma a segurar os melhores jogadores, na opinião do treinador...
A SAD está numa situação de dependência extrema...
Portanto, a única forma de resolver os problemas é jogar com o tempo, pois esse é o único "recurso" em que o Sporting não está em desvantagem.
Logo, o Sporting tem de aguardar que todos os outros clubes europeus eventualmente interessados em atletas seus, sinalizem esse interesse, mas o Sporting e os empresários dos atletas "transferíveis" terão também de ser pro-activos nas suas abordagens.
A SAD está dependente do interesse de outros clubes, de outros treinadores, que as propostas se alinhem, mas tem a seu favor pouco mais de 2 meses para escoar todos os seus excedentes. Há tempo para ir resolvendo os problemas nível financeiro, mas no que à equipa diz respeito, o tempo está a esgotar-se.
Infelizmente, no plano técnico, Leonardo Jardim terá mais dificuldades em montar o onze-base, pois apenas algumas peças estarão disponíveis de início, outras não sabe se vai contar com elas depois de 31 de Agosto, outras estão ainda por chegar, se é que vão chegar.
O que temos é uma receita perfeita para o desastre, a nível dos resultados no campo, mais outro em perspectiva para o Sporting. Resta esperar que a qualidade do treinador venha ao de cima e que pelo menos a nível técnico e táctico tenhamos aquilo que não tivemos na última temporada, não enquanto Jesualdo Ferreira foi treinador: uma equipa.
Em resumo, não há tempo para montar uma equipa como seria desejável (algo que o Rui Gomes sublinha e muito bem), ou se exige de um clube com os pergaminhos do Sporting, mas há tempo para lançar as bases, na medida do possível, para tornar a SAD viável a nível financeiro, se tivermos em linha de conta as terríveis circunstâncias económico-financeiras que o clube atravessa.
E tendo em conta estas circunstâncias, as prioridades mais importantes a meu ver, passam por "emagrecer" os custos excessivos. A estratégia é obter melhores resultados com menor investimento. Ou menos custos. Até porque no curto prazo, os nossos dois rivais mais directos estão muito acima das nossas capacidades, especialmente os "andrades", que jogam forte e feio em todos os tabuleiros, "if you catch my drift". ;)