Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Veio a debate os regulamentos da Comissão de Valores Mobiliários em relação à obrigatoriedade das SAD informar os mercados quanto a propostas e negociações sobre jogadores.
Tenho conhecimento de que em Junho de 2011 o Sporting, FC Porto e Benfica reuniram-se com responsáveis da CMVM a fim de debater a possível alteração das regras do dever de informação a que os clubes estão sujeitos. Sem haver um qualquer acordo formal, ficou então em aberto a possibilidade das regras serem alteradas de modo a permitirem que os clubes só tenham de anunciar transferências quando os jogadores já tiverem contrato assinado. Desconheço se essas alterações foram aprovadas e implementadas e não encontrei escrita alguma nesse sentido, admitindo, no entanto, a possibilidade que tenham sido.
É do conhecimento público que a CMVM tem reagido e, por vezes, multado clubes, assente em meros rumores a circular na praça pública. Era a minha impressão que clubes estavam sob a obrigatoriedade de comunicar propostas formais por jogadores, sejam estas aceites ou não. Existem algumas dúvidas sobre este aspecto dos relevantes regulamentos.
Curiosamente, pela altura da acima referida reunião entre os três grandes e a CMVM, o Benfica foi multado 25 mil euros por falta de informação no despedimento de Fernando Santos e contratação de Camacho e 40 mil euros pelo mesmo motivo relativamente à transferência de Ramires. O Sporting foi multado 60 mil euros por Soares Franco, enquanto presidente, se ter referido a um aumento de capital em entrevistas a jornais e 25 mil euros em relação ao processo de contratação de Domingos Paciência.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.