Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uma pergunta legítima

Rui Gomes, em 29.06.13

 

O presidente do Sporting, à margem de um colóquio, em Lisboa, sobre dirigismo no Desporto - faz bem andar na "escola" - fez a seguinte declaração perante a comunicação social: «Gostaria bastante de falar cara a cara com ambos ( Godinho Lopes e Dias da Cunha) para esclarecer algumas dúvidas.»

 

Se esta sua declaração foi no sentido de querer a presença dos dois antigos presidentes do Sporting na Assembleia Geral de amanhã não é bem claro, no entanto, a forma como se exprimiu e perante a imprensa, deixa no ar a incontornável percepção de insinuações, no mínimo, displicentes, que poderiam ser, e foram, sensacionalistamente aproveitas pela comunicação social: «Bruno de Carvalho quer falar com Godinho Lopes e Dias da Cunha». É portanto legítimo perguntar se não seria mais correcto e produtivo - para o Sporting - contactar ambos em particular e convidá-los para uma reunião onde poderia então apresentar as questões que ele entende que requerem esclarecimento. Claro, seguir o curso mais correcto e sensato não terá porventura o impacto mediático que ele pretende, em linha com a imagem de "guerreiro do povo" que tanto se preocupa cultivar para consumo público.

 

publicado às 18:09

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


17 comentários

Sem imagem de perfil

De MM a 29.06.2013 às 18:59

«É portanto legítimo perguntar se não seria mais correcto e produtivo - para o Sporting - contactar ambos em particular e convidá-los para uma reunião onde poderia então apresentar as questões que ele entende que requerem esclarecimento».

Tal e qual, Rui. Em matéria de substância é mesmo isso.

Menos importante mas merece relevo: o tom ridículo como se estivesse a ameaçar alguém. Sabe, às vezes Bruno de Carvalho faz-me lembrar a sua falange virtual / radical de apoio e a falange radical / virtual fazem-me lembrar Bruno de Carvalho, género aqueles miúdos queques com a mania que fazem mal a alguém. São nesse aspecto bastante parecidos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.06.2013 às 19:11

Ele não é "ela", é seu espírito, caro MM. Muito por isso continuaremos divididos.

A ser sincero, eu gostaria de estar no lugar especialmente de Dias da Cunha perante este cenário provocador. Se tem alguma coisa para dizer ou fazer que o diga ou o faça pelos meios próprios e deixe-se de intervenções mediáticas que satisfazem somente o seu ego e fomentam o estado fracturário que existe no universo sportinguista.
Sem imagem de perfil

De MM a 29.06.2013 às 19:16

Concordo, Dias da Cunha não merece ver-se chamado a circos desse tipo. Logo Dias da Cunha, (para mim) o melhor presidente que tivemos nos últimos 18 ou 19 anos. Por outro lado, se nada diz, a tentativa de manipulação / diabolização passa.

Um abraço.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.06.2013 às 20:51

Não agora, mas mais tarde ou mais cedo ele responderá.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 29.06.2013 às 19:40

A realidade é que o Carvalho é um presidente tutelado e cercado pelos credores/investidores e por isso procura compensar com estas bazófias parôlas para manter o apoio da sua falange, como diz o Manuel. Já repararam como o Sporting não pode tocar na massa enquanto a reestruturação financeira não for aprovada? Não sou nenhum "insider", mas tenho a certeza que antes as coisas não se processavam a assim e que os presidentes dos clubes dos rivais não têm os constrangimentos operacionais que o nosso tem.

Daí a analogia que se faz entre o Sporting e a banca e Portugal e a "troika". Portugal tem "exame" de três em três meses e só depois é que os credores internacionais libertam a tranche. O Sporting neste momento também funciona de forma parecida. As contratações e as renovações estão congeladas enquanto a reestruturação não for aprovada em AG, tal como o dinheiro que o Sporting tinha no banco em Abril só foi desbloqueado depois da direcção acordar a reestruturação com os credores. O Sporting está sob rédea curta como nunca esteve, indiscutivelmente, por isso o Carvalho precisa deste bate-boca para parecer o duro que não é.

E depois é de uma falta de nível gritante o desafio que fez ao GL e ao DdC, como se fosse desejável que qualquer AG, muito menos aquela em que se vai aprovar a reestruturação, servisse para eles se degladiarem. É muito reles. O que vale é que os outros não descem a esse nível, senão estava o caldo entornado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.06.2013 às 20:49

Análise correcta Lionheart, somente correcta. Essa leitura do "só depois da AG" corresponde à realidade e explica o atraso na preparação da nova época, entre outras questões.

O "desafio" é para alimentar a falange. O "combate" no coliseu para "Roma" ver !!!
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 29.06.2013 às 21:29

Se quer confrontá-los, que marque encontro com eles, é lógico. Ou precisa de uma "guarda pretoriana" para o defender de uns "velhotes", o "valentão"? O que ele queria era que os ex-presidentes fossem à AG, para serem insultados pela sua falange ordinária. Lamentável.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.06.2013 às 21:32

Precisamente.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 29.06.2013 às 22:09

Muito bom post e comentários
Já disseram o que tinha de ser dito
Sem imagem de perfil

De HY a 29.06.2013 às 22:42

BdC terá certamente muitos defeitos, mas a leitura destes comentários faz-me pensar que os autores estão satisfeitíssimos pelas dificuldades que o Sporting atravessa só porque isso significa dificuldades para o BdC. Chega a ser patético. Com o devido respeito, parecem os "velhos dos Marretas". O outro dia, o preclaro Lionhart não escondia a sua satisfação por quem mandar no Sporting ser quem lá tem a massa e não quem ganha "esporádicas eleições"... Já pensou o Lionhart que se o sporting esta completamente nas mãos dos credores a responsabilidade é de quem o conduziu a tal situação? E que nao foi de certeza o BdC? Fica satisfeito por ver o Sporting assim só porque isso impede o BdC de poder ter sucesso? É mais importante lixar o BdC do que salvar o Sporting?

A proposito, Já esqueceram que o próprio Dias da Cunha chamou traidor ao Soares Franco e opôs-se vivamente às mudanças patrimoniais e financeiras que este quis fazer aprovar? Admitindo que BdC não se tenha expressado com toda a correcção desejável, é isso o mais importante neste momento? Admitamos que ele é pouco diplomata, arrogante, tem estilo de "guerreiro do povo"... é mesmo isso que conta neste momento? Não acham que seria mais importante dizerem claramente aos Sportinguistas se acham que a reestruturação proposta deve ou não ser aprovada? O outro dia chamei a atencao para o facto de até GL incentivar os Sportinguistas a votar favoravelmente e o RG respondeu que pensava não estar em questão rejeitar o plano.u

Se assim é, porquê tanto ódio?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.06.2013 às 23:04

Recorro ao velho provérbio para responder parcialmente ao seu comentário:

"Por ironia do destino, a árvore começou a chorar por ver que o machado era feito de madeira."

A segunda parte da resposta, ao que a mim compete, é que o post destina-se não a debater os prós e contras de outros presidentes e gestões, mas sim a imprópria conduta do actual presidente do Sporting. Quer acredite ou não, o que mais me move é a saturação pelo discurso demagógico, por um lado, e o tipo de declarações e insinuações que visam somente propagar mais da mesma displicência. Penso eu que Bruno de Carvalho devia perceber, de uma vez por todas, que como presidente do Sporting fala para todos os sportinguistas, não só para alguns.

Só uma pessoa totalmente insensata é que não reconhece os pecados do passado. Dito isto, pretendemos enfrentar as dificuldades do presente e do futuro e não será através da diabolização de outrem que se concretiza este objectivo.

Será que o leitor não reconhece que muito deste seu (BdC) tipo de discursos deixa a ideia que se dirige somente a imbecis, sem a mínima capacidade intelectual para separar o joio do trigo ?... É isso que ofende
Sem imagem de perfil

De HY a 29.06.2013 às 23:33

Rui Gomes, dou isso de barato, nao sigo excessivamente o que diz BdC, mas não será que o estilo, neste momento terrível da vida do clube, conta muito menos do que as acções? A casa está a arder e a única coisa que nos interessa é que o bombeiro tem uma linguagem inapropriada?

Será que a afirmação de BdC é assim tão incorrecta como isso? Será que não quer dizer que há algumas coisas que gostaria de poder tirar a claro com os ex-presidentes? Será que não é mesmo invocador de uma certa autoridade moral que reconhece a DdC? Porque é que este a páginas tantas se mostrou tão indignado com os seus sucessores? Naonsera que BdC gostaria de confrontar algumas decisoes de GL com DdC? Porquê reagir logo à bomba contra uma afirmação tão susceptível de interpretação diversa? E a dois dias de uma decisão tão importante, porque não centrar os seus posts nisso? Afinal, qual é a sua posição face ao plano? Essa é que é a questao importante neste momento. Os seus leitores gostariam de saber, porque um blog serve para ajudar a criar opinião, não apenas para dizer que o Presidente é mal educado...

Compreendo que o estilo do novo Presidente o ofenda (embora eu tenha notado nele uma inflexão interessante: ao contrário do anunciado em alguns jornais, ele nunca deu a entender que era o suplanto ou o diluvio, pelo contrario, foi bastante comedido nesse ponto, pelo menos na tv). Mas a mim ofende-me mais ver o Sporting com a corda na garganta. A alguns dos seus comentadores parece que isso até da prazer. É contra isso que me insurjo. Em nome do meu sportinguismo, não em nome de uma qualquer seita imaginária que já sei que o Haja Luz me vai acusar se pertencer...

Rui Gomes, não tenho qualquer intenção de o ofender ou aos seus "amigos", reconheço o seu merito e o seu trabalho ( eu nao seria capaz de mater um blog), não duvido que seja tão sportinguista como eu, mas garanto-lhe que, a meu ver, o que aqui se escreve por vezes é tão marcado por uma espécie de "anti-brunismo primário" que acaba até por prejudicar a eficácia das criticas que porventura teriam razão para lhe fazer...

Saudações leoninas
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 29.06.2013 às 23:54

Finório...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2013 às 00:04

Caro HY ,

Este post não visava assumir a defesa de qualquer uma das partes. Estarei errado, porventura, em esperar, exigir até, uma conduta mais digna por quem ocupa a cadeira da presidência do centenário Sporting Clube de Portugal, o meu/nosso Clube desde sempre.

Por muitos defeitos que tenha, sempre fui e continuo a ser conhecido pela minha frontalidade, por vezes, até, a pecar pelo excesso. De acordo, nunca escondi os meus sentimentos por quem cheguei a apoiar, por não me rever no percurso que assumiu para chegar ao poder. Consequentemente, ao que a este sportinguista concerne, o ónus de recuperar esse respeito recai exclusivamente sobre o presidente e, daí, a minha mais acentuada crítica das suas acções.

Através da nossa tarefa associada à manutenção deste espaço sportinguista, já foram publicados diversos escritos, por mim e pelo meu colega de blogue, o Desert Lion , sobre a reestruturação, além dos inúmeros comentários nesse mesmo sentido. Por isso, a minha/nossa posição deve ser clara, bem evidenciada pela último post que publiquei antes deste seu comentário.

Muito do tom sombreado por algum mais negativismo, deve-se também, em parte, às inúmeras tentativas que aqui surgiram para restringir a liberdade de expressão, algo que me repugna e que combato por todos os meios possíveis.

Posso, de facto, ser acusado de ser confrontador , mas nunca ninguém me acusará de ser intelectualmente desonesto, a exemplo do muito que se verifica na blogosfera , inclusive de espaços que o leito HY visita. Concorde-se ou não com a minha opinião, sabe-se sempre como me posiciono perante os múltiplos temas que surgem a debate no contexto Sporting. Prezo-me de assim ser.

Cumprimentos.

P.S. Eu nunca me ofendo com opiniões contrários, mas sim com insinuações e/ou acusações ideológicas e pessoais.
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 30.06.2013 às 00:22

O que BdC quer e festa para animar a sua rapaziada na AG. Se fosse um homenzinho, faria como muito bem diz o Rui: reuniria em privado com os ex-Presidentes e tentaria perceber em que contexto e que motivos levaram a tomada de certas decisoes.

Quanto a conversas em publico, so podem ser feitas para comparar o que e comparavel. E muito facil apontar o dedo quando ainda nao se viram as consequencias das decisoes tomadas. E se o Moreno se revelar um Bojinov? Ou a aposta em Leonardo Jardim sair totalmente furada? E se o Labyad acabar por ficar (apesar de empurrado para fora) e fizer uma epoca fulgurante, sendo vendido por 20 milhoes? Daqui a dois anos, quando soubermos no que resultaram as decisoes de BdC, entao sim tera ganho a legitimidade para discutir em publico com aqueles que tiveram de tomar decisoes antes dele.

Mas se quer mesmo conversas publicas sobre o que se fez ou nao fez, entao deveria ir para territorio que todos tenham percorrido. Por exemplo, podiam comparar e conversar sobre percursos profissionais e resultados obtidos nesse trajecto...

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2013 às 00:34

Como sempre, caro Desert Lion, uma análise perspicaz e certeira, pese a minha natural parcialidade.

Um abraço.
Sem imagem de perfil

De MM a 30.06.2013 às 01:10

«Mas a mim ofende-me mais ver o Sporting com a corda na garganta».
Ofende todos, mas por razões que a sua cegueira impede-o de perceber, só alguns passam a vida a falar de quem já não está. Da mesma forma que não percebe ser isso feito com intuitos puramente interesseiros.

«Não acham que seria mais importante dizerem claramente aos Sportinguistas se acham que a reestruturação proposta deve ou não ser aprovada?»
Anda distraído. «Chega a ser patético», disse bem HY.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo